Resenha: Maldição - Editora Trama - Queria Estar Lendo

Resenha: Maldição - Editora Trama

Publicado em 6 de dez. de 2021

Resenha: Maldição

Maldição é o mais recente lançamento de Epic Fantasy da Editora Trama. E chegou pra gente em cortesia. A antologia conta com mais de 20 contos de fadas sinistros, releituras e originais. Com grandes nomes da literatura contemporânea como Neil Gaiman e Christina Henry.

Se você curte histórias sinistras, conheça essas:

Organizado por Marie O'Regan e Paul Kane, Maldição explora o medo e os valores morais da maneira com que os antigos contos de fadas faziam. Assustadora e tenebrosamente, com monstros e criaturas sinistras e acontecimentos terríveis levando a discussões sobre moral e escolhas sensatas nas situações mais absurdas possíveis.

Os contos que abrem a coletânea são perfeitos para ditar o tom do que vamos encontrar no decorrer do livro. Histórias assombrosas, com personagens de moral duvidosa. E, por isso, suscetíveis aos problemas sinistros que vão aparecer em seus caminhos. E finais chocantes, em sua maioria. Como os bons contos de fadas têm que ser.

Eu escolhi seis favoritos de Maldição para falar a respeito. Algumas histórias são mais curtas, como é o caso de A Maldição da Fada Sombria, de Karen Joy Fowler, e O Castelo Amaldiçoado, de Jane Yolen. Outras se estendem por muitas páginas. Tudo de acordo com o tom da narrativa que estão seguindo. Esse é um livro perfeito para acompanhar com calma. Alguns contos por dia, para absorver bastante da leitura e do terror e bizarrice que ela oferece.

É também uma fantasia criativa, nos moldes perfeitos para fãs de Guillermo del Toro (como eu). Porque oferece mundos mágicos inimagináveis cercados por perigos mortíferos. Mundos que existem no nosso, entre o nosso e além do nosso.

Resenha: Maldição - Editora Trama

Vermelha como sangue, branca como a neve - Christina Henry

Releitura de A Branca de Neve com elementos de outras histórias clássicas, como A Bela e a Fera. Neve aceita se casar com o Príncipe Encantado. Mas de Encantado ele só tem o nome. Quando o mistério terrível por trás da solidão do príncipe e do seu reino vazio e sombrio se aproximam de Neve, ela precisa fazer de tudo para sobreviver.

Um belo conto sinistro para abrir essa antologia. Eu gostei de como a autora embaralhou os contos de fadas clássicos nessa releitura. E de como tudo encaixou tão bem. Fala sobre um monstro em todo o seu cerne e sobre uma garota corajosa tentando escapar dele.

A ponte do troll - Neil Gaiman

Um garoto passa por uma ponte perto de casa e encontra um troll. Esse troll é terrível e avisa que vai comê-lo. Mas o garoto faz uma promessa de voltar mais tarde, quando tiver vivido o suficiente. E assim se repete.

A releitura dessa história é macabra e tenebrosa como já dita a original. Nas mãos do Gaiman, tem um twist no fim pra te deixar em absoluto choque. Foi uma curta trajetória de uma pessoa desprezível e vazia e de um monstro à sua espera.

Nessa idade - Catriona Ward

Os gêmeos Daisy e Drew se mudam para a turma de John na escola. E parecem guardar segredos bizarros. Diferente dos anteriores, essa história sinistra é original. Um conto de fada moderno sobre fome e juventude e que com certeza vai arrepiar até a pontinha da sua alma.

A maneira com que a Catriona conta a história do John é misteriosa. E combina com os segredos que os gêmeos guardam em sua mansão solitária.

Resenha: Maldição - Editora Trama

Escute - Jen Williams

Uma flautista misteriosa atravessa territórios com sua música viciante. Mas que carrega consigo um segredo terrível e mortífero.

Foi um dos contos que mais me deixou presa à história! A Jen conta essa história de maneira magistral, construindo a tensão e o segredo da flautista com a mitologia única e própria. Mas inspirada no conto de fadas original. É macabro, terrível e tem um final à altura da história que ela estava contando.

Odiado - Christopher Fowler

Um homem sortudo além da própria sorte se vê amaldiçoado quando atropela um homem e decide não ajudá-lo. O conto explora bastante a questão do ego e da dependência de um carisma e uma sorte que pouco fizeram para tornar o protagonista esforçado, quando tudo era entregue a ele de mão beijada.

E o final! É sombrio, como todos os outros. E bastante coerente com a tensão que a história começa a trabalhar com a maldição.

Henry e a Caixa de Madeira - M.R. Carey

Talvez o menos macabro e o mais esperançoso dos contos. Acompanha um rapaz de pouca sorte e pouca inteligência que descobre uma caixa onde vive um demônio. Um demônio que pode conceder todos os desejos do mundo. Com um preço secreto a ser pago.

O conto explora a perversão misteriosa da criatura naquela caixa em contraponto à inocência do rapaz que a encontrou e a vem usando. Tanto pelos desejos que faz quanto pela maneira com que reage a eles. O final é surpreendente e trágico, mas o único que deu uma pontinha de esperança na moral da história.

Com exceção de dois contos que não me agradaram tanto, todos foram excelentes tanto na concepção quanto nas releituras ou na originalidade. Todos os autores presentes na antologia mostraram a que vieram. E foi através de histórias tenebrosas, morais distorcidas e finais horripilantes.

Quando você é uma tela em branco, qualquer coisa deixa uma marca.

Maldição conta com uma edição primorosa. A Trama caprichou tanto na diagramação. Com todas as páginas pretas e inícios de capítulos margeados por galhos de árvores, combinando perfeitamente com a vibe que as histórias trazem. A tradução de Ulisses Teixeira está ótima, com uma boa adaptação para o português.

Resenha: Maldição - Editora Trama
Resenha: Maldição - Editora Trama

Se você gosta de histórias curtas e fascinantes e, claro, arrepiantes, Maldição é uma antologia perfeita. Não dá para ver os contos passando. Mas dá para sentir os momentos medonhos se fixando na sua mente.

Seja através de lobisomens, vampiros, bruxas, feéricos malvados ou criaturas nunca antes nominadas, Maldição é um livro perfeito para fãs de contos de fadas sombrios.

Sinopse: Basta apenas uma picada de agulha, uma mordida na maçã ou um par de sapatos vermelhos. As maldições existem em todas as formas e tipos, surgem quando menos se espera e podem se dirigir a qualquer pessoa ― não apenas a quem tem padrastos não muito queridos… Muito além de uma simples antologia composta por autores consagrados e premiados, "Maldição" propõe, com exclusividade, uma reviravolta no próprio conceito dos contos de fadas. Do clássico ao moderno, aqui as fábulas que tanto amamos e mitologias totalmente novas convergem em uma perspectiva inédita, revelando histórias nunca publicadas, contos clássicos com ares contemporâneos e até mesmo poemas de terror. Seja para assustar ou para alertar, aqui estão as melhores ― e mais sombrias ― histórias de magia, por grandes nomes do gênero. Alguns desses textos podem chocá-lo, alguns podem fazê-lo rir, mas certamente todos vão impressioná-lo com sua originalidade. Pedimos apenas que tome cuidado ao ler este livro. Tome muito, muito cuidado…

Título original: Cursed
Editora: Trama
Tradução: Ulisses Teixeira
Gênero: Epic Fantasy
Nota: 4,5


5 comentários:

  1. Oi!
    Gosto de histórias do tipo quando não tem um tom muito explícito do gore na narrativa, fiquei curiosa com a premissa de "Escute", e fiquei querendo conhecer a do Neil Gaiman, pois: Neil Gaiman.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li um livro da Christina Henry e curti, e por isso fiquei surpresa ao ver o nome dela nessa coletânea já que ela não é muito conhecida.
    Eu pretendo ler logo, mas ando enrolando por causa do cheiro forte da edição kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise
    A editora Trama não possui um catálogo que me chama atenção, mas todas as edições deles são incríveis! Eu também não sou tão fã de fantasia, mas confesso que o aspecto obscuro dos contos me atrai. Talvez eu leia um dia!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não mas essas fotos estão um arraso de trevosas. O livro não tinha me interessado até eu ver o gênero e o nome do Neil Gaiman kkkkk. Agora já vou correr atrás dele.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Dê, eu amo edições de contos, é tão mais dinâmica a leitura!! E se tem Gaiman já tem meu coração rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo