Resenha: Fangirl


Fangirl está na lista dos livros mais fofos que eu já li na vida. Não só fofo, como altamente bem escrito e apaixonante. Rainbow Rowell é uma autora fantástica, e ouso dizer que gosto mais da narrativa envolvendo a Cath do que Eleanor e Park (e aqui acredito estar cometendo um sacrilégio, mas vocês entenderão minha preferência conforme acompanharem a resenha).
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?
A história do livro não foge muito do descrito na sinopse. Temos Cath, a protagonista absolutamente fangirl de uma série de livros muito famosa, que é basicamente uma versão ficcional de Harry Potter. Simon Snow é o personagem de um livro que envolve feitiçaria e está para ter seu último volume lançado; Cath ama tudo que envolva Simon Snow. Ela escreve uma das fanfics mais famosas dessa série, já releu os livros até que as páginas derretessem em suas mãos, sabe tudo sobre qualquer personagem, e shippa Simon com o anti-herói-não-tão-anti-herói-assim do livro. Claro que ela escreve uma fanfic sobre o casal gay, eles são tipo Harry/Draco. Quem conhece fanfics de Harry Potter SABE o quanto esse casal é famoso.

Pois bem, a vida de Cath é estável. Ela vive bem assim, é sua zona de conforto. Mas tudo vem mudando com o tempo, porque Wren está amadurecendo e Cath não quer passar por isso. Ela gosta da estabilidade. Quando vão pra faculdade e a gêmea avisa que não vai dividir o quarto com Cath, eis que a vida dela vira de cabeça pra baixo. Sua roomate, Reagan, é o contrário de tudo que Cath já pensou em ser; tem todo um visual radical, atitudes radicais e humor azedo. E eis que surge Levi (pausa para suspiro).


Levi é o aparente namorado de Reagan. Está sempre visitando o quarto delas (e Cath fica abismada, porque onde já se viu um garoto aparecer ali sempre e tão inesperadamente?) e mostra sutil curiosidade pela esquisitice de Cath, como o apreço pela solidão, a falta de sociabilidade e a incrível obsessão com o mundo de Simon Snow. Com o tempo, Cath descobre que não há romance entre Levi e Reagan, e que o interesse do rapaz está completamente focado nela.

O livro todo é focado no amadurecimento de Cath. Não é nada súbito, mas trabalhado com calma e discrição. Demoramos muito tempo a entender o que há de errado com o pai dela, e porque Cath se preocupa tanto com a solidão dele, demoramos a compreender o porquê dela ter tanto medo de mudanças, porque está sempre tentando fugir delas, mas é uma demora agradável. Vemos, na narrativa, o crescimento não só da personagem, mas de todos ao seu redor. A aparente frivolidade de Wren é compreendida, o mau humor de Reagan também. A fofura de Levi existe desde o começo, ela é uma constante, mas vai evoluindo conforme Cath deixa-se aproximar dele. É UM ROMANCE TÃO FOFO, PELO AMOR DE DEUS!
"You know I'm falling in love with you, right?"

Tem também o fato da Cath ser insegura em relação a escrever algo que não envolva Simon Snow. A fanfic dela é muito famosa, todos adoram sua narrativa e o jeito de contar a história, mas ela teme fugir desse universo e de repente não saber o que fazer, até porque a vida dela é Simon Snow. Quando o último livro sair, ela não terá mais aquele mundo, será uma mudança irreparável. E esse medo é lindamente trabalhado pela Rainbow.


O motivo pelo qual Fangirl é o meu livro favorito da Rainbow é por eu me identificar TANTO com a Cath. Em tudo. É um livro absurdamente real, tudo nele, todos os personagens, todas as inseguranças e problemas e situações, tudo isso pode acontecer, está acontecendo ou vai. O fantástico nos livros da Rainbow é a conexão que eles criam com a realidade ao nosso redor; uma fangirl surtada por uma série de livros, que prefere viver o cotidiano do que se arriscar com o desconhecido... Deus do céu, quem nunca se sentiu assim? A Cath, as ações da Cath, os medos da Cath, era eu, e amo tanto a Rainbow por me ajudar a compreender isso e a melhorar isso. O crescimento da personagem é algo que eu levarei para a minha vida; Cath é uma inspiração.
"You spent a lot of time in the library?" 
"I do, actually." 
"How is that possible when you're always in my room?" 
"Where do you think I sleep? - he asked. And when she looked at him, he was grinning."
Meu segundo personagem favorito, claro, foi o Levi. Ô MENINO FOFO! Queria comentar algo a respeito dele, mas é um spoiler fofo então deixarei vocês morrendo de curiosidade. Só preciso falar sobre como a cena da Cath lendo a fanfic dela para ele é ADORAVELMENTE MORDÍVEL, PLEASE GET MARRIED MAKE BABIES! Parei.

Comprei o livro em inglês pelo fato de ser uma leitura leve e a edição capa dura ser um luxo. Não tive paciência pra esperar pela tradução, sorry not sorry.


A escrita de Rainbow flui muito bem e a edição é lindíssima! Se está procurando algum livro estrangeiro para treinar seu inglês, procure Fangirl! Quem prefere esperar, soube que a Novo Século vai lançar o livro logo logo (quando visitei a editora, foi-me dito que a tradução estava a todo vapor). Vamos esperar por novidades então!

Título: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século.
Nota: 5 +

Saiba mais: Skoob | Autor | Amazon

Share this:

, , ,

COMENTÁRIOS

21 comentários:

  1. Nossa, eu preciso ler essa autora, os livros dela parecem ser tão fofos! *-*
    Tô precisando tbm de um livro pra ler em inglês, acho que vou pegar sua dica ;)
    Amei a história desse livro, tem tudo pra ser bom! Já gostei do Levi, haha
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fofíssimos, Carol! A Rainbow tem um jeito encantador de contar histórias, e a leitura é bem fácil, você consegue ler rapidinho *-*
      Levi amor supremo tchuchuco da vida <3 onde eu acho um desses, ó senhor?!
      Obrigada pelo comentário! :D

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Olááá!
    Aaai, ainda não li nada dessa autora, mas pretendo mudar isso LOGO!
    Fangirl parece ser uma fofura de livro, adorei as quotes que você escolheu... Também não sou a mais paciente para traduções, sem contar né... que o Hardcover americano trás um ar todo novo para a leitura hahha! Por mais livros capa dura!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      Faça isso, não vai se arrepender! Rainbow merece toda fama do mundo *o*
      HAHAHAHAHA Exato! As traduções costumam demorar muito e ai junta ao fato dos livros não terem essa hardcover lindíssima... Bom, não dá pra resistir a edição americana né :P
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oi Denise, adorei a dica! Ainda não li nada desta autora, mas depois de ler sua resenha preciso fazer isto pra ontem! Os livros parecem ser bem gostosos de ler e no estilo que curto. E já simpatizei muito com o Levi. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia! Que bom que gostou *-*
      Leia sim, vale muito muito a pena! É uma leitura fofa e rápida, e se é o estilo de leitura que você gosta, vai adorar então!
      Levi amorzinho <3
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Awww, eu vi sobre esse livro hoje mesmo, que tão pra lançar! Meu deus, eu não sei se espero ou se saio correndo pra baixar, porque minha curiosidade tá gigantesca hahaha eu vivi muuito no mundo das fanfics, inclusive foi por meio das de harry potter que conheci, e depois fui pras mais dedicadas ao mcfly, então meio que me identifico muito com a história desse livro, sem nem mesmo ter lido ainda hahaha adorei sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler, se possível!

    xx Carol
    caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Postaram uma foto da prova de capa ou algo assim *-* que bom que mantiveram a original americana!
      HAHAHAHAHAHAHA aguente um pouco mais, livro físico é sempre magia <3
      Fanfics, sim! Só quem viveu nesse mundo compreende perfeitamente a personagem, você vai adorar ela *o* Comecei a escrever por causa das fanfics, então quando eu li que a Cath escrevia fanfics e vivia no mundo delas, gente, apaixonei *-*
      Fico feliz por ter gostado da resenha. Obrigada pelo comentário :D

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Esse livro é lindinho. Queria ler, mas fiquei com pé atrás depois de uma resenha negativa.

    http://codinomelizz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, resenha negativa, que pena :/
      Mas o livro é lindo, se puder, dê uma chance a ele, não vai se arrepender!
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Mas eu já ia falar: "Mas eu ouvi falar que não tinha lançado"

    Eu quero!!!
    Já estava com vontade, agora mais ainda! Parabéns pela resenha ;)
    A capa é uma lindeza e o livro parece ser muito fofo

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHA quase! :P
      Só aguardar um pouquinho e logo esse livro está por ai. Até eu to com vontade de comprar a edição brasileira, só por ser um livro tão amorzinho.
      Obrigada pelo comentário! *-*

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Denisocaaaaaaaaa adorei sua resenha OÇJASDLÇSADJIAODJOIASDJOISAD AI AI AI <3
    entonces... o Eleonor & Park eu não tive interesse nenhum em ler, por mais que eu tenha visto milhares de elogios e mais elogios, não foi aquele livro que bati o olho e pensei "EU QUEROOOO!1111" já o Fangirl, JÁ O FANGIRL olha o título, depois olha pra mim, olha pra vc, ESSE LIVRO É NOSSO ALÇSJDLKADSAD cara, quero muito ler e espero que a NS lance logo u-u
    Ai socorro, amei sua resenha +1 HAUEUAEUHAEALEAKLDA

    Besosssssss <3
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASJKFANUIGABGASONGASOUGBASUOGAS que bom que gostoooou <3
      E&P tem uma pegada bem mais dramática, e como eu adoro um bom drama (na verdade, eu adoro chorar lendo livros, deve ser algum tipo de problema) então deu certo.
      MAS FANGIRL FANGIRL É VIDA É AR É AMOR, É NOSSA VIDA EM FORMA DE LIVRO. A ligação é imediata. Cath é o espírito animal de todas nós u_u
      Eu vi que a NS tinha postado foto da prova de capa, então tô apostando em lançamento na bienal \o/
      ASFASJKGSUIABASUGASUOBGASUOA sério, obrigada pelo surto, fico feliz por ter gostado <3

      Beijos!
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Amei a resenha, vou esperar ele ser traduzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Será uma ótima leitura!

      Beijos!
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Nossa, que livro lindo! Que edição perfeita *o*
    Seu resenha.... Gente!!!
    Parabéns, sério! kkkkk Muito boa!

    Bjs

    Markus
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição é uma lindeza né? Gente, babei muito quando recebi ele aqui *-*
      Fico feliz por ter gostado da resenha, obrigada :D

      Beijos!
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  10. Oi!
    Eu li Eleanor & Park e me apaixonei pela história, que pelo jeito é um pouco mais séria que essa, mas agora simplesmente preciso de Fangirl kkkk
    Você conseguiu me convencer a ler, vou tentar comprar o livro em inglês mesmo, já que estou precisando treinar o inglês, sem contar que quero mais edições com capa dura na minha estante...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D
      Sim sim, a pegada de E&P é bem mais dramática e adoravelmente dolorosa. Fangirl tem seus dramas, mas é mais fofo e feliz.
      Isso, ótima escolha \o/ é uma boa leitura pra se treinar inglês, e tá cheia de feels, o que é ótimo HAHAHAHAHAHA
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos!
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. Oi Denise!

    Terminei de ler Fangirl e vim correndo ver a resenha, e você escreveu tudo o que eu senti lendo esse livro. Foi impossível não se identificar com a Cath! E o Levi... ah, o Levi *suspiro* o romance dos dois foi uma das coisas mais fofas que eu li nos últimos tempos <3

    E teve um detalhe que pra mim fez TODA a diferença: eu li primeiro Carry On, então já era fangirl do Simom e do Baz e entendia TOTALMENTE a Cath hahaha. Tive uma visão diferente da história por causa disso, e pude aproveitar as passagens deles bem mais!

    Esse se tornou meu livro favorito da Rainbow, e ela, uma das minhas autoras favoritas.

    Bjos! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!