7 Livros de Fantasia com protagonistas não-brancas - Queria Estar Lendo

7 Livros de Fantasia com protagonistas não-brancas

Publicado em 19 de jun. de 2018


Porque graças aos céus o mundo finalmente percebeu que representatividade importa e é necessária e a literatura está acompanhando esse momento; os maiores sucessos de venda lá fora têm mostrado uma diversidade de personagens que é de encher os olhos e o coração de alegria. E hoje eu trago pra vocês uma listinha com 7 Livros de Fantasia com protagonistas não-brancas.



An Ember in the Ashes (Sabaa Tahir)
Uma história sobre a luta pela liberdade contra um governo tirano e a escravidão e é liderada por uma personagem feminina de cor; quer premissa mais poderosa que essa? Laia é uma garota determinada, corajosa o suficiente pra enfrentar o terror do qual todos fogem para tentar salvar o que restou de sua família.



Children of Blood and Bone (Tomi Adeyemi)
Um dos meus novos favoritos de fantasia, Children of Blood and Bone é ambientado num mundo inspirado por mitologias do oeste africano - que a autora inclusive estudou ao passar um tempo aqui no Brasil. O protagonismo é de vários personagens negros, mas as duas vozes principais da história são Zélie e Amari, duas garotas de universos completamente diferentes - uma maji marcada pela vingança e uma princesa ansiosa por fazer a coisa certa - e que carregam muito poder dentro da narrativa.



A Rainha Vermelha (Victoria Aveyard)
Todo dia eu tendo que fazer textão pra lembrar O MUNDO que Mare Barrow é uma personagem de cor; toda vez que vejo alguém casteando a Adelaide Kane pra personagem a vontade é de sair na voadora. A pele de Mare é referida várias vezes como 'morena' e a atriz favorita da autora para interpretá-la seria a Lindsey Morgan, o que significa que um dos rostos da revolução dessa grandiosa história - e certamente a mais importante dele - não é branca.



Song of Blood and Stone (L. Penelope)
Eu tô rezando para todos os deuses da publicação para quem alguém traga esse livro para cá. Descobri ele no Tumblr uns tempos atrás e consegui o eARC através do NetGalley e minha vida nunca mais foi a mesma por causa disso. Essa história retrata um mundo mágico que faz alegoria à situação dos refugiados aqui da nossa realidade, e Jasminda, a protagonista, é julgada por sua cor e ascendência e a narrativa gira muito em torno da crítica ao preconceito sofrido por seu povo. É um livro poderoso com uma protagonista incrível.



A Rebelde do Deserto (Alwyn Hamilton)
Ambientado em um mundo inspirado pelas Arábias, essa história acompanha Amani, uma atiradora exímia que acaba se envolvendo com uma rebelião e se tornando uma das principais figuras para libertar seu reino das garras de um sultão cruel. Além da Amani, claro, toda a gama de personagens é composta, em sua maioria, por personagens de cor.



Flame in the Mist (Renée Ahdieh)
Um dos meus queridinhos deste ano, é quase uma releitura de Mulan - só que ambientada em um Japão feudal - com um pouco de fantasia e uma protagonista apaixonante de tão bem desenvolvida. Uma garota que sai de um berço de ouro para investigar um grupo criminoso e acaba descobrindo que tudo que acreditava não é exatamente verdade absoluta. Todos os personagens são japoneses e o desenvolvimento da história com a mitologia e as lendas e a riqueza da cultura japonesa é FABULOSO.


Fogo (Kristin Cashore) 
Eu considero um pecado a série Graceling não ter a fama de um Trono de Vidro da vida, até porque tem qualidade e história suficiente para isso. Fogo é o segundo volume dessa série e, por ser um livro independente, mostra outro lado do reino em que a primeira história se passa; aqui acompanhamos a Lady Fogo, considerada um monstro por seus poderes e sua ligação com a natureza, mas ela também é uma das peças-chave para impedir uma guerra civil que se estende por todo o território. Eu sou APAIXONADA por uma protagonista e ela é a Fogo; que voz, que presença, que resiliência e coração de ouro. E, de novo, é uma história repleta de personagens negros e de uma narrativa fascinante. Merece o mundo!

Essa lista é breve, mas tem muitos outros títulos incríveis protagonizados por personagens femininas de cor. E aí, conhece mais algum?

8 comentários:

  1. Oi, Denise. Representatividade é muito importante e isso é tão legal de ver nos livros. Eu não li nenhum dos livros que você citou, mas conheço alguns, principalmente esse com mitologia africana, que achei bem interessante. Eu citaria Winter, que é negra e desenhada como perfeita, adorei isso na história, ainda mais porque é uma releitura de A Branca de Neve, né?
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Que interessante o post. Tenho lido pouca fantasia, dos que vc citou eu tentei ler Rainha vermelha, mas a leitura não fluiu. Fiquei interessada nas indicações.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu sou apaixonada por livros de fantasia e vi aí alguns dos meus favoritos, nem tinha me apegado neste aspecto das protagonistas. Mas realmente, a maioria sempre é branca. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nizz!
    Menina, realmente o povo só coloca a Adelaide Kane. A Lindsey seria tudo como Mare <3 Agora assim... eu nunca sei quando esses autores chamam os personagens de pele morena se é realmente POC ou se a cor da pele só é um pouco mais bronzeada que a do caucasiano, sabe... Tem livro que rola confundir mesmo. (Eu mesma com Rainha Vermelha até ver esse post)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Que bacana essa seleção. Reparei que ainda não li nenhum e preciso mudar isso. Quero muito ler a trilogia da Rebelde do Deserto..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    Anotando as dicas adoidado KKKK. Eu já li 3 da lista: Rainha Vermelha (tambem não suporto o povo ficar colocando a menina lá da série Rein KKKK), Uma Chama Entre Cinzas (amo demais) e A Rebelde do Deserto (que eu não curti muito, mas pretendo dá mais uma chance). Mas já fiquei curioso por esse da mitologia africana <3 D: Já tem aqui no BR ele?

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Bom, infelizmente não li nenhum desses livros, mas tenho a série da Rainha vermelha em ebook pra ler, mas tenho que dar uma adiantada nas minhas metas do ano pra poder ler outras coisas. Bom, estou pensando aqui em protagonistas de fantasia que não sejam brancos, mas, de cara, não me lembro de nenhum e isso é um saco. Acho que esse é o tipo de coisa que a gente não tinha que ficar pensando pra encontrar alguém que se encaixe. Tinha que ser mais fácil encontrar personagens que representem todos. Eu acredito que, em breve, as coisas vão melhorar nesse sentido.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Mais um motivo pra ler a rainha vermelha , acho lindo as diferenças etnicas , amo ver pretos e indios nas coisas .amo me ver 😍

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo