Em defesa do livro #DefendaoLivro - Queria Estar Lendo

Em defesa do livro #DefendaoLivro

Publicado em 15 de ago. de 2020

#DefendaoLivro

Como já é de conhecimento da comunidade leitora, o Ministério da Economia criou uma proposta de lei que, se aprovada, em muito vai prejudicar a vida de leitores e futuros leitores. Por isso, hoje o post é pra explicar um pouco mais sobre essa atrocidade e convidar todo mundo a erguer a voz contra isso.

O tributo a ser imposto sobre os livros será de 12%. A editora Wish fez uma cotação do que isso significaria para o nosso bolso, imaginando a campanha de financiamento coletivo do livro "The Five", que está em vigor no momento, com esse novo imposto.

Um livro de R$72,00 custaria, com esse acréscimo absurdo, R$82,00. A editora também explicou no quanto isso impactaria na tiragem a ser impressa, nas vendas e na reposição de tiragem. É um efeito dominó que prejudicaria o livro em todas as suas etapas - desde a concepção, porque o GOVERNO vai ganhar mais do que o AUTOR (o autor recebe, em média, 10% do lucro de vendas) - até a reposição.


Para entender mais sobre a thread, é só acessar esse link e conferir os números que a editora Wish divulgou.

A Companhia das Letras divulgou um manifesto em defesa do livro, e você pode ler aqui. No documento, é explicado o quanto esse novo imposto vai prejudicar o mercado literário, além de dificultar ainda mais o acesso a leitura num país que já considera livro como artigo de luxo.

Quando questionado sobre esse novo imposto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que é melhor doar livros a mais pobres do que isentar editoras de tributos.

#DefendaoLivro

Ele só não percebe que esse imposto é uma tsunami e vai dilacerar não apenas as editoras, que já são muito prejudicadas, como todos os setores responsáveis pela produção e venda de livros.

Diversas entidades estão se reunindo para gritar NÃO a esse novo imposto, e você pode fazer a diferença assinando a petição em #defesadolivro: bit.ly/DefendaLivro

Na situação atual em que vivemos, com um desgoverno que pouco se importa com a educação e a cultura do povo, colocar ainda mais um obstáculo no caminho da leitura é acrescer mais um muro em frente ao progresso. Mais uma tentativa de tornar a cultura inacessível.

É desesperador e pode ter consequências severas não apenas na área econômica do mercado literário, mas na consumidora. Na que se forma através das histórias, na que se desenvolve através do conhecimento.

#DefendaoLivro

Por isso, erga sua voz e DEFENDA O LIVRO!

*imagens cedidas pelo grupo Companhia das Letras

5 comentários:

  1. Oi meninas,
    Essa, é uma campanha MUITO importante! Estou fazendo postagens lá no instagram e pretendo fazer uma no blog também, precisamos lutar contra a taxação.
    Só ao vermos a comparação do imposto com a porcentagem do autor, já torna tudo absurdo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso impacta e muito. Prejudicaria muito a aderência da leitura para várias idades, afinal, hoje em dia alguns livros, sem isso, já se tornam caros para muitas pessoas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas! Um absurdo essa taxação, é bem a cara desse governo que não quer que o povo leia e se informe. Que deseja só gente servil. Estou divulgando também, precisamos de mais pessoas tendo acesso a literatura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. A cultura nunca poderá ser taxada em imposto pois o lucro é muito pouco








    ResponderExcluir
  5. Oi meninas

    Gente, viver no Brasil ta cada dia mais complicado. Cada hora um absurdo diferente tomando conta da nossa vida. Como se livro já fosse barato no Brasil, mas é aquele lance né. Privar o povo de pensar, porque uma população que pensa, é uma população que cobra bons resultados. Petição assinada

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo