Resenha: A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson - Queria Estar Lendo

Resenha: A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson

Publicado em 2 de jul. de 2018

Resenha: A Assombração da Casa da Colina

A Assombração da Casa da Colina é o segundo livro da autora de terror, Shirley Jackson, a ganhar uma repaginada pela editora Suma. O livro da década de 50 acompanha quatro pessoas em sua estadia em uma casa mal assombrada e terminou por me conquistar.

A Casa da Colina é uma construção de 80 anos que todos acreditam ser assombrada. Dessa forma, o dr. Montague aluga a casa pelo verão e convida pessoas que já experimentaram atividades paranormais para lhe fazer companhia, em busca de estudar os fenômenos que ocorrem na casa para publicar um livro sobre o assunto que seja, finalmente, aceito pela comunidade científica.

Para tal tarefa ele consegue reunir outras três pessoas: Theodora, uma artista excêntrica; Luke, o herdeiro da casa; e Eleanor, uma mulher que passou a vida inteira cuidando da mãe, morta há poucos meses. Juntos os quatro tem longas noites e estranhos dias para enfrentar na casa, que já repele seus visitantes logo na sua atmosfera.

Às vezes as pessoas que nos derrubam nem olham para trás.

Uma das primeiras coisas que a gente nota em A Assombração da Casa da Colina é que a casa é uma personagem em si, e a segunda é que as personagens não são, necessariamente, legais e gostáveis. Não são do tipo que você se apaixona ou gosta, mas definitivamente dá para se identificar com elas - ao menos eu consegui, especialmente com a Eleanor.

Resenha: A Assombração da Casa da Colina

As personagens são descritas com defeitos e personalidades que não são das melhores, personalidades que nem podem ser confiadas, uma vez que a influência da casa faz com que seus sentimentos fiquem por todos os lados, assim como suas reações. A "educação" esperada da época, unida a esse ambiente instável, também faz com que você se pergunte o tempo inteiro o que exatamente está acontecendo na casa.

Eu não sei se essa foi a intenção da Shirley Jackson, mas criei várias teorias sobre o que, de fato, estava acontecendo devido ao clima incerto da narrativa, e foi algo que eu gostei bastante. Me lembrou um pouco de A Menina Submersa, onde eu nunca sabia se o que a protagonista via e presenciava era real ou não.

Uma experiência bem interessante de leitura, sempre.

O medo é a renúncia da lógica, a renúncia voluntária de padrões sensatos. Ou cedemos a ele ou lutamos contra, mas não nos é possível encontrar um meio-termo

Meu único porém com o livro - e o motivo de eu ter tirado meia estrela - é o ritmo inicial do livro. Depois das primeiras 100 páginas ele entra em um ritmo bom, os acontecimentos vão se desenrolando, mas antes disso ele é bem lento, extremamente descritivo e muito sobre estabelecer as personalidades e os relacionamentos dos personagens. Embora eu entenda que isso é necessário, achei bastante cansativo.

Mas depois que o negócio engrenou a leitura fluiu muito fácil. Inclusive, eu não teria passado uma noite naquela casa, com o medo que eu tenho de fantasmas e todos os acontecimentos por lá. Teria saído correndo na primeira batina na porta e nunca mais olhado para trás.

Eu realmente não via como seria o fim do livro até chegar no último capítulo, seguiu uma ordem bem natural da história, mas também surpreendeu. Acabei apegada as personagens, por mais que elas não fossem "gostáveis", e estou até com um pouco de saudade das conversas deles, de tirar sarro da sra. Dundley e das assombrações da casa da colina.

A gente nunca sabe de onde está vindo a nossa coragem.

Assim como Sempre Vivemos no Castelo, a parte gráfica está linda, com o livro em capa dura e a página inicial de cada capítulo diferenciada, e os dois juntinhos formam um par bem lindo e uniforme.

A Assombração da Casa da Colina é um livro bem escrito, com personagens diferentes que não se preocupam em cativar e uma história clássica de casas mal-assombrados, bem do jeito que a gente gosta.

Sinopse: Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão. Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.

Título original: The Haunting of Hill House.
Autora: Shirley Jackson
Tradutora: Débora Landsberg
Editora: Suma
Gênero: Terror
Nota: 4,5
SKOOB


8 comentários:

  1. Oie
    Sou apaixonada por estas capas, a diagramação está linda e o enredo me deixa muito curiosa. Gostei das suas ressalvas, o contexto do livro parece ser bem interessante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!

      Eu também adoro essas capas! E a história foi bem bacana mesmo, recomendo.

      bjs

      Excluir
  2. Olá, Bibs.
    Quando vi esse livro achei que fosse continuação por causa das capas parecidas hehe. Agora lendo sua resenha eu acho que já li esse livro em uma outra edição. Não tenho muita certeza, mas acho que sim. Eu nem passaria perto de um local assim, sou muito medrosa hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Pelo que entendi, estão fazendo a coleção toda semelhante mesmo, seguindo o mesmo padrão. Adoro porque fica tudo bonitinho junto auhsauhsahsauhsuahsuahsuahs E guria, eu já tava correndo 3 dias antes se me convidassem pra uma casa dessa, MAS NEM PAGANDO.

      bjs

      Excluir
  3. Interessante. Uma proposta bem diferente de história. Gostei :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      É bem legal mesmo, recomendo.

      bjs

      Excluir
  4. Oi, Bibs
    Eu não sou muito fã de terror, mas quando o enredo me deixa curiosa eu até me pego lendo um livro ali ou acolá. Infelizmente Assombração da Casa da Colina não me cativou a esse ponto. Eu gostei da capa, posso dizer isso, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Não sou das maiores fãs de terror, mas como me propus a ler mais mulheres em gêneros diversos esse ano, acabei descobrindo a Shirley e curti bastante. Não é aquele terror de pular da cadeira, que pra mim é MUITO melhor.
      Mas tem que cativar mesmo, se não a leitura não vai fluir.

      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo