Resenha: Um Ano Inesquecível - Queria Estar Lendo

Resenha: Um Ano Inesquecível

Publicado em 10 de jun. de 2016


Clima de Dia dos Namorados no ar, então nada melhor do que a resenha de um livro amorzinho pra segurar o amor! Quatro estações. Quatro autoras. Quatro amores. Um Ano Inesquecível nos leva, através de narrativas e visões tão diferentes, mas tão igualmente marcantes, através de mudanças climáticas e mudanças emocionais, até quatro histórias marcantes.

Um Inverno Inesquecível é o primeiro conto, de autoria da Paula Pimenta. Estamos viajando até o Chile na companhia da Mabel, que vai passar as férias com a família lá - obrigada, porque ela queria mesmo é viajar com os amigos para passar um tempo ao lado do garoto de quem gosta. Entre altos e baixos, acaba que a Mabel se apaixona não só pelo inverno no Chile, mas por um rapaz que faz parte daquela estação.

A narrativa da Paula é bem juvenil, e é a primeira vez que pego algo escrito por ela. Tinha muita curiosidade, porque a Bianca adora, e gostei do que encontrei. Meu maior problema com esse conto foi a correria; a Paula demorou sessenta páginas para desenvolver a chegada da Mabel no Chile, as picuinhas dela, a birra, problemas com a família, e só então começou o romance. Soou muito forçado para mim, especialmente pelo jeito como acabou.

Foi aquela coisa de "amor à primeira vista" que não cola. Se tivesse ficado mais em aberto, acho que eu teria gostado mais. Foi fofo, mas foi corrido. A protagonista é adolescente, então ou eu ia amá-la desesperadamente ou ia desgostar dela imediatamente. Não gostei. Não curti o jeito da Mabel, apesar de entender. Ela está começando a viver, começando a perceber que não dá pra entender o amor, começando com tudo.

Com quatorze anos, suas decisões são um pouco mesquinhas, mas verossímeis à sua personalidade, e ela tem seus momentos adoráveis. Benjamín, seu interesse amoroso, é um garoto um pouco mais velho, com uma atitude engraçadinha muito fofa, e os dois dividem ótimos momentos. Mas, de novo, queria ter tido mais desenvolvimento para os dois, ou um final menos fechado. A fórmula de amor instantâneo não funciona tão bem quando não usada corretamente, e foi o que rolou com esse conto.

Um Outono Inesquecível foi o meu favorito de lavada. Foi tão favorito que eu coloquei ele na minha listinha de "contos amorzinho para ler quando eu estiver precisando de histórias fofas" ao lado dos contos da Rainbow Rowell e da Stephanie Perkins em O Presente do Meu Grande Amor.

A história da Babi Dewet é bem simples; João Paulo ama música, Anna Júlia não. João Paulo é de boas com a vida, Anna Júlia está sempre correndo com a sua. João Paulo toca violão e canta debaixo do MASP, e a Anna Júlia passa ali na frente todo dia a caminho do seu estágio. Com simplicidade, um outono casual na vida dos dois acaba se tornando o melhor de suas vidas.

Eu amei como a Babi construiu a trama com simplicidade e conseguiu deixar tudo tão apaixonante desde o primeiro momento. Os personagens são reais. Absolutamente reais. Você poderia esbarrar com a garota a caminho do seu estágio ou se parasse debaixo do MASP para ouvir um garoto aleatório tocando violão. Anna Júlia é bastante sistemática, e nem por isso pouco carismática.

Eu a adorei desde o primeiro instante; ela está estudando para Direito, os vestibulares estão chegando e seu pai arranjou estágio com um advogado renomado. Para participar de tal estágio, ela vai de metrô, e acaba de seu caminho coincidir com o de João Paulo, um músico de bem com a vida que ganha seu dinheiro tocando músicas aleatórias quando tem um tempo livre das aulas do Conservatório.

O João é um amorzinho, seu jeito de viver é apaixonante, e a química entre os dois quase salta das páginas do livro. Sabe aquele tipo de casal que te faz querer viver uma grande história de amor igual a deles? Esse casal é Anna Júlia e João Paulo.

Anna Júlia descobre a magia da música através de João Paulo, e ele apresenta a ela a beleza nas coisas simples da vida. Sem a correria e com a mente mais focada no "aqui e agora", Anna percebe que não está sendo jovem como realmente deve ser, e é com João que ela vai encontrar um cúmplice para viver a juventude.

Entre sorrisos, músicas clássicas e letras que dizem tanto sobre os dois, Babi tece um conto sobre um outono inesquecível e um amor inesperado incrivelmente marcante. Não há promessas ou juras de paixão eterna. É simples, é real e é encantador. Eu queria muito ler mais sobre os dois; queria um livro só com os dois. Queria viver um outono como o deles e queria abraçar ambos até esmagá-los.

Uma Primavera Inesquecível foi a história da Bruna Vieira. Jasmine é filha de uma florista e de um taxista e ela está com problemas em matemática. É o último semestre do terceiro ano e ela precisa de uma nota incrível para não ser reprovada, e a matemática não é exatamente a matéria mais simples de todas. Eis que o professor sai com a solução: aulas de reforço. Só que acontece um contratempo e ele pede ajuda para um aluno da faculdade de engenharia ajudar Jasmine com suas dúvidas, e aí começa o romance.

A escrita da Bruna é bem descontraída e leve. Não foi uma história arrebatadora igual ao outono, mas não me decepcionou igual o inverno. Foi uma primavera adorável. A Jasmine é uma protagonista carismática. O romance, no entanto, não me conquistou tanto assim.

Contos tendem a introduzir as situações rápido demais, mas a história anterior prova que é possível construir uma relação fofa e depressa sem soar abrupto. A Jasmine e o Davi começaram bem, mas depois rolou aquela apressada necessidade de dar um final feliz a eles. Quando as personagens não se conhecem e não tem um espaço muito grande para desenvolver a proximidade, por favor, não fechem um final tão Disney.

Um Verão Inesquecível, por fim, fecha o livro de contos com a história escrita pela Thalita Rebouças, outra que eu tinha muita curiosidade de ler! No verão da Thalita, acompanhamos as peripécias de três melhores amigas, com a história centralizando nas desventuras amorosas da Inha. A menina carismática e apaixonada vai encontrar um amor inesperado em pleno Carnaval, e vai vivê-lo com a intensidade que a época pede.

Com uma narrativa bem divertida e comunicativa com o leitor, a Thalita nos presenteia com um conto rápido, fofo e engraçado. A Inha foi bem carismática, e eu adorei ter a narradora expressando seus sentimentos a respeito de tudo que acontecia, porque ela era eu! As burradas que a Inha fazia, os comentários bobocas dela e do Guima, seu interesse amoroso, tudo isso era retorquido com humor e carisma pela própria Thalita.

O amor entre os protagonistas foi rápido como prometido, mas, diferente dos contos onde isso aconteceu RÁPIDO DEMAIS, teve seu alto e baixo bem equilibrados. A história é cheia de referências à cultura pop e também à nossa cultura - por exemplo, a namorada do irmão da melhor amiga da Inha é uma cantora de funk. Toda a história de paixão inesperada no Carnaval acontece por causa dela, inclusive! Tem toda uma treta envolvendo a Inha e o Guima no meio do livro e a trama decorreu rapidamente, mas no momento certo. Foi o meu segundo conto favorito, sem sombra de dúvidas.

No geral, Um Ano Inesquecível foi, de fato, inesquecível. Houve bons contos e houve contos que não me agradaram, mas todos contaram histórias de amor improváveis, adoráveis e aleatórias, e foi uma leitura relaxante.

Título original: Um Ano Inesquecível
Autor: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira, Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Gênero: YA, Romance
Nota: 5

Saiba mais: Skoob | Buscapé
 

10 comentários:

  1. Eu tenho esse livro na minha wishlist só por conta da Bruna Vieira, adoro o jeito adolescente dela de contar histórias... o jeito leve e despretensioso com que ela escreve... só que ele é um pouco caro, então vou deixando de lado... mas puxa... que fofo. fiquei curiosa.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10.6.16

    Oii!
    Ahhh fiquei apaixonada ♥ Tipo preciso desse livro! Os personagens parecem ser apaixonantes e os contos maravilhosos! Queeeero *-*

    Beijão!
    Vem conhecer o meu Cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem uma seleção incrível de autoras, não tinha como os contos não serem maravilhosos também. Ainda não li, mas tenho muita curiosidade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. socorro, porque ngm nunca gosta de ''enquanto a neve cair'' o primeiro conto do livro? Fooi meu preferido, mas respeito a opinião de vocês afinal cada um tem seu gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso, Kethlin :P
      Cada um tem seu gosto. Na minha opinião, foi fraco e não convenceu minha atenção, mas pra ti foi uma boa leitura :D
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
    2. Aaa eu ainda não li o livro todo,estou na história da Babi mais concerteza o melhor até agr foi enquanto a neve cair

      Excluir
  5. Com certeza o da Babi é oque me deixa mais ansiosa!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23.10.17

    Eu não sei o que vocês dizem, mas fogo! O da Babi foi o que me deixou mais triste! Vocês não podem só pensar nas partes más das outras histórias! Se repararem bem todos os contos são diferentes e têm a sua magia. Eu gostei da mesma maneira todos enquanto vocês só devem dizer isso porque preferem essa autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anony, tudo bom?
      Eu posso e inclusive vou focar no que me incomodou nas outras histórias, porque esses foram os motivos que me fizeram desgostar delas :) Do mesmo jeito que você pode e deve focar no que te divertiu e te fez gostar dos contos!
      Todos os contos são sim diferentes, e isso não desfaz o fato de 3 deles não terem sido de meu agrado (e terem sido do seu agrado!) Olha como opinião é uma coisa ótima, cada uma tem a sua :D
      Eu adoro a Babi, adoro a Bruna, a Thalita e a Paula. Inclusive, pra ti ter uma ideia, li o livro novo da Babi e detestei a história - continuo amando a Babi por isso. É só saber separar autora de história. Não gostei mais do conto da Babi porque gosto mais dela - gostei porque foi o único que realmente me agradou como leitora ;)

      Beijos.

      Excluir
  7. Anônimo12.1.22

    O da Babi com certeza foi incrivelmente inesquecível, o que né arrebatou, me fez querer entrar na história, assisti-los, vê-los, me fez ter sensações que nunca mais eu havia sentido após ler um livro. Babi Dewet,se você ler isso, por favor, escreva aos seus leitores uma continuação ( anônima talvez ) para aquecer nosso coração com esse amor simples, respeitoso e bonito de João Paulo e Ana Júlia!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo