Diário de Leitura e ferramentas de controle de leitura - Queria Estar Lendo

Diário de Leitura e ferramentas de controle de leitura

Publicado em 30 de ago. de 2019


É muito difícil acompanhar tudo o que leio, ideias de post e TBR. Ano passado, em determinado momento comecei a ficar bem perdida e atrapalhada. Por isso, estou usando diário de leitura e vim compartilhar essa dica aqui.

Quem acompanha o blog sabe que comecei a pouco tempo por aqui. Sempre li bastante coisa, mas não tinha a necessidade de controlar nada disso nem sequer planejar nada para escrever depois da leitura. Era só ler o livro, curtir a leitura e partir para próxima. No máximo eu recomendava o livro pra alguém próximo, mas nada que tivesse que registrar.

Tenho uma memória péssima, então pra mim é muito difícil na hora de fazer a resenha. Lembrar de algum ponto que gostei ou que não gostei, alguma falha que prejudique a trama e outras coisas. Por isso, o diário de leitura foi uma ferramenta que me ajudou muito.

Cada um personaliza e coloca nele o que quiser. O meu é só um caderno simples, não fico enfeitando muito, no máximo coloco um título diferente. Já completei um caderno inteiro e parti para o segundo agora. Mantive a ordem deles igual, primeiro coloco a minha TBR por mês (eu tento seguir e falho miseravelmente todo mês), mas é bom para planejar o que tenho pra ler ainda. Em seguida deixo as idéias de post, eu tento fazer dois por semana, mas nem sempre consigo. 

Depois desses dois tópicos, eu tenho o diário de leitura em si, cada livro que vou lendo faço anotações durante a leitura. Basicamente anoto título, autor, editora, data que iniciei, a data que terminei e nota que dou pro livro. Isso me ajuda muito na hora de fazer a resenha e se por acaso preciso lembrar do livro depois de um tempo que li. 

Outra ferramenta que tem função parecida é o Skoob. Nele você consegue fazer o histórico de leitura também, mas eu não me adaptei. Gosto da caneta e papel mesmo, a Nizz usa bastante, mas eu realmente não consegui.

Além de ter essa opção de fazer o histórico, você consegue também classificar os livros como "quero ler", "lido", "abandonei", se você tem o livro também dá pra marcar, se deseja, se emprestou, entre outros. Acabo usando o Skoob como rede social, para ver o que as pessoas andam lendo, lançamentos e também controlo as leituras por lá, principalmente a meta de leitura. Esse é o primeiro ano que uso e estou gostando bastante, embora esteja atrasada.

Apesar de usar bastante o Skoob, tenho uma planilha no excel extremamente detalhada, com todos os livros que eu tenho. Acabo emprestando muita coisa e apesar do Skoob ter essa opção de controle, não consigo visualizar muito bem por lá. Além de controlar o que eu empresto, na planilha também coloco o status de leitura e os livros que planejo ler no próximo mês. 


 

A planilha me ajuda bem com os desapegos, consigo visualizar de qualquer lugar quais livros estão na minha estante e "tiro" da estante os meus desapegos. Consigo compartilhar a planilha também, isso foi ótimo nos últimos meses. Não ligo nem um pouco de emprestar os livros e quem me conhece sabe que tenho uma pequena biblioteca em casa e me pedem alguns livros e recomendações, aí compartilho a planilha e fica tudo certo.

Lógico que existem outros tipos de controle e formas de organização, muita gente usa o Goodreads, mas não consegui me adaptar. Já para post, outra dica que dou é usar um planner mesmo. Escrever para um blog não é simplesmente ler e escrever a resenha, tem as imagens e outros conteúdos além de resenha. Eu acabo não cuidando dessa parte, confesso que fico com a parte mais fácil (rs), mas tem a programação de post para ir ao ar, as publicações de outras redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Youtube) e para quem tem blog e precisa desse controle, um planner ajuda muito.

Eu tenho um planner para as minhas atividades do dia a dia e uso o mesmo para o trabalho. Ajuda demais com a organização e visualizar a semana toda ajuda a não ficar perdida nas tarefas. Conheço muita gente que usa a agenda do Google ao invés do planner, ela é bem útil também e te notifica antes da tarefa. Se você é do tipo totalmente esquecido a ponto de nem abrir a agenda física, te recomendo a eletrônica que te notifica.

Vocês organizam as leituras, tem um diário de leitura igual eu ou não? Conta como vocês se organizam nessa vida corrida. Espero que tenham gostado das dicas.

Se quiser aproveitar, tem um planner colorido e um em versão preto e branco para baixar, ambos exclusivos aqui do QEL. É só acessar o link abaixo e se inscrever para receber os links de download!


11 comentários:

  1. Eu amo fazer diário de leitura, funciona muito bem comigo :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Adoro também, comecei a pouco e não consigo mais ler sem meu caderno do lado
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Raquel.
    Eu tinha um caderno onde anotava todos os livros que tinha lido, mas quando conheci o skoob achei tão mais pratico que abandonei o coitado hehe. E depois do skoob nunca mais esqueci para quem tinha emprestado meus livros. Até porque hoje em dia prefiro doar do que emprestar porque dai não fico esperando de volta hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Eu sigo anotando, gosto da caneta e papel. Eu desapego de bastante coisa, mas tem alguns que não consigo desapegar, então só empresto mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Raquel! Eu geralmente não uso essa função do Skoob, mas anoto bastante coisa enquanto leio porque minha memória é péssima também rsrsrsrs Adorei a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Eu comecei a usar mas não me adaptei. Gosto de escrever mais detalhes e não gusto de ficar dando spoiler. Ia ficar bem brava de ler o histórico de alguém e ter detalhe da história.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu TENTO organizar as minhas leituras e tudo o mais relacionado ao blog. Faço uma listinha de a fazeres, metas, leituras. Encho os livros que to lendo de pot-its porque a minha memória também é ruim.
    Claro que nem sempre sigo a risca o que tenho organizado mas já é um avanço, kkk
    O caderno onde anoto tudo é uma bagunça que só eu entendo. Uma baguncinha organizada cheia de rabiscos e anotações.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É muito difícil seguir a risca o que a gente planeja. Também sempre saio um pouco do planejamento. Mas faz parte e tudo bem, sempre tem uns imprevistos mesmo. Adoro as minhas bagunças organizadas também haha
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Raquel,
    Eu uso o skoob e um caderno. Ali anoto tudo, até minha organização pessoal com o blog. Funciona melhor que agenda, porque quando eu fico presa aos dias, pode ser desanimador com a irregularidade da frequencia de leituras.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      O meu diário de leitura não fica preso aos dias também, mas no planner coloco tudo dividido em dias, se não me perco e nunca faço. Algumas tarefas ficam na "to do list" que preciso fazer naquela semana, mas não tem um dia necessariamente.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá
    Eu controlo tudo com o Skoob. Eu acho que sou uma das pessoas que mais usa a rede. Faço controle de leitura, de desejados, de tudo por lá. Pra mim é incrível e funciona super. Além disso, anoto as leituras no bujo e tenho uma planilha onde anoto o que li no ano, com título, autor, nacionalidade e quantidade de páginas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo