Resenha: A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas - Queria Estar Lendo

Resenha: A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas

Publicado em 4 de ago. de 2015

Resenha: A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas

A Lâmina da Assassina é um livro de contos da série Trono de Vidro, e acompanha o passado de Celaena Sardothien antes de se tornar a mais famosa assassina de Adarlan.

Quem me conhece aqui do blog também conhece minha infinita paixão pela série Trono de Vidro. Este livro me aproximou tanto da personagem e do seu passado conturbado que no fim eu só queria abraçar ela e deixá-la livre pra sair matando todo mundo!

Vou falar um pouquinho de cada conto, diferente da maioria das resenhas. A sinopse já diz sobre o livro num geral, mas quero comentar a evolução da personagem conforme suas aventuras iam mudando de cenário.
 
O primeiro deles mostrou uma Celaena como conhecemos: a assassina cruel e cheia de si, cumprindo uma ordem importante do rei dos assassinos - uma missão designada a ela e a Sam, um dos melhores matadores da Guilda, por quem ela não tem grande simpatia - quem leu Trono de Vidro vai reconhecer o nome Sam. É um conto bem animado, a convivência da Celaena com o Sam foi entre tapas e mais tapas, e ela argumentando com o lorde pirata foi excelente.

E enfim chegamos ao momento em que ela toma uma decisão perigosa, decisão essa que vai contra as ordens dadas pelo rei - e que vão afetar toda a vida dela dali para frente.

O segundo conto foi mais morno, mais para mostrar o que ela enfrentou depois de fazer o que não deveria ter feito - mas foi uma coisa muito honrosa, ok?

Palavras podiam ser tão mortais quanto aço.

Porque ela é uma assassina fodástica, mas ela tem princípios! Celaena ajuda uma curandeira a se proteger, e deixa para trás a marca de uma mulher forte, ensinando outra a se empoderar. Eu amei isso!

A Assassina e o Deserto foi o meu conto favorito. Celaena precisa enfrentar as consequências da sua decisão lá no primeiro conto, recebendo sua punição no deserto; ela é obrigada a procurar pelo Mestre Mudo, comandante dos assassinos silenciosos, e deve permanecer lá por três meses para ser treinada por ele - a punição por ter descumprido as ordens de Arobynn, rei dos assassinos. E CARA, o conto é genial!
 
Eu me apaixonei perdidamente pelos métodos e pelos ensinamentos que os assassinos do deserto passaram para a Celaena, especialmente na convivência dela com o chefão deles. O homem, que fez um voto de silêncio, fala mais do que todos os seus aprendizes,  e todas as cenas em sua presença eram tão bem detalhadas que eu quase podia ouvi-lo falar com os olhos. A Celaena cresceu bastante no decorrer desse conto específico, principalmente por ter acontecido depois de uma punição severa; ela está ferida física e emocionalmente, mas não está caída. Celaena Sardothien nunca cai.

Resenha: A Lâmina da Assassina - Sarah J. Maas

E é aí, nos últimos contos, que retornamos para o reduto dos assassinos, para a companhia do Rei e de Sam e de tudo que Celaena conhece desde que se entende por gente; mas ela está diferente. Ela está menos arisca e um pouco mais imprudente, e está reparando mais em detalhes que deixava passar antes. Seus sentimentos por Sam estão crescendo fortemente, e os dele por ela.

Ainda que impulsiva, ela carrega as marcas que os meses no deserto e os anteriores a ele deixaram em seu espírito. As injustiças do império e do que ela acreditava ser certo vão assombrá-la a um ponto em que Celaena decide deixar tudo para trás para ir embora com Sam, mas a vida dela não é fácil. E, se você leu Trono de Vidro, já sabe que isso acaba muito mal.

Ela era fogo, era escuridão, era pó e sangue e sombra.

MUITO MAL MESMO! Eu já sabia o que ia acontecer, já sabia como ia acontecer, mas quando a Sarah narrou "o" acontecimento eu queria deitar em posição fetal no tapete do chão e chorar por três dias seguidos. Fui trouxa? Fui trouxa, claro.

Shippei Celaena e Sam com muita força, e eles foram um ship lindo como já me era prometido desde o princípio. A força da Celaena está imensurável, tal como nos outros livros, mas é algo mais bruto. Ela ainda é a assassina egoísta e mesquinha, ainda é a menina que quer do bom e do melhor, ainda é a garota perdida com um passado sombrio, mas a Sarah construiu as suas escolhas exatamente para construir o seu crescimento na série.

O livro termina algum tempo antes do primeiro da série, mas termina naquele exato momento em que você sente a mudança chegando para a assassina. E sabe que as coisas grandiosas estão por vir.

A Lâmina da Assassina nos apresenta ao passado da famosa Celaena Sardothien, para deixar nossas emoções ainda mais desesperadas para descobrir o seu futuro.

Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

Título original: The Assassin's Blade
Autora: Sarah J Maas
Editora: Galera Record
Tradução: Mariana Kohnert
Gênero: Fantasia | YA
Nota: 4
SKOOB

3 comentários:

  1. Nem li os outros da série e já quero ler esse.

    Ai que capa LINDA!

    Sua resenha <3 <3 <3

    Bjs, Gi.

    ResponderExcluir
  2. Oie!!

    Só vim aqui dizer que ESTOU MUITO ARREPENDIDA DE NÃO TER LIDO O TRONO DE VIDRO AINDA. Obrigada.

    Hahahaha a Celaena parece ser uma personagem INCRÍVEL. Quero muito muito ler os 3 livros e este dos contos. As capas são maravilhosas!
    Iza já leu tudo e surta do nada até hoje HUAHSUASAUH

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2.1.16

    Simplesmente amei o livro, e fui trouxa tbm. Achei q sam e ela teriam um futuro, eu realmente chorei bastante qnd ele morreu. Uma das melhores historias q ja li

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo