Controle remoto: Taboo - Queria Estar Lendo

Controle remoto: Taboo

Publicado em 12 de abr. de 2018


Taboo é uma série muito difícil de explicar, apesar de ter uma trama tão simples. Como ela é muito viciante e extremamente bem produzida/ atuada/ roteirizada, eis-me aqui para falar sobre essa maravilha.

Em 1813, James Keziah Delaney (interpretado por Tom Hardy, um dos amores da minha vida) retorna da África. Ele tinha sido dado como morto pelo naufrágio do navio em que trabalhava, mas o naufrágio só o levou a passar um tempo no continente e encontrar muitos, mas muitos diamantes. Seu retorno para a civilização tem a ver com a herança da família, o negócio que ele se recusa a vender para a Companhia das Índias Orientais; a ideia de James é construir um império naval e derrubar aqueles que entrarem em seu caminho.

Com oito episódios e várias subtramas complexas envolvendo o protagonista, Taboo se desenvolve toda a partir de James. As tramoias e planos mirabolantes do personagem são eclipsados pela sua aura sombria e macabra; o cara é pirado na batatinha, mais louco que o Batman, mas é genial.


A série é um espetáculo. Tanto o visual quanto figurino, roteiro e atuações são de deixar o coração saindo pela boca. Apesar de o protagonista carregar muito da história nas costas, os coadjuvantes não ficam para trás em importância e desenvolvimento. A história depende de James, mas também está interligada a todos com quem ele faz aliança - e com todo mundo que resolve tentar atrapalhar seus planos.




A ideia dele é bem simples, até. James quer construir seu império naval, quer expandir os negócios da família para poder viajar até a América. A Companhia das Índias Orientais não quer permitir. Aí pense na quantidade de traições, brigas de rua, duelos, ameaças, assassinatos e todo tipo de caos possível.

Enquanto James tenta alcançar seu objetivo, todo tipo de contratempo acontece - e o cara é brilhante a ponto de prever mesmo as coisas mais inesperadas. São aqueles plot twists de te deixar grudada na cadeira gritando O QUÊ? porque nunca, mas nunca que viu isso vindo.



Acompanho os trabalhos do Tom o suficiente pra dizer que ele entrega sua melhor atuação nessa série. É de uma carga dramática absurda; o cara consegue passar emoções com um simples "hmm" e mudança de tom, e nem me deixe começar a falar sobre os seus olhares. 

Não é a toa que tantos diretores adoram colocar máscaras na cara do Tom, ele sabe construir uma cena inteira só com um olhar. James não é um personagem fácil nem gostável, mas é incrivelmente bem escrito - e isso causa empatia no telespectador. Eu terminei a série amando e odiando o cara, em equilíbrio.

Lorna Bow e Zilpha Geary são as personagens femininas mais importantes da história - apesar de a Zilpha ser definida pela parte amorosa da trama e de ter passado por umas situações que eu, particularmente, achei bem babacas pra uma personagem feminina com tanto potencial, a atriz consegue passar muito desespero e a sensação de perdição nas suas cenas.





E minha Lorna Bow, preciosa e cheia de personalidade, que está ali pra bater de frente com toda a aura sombria do James. Eu amo essa mulher! Ela é uma atriz e aparece num momento crucial da série, trazendo uma reviravolta que nem mesmo o James previa. Daí pra frente, de aliados a confidentes e até amigos (gosto de imaginar que têm o potencial de um ship) Lorna aceita lutar ao lado do homem, contanto que ele garanta as coisas que ela quer alcançar.



Todo mundo na série é muito guiado por ambições, e o James sabe como dobrar as pessoas à sua vontade para que cheguem a um consenso. Esse roteiro, gente, é genial! Para quem gosta de uma história sombria, com personagens complexos e cenas de tirar o fôlego, Taboo é a pedida certa.

A série é curtinha e tem um final aberto para a segunda temporada que já foi confirmada. Está disponível no Fox Premium para ser assistida e recomendo fortemente; não vão se arrepender.

13 comentários:

  1. Oi, Dê!
    Depois de Aniquilação e On My Block, fico esperando ansiosamente pelas dicas de séries e filmes de vocês hahahaha Afinal, até agora só amei o que vi por aqui.
    Eu nem conhecia a série, mas já coloquei na minha lista aqui. E, tudo bem, uma parte disso pode ser por causa de Tom... Mas tudo bem, né? haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      OPAAA que maravilhoso saber que tá curtindo nossas indicações! Quando a gente ama muito uma série/filme precisa dividir com o mundo <3
      Taboo é fantástica! Não sei se tu já viu Penny Dreadful? Mas tem aquela pegada meio dark/gótica, só que sem o sobrenatural. Inclusive meu crackshipp James Delaney e Vanessa Ives :v
      TOM HARDY É SEMPRE UM MOTIVO MUITO CONSIDERÁVEL, assino embaixo.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Denise,
    Fiquei mega empolgada!!! Não conhecia a série e estou arrumando desculpa para assinar o FOX Premium além de Outlander, porque assinar por uma série só, não compensa né? Mas acho que iria gostar dessa sim!
    Que personagens fortes!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      YAY que vai ser um pacote completo pra ti! Outlander que é maravilhosa e Taboo que é fantástica também. Vai na fé que a série é bem lenta, mas juro pra ti que vale a pena cada minuto.
      A Lorna é um mulherão da porra <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Denise!
    Menina, acredita que eu fiquei naquela de esperar a temporada acabar pra conferir e acabei me esquecendo hahhahahhahahah Seu post veio em boa hora.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      SOCORRO entendo o sentimento. O tanto de série que já terminou season faz tempo e eu ainda não vi porque esqueci UHUHASUHASUHAS
      Espero que goste!

      Beijos.

      Excluir
  4. Gente, que ator maravilhoso!
    Eu adoro tramas assim mas para assistir série, acho bem difícil porque morro de preguiça. Se fosse um filme, provavelmente eu já teria visto, mas vou deixar a dica anotada.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Tom é crushão da vida, e a atuação desse homem é A+
      Compreendo perfeitamente, ultimamente eu tô com preguiça demais de começar série nova :/ mas ó, tem só 8 episódios, quem sabe te anima mais?

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Denise

    Não é o tipo de série com que estou acostumada, mas é aceitável ficar interessada em assistir só de ver os gifs? Hahahaha
    Eu fiquei aqui puxando da memória e não lembro de ter assistido nada com esse ator, mas concordo com o que disse sobre o olhar dele, se nesses gifs já fiquei impactada imagina na série? Uma pena eu não ter Fox Premium...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    Eu tô aqui me perguntando como nunca soube dessa série...
    Gostei mto do que li e preciso mto agora ver...Será que encontro em algum site pra assistir? Espero que sim já q não tenho canais como este ...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Esse ator é muito bom na série, lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Desfrutei muito sua atuação neste filme: Dunkirk, um melhores filmes de ação do 2018 sem dúvida, no filme ele cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

    ResponderExcluir
  8. Que delícia poder compartilhar com vocês a minha paixão por Tatoo.Estou simplesmente alucinada pelo filme e pelo Tom!!! Já vi algumas dezenas de vezes. Pode??? Adorei sua resenha! Tamo junto. Bora Tatoo!!!

    ResponderExcluir
  9. Ohhhh Retificando: TABOO e não tatoo. I am so sorry!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo