Resenha: The truth about Alice (A verdade sobre Alice) - Queria Estar Lendo

Resenha: The truth about Alice (A verdade sobre Alice)

Publicado em 19 de out. de 2020

Resenha: The truth about Alice (A verdade sobre Alice)

The Truth About Alice (A Verdade Sobre Alice, em tradução livre e sem publicação no Brasil) é o livro de estreia de Jennifer Mathieu, autora do nosso queridinho Moxie (publicado aqui pela editora Verus). No história, quatro adolescentes nos deixam saber a verdade sobre Alice, a vadia da cidade responsável pela morte do garoto de ouro.

Sinopse: Todo mundo sabe que Alice dormiu com dois caras na mesma festa. Quando o quarterback, estrela do time de Healy High, Brandon Fitzsimons, morre em um acidente de carro, a culpa é de Alice, que estava trocando sextings com ele. Pergunte a qualquer um. Dizem por aí que Alice Franklin é uma vadia. Está escrito por toda a "cabine da vadia" no banheiro das garotas: "Alice fez sexo em troca das respostas do teste de matemática" e "Alice fez um aborto semestre passado". Após a morte de Brandon, os rumores começam a espiralar fora de controle. Nesse marcante romance de estreia, quatro estudantes de Healy High contam tudo que "sabem" sobre Alice -- e ao fazerem isso, revelam seus próprios segredos e motivações, pintando um retrato cru da realidade da vida adolescente. Mas nesse romance de Jennifer Mathieu, qual é exatamente a verdade sobre Alice? No fim, há apenas uma pessoa para quem perguntar: Alice. 

Dizem por aí que Alice fez sexo com Brandon Fitzsimmons e Tommy Cray na mesma noite. Aliás, na mesma hora. Aquela vadia. Ela também é responsável pelo acidente de carro que matou Brandon, o melhor quarterback que o colégio de Healy já teve, já que ficou mandando mensagens vulgares para ele, distraindo-o do volante.

Antes, Alice Franklin era uma garota linda e quase popular. Hoje, ela é uma vadia e pária, hostilizada por todos na pequena cidade de Healy, com apenas 3000 habitantes. Todos parecem saber qual é a verdade sobre Alice. Mas será que sabem mesmo?

Quanto doeu? Foi como um milhão de cortes de papel no meu coração. 

A história sobre o que aconteceu na fatídica festa em que Alice dormiu com dois caras e, depois, do acidente que matou Brandon, são reconstruídas a partir do relato de outros quatro adolescente: Elaine, a dona da festa e namorada ioiô de Brandon; Kelsie, a (ex)melhor amiga de Alice; Josh, o sobrevivente do acidente de carro; e Kurt, o garoto nerd e estranho que é secretamente apaixonado por Alice. 

Resenha: The truth about Alice (A verdade sobre Alice)

A partir dos fatos, segredos, mentiras e projeções dos quatro adolescente, reconstruímos a mancha na reputação de Alice. Com todo o bullying, slut-shaming, ostracismo e coração partido da adolescência.

Quando comprei The Truth About Alice eu ainda nem tinha lido Moxie, mas já sabia que ia amar. Em pouco menos de 200 páginas, Jennifer Mathieu constrói um labirinto de boatos, mentiras, projeções e segredos que saem do controle e quase destroem a vida de Alice - quase uma expectadora passiva da própria vida.

Se você der tempo o suficiente para as pessoas, eventualmente elas vão fazer as coisas mais tristes do mundo. 

Gostei muito do livro e da forma como ela escolheu construir a história. A "verdade" que todo mundo acha saber sobre Alice são formadas por rumores e experiências passadas e cada um tem um motivo diferente para acreditar e somar às mentiras, seja por algo que Alice fez no passado ou pela forma como se sentem a respeito dela.

Achei um relato honesto de como estamos dispostos a acreditar no que nos deixa mais confortável, sobre como todo mundo é o monstro de alguém, que todas histórias tem dois lados (as vezes muito mais) e o preço que muitas garotas pagam por terem desejos e não se deixarem manipular.

Resenha: The truth about Alice (A verdade sobre Alice)

Publicado originalmente em 2014, The Truth About Alice mostra bem como coisas que a gente acha controlar podem tomar proporções gigantescas depois que as colocamos no mundo e como pequenas mentiras se unem para formar um monstro desagradável. Como é mais fácil demonizar uma pessoa do que olhar para dentro de si mesma e encarar seus próprios sentimentos.

Era como a vez em que lemos O Diário de Anne Frank na sétima série e eu tive a impressão de que teria sido um nazista naquela época, porque não teria coragem de ser qualquer outra coisa. Eu sei que todo mundo quer acreditar que teria sido corajosa e que teriam sido as pessoas que esconderam Anne no sótão e que teriam matado Hitler com as próprias mãos. Mas claramente se todo mundo pensa dessa forma e na realidade só algumas pessoas realmente fizeram isso naquela época, não sou eu a honesta?

The Truth About Alice é um livro que eu adoraria ver publicado no Brasil. No fim, é uma narrativa bem universal sobre dor e crescimento e descobrir quem você quer ser e quem não é. Super recomendo a leitura!

Título original: The Truth About Alice
Autora: Jennifer Mathieu
Editora: Roaring Book Press
Gênero: YA | Romance
Nota: 5+

The truth about Alice

2 comentários:

  1. Oi, Bianca

    Eu tenho Moxie aqui, mas nunca que pego pra ler. Fiquei bem interessada na história e acho que seria mesmo uma boa se o livro fosse publicado por aqui. Hoje em dia, com as redes sociais, todo mundo acha que sabe da vida de todo mundo e a destruição da vida de alguém está na distância de um click, então gostei que o livro aborda essa questão do hate baseado em mentiras, boatos e afins. Super atual.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca! Puxa, pela resenha eu já fiquei com dó da Alice! E seria bom ver esse livro pro aqui, eu leria!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo