Resenha: A Troca - Queria Estar Lendo

Resenha: A Troca

Publicado em 6 de out. de 2020

Resenha: A Troca

A Troca é o novo título da Beth O'Leary chegando aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Ela também é autora de Teto para Dois, uma das minhas leituras mais queridinhas deste ano. Mais uma vez, a autora equilibra comédia romântica com dramas extremamente realistas num livro para aquecer o coração.
 
A história se divide entre os pontos de vista de Leena, a neta, e Eileen, sua avó. Leena vive em um ritmo agitado e sufocante em Londres, rendendo-se ao trabalho quase o tempo todo para esquecer de dores de uma perda recente. Eileen, por outro lado, é a imagem da calmaria e tranquilidade em uma pacata cidadezinha do interior da Inglaterra - o problema é que ela acabou de descobrir sobre a traição do marido e terminou um casamento de décadas, sem saber o que fazer com sua vida.

Eis que Leena é obrigada a tirar dois meses de licença e nasce uma oportunidade para que elas troquem de lugar. Eileen se muda para o apartamento da neta em Londres, com custódia do celular e notebook dela, a fim de viver aventuras românticas na cidade grande, e Leena se muda para a casa da avó, onde deve relaxar e lidar com o passado calmamente.

- Às vezes, é mais fácil ficar com raiva do que ficar triste.

A Troca tem absolutamente todos os pontos perfeitos em uma comédia romântica para ficar no seu coração para todo o sempre. Personagens principais carismáticas, uma trama clichê e abordagem de problemas realistas de maneira muito madura.

Resenha: A Troca

As histórias da Eileen e da Leena convergem em muitos pontos ao mesmo tempo em que se afastam bastante. Ambas viveram muito tempo em razão de outras coisas e pessoas que não elas mesmas, ambas se trancaram dentro de seus corações com a perda que viveram, ambas nunca saíram da zona de conforto para fazer nada além da rotina. E agora precisam fazer isso porque trocaram de lugar, então todos os amigos e rotinas de Leena estão à disposição de sua avó, e os amigos e rotinas de Eileen, da neta.

Eu me diverti tanto com os pontos de vista da Eileen. Ela é uma senhora cheia de emoção, apaixonada por tudo que a vida tem a oferecer - e agora que finalmente pode desfrutar, não vai se segurar com medo de novas experiências.

Família pode ser um negócio complicado, mas, se escolhermos o nosso próprio jeito de lidar com ela, podemos acabar com algo bem próximo da perfeição.

Sua jornada em busca de um novo amor é recheada de momentos cômicos em aplicativos de paquera, de relacionamentos inesperados e principalmente de um crescimento pessoal notável. Com tantos anos de vida, ela ainda tem muito a viver.

Leena, por outro lado, está passando por um momento de recuperação. Sua relação com a mãe está abalada pela perda compartilhada e sua relação com o trabalho, mais caótica ainda. Na cidadezinha pequena, no entanto, tudo que Leena tem para viver é em relação à lista de tarefas deixada pela avó, que inclui passatempos, ajudar os vizinhos e participar do clube de Patrulha do Bairro.

E o clube, meu senhor! Minha coisa favorita do livro todo.

Formado por idosos com todos os tipos de personalidades, essa Patrulha cuida de festas e, de fato, de patrulhas. São amigos íntimos da Eileen que não se dão com a Leena à primeira vista; mas é aquela coisa de convivência e de se conhecer que transcende idade e que logo faz com que ela se sinta parte do lugar.

Resenha: A Troca

Betsy foi minha senhorinha favorita. Não apenas por sua história individual, bem mais carregada e emocional do que eu esperava, mas também pelos trejeitos e por ser uma figura tão importante no dia a dia da Leena - sem que ela perceba isso.

É assim que acontece com velhas amigas. Nos entendemos até quando não há palavras suficientes para tudo o que deve ser dito.

Outro personagem que merece destaque é o Jackson; ele e Leena se conhecem da infância e rola aquela faísca quando se reencontram. O namorado da Leena, atualmente, é um cara que não parece entender tão bem tudo que ela precisa - todo o drama e as questões de escolha e de amor são muito interessantes e, de novo, outro detalhe que só enriquece a história.

A Troca fala muito sobre liberdade e sobre aproveitar a vida. Cada segundo dela, porque todos são preciosos e insubstituíveis. Fala sobre luto e dor e como molda as pessoas à nossa volta, mesmo aquelas que achamos conhecer também. E fala sobre amor, principalmente, em todas as suas formas. Um livro perfeito para quem quer sorrir e se emocionar.

Sinopse: Eileen está cansada de ter 79 anos. Leena está cansada da vida na casa dos vinte. Talvez seja hora de elas trocarem de lugar... Quando a superestimada Leena Cotton é obrigada a tirar dois meses de férias forçadas após estragar uma grande apresentação no trabalho, ela foge para a casa de sua avó Eileen para descansar um pouco. Eileen acabou de ficar solteira e está prestes a fazer oitenta anos. Ela gostaria de uma segunda chance no amor, mas sua pequena vila em Yorkshire não oferece muitos cavalheiros elegíveis. Depois que Leena descobre a situação romântica de Eileen, ela propõe uma solução: uma troca de dois meses. Eileen pode morar em Londres e procurar o amor. Enquanto isso, Leena cuidará de tudo na zona rural de Yorkshire. Mas com vizinhos fofoqueiros e dinâmicas familiares difíceis de navegar pelo norte, e colegas de apartamento da moda em Londres e encontros online para enfrentar na cidade, colocar-se no lugar do outro é mais difícil do que qualquer um deles esperava. Leena descobre que um relacionamento à distância não é tão romântico quanto ela esperava que fosse, e então há o irritantemente perfeito - e distraidamente bonito - professor, que continua aparecendo para superar seus esforços para impressionar os moradores locais. De volta a Londres, Eileen é um grande sucesso com seus novos vizinhos, mas será que seu par perfeito está mais perto de casa do que ela pensava?

Título original: The Switch
Autora: Beth O'Leary
Tradutora: Ana Rodrigues
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Nota: 5+

https://amzn.to/3i7idaT

12 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu queria muito ter assinado esse clube desde o começo porque sempre fico interessada em ler os livros que vem hehe. Esse eu já coloquei na lista porque amei Teto para dois e pelo jeito esse livro segue no mesmo nível. Assim que der vou comprar ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Eu assinei exatamente por isso UHSAHUHUASHUSAHUSA e porque achei o custo/coisas que vem muito bom. Até agora 100% satisfeita \o
      Esse livro é um amoooooooooorzinho, eu amei mais do que Teto pra dois - e ele quase foi favorito. Tu vai adorar!

      Bjs.

      Excluir
  2. Oi Denise! Tudo bem? Eu acho bem interessante ter personagens idosos! E eu amei teto para dois, altas expectativas para esse livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bom e contigo?
      Eu ameeeei o plot da Eileen, é muito bem trabalhado e realista e ainda dá espaço pra falar sobre "viver um sonho não tem idade", é lindo demais.

      Bjs!

      Excluir
  3. Oiii Denise

    Eu me apaixonei por Teto para dois e estava por ler A Troca em inglês até chegar nessa resenha incrivel e descobrir que a Intrinseca vai lançar ele me breve (me mata que eu não sabia e eu adoro essa autora!!!). Que legal saber que a estória diverte, prende, envolve, a escrita da Beth é incrivel e fico bem animada em saber que esse é outro livro dela que merece ser lido. Com certeza ta na lista.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy!
      AAAAAAA tu vai amar esse livro! O suspense do intrínsecos segurou a novidade por um tempo, mas agora que tá em pré-venda dá pra exaltar pro mundo.
      Esse é meu novo favorito dela, então espero que você ame tanto quanto Teto para dois!

      Bjs.

      Excluir
  4. Oi Denise, tudo bem?

    Ai! Só de ler sua resenha já fiquei morrendo de vontade de ler o livro. A história parecer ser uma graça e particularmente, eu amo narrativas assim. Já vou colocar na minha lista!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei tanto esse livro que nem sei...
    Patrulha do Bairro tudo pra mim!!!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise! Tudo bem?
    Por um instante achei que a resenha era sobre Um teto para dois livro que eu li recentemente. E quando eu vi que o livro se chamava A Troca achei que elas iam trocar de corpo como no E se fosse você, ushaush. Cheguei todas as avessas.
    A tematica me instigou e a verdade é que na literatura contemporânea nunca vi um livro do ponto de vista de uma senhora de 79 anos. Fiquei curiosa pra saber como ela vai se apaixonar novamente e como vai acontecer tudo isso. E já vi mutia gente falando bem aqui, to curiosa *-*

    Ps: apaguei o comentário acima, por motivos de erro D:

    Beijos
    https://coonversa-paralela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Qual a classificação indicativa desse livro?? Quero muito lerr (^_^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giih. Ele é uma romcom adulta, mas sem cenas gráficas nem nada do tipo. Eu diria que a classificação é de +14!

      Bjs!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo