Resenha: Suicidas - Queria Estar Lendo

Resenha: Suicidas

Publicado em 6 de jan. de 2018

Resenha: Suicidas

Suicidas é o primeiro livro publicado pelo meu queridinho Raphael Montes, ele foi relançado pela Companhia das Letras neste ano de 2017 e a editora fez a gentileza de nos ceder um exemplar para resenha dessa história sobre nove jovens que se juntaram em um porão para jogar roleta-russa.
Sinopse: O PRIMEIRO ROMANCE DO JOVEM AUTOR QUE SE FIRMOU COMO PRINCIPAL NOME DO NOVO SUSPENSE BRASILEIRO.Antes que o mundo pudesse sonhar com o terrível jogo da baleia azul, que leva jovens a tirara própria vida, ou que a série de televisão 13 Reasons Why fosse lançada e se tornasse o sucesso que é hoje, Raphael Montes, então com 22 anos,já tratava do tema do suicídio entre jovens, com a ousadia que virou sua marca registrada. Em seu primeiro livro, que a Companhia das Letras agora relança acrescido de um novo capítulo, conhecemos a história de Alê e seus colegas, jovens da elite carioca encontra dos mortos no porão do sítio de um deles em condições misteriosas que indicam que os nove amigos participaram de um perigoso e fatídico jogo de roleta russa. Aos que ficaram, resta tentar descobrir o que teria levado aqueles adolescentes, aparentemente felizes e privilegiados, a tirar a própria vida. Para isso, contamos com os escritos deixados por Alê, um narrador nada confiável.
O livro começa pela narrativa em primeira pessoa de Alessandro, que está escrevendo um livro onde narra os acontecimentos em tempo real enquanto ele e mais oito amigos se encaminham para a Cyrille's House, onde eles vão jogar roleta-russa até que nenhum deles sobreviva para contar a história. O segundo ponto de vista do livro também é sob a perspectiva de Alessandro, desta vez com escritos que foram encontrados em seus diários relatando tudo o que acontecia em sua vida. E, por fim, a gravação de uma reunião realizada com uma delegada e as setes mães dos jovens que morreram naquele porão um ano antes.
Há mais famosos mortos do que vivos. A morte traz fama e reconhecimento. Quando eu morrer, vão querer saber o que aconteceu aqui, e meu trabalho será reconhecido... espero.
A história vai sendo contada através destas três perspectivas, apresentando os personagens ao leitor e oferecendo vislumbres dos fatos que ocorreram e que acabaram por levar aqueles nove jovens a atitudes tão extremas. Embora todos os personagens tenham sua importância, o destaque da história fica com Alessandro e Zak, o primeiro por ser o narrador e o segundo por ser melhor amigo deste, e líder natural do grupo. É impossível desenvolver comentários mais aprofundados sobre a trama sem correr o risco de esbarrar em alguns spoilers, portanto, basta dizer que o livro se trata da reconstituição dos dias anteriores ao suicídio coletivo até poucos minutos do momento final.

Resenha: Suicidas

Sou uma apaixonada pelo Raphael Montes desde o primeiro momento que tive Dias Perfeitos em mãos, leia resenha aqui, e sua ousadia na escrita sempre me encantou. Aqui, em Suicidas, fica clara que essa ousadia também está presente, ainda que em doses mais leves. É fato que o livro, em si, é pesado. E não o recomendo se você tiver qualquer gatilho emocional relacionado a: suicídio, homofobia, gordofobia, estupro e até mesmo necrofilia.

O que me intriga quanto ao livro é que ainda seja obviamente uma história típica do Montes, ela parece se apresentar de maneira mais discreta. Foi escrita para chocar e atordoar os leitores, é fato, mas falta nela o carisma meio diabólico que é tão característico do autor, que te convida a chafurdar na lama junto com seus personagens. Em Suicidas mantive uma distância fria, quase robótica, dos personagens e da história, sem conseguir me envolver e de fato me importar com o que estava acontecendo. Talvez por ser seu romance de estreia ele estivesse ainda aprimorando suas técnicas que depois me surpreenderiam como em Dias Perfeitos e no terrivelmente delicioso Jantar Secreto.
Cometer suicídio é como se tornar um deus por alguns segundos.
Afora o distanciamento para com a história e a ausência da presença marcante dos traços do autor, outros dois problemas pesaram a minha leitura. O primeiro deles foi o tamanho do livro, que poderia facilmente perder umas 100 páginas sem que comprometesse a história sendo contando. O segundo é o número excessivo de personagens, compreendo a necessidades deles, é claro, mas confesso que próximo a página 70 tive de pegar um bloquinho de anotações e começar a escrever os nomes, principalmente na parte referente a gravação com as mães, para entender quem era mãe de quem e o que aquilo significava para a história sendo contada. Por falar no núcleo das mães, esse definitivamente foi o ponto mais fraco do livro.

O final da história nos revela mais um artifício clássico do Raphael Montes, e já é o segundo livro dele que eu leio e acerto determinados plot twists, o que me faz questionar se não estaria Montes sendo um novo Dan Brown e fazendo uso de certas fórmulas. E isso não é uma crítica, longe de mim, amo a escrita dos dois.
A morte é apenas uma das formas desta triste partida. Existem outras. Piores.
Suicidas é uma leitura que se estende, densa mas intrigante. Pode não vir a ser o melhor livro de Raphael Montes, mas é um livro dele, o que já garante certo selo de qualidade.

Título original: Suicidas
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance Policial
Nota: 3,5

Saiba mais: Skoob

Gostou do livro? Adquira através dos links abaixo e ajude a manter o blog! 



20 comentários:

  1. Nunca li nada do Montes, mas pelo que você falou, a escrita parece ser bem envolvente..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, o Montes é um dos meus autores favoritos. A escrita dele é maravilhosa, vale muito a leitura!

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  2. Olá, Eduarda.
    Eu só li um livro do autor até agora, O Vilarejo e amei o livro. Tenho Jantar Secreto aqui e assim que der eu vou ler. Mas já vi que o autor gosta de chocar mesmo. Achei O Vilarejo bem forte em algumas cenas e fiquei com o estomago revirado. E pelo jeito esse segue na mesma linha. Mas ainda assim é um livor que me interessa. Eu não me importo com autores que seguem a mesmo formula, porque quando a gente gosta quer ler mais naquele estilo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      eu também amei O Vilarejo, isso que eu tava receosa quando li pois não costumo gostar de contos. O Rafael tem esse estilo próprio que é maravilhoso e deixa a gente querendo sempre ler mais, é impressionante. Quanto a Jantar Secreto, é uma ótima história, mas tu precisa ter um estômago forte para certas cenas e estar preparada, porque ele vai mexer com a tua cabeça, hahahaha.

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  3. Olá, Eduarda. Eu nunca li nada do autor mas recebi esse livro na caixinha do Skoob e ainda não li. Achei o enredo pesado, até porque conheci uma pessoa que morreu brincando disso, e também porque não estou familiarizada com o autor, então não me senti muito cativada. Talvez por não ter lido nada do autor, eu gostei mais desse livro do que você, quem sabe.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      pois é o livro pode ser complicado para algumas pessoas dado o seu enredo. Suicidas é um bom livro, mas como disse não é o melhor dele. Para quem é virgem de Raphael Montes eu sempre indico que comecem por Dias Perfeitos, é o livro ideal para conhecer o autor!

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  4. Oii Eduarda, tudo bem? Nunca li nada do autor, mas só vejo comentários positivos com relação aos livros dele, pretendo ler algo dele esse ano até pq é autor nacional e quero ler mais nacionais.
    - Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol,
      eu realmente amo os livros do Raphael e super indico eles. Se tu for mesmo iniciar nas obras dele, recomendo Dias Perfeitos como leitura inicial.

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  5. Oi Eduarda! O problema de quando o autor acerta numa fórmula ele tende a repeti-la, né? Eu não li ainda nada dele, mas é bom saber do distanciamento com os personagens e história para alinhar as expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mi,
      pois é, eu nem to reclamando da "fórmula" (ou seria mais estilo mesmo?) não, por sinal eu adoro, hahaha. É só que na hora de fazer uns plot twists eu consigo acabar adivinhando o que vai rolar, hahahaha

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  6. Oi! Como disse o enredo é envolvente e forte, eu particularmente não gosto de ler histórias com essa temática. Mas, para quem curti, a obra parece ser boa. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      é infelizmente o livro não é pra todo mundo, muita gente pode se incomodar. Mas quem curte o estilo com certeza ama os livros do Montes.

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  7. Oi Eduarda!
    A história do livro parece ser tensa mas ao mesmo tempo cansativa... Eu também tenho dificuldade quando tem um monte de personagens, me perco!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora,
      pois é, tive alguns problemas com a leitura. Mas amo os livros do Montes, ele é muito criativo e ótimo autor!

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  8. Oi, Eduarda!
    Menina, só li O Vilarejo e gostei muito. Eu quero ler esse, mas não sabia que era quase um GoT da vida com esse bando de personagem.
    Gente e esse bando de gatilho? Nunca imaginei
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      ah se tu leu O Vilarejo então já sabe do talento do moço. HAHAHA, nesse livro tem muito personagem mesmo e tem tanta morte quanto GOT, já que é uma roleta russa. :P
      Te indico ler Dias Perfeitos antes, porque é um dos melhores dele!

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  9. Oi Eduarda,
    Esse é um tema nada comum na minha estante. Mas eu já li um livro do Raphael e gostei. Talvez me arriscasse nesse, ou talvez eu vá para aquele 'Jantar Secreto'. Qual você acha que vou gostar mais?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      depende de qual livro dele tu leu. Se foi O Vilarejo, então tu já deve estar mais preparada para encarar Jantar Secreto. Mas mesmo que tenha sido Dias Perfeitos, ainda te indico ir para Jantar Secreto pois a escrita dele é primorosa ali, apesar do tema totalmente pesado e contraditório.

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir
  10. Oi, Eduarda!
    Adorei a sua resenha! Eu também me apaixonei pela escrita do Raphael com Dias Perfeitos e, embora Jantar Secreto seja pesado, a obra consegue entreter e manter o leitor preso do início ao fim. Comecei a ler Suicidas esperando ter a mesma experiência, e acabei largando nas 100 primeiras páginas porque não via a leitura fluindo, fora que também não consegui me envolver com os personagens e a realidade vivida por eles. Talvez eu não estivesse num bom momento pra aquela leitura em especial, então vou dar uma segunda chance, mas provavelmente vou acabar tendo a mesma opinião que a sua com o livro.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      concordo totalmente contigo no que diz respeito a Jantar Secreto, a escrita do Montes é tão viciante nele que consegue aliviar o peso da temática. Quanto a Suicidas, eu recomendo tu fazer o mesmo procedimento que eu e ir anotando os nomes das mães e tentando associar com os dos jovens. Na verdade foi esse "jogo" de descobrir quem é quem que me levou pelas 150 páginas iniciais, fazendo eu me envolver de alguma forma com a história. Mas tenta dar outra chance ao livro sim, embora não se equipare aos outros é muito interessante acompanhar o que foi o início da carreira do autor, e identificar traços e estilos que a gente percebe tão bem desenvolvidos nos outros livros.

      Att.,
      Eduarda Henker

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo