Resenha: Amigos para a Vida - Queria Estar Lendo

Resenha: Amigos para a Vida

Publicado em 29 de nov. de 2018

Resenha: Amigos para a Vida

Um dos mais recentes lançamentos da Editora Valentina - que cedeu este exemplar para resenha -, Amigos para a Vida, do autor Andrew Norris, é uma obra tocante sobre aceitar e abraçar as diferenças.
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura. Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado. Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio. Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu. Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Na história, Francis encontra, na solidão, uma escapatória para os julgamentos alheios e o fato de não ser bem aceito entre os colegas de escola. E é num desses dias solitários que seu caminho esbarra com o de Jessica, uma fantasma. Ela não sabe como morreu, mas de repente parece certo estar ali ao lado de Francis; para Francis, esse encontro é a abertura de muitas portas para um mundo do qual ele se manteve tão afastado.

Amigos para a Vida é o tipo de leitura rápida para uma tarde. Com suas 201 páginas, o livro abraça e exalta o "diferente", fala sobre como o mundo tem dificuldade em aceitar essas diferenças como parte da normalidade. Através dos seus personagens, o autor desenvolve uma história leve e tocante sobre a importância da empatia e do apoio.

Francis é apaixonado por moda e julgado por isso. Além do bullying que enfrenta na escola, ele não consegue se encaixar nos padrões esperados - e é justamente essa quebra de padrão que o livro tanto exalta. Jessica aparece em sua vida para ajudar o garoto a aceitar que está tudo bem não seguir o "normal", está tudo bem ser diferente e se entender assim.

Resenha: Amigos para a Vida

Com a fantasma, outros personagens acabam entrando no caminho de Francis - crianças solitárias que enfrentam o pior do mundo exatamente por se distanciar do que é esperado delas. Andi é uma menina forte, apaixonada por esportes, que responde com violência a maneira terrível com que as pessoas a encaram; Roland é um menino gordo que se escondeu nos jogos e no quarto escuro por medo do que o olhar sobre seu peso pode fazer com ele.

Junto a Francis, esses dois vão encontrar em Jessica o apoio necessário para se aceitar, para encontrar a própria força - que afasta da solidão, que mostra que há outras pessoas como eles para segurar suas mãos e seguir em frente.

Resenha: Amigos para a Vida

A mensagem de aceitação que a obra deixa é de extrema importância nos tempos intolerantes que estamos vivendo. Ter empatia, ser gentil, ser consciente, todas essas mensagens atravessam as páginas da obra. Tal como Extraordinário, acredito que esse livro seja ideal para todos os públicos - a linguagem pode ser simples por se tratar de um infanto-juvenil, mas o que a narrativa passa é gigantesco.

A edição da Valentina ficou a coisa mais fofinha. Tem relevo na "costura" do título, e toda a parte de diagramação e revisão estão ótimas.

Amigos para a Vida é uma história sensível e simpática, com personagens reais e uma trama crível. É o tipo de livro que fala com a gente em diferentes níveis e que precisa ser espalhado para todo mundo.

Título original: Jessica's Ghost
Autora: Andrew Norris
Editora: Valentina
Gênero: Infanto-juvenil
Nota: 5
Skoob

GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELOS NOSSOS LINKS!

5 comentários:

  1. Que lindo essas história. Eu confesso que eu sou super apaixonada por historia que tem muitos amigos

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, achei a ideia da história bastante criativa e me parece ser um livro fofo, mesmo tratando de uma temática pesada e triste. Curti demais e fiquei extremamente curiosa para conseguir ler :) Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise!! Tudo bem? Eu comecei a ler hoje esse livro e a narrativa é tão fácil, fluida, estou amando a história e a gora com altas expectativas tb!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo