Resenha: Good Omens - Queria Estar Lendo

Resenha: Good Omens

Publicado em 14 de jun. de 2019

Resenha: Good Omens

Good Omens, ou Belas Maldições, é o trabalho em parceria de Terry Pratchett e Neil Gaiman que ganhou uma adaptação em formato de série pela Amazon este ano. Foi relançado recentemente aqui no Brasil pela editora Betrand - que cedeu este exemplar para resenha. A história acompanha um anjo e um demônio enquanto tentam impedir o apocalipse bíblico; como eles vão fazer isso é que cria toda a graça da coisa.

Aziraphale e Crowley se conhecem há muito tempo - desde que o mundo foi criado, mais precisamente. Cada um a seu modo, vivendo em meio a humanidade, o anjo e o demônio aprenderam a gostar das peculiaridades da Terra e dos que habitam ela. Quando a chegada do anticristo é anunciada, no entanto, eles decidem que deveriam fazer alguma coisa para tentar evitar o fim dos tempos.

Com os anos se passando, cavaleiros do apocalipse chegando e o anticristo se aproximando da idade onde o armagedom vai cobrir a humanidade, o livro acompanha a dupla e outros personagens em meio às tramoias do destino, de antigas profecias e do inevitável confronto entre céu e inferno.

Good Omens é exatamente o que promete: uma sátira do apocalipse bíblico, usando de humor e de muita genialidade para construir uma trama bastante conhecida, que é o fim do mundo.

Resenha: Good Omens

Aziraphale e Crowley não poderiam ser mais opostos. Um anjo bondoso e benevolente e um demônio curioso e impaciente. O que deveria ser uma relação de rivalidade acabou se tornando um relacionamento quase conjugal, com um conhecendo tanto sobre o outro quanto se é possível depois de tantos milênios. Foi, sem dúvida, o melhor arco de todo o livro.

As personalidades opostas criaram diálogos interessantes e hilários e situações absurdas que combinavam em muito com a presença dos dois. Vê-los tentando impedir o apocalipse, cada um a sua maneira, dentro das suas posturas, foi bastante divertido - e a narrativa fluiu muito bem no começo exatamente por acompanhar os dois.

É assim que acontece, você acha que está no topo do mundo, e de repente vêm com o Armagedom pra cima de você.

Mas, conforme conhecemos mais sobre a dupla, também somos apresentados a diversos outros personagens chave para a narrativa. Adam Young, o anticristo, certamente é uma figura interessante; um garoto apaixonado pelo lugar onde vive, pelos amigos e pela ideia de conhecer mais do mundo, tem pouco de "anticristo" nele - o que deixa a leitura mais tensa, porque você não sabe o que esperar do arco desse menino.

Dizem que o Diabo tem as melhores músicas. De modo geral, isso é verdade. Mas o Céu tem os melhores coreógrafos.

A bruxa Anathema e o jovem caçador de bruxas, Newt, também foram dois queridos; achei que me entendiaria em seus pontos de vista, mas eles eram atrapalhados e ansiosos em contraponto ao suspense de Adam e ao cuidado dos seres sobrenaturais. Os momentos entre os dois davam vida a situações mais destrambelhadas, uma vez que Anathema estava ali tentando entender as dezenas de profecias de suas ancestrais e Newt estava ali... Bem, primeiro para caçá-la, depois tentando impedir o fim do mundo junto com ela.

Good Omens é todo guiado por seus personagens, e o leque de personalidades tornou a narrativa bastante fluida e engraçada. Aziraphale e Crowley foram os protagonistas mais carismáticos e hilários que essa história poderia ter, completos opostos no que concerne a representação do "bem" e do "mal", mas a história deles, unida a de todos os outros nomes desse elenco, fizeram desse livro um favorito.

Pode ser que ajude na compreensão das grandes questões humanas ter uma noção clara de que a maioria dos grandes triunfos e tragédias da história é provocada não por pessoas sendo fundamentalmente boas ou más, mas por pessoas sendo fundamentalmente pessoas.

A narrativa dos autores, aliás, é um show à parte. O humor satírico é latente e entrega momentos de te deixar gargalhando porque são tão absurdos e sem sentido que fazem todo o sentido dentro do contexto apocalíptico.

Resenha: Good Omens

A edição da Record está bem simples e bonita e eu não costumo preferir as capas das adaptações, mas ter Michael Sheen e David Tennant à frente do livro com certeza serve pra deixar meu coração fangirl feliz.

No mais, para fãs dos autores ou de profecias apocalípticas contadas por bruxas atrapalhadas e anjos e demônios perdidos em meio aos seus deveres sobrenaturais, Good Omens é uma das melhores leituras que você vai fazer.

Sinopse: O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, para falar a verdade. Pouco antes da hora do jantar. Não há nada que possa ser feito para frustrar o Grande Plano divino. Mas quando uma freira satanista um tanto distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, tem início uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom. Aziraphale é um anjo que atua na Inglaterra e dono de um sebo nas horas vagas. Crowley é um demônio e ex-serpente responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade, porque os dois, que vivem entre os humanos desde o Princípio, apegaram-se demais ao mundo para desejar a grande batalha entre o Céu e o Inferno. Em sua jornada para evitar o Armagedom e encontrar o Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa, eles acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo, com caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles terão de ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando...

Título original: Good Omens
Autor: Neil Gaiman, Terry Pratchett
Editora: Bertrand
Tradução: Fábio Fernandes
Gênero: Fantasia
Nota: 5+

14 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu li esse livro em uma leitura coletiva e achei ele muito bom. E olha que até agora eu não tinha gostado de nada do Gaiman. Sem dúvida a dupla de anjos roubou a cena no livro, e na série de tv também que já assisti e está tão boa quanto o livro. Até os diálogos são iguais hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Comecei a série hoje e já tô surtando demais com a adaptação maravilhosa e aaaaaaaaa meu otp que é Azi/Crowley ASBFUOASBUOGASBUOASGBUOA amo tanto esses dois que dói!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Denise,
    Eu nunca li nada do Gaiman, só vi a adaptação de Deuses Americanos e gostei muito, então quero conferir essa obra também.
    E talvez seja a hora de iniciar as leituras do autor.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      Eu não li tanto do Gaiman quanto gostaria, mas do que li até agora curti tudo. Esse, em particular, é meu favorito! E a adaptação pra série ficou DIVINA (trocadilho sem intenções UHASUHASUHASUHASUH).

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Nizz!
    Não li o livro, mas já assisti a adaptação. Pela sua resenha, creio que ela tenha sido bem fiel, então acho que agora mesmo que não vou ler (pelo menos enquanto a história está bem fresca na cabeça)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Comecei a assistir hoje e tô só no surto porque tá tudo IGUAL. Só que tem alguma coisa em ver os personagens que aquece meu coração de outra maneira, tô morrendo pelo meu OTPzão mais do que já morri com o livro.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Denise! Terminei o livro este dias e achei a dupla de de personagens centrais muito divertida e os comentários sagazes. Quero conferir a adaptação e ver se foi fiel.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!
      Os dois são hilários e a narrativa ajuda muito a construir essas personalidades deles, eu adorei tudo a respeito deles.
      Tô curtindo demais a adaptação! Acho que tu vai gostar <3

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Denise, eu gosto do Gaiman e achei o enredo muito doido! Que bom que vc curtiu, quero conferir e a série tb!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      O Gaiman é icônico demais, sem or do céu esse homem. E tanto o livro quanto a série são maravilhosos e merecedores dos elogios!

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Denise, tudo bem?
    Amei a resenha! Eu não sei se leria o livro no momento, mas você me convenceu a, no mínimo, dar uma chance à série. A premissa parece divertida e os personagens também.
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih! Tudo bom e contigo?
      AAAAAAAA tenta ver a série sim! Do que eu já assisti até agora, tá absurdamente fiel à história. Pode ser um incentivo a ler quando terminar de ver!

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Denise!
    Você tem alguma ideia de onde eu posso estar lendo certos livros pela internet? (como pdf mesmo), pois nos sites onde os baixo sempre demora muuuuito pra completar o download. Se puder me ajudar, obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Tudo bom?
      Infelizmente não posso te ajudar. A gente não incentiva pirataria de livros, ainda mais com o mercado em crise que estamos vivendo. Pra continuar tendo livros, eles precisam se pagar, né? :)
      Já vi Good Omens por 19 reais em promoções da Amazon. Tem prime day chegando, então fica de olho que pode aparecer desconto bom ;)

      Bjs!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo