Resenha: A Bússola de Ouro - Queria Estar Lendo

Resenha: A Bússola de Ouro

Publicado em 8 de jan. de 2018


A Bússula de Ouro é o primeiro volume de uma história maravilhosa de aventura e elementos fantásticos. Escrito por Phillip Pullman e lançada aqui no Brasil pela Editora Suma de Letras, que nos cedeu um exemplar para resenha, é um livro que te permite explorar até as barreiras da imaginação.

Sinopse: O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso — mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar.
Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores.
Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.
Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.

Lyra Belacqua tem 13 anos e cresceu no campus de uma prestigiada faculdade em Oxford. Deixada lá por seu tio desde muito nova, sua família são os funcionários, professores e crianças que vivem nos arredores. Sem muita responsabilidade ou regras impostas sobre ela como uma família de sua época teria feito, a personagem se tornou esperta e astuta, descobrindo coisas novas e desvendando lugares por sua própria conta e risco. Lyra é uma das protagonistas femininas mais fortes que já li sobre, ela é inteligente e metida, sem um traço de ingenuidade, também é uma líder nata.


Ela vivia brincando pelo terreno da universidade e correndo pelas ruas com as crianças, de vez em quando recebendo visitas do tio, e sua vida era isso. Então crianças começam a sumir do lado de fora dos portões da universidade, Lyra não tem muito a fazer a respeito, mas muda de opinião quando seu melhor amigo também some, e então ela decide que precisa ir atrás dele.

A história é cheia de detalhes e pequenas complexidades, você vai lendo e precisa ler cada palavra para que nas páginas posteriores, não se esqueça de algo importante ou de algum significado. Essa é a mágica de Philip Pullman, ele torna a história tão viva, que esses detalhes a fazem praticamente saltar das páginas.

O universo de A Bússola de Ouro não é igual ao nosso. Muitas coisas são semelhantes, mas pode-se perceber através de várias descrições que há diferenças, como países com outros nomes, ou ainda, não são separados de uma união com outros, por exemplo, o Brasil, que se chama Alto Brasil. São coisas simples ás vezes, mas que podem ser realmente diferentes se refletirmos sobre isso. Outra coisa, muito importante, são os daemons. Cada humano possui o seu, que é como um animal ligado, conectado a você, como parte de sua alma, portanto, onde você vai, seu daemon vai e vice-versa. É como ter sua alma gêmea (não no sentido romântico né), sempre com você. Eles se comunicam e falam normalmente, além disso, os daemons das crianças podem assumir a forma de qualquer animal que quiserem, mas quando sua criança cresce, ele precisa assumir só uma e mantê-la pro resto da vida. Essa ligação entre humano e daemon é muito clara no livro, e é possível compreender a importância disso, o quanto é algo forte.  



A narrativa tem vários pontos altos, e se dirige para onde menos podemos imaginar. Cada núcleo da história é em um lugar diferente, abordando de forma inteligente a aventura que Lyra está vivendo, se encaminhando para um final inesperado e que deixa uma ótima abertura para o restante da trilogia.
- Não sendo humano. É por isso que você nunca conseguiria enganar um urso. Enxergamos truques e mentiras como enxergamos pernas e braços. Conseguimos ver de um modo que os humanos esqueceram. Mas você sabe disso; afinal, consegue entender o leitor de símbolos- Não é a mesma coisa, é?Ela estava mais nervosa com o urso agora do que quando ele estava furioso.
- É, sim – confirmou Iorek – Pelo que sei, os adultos não conseguem fazer isso. Aquilo que eu sou para os lutadores humanos você é para os adultos com o leitor de símbolos.

Essa nova edição da Suma das Letras está maravilhosa, e sinceramente, combinou muito mais com a história do que a antiga. Os detalhes, a cores, tudo feito de maneira excelente. As páginas são amareladas, o que sempre é ótimo, e a fonte boa para uma leitura rápida, que, aliás, com o andamento dinâmico da narrativa, não poderia ser diferente.

Fazia algum tempo que eu queria ler essa trilogia, e fiquei muito contente de ter a oportunidade, pois Philip Pullman recria o fantástico de maneira maravilhosa, utilizando elementos tanto surpreendentemente reais quanto mágicos nessa aventura da Lyra e daquele mundo.

E aí, já leu essa trilogia ou ficou interessado para conhecê-la?

Título original: The Golden Compass/Northern Lights
Autora: Philip Pullman
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia
Nota: 5
Skoob

12 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa! Senti metáforas que formulam críticas para 'o mundo real' em cada pedacinho!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10.3.23

      Gata eu não intende foi oi nada

      Excluir
  2. Amei sua resenha, fiquei bem interessada :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Aaah como eu amo essa trilogia! E ela só fica melhor a cada livro!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, Camila.
    Assim que der eu vou comprar essa trilogia nessa nova edição. Os livros estão mais bonitos e mais baratos hehe. Eu conheci a história pelo filme, nem sabia que tinha livro quando assisti na verdade e quando falei para meu sobrinho que tinha assistido e gostado do filme ele mandou eu ler o livro que o filme era muito ruim perto dele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Essa nova edição da trilogia está linda de mais. Não tenho nenhum deles, mas tenho muita vontade de comprar e ler. Amei sua resenha e os quotes.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por esse livro (pela trilogia inteira, na verdade), é um dos melhores que já li do gênero =D
    Amei a resenha, tudo de bom <3

    Beijão
    http://atocadalebre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A capa dessa nova edição está uma coisa de louco! Linda demais <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila! Ahh eu amo essa trilogia, um dos emus livros de fantasia preferidos e confesso que sou apegada a capa antiga rsrsrsrs O melhor dessa série é que a continuação não é ruim, já que geralmente os segundos livros são mais complicados rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila!
    Essa nova edição está muito linda! Ainda não li a trilogia mas quero muito ler.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas já assisti o filme e gostei bastante. Valeu pela dica, ótima resenha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10.3.23

    Fiquei muito interessada com isso

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo