Variedades: Diário da Bienal

Variedades - Bienal do Livro de São Paulo 2014


Ah, já passou! Um ano planejando e já passou! 

Acho que fiquei mais chateada dentro do avião de volta para casa depois da bienal, do que dentro do carro voltando pra casa depois da minha formatura. Confesso que ainda estou um pouco perdida, sem saber o que fazer. Como se trabalha? Como faz pra viver sem comer pizza todo dia, no almoço e no jantar? Como faz pra voltar pra vida onde sou "estranha" depois de passar 3 dias incríveis jogada de cabeça em um mundo onde todo mundo era tão parecida comigo mesma?

Apesar de todos os pesares, quero voltar correndo para o Anhembi, sentar na frente do banner de Fangirl no estande da Novo Século e ficar lá para sempre. Mas não dá, né? Então vou contar um pouquinho da minha experiência. 

Tínhamos uma gangue por lá..
Tínhamos uma gangue por lá..

Na semana passada eu fiz um post falando sobre as minhas expectativas. Uma coisa que praticamente todo mundo falou nos comentários foi para eu aproveitar e que estava quente em São Paulo. Enquanto eu lia aquilo, embrulhada no meu casaco, eu não acreditei. E enquanto eu escrevo isso, quentinha dentro do meu moletom, eu acho difícil lembrar do calor que estava fazendo por lá. Sério, alguém avisa o senhor das estações de SP que ainda é inverno, okay?

E falando da cidade, não sei se tenho muito a comentar sobre ela, uma vez que tudo que vi foi o que correu enquanto pegávamos o táxi do hotel pro Anhembi e depois de volta, e então para o aeroporto. O que posso dizer é que achei o ar seco, fiquei doente e que ainda estou indignada com a pizza! Todo mundo ri de mim quando falo isso, mas eu fiquei sem acreditar que queriam me cobrar cinquenta reais em uma pizza de 8 fatias, quando eu pago menos que isso em uma com 20 aqui e ainda ganho uma coca-cola! Paulistas, vocês estão perdendo muito em termos de pizza, venham me visitar, por favor. Vou mostrar pizza de verdade pra vocês!

Como não posso falar muito sobre a cidade, posso falar sobre o evento. No primeiro dia - e, convenhamos, nos outros 2 também - ela encheu os olhos assim que passei pela porta. Era tão linda! 

Na sexta estava super tranquila, andamos por tudo, tiramos algumas fotos (confesso que, como sempre, esqueci de tirar mais fotos, perdida na quantidade de coisas que acontecia e pessoas que conhecia), encontramos alguns livros que queríamos, surtamos no estande da Saída de Emergência, aquela editora amor da vida que nos trouxe Outlander. Ganhamos diversos brindes e topei com alguns autores que já conhecia da internet, como a fofíssima da Mari Scotti, e alguns que conhecia de nome sem nunca ter conversado, como o Jairo Sarfati e o Marcel Colombo. Conheci a Simone O. Marques, no estande da Literata, que me deixou babando por um dos livros dela, Paganus, que infelizmente perdi de levar no meio da movimentação da bienal - o que não diminui minha vontade de ler!

Bienal do Livro 2014 - Mari Scotti
A zoeira foi o tema central dessa Bienal, e nem a fotinho com a Mari escapou ♥
Tudo que vi de organização por parte do pessoal da Bienal, no entanto, escorreu pelos dedos no sábado e no domingo. Nesses dois dias tivemos diversos autores internacionais por lá, como Lucinda Riley, Cassandra Clare, Kiera Cass, Harlan Coben... Os fãs da Cassandra dormiram na fila para conseguir senha e na manhã de sábado o tumulto estava formado por conta disso. A falta de organização por parte da feira e da editora deixou bastante a desejar, como shadowhunter queria poder ter conhecido Cassandra, mas fiquei mesmo é de coração partido por muitas meninas que vi chorando quando as senhas acabaram e a editora não sabia informar nada! Fiquei muito decepcionada com a editora e eu realmente esperava mais profissionalismo de um evento como esse, ainda mais se você o organiza a cada dois anos.

Mesmo com os pesares e com a feira cheia tanto no sábado quanto no domingo, conseguimos nos divertir bastante e conhecer diversas outras pessoas, entre blogueiros (Como a Carol, a Fabiane e a Nathália), autores, e membros de grupos online dos quais faço parte. Nunca ri tanto na vida. Nunca conheci pessoas tão fofas. Nunca achei que fosse me sentir tão normal, mesmo com as pessoas falando que eu ainda era estranha. Com certeza, umas das minhas melhores experiências! Tive que ser mais responsável do que normalmente sou, tive que ser mais chata do que normalmente sou, tive de ser um pouco menos exigente, e me surpreendi muito com a minha capacidade de superar tão rápido a timidez - embora eu sempre darei os créditos ao ambiente pouco intimidante e aconchegante que as pessoas criaram lá, especialmente as minhas meninas meninas.

Bienal do Livro de São Paulo 2014 - Blog Só Mais Um
De frente pra trás: eu, Natália, Eduarda e Denise ♥
Enfim, em resumo:

  • Entramos gritando no estande da Saída de Emergência/Sextânte/Arqueiro pedindo por Outlander;
  • O Gustavo, que nos atendeu, não podia ter sido mais fofo e só levou a gente até os livros;
  • Eu posso ou não ter chorado quando descobri que teria cosplay de Jamie Fraser e ganhei brindes incríveis da série;
  • Tive um caso de amor com o chão da Bienal;
  • Tive um caso de ódio com o banheiro e a praça de alimentação;
  • Fiquei doente;
  • Conheci tanta gente que até cheguei a ficar tonta;
  • Comprei livros nos 45 do segundo tempo no domingo a noite;
  • Julguei a vida venenosa e ri muito com todo mundo;
  • Comprovei que a internet imita a vida e que minhas amizades virtuais são exatamente as mesmas na vida real (só que sem os emoticons);
  • Queria ter ficado mais.
Minha Bienal foi especial, foi maravilhosa, foi tumultuada e foi inesquecível. Obrigada a todos que fizeram parte dela, já estou me programando pra Rio 2015.

Bienal do Livro de São Paulo 2014 - Blog Só Mais Um - Fangirl
A definição da minha vida e dessa bienal em um livro ♥

Share this:

, ,

COMENTÁRIOS

18 comentários:

  1. Puxa que bom que você conseguiu curtir, eu fui apenas no sábado dia 23, e fiquei tão irritada com o empurra empurra da entrada que já fiquei mal humorada ali, e a fila do banheiro só me deu mais vontade de correr de lá.
    Na próxima vou tentar ir no meio da semana, todo mundo dizendo que foi muito mais tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala! O empurra empurra realmente foi desagradável, assim como as filas. Como eu tenho dito, achei ela incrível pelas pessoas que conheci, mesmo, estou relevando os pontos negativos que é pra não dar viagem perdida. Acho que os positivos se sobrepõe. Estou ansiosa pelo do Rio, que todo mundo diz ser muito mais organizada.
      E sobre ir durante a semana: ouvi o mesmo, infelizmente fui só para o primeiro final de semana e consegui pegar só o período da noite de sexta, mas ainda foi o melhor dos 3 dias.
      Sinto muito que a sua experiência foi tão ruim, mas o dia 23 foi um dos piores mesmo :/

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  2. Oooooouuuunw!! Que fofaaaaaaaaaaaaaa!! Também AMEEEEEI te conhecer!! É tão gostoso ver que diferente do que muitos dizem ao apontar para nós, ainda somos capazes de encontrar pessoas iguais a nós e, adivinha!! Descobrir que são MARAVILHOSAS!!! Isso me dá uma esperança muito boa sobre a humanidade, o mundo e sobre mim mesma! ;)

    E que venham os TRAVESSEIROS DE PERIQUITAAAAAAAAAAAAA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FABIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII! A gente gostou muiiiito de te conhecer! E sim, é maravilhoso ver que existe sim gente real igual a gente UHASHASUHASUAHSUAHSAS Boto mais fé no mundo agora que eu sei que milhares de pessoas como eu e você existem, são incríveis e me fazem sentir tão bem!
      Que venha Rio 2015 e mais TRAVESSEIROS DE PERIQUITAAAA :P

      bjooos,
      Bianca

      Excluir
  3. AIMEUDEUS....eu aqui do outro lado do Brasil só consumindo todos os posts e matérias sobre a bienal e vivendo através da experiência de vocês, já que não foi possível ir. Feliz por você ter amado!!!

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto seu pesar, Camila :P
      Já passei muito por isso. Mas virão outras bienais e outras oportunidades :D

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  4. Queria ter ido :( No momento sentindo inveja dos que foram kkkk. Acompanhando a bienal pelos posts dos outros :D Mas ano que vem que é aqui perto eu pretendo ir. Que bom que gostou :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kayo, pretendemos ir ano que vem também. Queremos encontrar todo esse povo lindo :P
      Foi realmente bom, relevando os pontos negativos. Estou ansiosa pelo Rio, que todo mundo diz ser tão melhor :D

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  5. Que legal!
    Fui no sábado, mas quase nem deu para andar lá!
    Adorei as fotos!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábado estava impossíveeeel. Foi bem ruim mesmo, chegamos super cedo e saímos cedo também, de tanta gente que tinha!
      Mas tudo bem, porque de resto eu amei. Ouvi dizer que esse sábado foi pior que dia 23, não consigo nem imaginar! :O

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  6. Eu queria ter ido pra Bienal conhecer essa gangue inteira ç______ç DNASOIDSNMIOADSMADSDASNM ai caramba, preciso ir na bienal do RIO ano que vem! Esse ano tem aqui no Ceará.
    Ai, Bianca... "Julguei a vida venenosa e ri muito com todo mundo". DASADSADSHUUADSHDASHUADSHUDASHUS
    Estou super interessado pelo livro da Simone também (Paganus).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gangue vai estar no Rio (eu acho) e a gente pode tudo se conhecer. Já vai trabalhando a sua mãe para conseguir ir pro rio :P
      Julguei a vida com o Robson e quase morri rindo <3 E Paganus parece ser muito bom! Aquele que comprar primeiro tem que dizer o que achou pro outro!

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  7. Oi, ai que inveja, eu queria tanto ter ido a Bienal, teve ter sido maravilhosos, as fotos são lindas, mas quem sabe da próxima eu tenha a oportunidade de ir né.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Siim, quem sabe na próxima você não consegui ir? Adoraria encontra todo mundo por lá!

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  8. Parece ter sido QUASE perfeito, digo quase por causa da falta de organização, sei lá, mas por se tratara de um evento desses achei que seria tudo mais organizado, mas ainda assim queria ter ido "/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também esperava mais organização do evento. Digo isso porque tem um aqui na minha cidade que chega a receber tantas pessoas quanto a bienal recebeu e eu sempre achei mais organizado do que a Bienal foi.
      Mas tudo bem, os autores e as pessoas que conheci por lá valeram muito a pena!

      bjos,
      Bianca

      Excluir
  9. Cara, essa bienal FOI TUDO DE BOM. hahaha' Sério, foi ótimo (mesmo a desorganização para entrar, as filas para autógrafos, os pés doloridos, a sede, a fome, o sono... no final, valeu a pena). hahahah' E, putz, foi muito bom conhecer você, a Eduarda e a Nizz. Pessoas divertidas, fofas e acolhedoras. Yay. <3 Eu também sou tímido, mas confesso que estava super solto na Bienal, uma vez que me identifiquei com muita gente. hahaha' E, SIM, QUE VENHA A BIENAL DO RIO. VAMOS TODOS FICAR NO MESMO LUGAR, PORQUE NINGUÉM PODERÁ NOS SEGURAR. UHUL. \O/ Beijos, Bia. <3

    ResponderExcluir
  10. A bienal foi otima!! Depois bate uma depressão, por mais que tivemos momentos ruins lá (dia da cassandra clare), a maioria foi bom demais!! Estar com pessoas que gostam das mesmas coisas que nós, nos sentindo "nós mesmas" é tão bom!! Deu saudade mesmo!

    E que pena que não nos encontramos, mas com certeza outras virão!!

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!