Resenha: Histórias Assustadoras para Contar à Noite - Queria Estar Lendo

Resenha: Histórias Assustadoras para Contar à Noite

Publicado em 11 de nov. de 2021

Resenha: Histórias Assustadoras para Contar à Noite

Recebido em cortesia da editora Pipoca e Nanquim, Histórias Assustadoras para Contar à Noite é uma coletânea de contos de terror e horror, editada originalmente por Stephen Jones (o mesmo responsável por O Grande Livro dos Vampiros) perfeita para quem curte uns arrepios com a leitura.

Para quem curte histórias assustadoras, vale a pena conhecer:

Com histórias de: Ramsey Campbell, R. Chetwynd-Hayes, Neil Gaiman, Charles L. Grant, Stephen King, Lisa Morton, Lynda E. Rucker, Robert Shearman, Michael Marshall Smith e Manly Wade Wellman, Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa para o fim de Outubro. Tanto pela temática do livro quanto pela vibe que as histórias passaram.

Com contos que exploram o terror e o horror em suas diferentes formas, usando criaturas sinistras e lendas estranhas e mistérios não resolvidos, a coletânea entrega contos excelentes - e alguns um pouco mais fraquinhos. Não é perfeita, mas é a leitura perfeita para quem curte o gênero e procura histórias para te deixar com medo de olhar por cima do ombro.

Resenha: Histórias Assustadoras para Contar à Noite

Vou falar dos meus favoritos aqui, porque foram o auge do arrepiante na coletânea.

Clique-Claque, o Saco de Chocalho, de Neil Gaiman, entrega uma abertura perfeita. Um conto curto e sucinto que explora o terror da melhor maneira possível - com a escuridão e um monstro que aparece quando menos se espera.

A Chaminé, de Ramsey Campbell, explora um Natal nem um pouco feliz e convidativo, com alguma coisa bizarra e medonha espreitando a chaminé de um garotinho medroso. O elemento "tem alguma coisa aqui que só eu sei o que é" deixa o desenrolar da história muito tenso; nada mais tenebroso do que não estar em segurança no seu próprio quarto, não é mesmo?

A Química dos Fantasmas, escrito por Lisa Morton, tem uma vibe menos assustadora e mais aventureira, ainda que entregue uns bons momentos sinistros. Dois irmãos resolvem procurar um amigo que foi investigar uma faculdade mal-assombrada, sem imaginar que terão que se provar para sair de lá com vida.

Resenha: Histórias Assustadoras para Contar à Noite

Por fim, Vocês Têm Medo do Escuro?, de Charles L. Grant, envolve um jogo entre algumas crianças e sua babá pra lá de medonha. O escuro é um elemento que, por si só, apavora; aí você adiciona o elemento: babá demoníaca e tem um ótimo fechamento para a antologia.

Resenha: Histórias Assustadoras para Contar à Noite

A edição da Pipoca e Nanquim é belíssima; tem um acabamento ótimo, a tradução de Dandara Palankof está ótima e o fato de ter ilustrações de Randy Broecker para as cenas mais terríveis dos contos ajuda na atmosfera que a coletânea passa. Histórias Assustadoras para Contar à Noite foi uma grata surpresa, e uma indicação perfeita para quem gosta de histórias para tirar seu sono.

Sinopse: Aviso importante: as histórias deste livro são assustadoras. Assustadoras mesmo! então, não reclame se, depois de lê-las, você não conseguir dormir porque elas o deixaram perturbado. Problema seu. Isso já está avisado desde o título. Mas se você é fã de autores como stephen king e neil gaiman, gosta de sentir medo, se ama fantasmas, monstros ou velhas vovozinhas maldosas, este livro é para você! em suas histórias, de dez dos maiores autores de terror e fantasia do mundo, você vai encontrar todas essas coisas e muito mais. O maior antologista de terror da atualidade, o premiado editor stephen jones, responsável pela organização de o grande livro dos vampiros, está de volta com esta que é uma das coletâneas mais deliciosamente apavorantes dos últimos tempos. Com ilustrações do cultuado artista randy broecker, a publicação reúne narrativas de alguns dos artistas mais aclamados e premiados de todos os tempos, como o mestre do terror, stephen king; o homem que definiu o sonhar em sandman, neil gaiman; o autor de o clube dos monstros, r. Chetwynd-hayes; e um dos mais respeitados roteiristas da série de tv doctor who, robert shearman. Zumbis, um descendente do doutor frankenstein, tigres assassinos, fantasmas, estudantes mortos adoradores do diabo e muitos outros vilões pitorescos e criativos abrilhantam as páginas desta coletânea, que chega em formato caprichado pela editora pipoca & nanquim, com 196 páginas em papel pólen e capa dura impressa com cores especiais. Prepare-se para mergulhar no mundo da escuridão.

Título original: Terrifying Tales to Tell at Night
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Dandara Palankof
Gênero: Terror | Horror | Contos
Nota: 3,5


2 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Estou conhecendo essa editora agora. E achei a edição muito bem feita. Dos autores que fazem parte da antologia só conheço o King e o Gaiman e confesso não sou fã de nenhum dos dois. Mas me interessei pelo livro e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie, adorei a edição e os autores presentes me chamaram atenção, principalmente o Neil Gaiman. Não estou com expectativas altas, mas vou colocar na lista para quem sabe ler futuramente.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo