Resenha: Crescendo - Queria Estar Lendo

Resenha: Crescendo

Publicado em 5 de jun. de 2015


Vamos lá, apesar de a dona Eduarda não ter gostado muito já do primeiro volume de Hush Hush, eu sou fã de carteirinha da história. Sim, é uma explosão de clichês YA's, teve um final bem medíocre, mas foi uma das obras que me apresentou a esse gênero literário e eu tenho uma grande devoção à ela por causa disso. Então, vamos falar do meu livro favorito da série!
Sinopse: Crescendo - Nora deveria saber que sua vida estava longe de ser perfeita. Apesar de começar uma relação com seu anjo da guarda, Patch (quem, título à parte, pode ser descrito como qualquer coisa, menos angelical), e sobreviver a um atentado a sua vida, as coisas não parecem melhorar. Patch está começando a se afastar e Nora não consegue descobrir se é para o seu próprio bem ou se o seu interesse voltou-se para sua arqui-inimiga, Marcie Millar. Sem contar que Nora é assombrada por imagens de seu pai e ela fica obcecada querendo descobrir o que realmente aconteceu com ele naquela noite em que ele partiu para Portland e nunca voltou para casa.Quanto mais Nora se aprofunda no mistério da morte de seu pai, mais ela começa a se perguntar se sua ascendência nefilim tem algo a ver com isso, assim como o por quê de ela estar em perigo com mais freqüência do que as garotas normais. Já que Patch não está respondendo suas perguntas e parece estar atrapalhando, ela tem que começar a procurar as respostas por si só. Confiar demais no fato de que ela tem um anjo da guarda põe Nora em perigo de novo e de novo. Mas ela pode mesmo contar com Patch ou ele está escondendo segredos mais obscuros do que ela pode imaginar?
Apesar de adorar Sussurro, eu me apaixonei perdidamente pelas intrigas e pela tensão e pelo break-up da Nora e do Patch em Crescendo, porque deixou a relação deles mais divertida. Adoro quando um casal sofre crise de ciúme - pelo menos quando essa crise é legal, e não psicopática igual outras obras - e Nora e Patch se encaixam no quesito bem humorado dessa situação.

Foi meio assustador perceber que eu me lembro tão bem desse livro, mas o fato é que eu já li ele umas dez vezes. See? Eu disse que era adoradora da série!


Pois bem, depois que o Patch termina com a Nora por motivos que você só vai descobrir mais pra frente - porque ai o clichêzinho de 'preciso proteger você' ainda se encaixa aqui, mas tem outros detalhes bem legais - ele começa a guardar Marcie Millar, a inimiga mortal da Nora. Sacanagem né? Eu também achei. Ainda mais quando ele não dá explicação nenhuma do porquê tá fazendo aquilo tudo; a Nora tem um pouco de auto-estima, então não fica 'mimimi ele me deixou, vou morrer sentada no sofá chorando as minhas pitangas'. Ela continua saindo, faz um ciuminho básico pro Patch, dá uns belos foras nele - a cena em que ela dispensa ele como anjo da guarda foi a melhor do livro, depois da cena do telhado.


Alguma coisa sinistra tá rondando a vida da Nora e ela está tentando descobrir o que é; porque ela está ligada aos anjos, o que tem no seu passado que tá guiando ela nesse futuro bizarro. Enquanto isso, uma figura da sua infância reaparece na sua vida - Scott, um garoto implicante bem divertido, que também está envolvido nessa treta infinita com nefilins e anjos caídos. Ela se aproxima dele pra tentar desvendar os mistérios - e fazer mais ciuminho no Patch, adoro - e vai acabar descobrindo que devia ter deixado o passado enterrado.

As pessoas podem reclamar o quanto quiserem, mas eu amo a relação do Patch e da Nora. Não acho problemática ou nada saudável, acho bem hilária em certos momentos, e tem uma química excelente. Você quase consegue ver os personagens trocando aqueles olhares poderosos e cheios de faíscas em determinadas cenas, porque a escrita da Becca é fantástica assim. Ok, ela pecou no quarto livro, não vou negar, mas não tiro o crédito da magia dos três primeiros.


A Vee, melhor amiga da Nora, é sempre um espetáculo a parte. É o alívio cômico em determinados momentos, e a parte racional da trama em outros. Gosto de como ela nunca fica pra trás na história, mesmo que o romance do casal principal seja obviamente o destaque da série. A amizade dela e da Nora é uma coisa adorável e a Becca caminhou isso para grandes crescimentos com o passar dos livros. As intriguinhas com a Marcie foram bem engraçadas também.

Crescendo é aquele segundo volume que tem suas falhas, mas não deixa a desejar. Pelo menos para mim. Sussurro foi um bom começo, Crescendo foi uma ótima continuação, Silêncio foi bem, e Finale foi, bem... Vocês vão ter que conferir nas próximas resenhas.

Título original: Crescendo
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Gênero: YA / sobrenatural
Nota: 4

Saiba mais: Skoob 

6 comentários:

  1. Tenho um amor especial por essa série. foi um dos primeiros YA's pelos quais me apaixonei, mas até hoje não tive coragem de ler o último livro, é, sou coerente assim. Patch e Nora é um dos meus casais favoritos ever. Um dia eu termino.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não posso comentar nesta resenha, pois não gosto da série, sabe, não acho possível um cara de mais de três mil anos gostar de uma adolescente de dezesseis, mas não é só isso, tem vários pontos da trama que não engulo. Bem, gosto e gosto e essa série eu não recomendo.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh, eu também amo Crescendo. O meu livro favorito da série.
    Como você disse, o final do terceiro é uma porcaria. Mas mesmo assim eu não deixei de gostar da série em geral.

    Amo Patch&Nora. Se me deixarem, assisto o dia inteiro vídeos deles no Youtube. x)

    Amei a resenha.

    Beijos,
    Gi.

    ResponderExcluir
  4. Denise!
    Há tempo que desejo a série, é que sou apaixonada por tudo que se relaciona a anjos e essa série é bem típica deles, né?
    Não tive oportunidade de ler, mas quero.
    Ainda mais depois de ler sua resenha cheia de paixão, deve ser bom mesmo.
    “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros, mesmo gostando de livros assim.
    mas sei lá as resenhas que vejo não me chamam muita a atenção para o livro, mas gostei da sua. vou dá uma chance a eles ^^
    Primeiros Acertos ❥❁

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já li algumas resenhas positivas sobre essa série e fiquei interessada em ler,mas ainda não li.
    Pela resenha pareceu que a história tem sua parte romântica, mas também é bem divertida.
    Os personagens principais, Nora e Patch parecem ótimos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo