Resenha: Imperfeitos - Queria Estar Lendo

Resenha: Imperfeitos

Publicado em 21 de jan. de 2017


Lançamento da editora Novo Conceito, Imperfeitos tem a sutileza de uma boa distopia, com tudo o que procuramos em livros do gênero, e o que deveria ser mais do mesmo acaba por surpreender com um desenvolvimento incrível e um final arrebatador.


Sinopse: Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão. Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan.Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor. Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita? 

Celestine vive em um mundo dividido. A sociedade perfeita julga aqueles que cometem crimes morais, separando-os por marcações à ferro quente na pele, impedindo-os de frequentar certos lugares, de comer certas comidas, de sair depois do horário determinado. Os chamados Imperfeitos são discriminados, tratados como sombras. Para ela, o mundo é ótimo desse jeito, até que não é mais. Celestine ajuda um Imperfeito, e ela é julgada por isso. Celestine se torna um deles, e sua punição vai além do esperado; para os perfeitos, ela é um erro. Para os Imperfeitos, uma causa, um mártir. Para ela mesmo, de repente, é uma ninguém.

É a minha tragédia que eles temem. E isso me dá força.

A protagonista tem o arquétipo do tipo mais interessante para histórias do gênero. Ela é a personagem centrada, satisfeita com o mundo privilegiado em que vive, intocável pelos defeitos dele, até que, movida pelo que acredita ser uma atitude inocente, nada justificável para uma punição, Celestine é condenada como Imperfeita. Por ajudar outro ser humano marcado, ela se torna um deles. E a injustiça e crueldade desse sistema em que vivem começa a se destrinchar para ela a partir do momento em que sente na pele o que é ser discriminada.

- É horrível. Uma mulher me olhou outro dia como se eu tivesse matado todos os filhos dela. Eu preferia me matar a viver assim.
Esse é um livro sobre injustiças. Não espere tramas políticas grandiosas, reviravoltas chocantes ou cenas de ação arrebatadoras. Ele é incrível exatamente por ser uma distopia calma, o início de uma revolução. Imperfeitos é a promessa de que a sociedade injustiçada está começando a se erguer, que eles não querem aceitar os julgamentos impostos por um Tribunal tido como corrupto. Celestine é o estopim, mas vai muito além dela. E o fato de ela nunca se portar como uma heroína, como alguém que quer fazer a diferença, esses foram os fatos que mais me conquistaram na sua personalidade.



Há uma guerra em curso, Celestine. Não deixe que eles a usem.
Ela não perde o egoísmo do começo do livro, mas entende os problemas da sua sociedade com o tempo. Ela não perde o medo da punição, especialmente por ter sido a Imperfeita mais marcada da história. Ela não se livra do terror que o Tribunal impôs sobre sua figura, sobre sua vida a partir das marcações. Celestine é uma adolescente assustada pouco disposta a fazer a diferença, mas ansiosa para que as coisas mudem. Ela é quase um paradoxo ambulante, e é frustrante mas ao mesmo tempo é verossímil com tudo que ela representa.


Além de Celestine, temos a presença constante de sua família, que sofre os abalos do julgamento dela de maneira mais emocional. O pai é um personagem mais constante, disposto a se levantar contra a injustiça pela filha, e a mãe é mais contida, temerosa quanto ao que a aguarda caso levante a voz. Celestine tem uma irmã, antes sua sombra, introvertida, agora em destaque graças ao que Celestine se tornou. O relacionamento entre as duas teve dois grandes momentos dentro do livro, e achei muito interessante como a autora trabalhou o ressentimento e o afastamento de cada uma delas.

Os Imperfeitos são pessoas comuns que cometeram transgressões morais ou éticas.
Art, namorado da protagonista, se provou um grande babaca. Com atitudes compreensíveis, mas covardes. O modo como ele se porta diante da Celestine antiga e da Imperfeita provam muito sobre sua personalidade, e o quanto ele é um medroso indigno. O fato de ser filho do chefe do Tribunal não é justificativa para as coisas que ele diz ou pelas suas atitudes.


Ah, Crevan, o homem responsável pela condenação e punição da protagonista, é um dos vilões mais bem trabalhados que já li em distopias. Ele tem um que de Presidente Snow e Alma Coin, agindo de acordo com o que acredita ser o melhor, ainda que o melhor remeta a crueldades. Ao mesmo tempo em que tem muito de corruptível e de psicótico, perdendo a linha para provar seus pontos.

Um dos personagens que eu mais gostei, curiosamente, foi um dos que menos apareceu - e graças aos céus por isso. Cecelia apresenta Carrick ao leitor brevemente, com apenas uma fala, e ele se torna uma figura de apoio para a protagonista mesmo se tratando de um desconhecido. O fato de terem dividido um trauma e uma memória tão pesada quanto as marcações cria essa ligação entre os personagens, e você torce desesperadamente para que ele apareça por ela, porque sabe que Carrick é o único capaz de entender Celestine melhor do que ela mesma.


A edição da Novo Conceito está ótima. Alguns errinhos de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Diagramação boa para leitura, e a capa tem um detalhe incrível que quando eu descobri sofri o maior mindfuck.

Estamos aqui para sermos usados como um reflexo dos piores pesadelos do mundo. Bodes expiatórios de tudo o que há de errado na vida dos outros.
Uma sociedade imperfeita justamente por criminalizar imperfeições é o que te espera na leitura dessa série distópica. Com um final de tirar o fôlego, Imperfeitos abre caminho para uma continuação que já aguardo desesperadamente.

Título Original: Flawed
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Gênero: Distopia
Nota: 5

Saiba Mais: Skoob | Saraiva | Submarino Buscapé

11 comentários:

  1. Amei, parece bem legais, vou procurar pra eu ler, fiquei com muita vontade! Adoro distopias achei ben parecido com um episódio de Black Mirror hahah
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
  2. Oiii Denise

    Essa foi uma das minhas últimas leituras de 2016 e entrou pra minha lista de favoritos, achei que a Cecelia arrasou em sua estréia no gênero distópico e fico aqui na torcida pra que logo possamos ver a continuação dessa série publicada nas nossas livrarias.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei esse livro da Cecelia. É uma distopia incrível e alguns capítulos, principalmente no final, me deixou sem reação de tão impactantes que foram!

    beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise!
    Eu adoro a Cecelia e estou super ansiosa para ler essa distopia, que é um gênero que eu leio pouco e estou começando a adorar.
    Parabéns pela resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  5. Ótima Resenha!

    Esse livro me pareceu interessante. Já anotei para ler ainda em 2017.
    Parabéns pelo Blog.

    Att,
    Blog Combo Pop
    http://blogcombopop.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hello.

    Great post. I like your blog.
    I am following you on GFC, I hope you will follow back.

    Greetings. :)

    My blog - Aminique

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise, tudo bem?
    Sabe quando vê um livro e se dá conta de que ele é a sua cara? Então menina, isso aconteceu comigo com esse livro. Adorei a resenha flor.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  8. Gente, Denissseeeee, eu amei esse livro e sua resenha ficou tão completa que me deu até vontade de reler. Senti o mesmo em relação ao Carrick. A autora foi muito feliz na forma que construiu a aparição dele. Estou super curiosa com o próximo livro.

    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise, tudo bem? Nunca li nada da Cecelia, mas sempre leio resenhas positivas sobre os dramas/romances que ela escreve. Saber que ela sai um pouco do gênero habitual me deixa bastante curiosa. Parece ter uma gama muito boa de personagens! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu AMO os livros da Cecelia Ahern - tanto que tenho todos os livros dela aqui em casa e já li 5. Quando soube do novo lançamento dela e vi que seria uma distopia, fiquei com um pouco de medo (apesar de ficar super feliz), pois é um gênero que ela nunca escreveu e a chance de dar errado é muito grande...
    Mas que bom que você gostou e o final ainda te surpreendeu. Eu espero ler ele bem em breve, mas a pilha tá gigante, rsrs. O detalhe na capa é o relevo de volume número um ou é outro que não vi? Porque fiquei bem curiosa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Denise
    Que resenha, senhores, que resenha. Concordo em gênero, número e grau. O Art é um panaca, amo o Carrick e preciso de mais dele na continuação. Preciso de mais dessa sociedade, dessa personagem, dessa família.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo