Resenha: Um Novo Mundo - Queria Estar Lendo

Resenha: Um Novo Mundo

Publicado em 15 de ago. de 2016


Alguns livros infanto-juvenis conseguem me encantar, outros não. Um Novo Mundo é uma aventura entre o mundo real e o de Minecraft. Foi escrito pela youtuber Bianca Tatto, mais conhecida por Bibi. Entre interações e uma narrativa bem simples, o livro funciona para a faixa etária à qual foi destinado - por isso não deu certo pra mim.


Sinopse: O tempo está correndo e Bibi precisa alcançar logo seu irmão, Gagui, senão... Você conhece o mundo do Minecraft? Então certamente sabe quem é a Bianca Tatto, ou melhor, Bibi! Ela tem hoje um dos canais mais importantes no Youtube sobre Minecraft, com dicas e experiências que divide com um grupo de mais de um milhão de inscritos que a segue e comenta tudo que posta. Também é considerada a garota gamer mais assistida entre os youtubers do Brasil, além de uma das maiores do mundo. Neste livro, Bibi apresenta uma incrível competição entre o avatar dela e o do Gagui dentro de um novo mundo que ela criou no jogo. Enquanto isso, alterna a história com momentos divertidos de sua vida e confusões reais que se meteu durante seus dezesseis anos de idade. Se você curte Minecraft e procura por uma empolgante história, não pode deixar de saber quem sairá vencedor dessa perseguição! Preparado para a aventura?

Com imagens e uma linguagem simples, Bibi divide o livro entre a aventura de Minecraft e fatos da sua vida. Para explicar um acontecimento ou até para brincar com uma memória, ela interage com o leitor, conta as gafes que viveu, fala sobre o seu passado e o seu presente. Temos a Bibi do seu canal e Bianca do cotidiano, a garota aventureira e aquela cheia de histórias pra contar.

Recebemos este livro em parceria com a Novo Conceito. Ele foi um dos lançamentos do selo Novas Páginas, voltado para a publicação de literatura nacional.



Um Novo Mundo não é o tipo de livro que acrescenta alguma coisa para o leitor, e por isso, talvez, eu não tenha gostado tanto dele. Achei tudo muito superficial, coisas que poderiam ter sido postadas em um blog, textos que funcionariam muito mais em uma mídia digital do que em uma obra tão pequena. O fato de as letras serem muito grandes pra ajustar o livro a um tamanho considerável foi incômodo. Dá pra perceber que não tem muita história ali pelo fato de ele estar cheio de imagens e de um espaçamento monstro.



Eu achei interessante a parte com os comentários dos pais da Bibi lá no fim do livro. Nota-se a presença da família em seu dia a dia, e o livro conta como o apoio deles é importante para o crescimento da garota - tanto na vida quanto profissionalmente. Bianca é uma jovem descobrindo tudo sobre o mundo, entre sustos e acontecimentos divertidos, e suas memórias mais felizes envolvem membros de sua família - muitas vezes assistindo as suas trapalhadas.



O público que a acompanha no canal vai se identificar melhor com esse livro - porque eu jogo Minecraft e nem assim consegui - e acho uma leitura válida para crianças e adolescentes que querem começar a se aventurar pela literatura.

Título: Um Novo Mundo
Autora: Bibi Tatto
Editora: Novo Conceito
Gênero: Infanto-juvenil
Nota: 2


Saiba mais: Skoob | Saraiva

Um comentário:

  1. Olá.
    Avaliei o livro com duas estrelas também. Acho que como o público alvo deles são as crianças e adolescentes, com certeza alcançará facilmente. Acho que a parte que mais gostei também foram os comentários dos pais da Bibi. É bem perceptivo, até mesmo durante a história, que é uma família bem unida.

    Beijos. * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo