[TAG] Então é Natal! - Queria Estar Lendo

[TAG] Então é Natal!

Publicado em 25 de dez. de 2017


Então é Natal e todo mundo tá falido de tanto comprar livro... Mas tá feliz também! Feliz Natal, gente! Encontramos essa TAG lá no blog Vidas em Preto e Branco e pensando no fim do ano, nada melhor do que responder algumas perguntas com a temática natalina, né?



Árvore: Um livro que você não cansa de ler todo ano
Denise: Faz muito tempo que eu não releio um livro, tá bem difícil achar tempo pra isso. Mas uma história que eu sempre gosto de reler é Harry Potter. Não dá pra enjoar!
Eduarda: Faz um bom tempo que eu não releio a história em si, não sou muito dada a releituras. Mas tendo em visto que estou sempre lendo fanfics desse universo, tenho de responder Harry Potter, é claro.
Bianca: Não costumo reler livros, mas se fosse escolheria Amy and Roger's Epic Detour, da Morgan Matson. É fofo, emotivo e literalmente uma viagem!
Camila: Acho que Júlia dos Sete aos Dezessete, da Irene Hunt, que me marcou desde a primeira leitura e sempre que leio, é tão bom como se nunca tivesse lido antes.
Mark: Além de Harry Potter, todo ano releio As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky). Pode não fazer sentido, sei lá, mas eu adoro revisitar essa história porque o Charlie fez parte de um momento fundamental na minha vida.



Família: Um livro que toda família deveria ler
Denise: Percy Jackson e o Ladrão de Raios; porque é a porta de entrada para todas as sagas maravilhosas do tio Rick, e porque tem humor e muitas críticas sociais bem incluídas na história.
Eduarda: Eu ia citar Harry Potter, mais uma vez, mas para dar uma variada vou responder um dos meus livros preferidos da vida: A menina que roubava livros.
Bianca: Dumplin', acho que a forma como o livro aborda o preconceito e a autoimagem dos adolescentes é delicado e uma ótima forma de para todos entenderem como as nossas palavras afetam as pessoas que amamos.
Camila: Como Viver Eternamente, da autora Sally Nichols, que escreve livros infantis maravilhosos. O protagonista tem coragem, gentileza e muita força, é uma história que todos deveriam ler, mesmo que seja considerada infantil, 
Mark: Vou escolher Harry Potter (J.K. Rowling) porque é um livro que pode agradar as pessoas de qualquer idade.



Neve: Um livro que se passe no inverno
Denise: Uma das minhas últimas leituras, Wintersong (S-Jae Jones). Se passa em um reino mágico onde o inverno nunca tem fim.
Eduarda: O Rei do Inverno (?), embora eu lembre um total de zero coisas sobre ele vou acreditar no título e chutar que ele tenha pelo menos alguma ligação com a estação do ano!
Bianca: help, a maioria dos livros que eu amo se passa no verão! Vou com Garota Tempestade, que pelo que me lembro, acontece no outono/inverno.
Camila: Calafrio, da Maggie Stiefvater, se passa em Minnesota, portanto, todo o cenário da história tem frio e neve.
Mark: Estamos Bem, da Nina Lacour. Não tenho boa memória para esses detalhes, mas o inverno, no caso desse livro, é bem importante porque cria algumas situações entre as personagens.



Papai Noel: Livro com personagem idoso que te marcou
Denise: Ele não é exatamente "idoso", mas é "antigo" e representa muito da sabedoria da protagonista. No caso, Feita de Fumaça e Osso (Laini Taylor) - meu querido e adorado Brimstone. 
Eduarda: A Lógica Inexplicável da Minha Vida, porque a Mima é uma personagem maravilhosa.
Bianca: A Maldição do Espelho, da Agatha Christie. Miss Marple me marcou muito por ter sido uma das primeiras protagonistas femininas que li, além de uma detetive idosa!
Camila: Só consigo lembrar agora de House of Night, com a avó da Zoey (protagonista), uma senhora maravilhosa e muito cuidodosa. Ela pertence à linhagem cherokee, e lida muito com a natureza e seus poderes. Toda vez que escrevia uma história quando era mais nova, colocava uma avó parecida com ela.
Mark: A Lógica Inexplicável Da Minha Vida, Benjamin Sáenz. A Mima do protagonista é maravilhosa (lembra bastante uma das minhas avós, inclusive).



Presentes: Um livro que quer ganhar nesse Natal
Denise: Consegui realizar um dos meus sonhos na Black Friday que foi comprar a edição completa de Watchmen e essa belezinha vai ser meu presente.
Eduarda: Eu queria muito ganhar 50 brasileiras incríveis, mas infelizmente para mim querer não é poder.
Bianca: Ah, meu deus, tem tantos! Ainda tô rezando e esperando que o papai Noel de alguma forma me traga Moxie da Jennifer Mathieu.
Camila: Adoraria ganhar All the Crooked Saints, novo da Maggie Stiefvater, mas o preço subiu tanto na Saraiva que socorro, não vai ser possível, pelo menos não agora.
Mark: Seria meu sonho receber o quadrinho Condado de Essex (Jeff Lemire)? Mas dificilmente ganho presentes literários no Natal.



Espirito natalino: Um livro que transmita esperança
Denise: Um dos mais recentes que passou essa sensação pra mim foi I'll Meet you There (Heather Demetrios). A história tem uma carga psicológica bem forte, acompanhando os dramas pesados dos dois protagonistas, mas é aquela coisa de ter uma pontinha de luz na escuridão.
Eduarda: Eu sou o mensageiro, pode parecer uma resposta estranha, mas a ideia de sermos todos mensageiros e mensagem me marcou muito. Somos parte do mundo que queremos mudar, nossa inércia é também nossa queda.
Bianca: Os Homens Explicam Tudo para Mim, da Rebecca Solnit. É uma não ficção e sempre lembro dele quando fico P da vida com toda a violência de gênero que AINDA EXISTE NO MUNDO. Tem dias que é muito difícil acreditar em um mundo melhor no futuro, aí eu me lembro do ensaio final desse livro e me sinto esperançosa.
Camila: O Conto da Aia, da Margaret Atwood. Os acontecimentos desse livro são terríveis e assombrosos, mas a protagonista não perdeu a esperança no meio de tudo aquilo, e isso me passa que, se ela conseguiu fazer isso, junto do final da história que nos deixa aberto esse sentido, qualquer coisa é possível.
Mark: A Guerra Que Salvou A Minha Vida, da Kimberly Bradley. O livro se passa no período da Segunda Guerra Mundial, então há tragédias e toda essa carga pesada envolvendo guerras. No entanto, apesar de todas as coisas ruins que acontecem, os acontecimentos bons fazem com que a gente tenha esperança de que tempos melhores chegarão. É como diz a música Sorrow do projeto musical Sleeping At Last, "for in our great sorrow we learn what joy means" que seria algo como "é nos momentos de grande tristeza que aprendemos o significado de alegria".



Então é Natal: Uma dica literária pro Natal
Denise: O Presente do meu Grande Amor é um amorzinho de livro com clima natalino. São vários contos de vários autores conhecidos sobre aventuras e desventuras amorosas no Natal.
Eduarda: #MeuAmigoSecreto é o livro ideal para aproveitar a data festiva e fazer algumas reflexões sobre o que é ser mulher nos dias de hoje. A leitura é fácil e tem uma base sólida, aborda temas importantes e que instigam o debate. Chega de piadas sem graça nessa Ceia de Natal ou de comentários preconceituosos, leve esse livro para a festa e boa problematização!
Bianca: Pelamor, migos, leiam Mentirosos da E. Lockhart porque eu não vou ficar sofrendo sozinha por causa daquele final! Acho que esse livro só perde para o da Solnit no meu top melhores livros de 2017!
Camila: Deixe a Neve Cair, é bem semelhante a O Presente do meu Grande Amor, e são contos de vários autores que me deixaram muito inspirada para essa época e que apresentam boas lições. É uma leitura bem rápida e suave, portanto não atrapalha na correria de fim de ano.
Mark: Não costumo ler livros com temas natalinos, então vou indicar O Sol Também É Uma Estrela (Nicola Yoon) porque é uma leitura rápida e gostosa.  



12 comentários:

  1. Adorei a tag e seus escolhas. Quero ler O sol também é uma estrela :)
    Feliz Natal :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal.
    Quantas dicas maravilhosas. Tem como não reler Harry Potter? Eu já li cinco vezes e estou me preparando para ler novamente hehe. Amei as capas dos livros de inverno, quero ler todos hehe.
    Feliz natal!

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oiii meninas

    Primeiramente feliz Natal!!! Que seja uma data iluminada e cheia de alegria pra todas vcs.
    Bianca me representa nessa TAG. Amy & Roger é tudo! Foi meu primeiro livro sobre road trip e eu amei, me sentia viajando com eles. Além de que gosto dos livros da Morgan, tem sempre aquele algo mais. Preciso ler Mentirosos e O Conto de Aia, ambos estão na minha lista, quem sabe em 2018 caem.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Feliz natal gentes *-*
    Queria tanto ter tempo para reler livros... HP é uma saga eu adoraria reler tbm.
    AMO A menina que roubava livros <3 Deixe a neve cair é bem gostoso de ler,e estou lendo agora O presente do meu grande amor
    Vou contar um segredo: Adoro os livros da Agatha Christie, mas tenho um ranço com a Miss Marple, n sei pq kkkkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    Muito legal essa tag. Eu adoro a Miss Marple, queria que adaptassem os livros dela para o cinema como estão fazendo agora com o Poirot.

    Feliz natal! :)
    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas, acho que Harry Potter entra em quase todas as categorias hehehehe e eu tb gosto da avó da Zoey, meu problema que eu amei essa série e ela me decepcionou demais e quero muito ler O Presente do meu Grande Amor!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amei a tag, excelentes livros e quadrinhos escolhidos haha
    Parabéns =D

    Beijão
    https://atocadalebre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, amei a tag e as escolhas de vocês, nunca li HP só assisti aos filmes, mas pretendo ler a série, mentirosos é ótimo, amo esse livro. Feliz Natal pessoal!
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, que tag tão engraçada! Gostei de várias das vossas dicas =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  10. Oi Meninas!
    AAAAA, quem não ama reler Harry Potter? Eu quero fazer isso esse ano.
    E eu quero muito comprar 'O Conto da Aia', eu amei a série e preciso saber mais sobre a história.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a tag! Não costumo reler livros, mas tenho vários guardados com amor, quem sabe um dia vou reler algum deles...
    Um abraço!
    https://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, meninas!
    HP eu nunca li, mas vi todos os filmes. Mas um livro que costumo repetir a leitura sempre é ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Amo forte!

    E como não se apaixonar pela Mima de "A lógica inexplicável..."? Tão carinhosa e compreensiva; tão doce e feliz!

    E sobre "A guerra que salvou a minha vida eu só tenho a dizer que foi uma das minhas melhores leituras do ano. ME emocionei muito forte e realmente é um livro pra dizer que não se deve deixar a esperança escapar ou morrer.


    Bjux, Feliz Natal!
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo