Flipop 2019: Como foi! - Queria Estar Lendo

Flipop 2019: Como foi!

Publicado em 5 de ago. de 2019


Mais um ano, mais uma Flipop. A Editora Seguinte continua inovando e apostando firme e forte na literatura jovem e a gente só tem a agradecer por ter um evento tão criativo e cheio de energia pra frequentar de novo.

De sexta-feira a domingo, palestras, encontros com autores, sessões de autógrafos e muita adoração à literatura pop encheram o Centro Cultural São Paulo (CCSP). A organização, mais uma vez, ficou por conta da Seguinte, que contou com o apoio de diversas editoras pra trazer mais títulos e participantes pro evento.


Eu e a Raquel fomos lá no domingo, mas nossas amigas do Livros: Ontem, Hoje e Sempre participaram nos outros dias e compartilharam um pouquinho da experiência delas com a gente. Uma das principais palestras de sábado foi com a Erin Beaty, autora de O Beijo Traiçoeiro, que compartilhou um pouquinho do processo de escrita dela, rotina de autora e construção da série.


A Plataforma21 também anunciou um mega lançamento que reúne os autores Alê Santos, Bárbara Morais, Vitor Martins, Olívia Pilar, Jim Anotsu e Fernanda Nia - intitulada "Todo mundo tem uma primeira vez", vai chegar às livrarias em Setembro.


Domingo, a palestra da Kristen Ciccarelli mostrou o quanto essa mulher é um bolinho precioso que precisa ser protegido. Muito adorável, ela também falou sobre seus processos de escrita, de como ela odeia fazer a construção de mundos quando está criando uma história nova (é nóis, Kristen!) e de como, antes da publicação, funcionava melhor no desenvolvimento sem muito planejamento - mas como isso mudou depois que teve um deadline pra entregar o segundo livro da série Iskari.

Ela compartilhou algumas leituras favoritas - Roa e Dax tem um pouquinho de Lizzie e Darcy neles! - seus dragões favoritos da literatura - Banguela, de Como treinar o seu dragão, e Smaug, de O Hobbit - e compartilhou com a gente com exclusividade que, além de ter mais dragões no terceiro volume da série, também conheceremos um bastante importante: Sorrow.


O espaço do evento estava todo decorado com peças para fotos de grandes lançamentos do grupo Cia das Letras, tal como o Trono de Ferro de Guerra dos Tronos, o robô misterioso de Uma coisa absolutamente fantástica e o próprio dragão de A Caçadora de Dragões.

As palestras, mais uma vez, abraçaram a diversidade tão presente na literatura jovem atual e trouxeram temas como família, representatividade, cultura brasileira e tantos outros assuntos que estão cada vez mais em alta nos livros que falam com a geração jovem - a geração que quer e precisa se encontrar na literatura. O nosso futuro.

No mais, a Flipop desse ano fez com o meu coração o que as outras também fizeram: encheu de esperança e alegria porque a literatura jovem está aí, firme e forte, pra reunir amigos, conhecidos, leitores e escritores num só grupo que adora exaltar o que há de melhor no mundo: livros.

4 comentários:

  1. esse evento deve ter sido mesmo super bacana, adorei suas fotos e saber mais de como foi por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oiii Denise

    Adorei tua definição da Kristen Cicarelli, bolinho precioso que precisa ser protegido...haha, ela tem carinha de ser uma fofa mesmo, to com os dois livros da trilogia iskari aqui pra ler, quer conferir o quanto antes.

    Beijos,

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise
    Eu tenho muita curiosidade para esse evento, mas preciso me planejar se quiser realmente ir a algum ano. Ano passado não fui porque eu achei o evento próximo da Bienal e minhas reservas tinham acabado, e como não entendo nada de SP fico com medo de andar sozinha haha mas ano que vem quero ir de toda forma!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise

    Meu final de semana foi bem agitado e acabei não acompanhando as atualizações em tempo real no IG do povo. Hoje que fui ver as coisas. Não sou uma das maiores fãs de YA, mas todo e qualquer evento que incentive a leitura, principalmente entre os jovens, deve ser incentivado. Torço para que o evento continue crescendo. Agora que venha a Bienal, estou ansiosa! \õ/

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo