Resenha: O Caminho para Woodbury - Queria Estar Lendo

Resenha: O Caminho para Woodbury

Publicado em 28 de fev. de 2015


Ei, estou de volta! A série de livros de The Walking Dead está apenas começando e aqui vem um dos apontados como "mais fraquinho" mas que, para mim, não deixou nada a desejar. Venham comigo para Woodbury!

Sinopse: O Caminho Para Woodbury - Há alguns meses que Philip Blake, o temido e ao mesmo tempo adorado Governador, organizou Woodbury para que a cidade murada fosse um local seguro no qual as pessoas pudessem viver em paz em meio ao apocalipse zumbi. E paz e segurança é tudo que Lilly Caul, que tenta desesperadamente sobreviver a cada dia que nasce, quer. Porém, mal sabe ela que seguir em direção a Woodbury é estar a um passo do perigo. Uma horda de errantes famintos não é nada perto do que se pode encontrar por lá.

Não, não venham, aquele lugar é um inferno. Eu preferia cair de braços abertos de um penhasco alto do que ficar naquela cidade, na moral. É legal, mas não é.

Pois bem, haverá spoilers do primeiro volume aqui porque óbvio, mas o spoiler mor do fim dele não será citado em nenhuma das resenhas de TWD, pode sossegar! O Caminho para Woodbury começa nos apresentando a novos personagens; Lilly Caul, a amedrontada sobrevivente que está vivendo com muitos outros num acampamento móvel, Josh, um grandalhão preocupado muito amoroso - por quem a Lilly talvez tenha sentimentos amorosos. Talvez porque ela é uma indecisa do caramba - Bob, um ex-médico do Exército que afoga seus traumas e mágoas na bebida, Megan, a ex-melhor amiga de Lilly, toda radical e drogas e faço-qualquer-coisa-para-continuar-viva, e Scott, namorado da Megan. Esse é o nosso grupo de sobreviventes; e, tirando o Josh, todos podiam pegar fogo e morrer, para mim.


Meu problema com a Lilly só começou a partir do terceiro livro, devo deixar claro, mas odeio tanto ela agora que não vou conseguir falar bem da personagem em momento algum. Anyways, temos Bob, o médico sempre bêbado que tem tantos traumas do passado que levou todos eles ali para aquele apocalipse, e isso acaba afetando sua convivência com o grupo. Não que ele seja insuportável, ele é só muito problemático, e uma pessoa assim no fim do mundo não é lá de grande ajuda. Megan é bem real, mas muito chata. Ela e o Scott só estão ali para criar intriga de vez em quando e concordar com o grupo de vez em sempre - apesar de que a cena mais maneira do livro envolva eles drogados pela maconha na garupa da caminhonete lidando com um zumbi. Josh, por fim, o meu querido, que é a alma corajosa e altruísta do grupo; não, ele não é um herói de armadura brilhante. Ele só é muito foda em tudo que faz. Também está cheio de medos e receios, mas sabe colocar isso de lado quando alguma crise se aproxima.


A despeito da quantidade de tempo que passam juntos nesse inferno na Terra, ao qual alguns georgianos estão chamando de "a Mudança", Lilly tem evitado escrupulosamente qualquer ligação íntima com Josh. Melhor manter o relacionamento platônico, fraterno, de melhores amigos, nada mais. Melhor ser estritamente prática... especialmente em meio a essa praga.
A Lilly talvez seja a personagem mais real dali. Ela tem ataques de pânico de vez em quando e perde o controle sobre suas próprias ações - ela só quer sobreviver, e muitas vezes não sabe como fazer isso. As I said, eu gostava dela nesse livro; toda essa realidade e esses medos e a sensação de "eu não sei lutar, mas quero proteger os outros, MAS NÃO SEI LUTAR" que ela tem me fizeram sentir afeição pela guria. Dai veio o livro 3 e estragou tudo.


Enfim, se eu odiei tanto todos os personagens - exceto o Josh - porque diabos o livro é tão bom? Porque é real. Os medos são reais, as atitudes dos personagens são muito reais, as filha da putices, tudo, TUDO é muito real. É isso que eu adoro no universo de The Walking Dead; você encontra mães, pais, filhos, primas, desconhecidos se tornando família, familiares se tornando desconhecidos. É isso que acontece quando tem uma crise, quando a sobrevivência é a questão primordial do ser humano, e o Jay narra de maneira maravilhosa.

- Vocês acham que isso aqui é a merda de uma democracia?!

Ai vem o Governador. Ah, o Governador, aquele cão infernal. Como eu queria ter a oportunidade de jogar a Lucille na cara dele (procure Negan e Lucille no Google caso não entenda a referência). O Governador ficou maluco no fim do outro livro, MALUCO. Perdeu a cabeça totalmente, explodiu os parafusos todos, virou um psicopata descontrolado. Esse é o Governador:


E, caso você esteja pensando - mas ei, o Governador da série nem é tão ruim - pense novamente, porque o Governador dos livros é o diabo das HQ's. Então faça as contas das crueldades e venha amar Philip Blake que TWD resolveu retratar nas telinhas, porque ele é um ANJINHO perto da criatura que manda em Woodbury nesses livros.


Repito: vá na fé nessa leitura. Não tem como se arrepender!

Confira a resenha do primeiro livro da série - A Ascensão do Governador.

Título original: The Road to Woodbury
Autora: Jay Bonansinga e Robert Kirkman
Gênero: Horror/Apocalipse zumbi
Editora: Galera Record
Nota: 4

Saiba mais: Skoob Buscapé

12 comentários:

  1. Oi Denise, tudo bem?
    Sou meio 'nub' em falar de The Walking Dead, meus colegas me incentivaram a assistir essa série, mas eu não passei do primeiro episódio HAUHASAHAUHAU. TÔ QUERENDO RETOMAR A SÉRIE, CALMA AI HAUAHAUHAA, a única coisa de que sei é que a Michonne é toda fancy, só isso! Coitada da Lily, quer dizer que ela pira, perde o controle, xamu samu? XENTI, ESSE LIVRO É TODO REAL, COMO ASSIM, ZUMBIS ATANDO E É TODO REAL HAUAHAAHUA (exagerei um pouco). EU NÃO ACREDITO QUE AINDA NÃO LI/ASSISTI TWD! É MUITA ZOEIRA PRA UMA SÉRIE SÓ HAUAHAAHUA.

    Beijossssssssssssssssssss!
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan! Tudo bom e contigo?
      HASHASUHASUHASUHASUHASUHASUH mas menino, mude isso! A segunda e a terceira temporada são maravilhosas. A quarta é ótima também, apesar dos episódios meio tediosos no meio dela. E a quinta tá incrível *-*
      MICHONNE RAINHA O RESTO NADINHA, só digo isso.
      E Beth é a princesa, digo mais isso.
      HASUHASUHASUHASUHASUHASUHASUH Lilly pira, perde o controle, chama o samu porque MINHA PERSONAGEM LEGAL, NINGUÉM SAI.
      CORRA ASSISTIR/SURTAR/morrer com ataque cardíaco porque essa história causa muito isso.
      COOOORRE MESMO!
      Obrigada pela visita, querido <3

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Denise, uma pergunta: você salva esses gifs no pc ou só pega na internet e joga aqui? POIS EU AMO TODOS ELES!!!!

    Eu ~baixei~ o primeiro volume, mas ainda não li, mas lerei.

    Sua resenha, como sempre, maravilhosa :3

    Amei.

    Ps: suas resenhas que me convenceram a ler esses livros, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHASUHASUHASUHASUHASUHAS eu tenho todos os gifs salvos, Gisele. Tenho uma pasta específica pra eles e sempre que vejo um interessante, vai pra lá! Ai quando vou montar as resenhas/posts, fico meia hora pra achar os gifs perfeitos xD
      LEIA LEIA LEEEIA e surte comigo, porque o mindfuck no final dele!
      Que bom que a resenha foi incentivadora <3
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oie Denise,
    Ainda não li o primeiro livro,mas como não resisto as suas resenha,vim conferir mesmo contendo spoiler u.u (olha meu amor rsrs)
    Sempre tem aqueles personagens que você ama em um livro e odeia no outro né? Te entendo,OH SE ENTENDO! Pelo que vi,vou acabar gostando do Josh também huehueheu
    E mesmo não tendo lido os livros,concordo com você,os livros (parecem) são bem reais,não tem aquele mimi de outros livros sobre zumbis,e por isso que gosto da série <3 E se já gosto da série vou amar os livros! Ainda não consegui largar uns livros de parcerias que tenho que ler (essa parte e chata nas parcerias),mas assim que puder vou começar a ler( sua culpa <3).
    Beijos ç.ç

    Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      ASUHASUHASUHASUHASUHASUHASUHA controlei bastante os spoilers, vai? :P prometo não ter falado nada revelador demais.
      SIIIM, nesse livro é relação de amor e ódio extrema MESMO. O Josh é um querido mesmo, flor, não tem como não gostar dele. Dava vontade de abraçar pra sempre ç-ç
      Exato, adoro a narrativa de TWD porque é tudo bem real. Tem a tensão do apocalipse fictício, mas tem a 'realidade' por trás dele. É bem perspicaz.
      ASUHUHASUHASUHASUHASUHASUHASUH quando começar a ler surte comigo! Esperarei suas resenhas *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Oi Denise! Não assisto a série, e também não li os livros. Só fico vendo as suas resenhas e babando rs . Mas só lerei os livros quando eu assistir a série... até mesmo para eu não ficar igual uma louca sem entender.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria!
      UHASUHASUHUHASUHASUHUHS pelo menos ajudou a despertar o interesse <3
      Ai quando você for assistir já vai estar meio preparada pra surtos. Ou não. Segura o coração ai!
      É bem melhor ler depois de ver, sim. Pelo menos até conhecer o Governador na série, pra fazer sentido toda a psicopatia dele.
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Eu li a primeira resenha, e como já disse anteriormente, não vejo a série de tv e nem leio os livros, mas estou ficando cada vez mais animada a incluí-la na minha listinha de leituras acompanhando as suas resenhas. Gosto de histórias de fantasia com esse toque de realidade nas atitudes dos personagens.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela!
      Se gosta desse estilo de narrativa, acho que os livros valem muito a pena pra você. A narrativa do Jay, como eu sempre digo, é beeem real e tocante, não tem como não adorar. E os personagens são ótimos e bem marcantes. Vale a pena pra conhecer um pouco mais do universo *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oi Denise!
    Tudo beeem?

    Eu gosto de The Walking Dead, por muito tempo li os quadrinhos no pc e surtei sozinha antes da série. Vi três temporadas mas dei um tempo, dei uma enjoada de como as coisas foram seguindo na série e tudo o mais, qualquer dia eu volto!

    Mas sou uma amante de zumbis como você e acho que os livros seriam uma leitura proveitosa! A Iza do blog que está lendo, e na vibe surtando por TWD auhsuhsuhauhsuh entao deixarei as resenhas com ela, mas não descarto a leitura, porque parecem bem legais!! Enquanto isso me aprofundo em outros livros de zumbis, quero muito ler Apocalipse Z, você ja leu?

    E séries, to tentando me contentar com algumas de virus, tudo que tenha doença, virus e pessoas doidas/zumbizando me atraem também! auhsauhsuhauhsauhsauh

    Beijos, muito boa a resenha!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Tudo bem e contigo?
      MENINA ME ABRAÇA, SINTO MUITO POR VOCÊ TER FICADO SOZINHA COM OS QUADRINHOS! Eles são tão mais trash e tenso e cheio de mais dor que a série que só por deus o_o
      A série tá bem boa agora na quinta temporada, acho que você vai gostar *-* eles acabaram de chegar num arco importante dos quadrinhos ASJKUGBAUOGAUOGA
      Eu vi as resenhas dela! ASUHUHASUHASUHASUHAS os livros de TWD são tuuudo se você gosta de zumbis, mesmo. Eu li O Vale dos Mortos e fiquei de cara com a decepção porque esperava tanto e tomei um tapa na cara, ai os de The Walking Dead me ajudaram a ficar feliz de novo.
      Eu quero MUITO ler Apocalipse Z, mas não acho em lugar algum D: vou procurar e-books marotos algum dia desses, porque as livrarias que têm eles estão com a coleção incompleta.
      ASUHUHASUHASUHASUHASUHASUHASUH já viu 12 Monkeys? VALE. MUITO. A PENA. É viagem do tempo + epidemia global, uma das melhores séries do momento *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo