Flipop 2020: Programação oficial! - Queria Estar Lendo

Flipop 2020: Programação oficial!

Publicado em 3 de jul. de 2020


A Editora Seguinte liberou a programação oficial da Flipop 2020, que será realizada online em respeito à quarentena. Com participações de peso de autoras internacionais e um leque de nomes nacionais, essa edição promete ser tão incrível quanto as outras.

A Flipop vai acontecer dos dias 9 a 12 de Julho no canal da Editora Seguinte no Youtube. Todos os bate-papos e palestras acontecerão lá, em horários já definidos no calendário do evento.

Serão 16 bate-papos sobre literatura jovem, diversidade e representatividade. Além dos autores da própria casa, também teremos convidados independentes (e a gente fica muito feliz de ver isso acontecer!).

Ah, vale lembrar que a Seguinte prometeu sorteios e brindes especiais para quem participar das lives. Além de uma surpresa! Basta se inscrever no canal e seguir a editora no Twitter e no Instagram, assim fica sabendo de tudo na hora.

E vamos de programação oficial:


Na quinta-feira, dia 9 de Julho. Começando às 11h da manhã: Criatividade em tempos de crise. Pandemia, instabilidade política, crise econômica. É possível um autor se manter criativo e atuante nesses períodos? E como a crise influencia o que é produzido?

Com Giulia Paim, Otávio Júnior, Vitor Martins
Mediação: Felipe Castilho

14h: Mediação de leitura dentro e fora da escola A mediação e o incentivo à leitura podem começar, muitas vezes, nas escolas e na família, mas também estão muito presentes nas redes sociais. Quais são os desafios, as semelhanças e as diferenças entre mediações de leitura em diferentes plataformas e formatos?
Com João Luís Ceccantini, Patrícia Kanno e Tiago Valente
Mediação: Tatiany Leite

16h30: Uma linguagem para todes Todas as vozes devem ter espaço na literatura. Mas o que fazer quando a própria linguagem que usamos é excludente? Com Hailey Kaas, Koda Gabriel e Pri Bertucci
Mediação: Naná DeLuca

19h: Bate-papo com Casey McQuiston, autora de Vermelho, branco e sangue azul.
Mediação: Clara Alves


Na sexta-feira, dia 10 de Julho, começamos às 11h de novo com o bate-papo: (In)Visibilidade brasileira. A literatura nacional tem ganhado cada vez mais destaque, que bom! Mas será que todas as histórias brasileiras estão sendo contadas?

Com Julie Dorrico, Leo Hwan e Sérgio Motta
Mediação: May Sigwalt

14h: Saberes e resistências compartilhados
O papel da leitura na promoção da mudança social e o que ainda precisa ser feito para enfrentar as desigualdades no acesso à literatura no país.
Com Elizandra Souza, Mateus Santana e Winnie Bueno

Mediação: Andreza Delgado

16h30: Terrores e distopias

Como criar realidades distópicas ou livros de terror quando se está no Brasil em 2020?
Com Alec Silva, Natalia Borges Polesso e Raphael Montes
Mediação: Beatriz D'Oliveira

19h: Bate-papo com Ibi Zoboi, autora de Orgulho.
Mediação: Isa Souza



No sábado, dia 11 de Julho, o primeiro painel também rola às 11h da manhã: 11h: Explorando outros gêneros literários. Além do romance, quais outros gêneros têm sido produzidos para o público jovem e quais os desafios de colocá-los nas estantes quando há tantos best-sellers na competição?
Com Aryane Cararo, Luiza de Souza e Samuel Gomes
Mediação: Nanni Rios

14h: Ninguém é uma coisa só. Colecionamos muitos rótulos ao longo da vida, e a intersecção deles pode gerar experiências únicas ou criar um limbo de representatividade. Como lidar com essas caixinhas e ir além delas?
Com Elayne Baeta, Gabriel Mar e Rebeca Kim
Mediação: Alexsander Costa

16h30: Lendo na pré-adolescência. Como é escrever para leitores que estão saindo da infância e ingressando na adolescência? Como é ter fãs nessa fase de descobertas e acontecimentos?
Com Carol Christo, Jim Anotsu e Thalita Rebouças
Mediação: Adriel Bispo

19h: Bate-papo com Kiersten White, autora de Filha das Trevas e A Farsa de Guinevere.
Mediação: Bruna Miranda


E por fim, no domingo dia 12 de Julho, às 11h da manhã temos: Leitura obrigatória ou leitura de férias? Ainda existe muito preconceito com literatura comercial nas escolas. Será que é possível trazer os sucessos de livraria para a sala de aula, ou eles sempres vão estar relegados a leitura de férias?

Com Adriana Falcão, Iris Figueiredo e Janaina Tokitaka
Mediação: Patrícia Metzler

14h: Jovens que fazem poesia; jovens que leem poesia. Assistimos a uma crescente produção de poesia feita — e consumida — por jovens. Como se inicia essa prática e quais as diferenças de fazê-lo nesse momento da vida?
Com Bruna Vieira, João Doederlein e Lorena Pimenta
Mediação: Paulo Santana

16h30: Procura-se uma agente. Como é trabalhar com agenciamento literário no Brasil e quais dicas podem ser dadas aos autores em busca de representação.
Com Alba Milena, Mia Roman e Taissa Reis
Mediação: Jana Bianchi

19h: Bate-papo com Rainbow Rowell, autora de Eleanor & Park, Fangirl e da série Simon Snow.
Mediação: Vitor Martins

E aí, quem tá animade pra essa Flipop? Tem muito bate-papo incrível pra pouca eu!

5 comentários:

  1. Eita que a Flipop desse ano está arrasiane!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Meninas!
    FLIPOP online é uma ótima solução mesmo.
    Ainda estou pensando qual mesa mais chama minha atenção, por eu trabalhar em escola e gostar da Irís Figueiredo, acho que é a que mais quero ver!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei demais meninas eles fazerem a versão Online *-* Vou que muito participar do dia que for a Rainbow e torcer pra eles anunciarem o lançamento de Carry On.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Esta Flipop vai ser grandiosa, assim como as outras. Estou bem animada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas, eu adorei que vai ter versão online e tem muita coisa bacana mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo