Resenha: Feita de Fumaça e Osso - Queria Estar Lendo

Resenha: Feita de Fumaça e Osso

Publicado em 16 de jan. de 2015


Já faz tanto tempo que eu li esse livro que fica até difícil falar a respeito, mas peguei ele em mãos para relembrar um pouco da história e já comecei a chorar arco-íris. Porque se tem um livro que me conquistou logo na primeira página da história, onde não havia nem história, só um trecho com 'era uma vez', foi Feita de Fumaça e Osso. 
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.
Comprei esse livro lá em 2012. Admito que o motivo principal da compra foi a capa, porque quem olha pra essa capa maravilhosa e não tem vontade de descobrir do que se trata a história? Pois é. SANTA COMPRA A MINHA, BATMAN!


Não, eu não vou tentar resumir a história. Eu quero falar sobre a escrita da Laini, sobre como ela delineia a personalidade dos personagens de tal maneira que você se sente próximo dele, quero falar sobre como a Karou é uma das minhas protagonistas favoritas de todos os tempos e como o Akiva é um amado sofredor e como eu amo a Zuzana e o namorado dela e ASBFASBIASBGUASOBASUOB tô calma. 
Você já se perguntou alguma vez se os monstros fazem as guerras ou se as guerras é que fazem os monstros?
O mundo das quimeras e dos anjos criado pela Laini é rico em detalhes, em história e quase em veracidade, porque depois de ler eu realmente comecei a acreditar que havia algum cara com cabeça de carneiro vendendo desejos numa loja perdida por ai. E o nome desse mercador é Brimstone e ele é um queridíssimo, assim como a Issa, a quimera meio humana meio cobra, que ajudou Brimstone a criar Karou. O porque da Karou, uma humana bastante comum (com exceção dos cabelos azuis que desejou com um dos ossos dados por Brims), ter sido criada por eles, no entanto, você precisa ler para descobrir. 


Do lado oposto às quimeras, conhecemos os anjos. Eles são guerreiros frios, imbatíveis, nascidos e criados para o combate. Akiva é um dos membros do exército serafim, composto por filhos e filhas ilegítimos do Imperador. É famoso por ser o "Beast's Bane", conhecido pelo grande número de quimeras que já exterminou. As duas raças estão em constante guerra, e aquela queridíssima quote ali de cinema, sobre um anjo e um demônio que se apaixonaram, diz respeito a ela. 
Era uma vez um anjo que, caído, morria no nevoeiro. E um demônio se ajoelhou ao lado dele e sorriu.
Toda a relação entre os personagens é trabalhada magnificamente. O jeito como a Laini entrelaça as ligações, os detalhes, as amizades e os convívios familiares, é tudo tão lindo! A Karou e as quimeras, sua família, a convivência dela com a Zuzana, sua melhor amiga humana - bônus pra cena em que a Karou reencontra o ex-namorado dela numa das aulas de pintura, logo no começo do livro, e faz uma pegadinha pra se vingar dele. KAROU MY HERO! 

A Karou e toda a sua pose sarcástica, sua atitude, sua incrível habilidade de enfrentar tudo que precisa por aqueles que ama, fazer todo o necessário para ajudar aqueles que precisam. Eu amo TANTO ela, gente! E o fato de ela ter cabelo azul é só um super bônus pra ganhar mais amor. 
Ela foi inocente um dia, uma garotinha no covil de um demônio brincando com penas espalhadas pelo chão. Mas a inocência acabou, e ela não sabia o que fazer. Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando.
O Akiva, por outro lado, é todo contido, sério e um pouco rabugento. Uma vez que você conheça os anjos e, consequentemente, o passado do Akiva, no entanto, todos os trejeitos dele fazem sentido. 
Aleph era a primeira letra de um alfabeto ancestral humano, e a primeira letra da palavra hebraica verdade, era o começo. Enquanto observava Karou se levantar, radiante com sua cascata de cabelo lápis-lazuli, um vestido cor de tangerina, um colar de contas prateadas no pescoço e um olhar de alegria e alívio e... amor... em seu lindo rosto, Akiva sabia que ela era seu aleph, sua verdade e seu começo. Sua alma.
E o romance entre ele e a Karou! Entre trancos e barrancos os dois vão se aproximando, numa relação bastante inusitada - porque né, a humana criada por quimeras amando o anjo que é inimigo da sua família? Clichê que deu MUITO certo por causa de um detalhe bastante spoiler para quem não leu. Só digo uma coisa: Madrigal. Guarde este nome E AME ESTE NOME! 
Desejos são falsos. Esperança é verdadeira. A esperança faz a sua própria magia.

Por fim, mas não menos importante, leia esse livro pela escrita da Laini. Pela maneira poética e única com que ela encanta você ao contar essa história. Eu nunca, repito, NUNCA tinha lido uma narrativa tão linda quanto a dessa mulher. Amo Tahereh Mafi, amo Rainbow Rowell, amo Leigh Bardugo, mas se me pedir para escolher uma autora para ler pelo resto da vida, eu vou gritar Laini Taylor pra sempre!

Título: Feita de Fumaça e Osso, vol. 1
Autor: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Nota: 5 +

Saiba mais em: Skoob | Buscapé

Leia também: Vol. 2 - Dias de Sangue e Estrelas

16 comentários:

  1. EU PRECISO DESSE LIVRO AGORA.
    A capa é um escândalo, disso eu já sabia, mas essa resenha me fez AMAR DEMAIS ESSE LIVRO.

    Os quotes que você separou: ESTOU EM LÁGRIMAS. Sério! Estou meio emotiva hoje e chorei com "[...] Akiva sabia que ela era seu aleph, sua verdade e seu começo. Sua alma."

    Quando chegar meu pagamento, eu COMPRAREI COM TODA CERTEZA ESSA TRIOLOGIA!

    Obrigada por essa resenha maravilhosa. BEIJÃO :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KASJFUIASBGUOABGASBOUGASBUOABU VOCÊ PRECISA, PELO AMOR DE NETUNO!
      Eu morro pelas capas dessa série. A do último volume me faz babar desde que foi anunciada, COISA MAIS LINDA Ç_Ç
      O AKIVA FALANDO SOBRE A KAROU É SEMPRE A COISA MAIS LINDA, SÉRIO, PREPARA O SEU CORAÇÃO PORQUE A DOR NESSA SÉRIE É MUUUUUUITO GRANDE E LINDA ASBGUOABGUOASUOGBAUOGBAS
      O primeiro livro tá sempre em promoção na Saraiva, fica de olho lá! *-*
      Obrigada pelo comentário, sua linda!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Não sei se é implicância, mas acho esse livro meio estranho! kkk
    Tenho curiosidade em lê-lo, mas ainda não estou convencida e já vi algumas resenhas negativas. Só que vc falou da escrita da autora no post, aí me balançou um pouquinho, pq eu amo a Tahereh Mafi kkk
    Adorei suas fotos *-*
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Carol? D: Não faz isso, believe me, a história é ASFIASBUOGBUOASUOB
      O tema é beem diferentão, acho que isso já deixa o livro muito maravilhoso *-* Praga, as quimeras, os anjos, é bem estranho de um jeito bom!
      E a escrita da Laini é a coisa mais linda que eu já li na vida! Nível Tahereh, mesmo <3
      Obrigada pela visita, flor.
      Quando puder, dê uma chance, não vai se arrepender :D

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. oi, tudo bem?
    tenho muita vontade de ler esse livro, desde o lançamento, mas estou sempre adiando, rs.
    Bom saber que ele é tão bom assim. Vou aproveitar que o último saiu, e ler todos na sequência
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Tudo bem e contigo?
      UHUHASUHASUHASUHASUHAS aproveita agora que o último volume vai ser lançado (pelo menos você escapou dos três anos de pura ansiedade ç_ç).
      Boa leitura pra ti *-* e boa sorte com os surtos, porque eles vão existir!
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Nossa, você falou tão bem da narrativa que fiquei mega curiosa para ler!
    Estava esperando todos os livros lançarem antes de começar, sabe como é a editora u_u, mas acho que já vou ler logo!
    Acho essa capa linda! *O*
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale sobre essa editora, me deu um desespero com o lançamento do último livro porque achei que iam abandonar igual muitas séries que eu acompanhava ç_ç
      ASFJKASGUIABASBASGUOBGASU fez bem em esperar, pelo menos não lidou com o desespero e a ansiedade!
      Você vai amaaaar a narrativa da Laini, não tem igual <3
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Oiee.
    Concordo, essa capa é massa!
    Sua resenha me deixou bem curiosa para lê-lo, nunca tinha lido nada sobre ele e olha, confesso que me surpreendi com a qualidade do mesmo. Algumas vezes o vi tão barato nas livrarias que achei que era apenas mais um. Na próxima vez vou aproveitar a promoção.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda!
      A capa é um arraso né? So far, a do terceiro livro é a minha favorita, mas as três me fazem chorar arco-íris *o*
      Esse primeiro volume tá sempre barato na Saraiva (e o segundo também não está grandes absurdos).
      Que bom que a resenha ajudou na curiosidade, tomara que consiga lê-lo em breve!
      Obrigada pela visita, flor.

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oi!
    E essa capa menina? linda, linda e linda.
    Ainda não li a série, mas já sei que faz sucessoooooo!
    Preciso ler, urgente. Me sinto um peixinho fora d'água nessas horas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria!
      ESSA CAPA É TÃÃÃO DESTRUIDORA <3 AKJFNSAUGAUBGOUSABGUABUGSA mas a minha favorita so far é a de Sonhos com Deuses e Monstros. Aquilo é puro amor.
      Aproveita agora que a trilogia está completa aqui no Brasil e vai na fé, menina, tá perdendo uma leitora poderosa <3

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Primeiramente,que saudade de vocês <3 e agora,TO NO CHÃO COM A TUA RESENHA MUIE! O que foi isso? Estou loucamente,desesperadamente louca para ler este livro,estou em dúvida entre After e esse,mas olha depois da tua resenha to quase desistindo de After ><
    Amei demais a resenha!
    *P.S To tão xonada nas suas resenhas! Não quer ser resenhista lá do blog? Ou colunista? Esperando sua resposta P.S*
    Beijinhos da brubs.

    Cantinho da Bruna✾✾@cantinhodabruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Saudaaades de ti, bem-vinda de volta <3
      KJASNFSOUABAGUAOSOUOUAOAOUBSA LEIA ESSE, VAI NA FÉ, ESSA TRILOGIA É VIDA É AR É AMOR! Deixa After num cantinho e foca em Feita de Fumaça e Osso porque não vai se arrepender <3
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha *O*
      Eu agradeço muitíssimo o convite, flor, mas agora estou sem tempo ç___ç a maioria das resenhas que eu escrevo vem direto aqui pro blog e, com a faculdade voltando, eu estou deixando tudo salvo no rascunho pras meninas postarem futuramente (essa resenha tá pronta faz uns meses já e_______e) mas, again, OBRIGAAADA pelo convite <3 <3 quem sabe daqui uns tempos não dê? *o*

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. OI Denise!
    Acredita que tenho esse livro há mais de um ano e ainda não tive coragem de ler? HAHAHAHA. Eu sempre começo, mas por algum motivo não consigo passar das 10 primeiras pags.
    Adorei a resenha. Confesso que graças a ela fiquei mais interessa no livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!
      Opa, então a resenha ajudou em? *O* acredite quando eu digo que essa trilogia só melhora a cada página. Você vai se apaixonar perdidamente pelos personagens conforme for conhecendo eles, vai na fé nessa leitura <3
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo