Resenha: Cemitérios de Dragões

Minha santa Cecília que me socorra para eu falar deste livro, porque foi surto atrás de surto conforme as mais de 350 páginas passavam! Quem me conhece aqui do blog sabe que sou fã fanática do Draccon e de todos os livros dele. Comprei Cemitérios de Dragões na Bienal e li num piscar de olhos; esta obra se tornou, definitivamente, a minha favorita dele.

Sinopse: Em diferentes pontos do planeta Terra, cinco pessoas com histórias e origens completamente distintas desaparecem por motivos variados e acordam numa outra realidade. Em meio a guerras envolvendo demônios, dragões, homens-leão, seres fantásticos e metal vivo, os cinco precisam compreender os motivos de estarem ali e combater um mal que talvez não possa ser impedido. Este é o mote de Cemitérios de dragões, o novo romance de Raphael Draccon, que marca a estreia do selo Fantástica. No livro, o autor de Dragões de Éter apresenta uma versão moderna e adulta de um universo inspirado por séries queridas por toda uma geração como Jaspion, Changeman, Flashman, Black Kamen Rider e Power Rangers.
Como a sinopse bem explica, o livro nos guia a essa nova realidade através dos olhos de cinco pessoas aleatórias. Temos Derek, um soldado do exército americano, em toda a sua seriedade, perdido em uma espécie de caverna, escravizado para trabalhar junto a outras raças perdidas por ali (e o feeling de Caverna do Dragão foi muito forte nessa parte da leitura, que é logo o começo, então não, não se classifica como spoiler!); Amber, uma garçonete irlandesa (IRLANDESA, GENTE, MEDE O MEU NÍVEL DE AMOR PELA MOÇA) de personalidade forte e presença marcante; Romain, um francês mestre em Parkour bastante estressado que completa o alívio cômico do livro junto a Daniel, um hacker brasileiro todo nerd e fofo. Por fim, Ashanti, uma guerrilheira africana muito da poderosa. Cinco pessoas muito distintas perdidas nesse mundo paralelo, sem saber como foram parar ali, mas descobrindo tanto isso quanto o porquê de sua "viagem" conforme a história passa.


Cada capítulo nos presenteia com o ponto de vista de um deles, sempre em terceira pessoa. Vemos a liderança de Derek conforme passa por complicadas e tensas situações (diabos que eu não posso ficar falando delas porque são muito spoiler na cara, mas gente, como eu adorei os capítulos desse cara!). Preso aos escravos, Derek contempla o mal que habita aquele mundo, um mal representado por monstros racionais e demônios horrendos. Junto a ele, logo no começo, temos Amber, a irlandesa de passado complexo, que não só tem que se preocupar com o porquê de ter ido parar ali, como também com o possível desaparecimento do irmão naquele mesmo mundo bizarro. Ashanti, em toda a sua força e determinação, divide seus capítulos com monges muito... Fodões. Fodões é a palavra para defini-los, e falar mais estragaria surpresas. Treinada por eles, Ashanti tem ligação com uma profecia ali daquela realidade, uma profecia que data a chegada do "fim dos tempos", um dia em que criaturas abissais se erguerão do abismo e que uma temida Serpente virá destruir tudo e todos. Ashanti é toda calma e temida, e seu passado constrói sua força.
Por fim, Romain e Daniel, que se mostraram meus personagens favoritos. Romain em todos os seus surtos e indignações com mundos e fundos, todo divertido com suas tiradas e zoeiras a respeito da nerdice do Daniel. E o hacker brasileiro, descendente de japoneses, todo adorável e simpático e cheio de paciência para aguentar as implicâncias do Romain. Os dois formaram um BROTP perfeito logo no começo da narrativa, e a amizade só cresceu dali para frente. Adorei o jeito como o Draccon amarrou a narrativa dos dois, dividindo os pontos de vista e criando uma ligação tão forte entre eles.

"- Roger that! - gritou Daniel, começando a correr. 
- 'Roger that'? - reclamou Romain, enquanto corria. - Onde foi que você aprendeu uma porcaria dessas? Apocalypse Now? 
- Hã... - Daniel soou constrangido. - Resident Evil? 
- Eu juro que tenho vergonha de conhecer você!"

O livro tem clima de clássico antigo, e talvez por isso eu tenha amado tanto. He-Man, Caverna do Dragão, Power Rangers, Jaspion, She-ha... Quanto mais eu lia, mais sentia Cemitérios de Dragões unindo tudo de melhor de tramas nesse estilo, criando uma história arrebatadora em toda a sua composição. E gente, determinado momento da trama... Determinado momento em que os cinco finalmente se unem para lutar contra o mal, quando eles recebem, como diz a sinopse, "uma tecnologia construída à base de metal-vivo, magia e sangue de dragões. Uma tecnologia jamais vista naquela ou em qualquer outra dimensão, capaz de gerar heróis de metal." Rapaz, ai a p* ficou séria!

"E então percebeu que as marcas na verdade eram as lágrimas de um homem ainda vivo, observando de longe uma imensidão de cemitérios de dragões."
Autógrafo mais que especial!
Os capítulos finais foram de tirar o fôlego, mas o livro, em si, é uma taquicardia atrás da outra! A evolução dos personagens foi muito bem amarrada ao crescimento da narrativa, até chegarmos naquele final fodástico. AQUELE FINAL QUE, ALIÁS, EU PRECISO DE ALGUNS GIFS PARA EXPLICAR, PORQUE FOI DEMAIS PRO MEU CORAÇÃO!




Juntem esses três gifs e terão um pouco do que eu senti quando cheguei no epílogo. MY GOD, DRACCON, CADÊ O RESTO? EU PRECISO DO SEGUNDO LIVRO PRA ONTEM!

Leiam Cemitérios de Dragões AGORA, por favor. Draccon, como sempre, surpreendendo até mesmo quando minhas expectativas já estavam "insurpreendíveis". Muito obrigada por esse livro, e, por obséquio, pelo amor ao meu coração, ESCREVA LOGO O SEGUNDO!

Título: Cemitérios de Dragões
Autor: Raphael Draccon
Editora: Rocco (selo Fantástica)
Nota: 5 +

Saiba mais em: Skoob | Submarino
Leia também: Fios de Prata - Raphael Draccon

Share this:

, , , , ,

COMENTÁRIOS

25 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHA' Adorei a resenha, Nizz! Acho que vou ler ele daqui cinco livros. [?] <3 E já estou ansioso por demais, porque também sou super hiper mega power ranger fã do Draccon. Graças a ele que comecei a ler nacionais, so... Devo muito a este homem. *u* Beijos. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, xuxu *o*
      HAHAHAHAHAHAHAHA santa lista. É da bienal?
      Fique muito ansioso mesmo porque Draccon não perdoa, esse livro é muito samba na nossa cara. Agora estou aqui sentada num canto chorando porque LIVRO 2, ME DÁ ELE Ç_Ç
      Ahh sério? *-* eu conheci o Raphael por causa do Spohr, que foi quem me apresentou a lit. nacional contemporânea. E meu amor pelos dois só aumentou com o tempo!
      Obrigada pelo comentário :D

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Necessito *-*
    Foi mais um caso de amor com a capa que me fez querer ler, mas agora lendo sua resenha que realmente me deu vontade, acho que vou gostar dos personagens, principalmente do Daniel e do Romain. Vamos ver né ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosamente linda, né? E aquele título que reflete milhares de cores, quando vi ele no estande da Rocco lá na Bienal até gritei, coisa mais linda :O
      HAHAHAHAHAHA o Romain <3 tão barraqueiro e tão francês, você vai adorar muito ele! O Daniel é todo nerd e fofo e o bromance dos dois é uma coisa linda *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Acho que foi o mesmo que senti quando acabei o terceiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, A Tormenta de Espadas. Gostei muito do seu blog, abraços.

    http://simple-assim.blogspot.com.br/2014/08/a-espada-e-o-ferreiro-uma-novela-feita.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João!
      HAHAHAHAHAHA a reação com Tormenta foi bastante parecida aqui também, mas foi mais lá pro meio do livro. GRRM me chocou tanto em tantos momentos que no final já tava anestesiada ç_ç
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. OMG! Que resenha mais perfeita é essa!? *o* Amei demais! Sou fã do Draccon também! Ele é demais! Eu estava louca pra comprar esse livro na Bienal, mas infelizmente não consegui T-T Lógico que não por muito tempo porque sua resenha conseguiu me deixar maluca pra comprar então, vou providenciar pra ONTEM u.u Adorei os personagens, a capa, a sinopse...Tudiinho! Mega ansiosa pra ler! Beijos e parabéns pela resenha! Eu ri muito com esse gifs kkkkkk~XD

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou da resenha! *O*
      O Draccon é um lindo né? Que pena que tu não conseguiu comprar na Bienal :/ mas graças pelas livrarias online, logo tu consegue ler essa lindeza de livro.
      Tudo em Cemitérios de Dragões é muito foda, TUUUDO! Venha surtar comigo quando ler, por favor.
      ASUHUHASUHASUHASASUHUHAS Os gifs são a expressão da minha alma conforme virava a página e percebia que não tinha mais. Draccon do mal D:
      Obrigada pelo comentário, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Essa resenha ficou fodasticamente foda ND SOMADSPOADSMPODSNA <3 PARABÉNS, NIZZ.
    Sobre o livro: está na lista, provavelmente dia 14 eu compro, quero ele logo. Eu sou muito fã de Power Rangers, esse livro parece ser mega foda. Nunca li nada do Draccon, mas sou louco para ler! Pelo visto começarei por Cemitério de Dragões!
    E suas reações fangirls. HAHAHAHAHAHA Denise sem fangilizar não é Denise. u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KASJFASUIOBGUAUOAUGA OBRIGADA XUXU! Fiz a resenha de coração e me controlei nos surtos, juro e_e
      Uhhh compra e já consegue o autógrafo do Draccon, né? É a bienal ai dia 14, certo? Comece com esse, com Dragões, com Fios de Prata, são todos muito fodas ç_ç mas Cemitérios virou o meu favorito, confesso.
      ASHUASUHASUHASUHASUHASUH Ser fangirl é o que eu faço de melhor :P
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oieee, quando vi essa resenha no seu blog ja tive um mini-surto porque estou querendo muito esse livro! Só precisava de um empurrãozinho sabe? HUHAUHAS

    Adorei a resenha, estou comprando NESTE MOMENTOOO *----*
    Eu pensei que fosse algo mais normal, mas quando li isso: " O livro tem clima de clássico antigo, e talvez por isso eu tenha amado tanto. He-Man, Caverna do Dragão, Power Rangers, Jaspion, She-ha... " aí o forninho caiuuuuuuuu total!!

    Sério, preciso e irei ler esse livro logo logo! A capa é maravilhosa, e só não autografei o livro na bienal e tudo porque os horários não bateram, eu estava muito cansada, azamigas também e não deu certo #chateada
    O autografo é lindo by the way *.*

    Parabéns pela resenha, adoro o blog de vocês!

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YAY, que bom que a resenha foi o empurrãozinho, porque menina do céu, esse livro! É muito ASBNFGSABSGAUIBGASUOBASGUOA (não sei definir sem surtos).
      SEGURA ESSE FORNINHO! Conforme você vai lendo, é impossível não lembrar desses clássicos lindezas. Ouso dizer que até um pouco de Star Wars me veio à mente, pelos personagens e pelas personalidades bem marcantes, muito provavelmente.
      Gente, essa Bienal cansou todo mundo, eu entendo. Meus pés nunca mais foram os mesmos depois daqueles dias andando andando e nunca podendo sentar... Mas o Draccon vai fazer uma turnê com o livro, talvez tu consiga ir em algum evento *-*
      E sim, o autógrafo! Eu morri duas vezes porque o Raphael me reconheceu e lembrou do meu livro quando fui lá cumprimentar ele, morri mil vezes, na verdade. Autores lindos <3
      Muito obrigada pelo comentário, flor *---*

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. HAHAHAHA
    Nossa, esse livro deve ser uma viagem! Nacional bem legal!
    Não é meu estilo de leitura, mas até que me interessei pela sua empolgação, haha. A capa é linda tbm! *-*
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHASUHASUHUHASUHASUHAS fangirlização é comigo mesmo :P
      Olha, vale muito muito a pena a leitura, prometo! A capa é maravilhosa e o conteúdo mais ainda. Você vai se apaixonar pela narrativa, pelos personagens, por algum detalhe com certeza vai *-*
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. O melhor de suas resenhas são os surtos kkkkkkkkkkkkkkk. Quando a pessoa fica empolgada assim é porque o livro é realmente bom e vale a pena ler :D. Quando eu tiver um dinheirinho guardado e achar um preço bacana COM CERTEZA irei comprar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que eu me controlei bastaaante nessa resenha, porque se fosse um "Fangirl" aqui do blog, só ia ter AJKSFHUIASHGUOABGUOAS e muitas gifs HAHAHAHAHAHAHA
      Vale, vale muitíssimo a pena a leitura, juro! Eu surto muito o tempo todo, mas em quesito leitura crítica, Cemitérios é uma obra fantástica *-*
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Uooow, pela sua empolgação toda dá vontade de sair correndo pra comprar o livro e conferir se é tao bom assim mesmo hahaha te confesso que nem tinha me interessado muito por esse livro *não me bata, pff* mas a capa é incrivelmente linda, e principalmente o título logo chama a atenção. Adoreei sua resenha, parece mesmo uma história bem criativa e diferente, e pretendo ler assim que surgir oportunidade. É tão bom ver como os autores nacionais tão ficando cada vez mais conhecidos, eles tem que parar de esconder essas histórias maravilhosas da gente! hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Cidade do fogo celestial" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASHUASHUHASUHASUHASUHASUHAS relaxa, Carol, faz parte. Mas ei, o importante é que a resenha ajudou o interesse *o* fico feliz em espalhar a palavra do Draccon por ai *faz reverência*
      Gente, o título, tu precisa ver ao vivo, é uma coisa tão linda e ele brilha e reflete mil cores e W-O-W, apenas. A Rocco caprichou muito nessa edição!
      Como autora nacional, eu assino embaixo do que tu diz :P O Draccon é uma inspiração pra mim exatamente por essa criatividade toda, e pelo destemor em investir nela. Quero ser igual o Raphael quando crescer *-*
      Obrigada pelo comentário, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  10. Haahahahahahah nossa quanta euforia hehehe eu ainda não li nenhum livro do autor, essa resenha me deixou mega curiosa para ler o livro, quando eu o pegar para ler irei me preparar para o final hehehe, amei a resenha e não vejo a hora de começar a ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Fangirlização é comigo mesmo \o/
      Menina, prepare-se muito pro final desse livro! É absurdamente OMG COMO VOCÊ PODE PARAR AQUI? Draccon mestre do ataque cardíaco ç_ç
      Obrigadíssima pelo comentário! Tenha uma ótima leitura.

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. Já havia visto a capa deste livro em vário lugares, mas nunca tenha me interessado em saber a história, mas agora que li a resenha, gostei muito, e em breve vou lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo saber disso, Ana Paula!
      Não vai se arrepender por dar essa chance ao livro, a história do Draccon é nota 10 *O*
      Obrigada pelo comentário :D

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  12. Estou com o livro por coincidência, meu namorado o comprou há alguns dias, mas ainda não leu. Resolvi pegar ele, mas estava em dúvida se valia a pena ler, mas depois dessa resenha estou animada para conhecer esses personagens, principalmente o Daniel, sempre gosto dos personagens nerds, hahahaha.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Fico muito contente por saber que a resenha te ajudou a se interessar no livro! Vale muito muito a pena, não vai se arrepender *---* e o Daniel, gente, tão nerd adorável! JKASNFUABGUOABUOSA muito amor por aquele guri.
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  13. Estou LOUCA p ler este livro!!
    Só o fato de ser uma fanfic de Power Ranger e afins já me deixa alucinaaada!! hahaa
    Ainda mais com vc falando q o final é um fuckinggreadfinale!!!
    hahaaa
    Qroo! Precisoo!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!