Controle Remoto: Aquarius - Queria Estar Lendo

Controle Remoto: Aquarius

Publicado em 10 de jan. de 2020


Resolvi aproveitar minhas mini-férias de começo de ano para ver alguns filmes que estavam na lista e coincidentemente, Aquarius entrou para a lista do Netflix! Yaaaay! Foi lançado em 2016, mas só depois de ver Bacurau me bateu aquela vontade de ver outro filme escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho. E a surpresa foi boa porque valeu a pena.

Nessa história, que se passa em Recife, Clara (Sônia Braga), a proprietária de um antigo apartamento na praia de Boa Viagem, recusa-se a vendê-lo para uma construtora que pretende colocar o edifício Aquarius abaixo e subir um novo condomínio de luxo no lugar. O filme não se enquadra no gênero terror ou suspense, mas se propõe a deixar uma tensãozinha no ar em muitos momentos.


Se essa história cai nas mãos de Stephen King, essas tensões teriam sido ainda mais exploradas e certamente viraria um belo terror psicológico.

A forma como KMF escreve e conduz seus filmes tem como característica a crítica presente e em Aquarius isso não muda. Aqui se volta à especulação imobiliária e às grandes construtoras. É engraçado analisar que esse filme aparece justamente no mesmo período em que estouravam muitas denúncias contra a Odebrecht.

Diferente de Bacurau, aqui Clara é a protagonista da história e eu amei essa mulher. Destemida e decidida, são as duas palavras que eu usaria para descrevê-la.  A matriarca é viúva a 17 anos e é claramente o alicerce da família.

Além da questão central, da recusa na venda do apartamento, o filme traz também à cena sutilmente uma perspectiva de uma mulher que lutou contra um câncer e perdeu um seio na batalha. A visão de Clara se relacionando com homens após a retirada da mama me deixou bastante impactada.

A fotografia e trilha sonora do filme são impecáveis. O início do filme se passa cerca de 30 ou 40 anos antes, e a fotografia é um importante aliado para dar essa sensação de algo antigo, o que muda quando o filme passa para o tempo presente.

Aquarius é uma obra de arte, quase tão boa quanto Bacurau. Espero que KMF escreva e dirija muito mais filmes para que eu possa me deleitar.


14 comentários:

  1. Ahh eu ainda não vi, mas lembro que fiquei na época do lançamento com muita vontade e conferir, o problema é que passou o hype e eu esqueci rsrrsrs Bom saber que é um filme nacional de qualidade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meniiina, não perde tempo. Confere lá que o filme é bem bacana.

      Excluir
  2. Oi meninas!
    Eu confesso que não sou uma pessoa assídua em cinema nacional, não por não gostar, mas simplesmente por deixar passar, sabe? Tanto Bacurau quanto Aquarius estão na minha lista, fiquei animada porque entrou na Netflix, não tenho mais desculpa! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Alê. Olha, eu confesso que às vezes deixo passar também, mas super vale a pena, viu?

      Excluir
  3. Eu já ouvi algumas pessoas falando sobre o filme, mas ainda não conhecia sobre o que se tratava a história. Achei bem diferente e, com certeza, fora da minha zona de conforto. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a gente cresce e é muito influenciado pela lógica de filmes holywoodianos e é muito bacana a experiência de ver algo diferente. Pode assistir que é sucesso.

      Excluir
  4. Oiii.
    Confesso que não assisto muitos filmes e menos ainda nacionais. Prefiro séries. Mas vou anotar a dica que pode ser que me bata uma vontade e eu assista hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, se eu te falar que eu também sou das séries você acredita? Tenho muita dificuldade de me concentrar num filme a ponto de não dormir, mas Aquarius é muito legal e vale super a pena. Quando tiver de bobeira, assiste que você não vai se arrepender.

      Excluir
  5. Ai, sim! Depois de Bacurau quero conferir todos os filmes do Kleber!
    Não sabia que esse já estava na Netflix, mas vou já dar o play aqui.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Lu. Super vale a pena. Fiquei com a mesma sensação depois que assisti Bacurau. Indico super

      Excluir
  6. Nunca ouvi falar. Filmes com esse tipo de pegada infelizmente nao me atraem entao me informo ou vejo muito pouco.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Emerson. Olhaaa, super acho que você deveria dar uma chance, rs.

      Excluir
  7. Oie
    Agora me deu vontade de assistir também, o enredo é bem interessante r se tem na Netflix vou aproveita.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, que booom!!! Assista que é maravilhoso. Sério!!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo