Resenha: Ela e o Monstro - Queria Estar Lendo

Resenha: Ela e o Monstro

Publicado em 16 de nov. de 2020

Resenha: Ela e o Monstro

Ela e o Monstro é uma história em quadrinho curta e rápida para conhecer um pouco mais sobre a vida da Mary Shelley, criadora de uma das maiores obras de todos os tempos: Frankenstein. Cedida em cortesia pela Editora Darkside, a simplicidade narrativa e traços lindos e soturnos de Linda Bailey e Júlia Sarda criam uma HQ fenomenal.

Como boa apaixonada pela vida e história da Mary Shelley que sou, essa HQ foi um prato cheio. Combinando detalhes importantes e simples narrados pela Laura com as artes da Júlia, que enchem os olhos pelos traços melancólicos e de cores de uma natureza morta chamativa, Ela e o Monstro é o tipo de leitura para uma hora relaxante.

É bem rápida por isso, mas igualmente esclarecedora para quem tem curiosidade em saber mais sobre a vida da Mary. Filha de uma das primeiras ativistas dos direitos das mulheres - a feminista Mary Wollstonecraft -, cresceu órfã de mãe e com um pai afastado que via em sua criatividade e imaginação um grande problema.

Resenha: Ela e o Monstro

Isso só incentivou Mary a crescer e se tornar um problema ainda maior, para a nossa sorte. Depois de casada com Shelley, ela se aventurou em um grupo de poetas e escritores e, em um desafio, teve a ideia que daria vida a Frankenstein.

Isso aos dezoito anos!

Eu quase fiz meu TCC sobre a história da vida e das obras da Mary Shelley, então babei nessa HQ do começo ao fim. Ela era extraordinária em todos os sentidos, criativa e vividamente falando. Uma mulher que deu à história e à literatura um legado inestimável.

Resenha: Ela e o Monstro
Resenha: Ela e o Monstro

Ela era brilhante, cheia de ideias mirabolantes e inovadoras para os livros da época. Dizem que Frankenstein foi a primeira obra de ficção científica da história - o marco inicial do gênero, abrindo portas para os infinitos títulos que vieram depois. E o crédito deve ser sempre dado à uma garota que sonhou com um monstro e um cientista e resolveu escrever sobre eles.

A edição da Darkside está maravilhosa. É uma HQ bem curtinha, mas o trabalho de arte, revisão e diagramação deixa linda aos olhos; eu morri de amores pelas ilustrações da Júlia. Tem traços com vibes de Guillermo Del Toro - o que combina muito com o universo da Mary Shelley.

Resenha: Ela e o Monstro
Resenha: Ela e o Monstro

Para quem está procurando uma leitura rápida e esclarecedora, que vai te encher de curiosidade de conhecer ainda mais sobre a vida dessa autora, essa HQ é a escolha perfeita.

Sinopse: A história de uma escritora e sua criatura, e de como Frankenstein se tornou um clássico. Uma noite, a tempestade mais forte de todas chegou. Inspirado pelo clima assustador, um famoso poeta propôs um desafio: que todas as cinco pessoas que estavam ali sentadas diante da lareira escrevessem uma história de fantasmas para passar o tempo. Naquela mesma noite, Mary Shelley, então com apenas dezoito anos de idade, teve um devaneio sobre um monstro abominável, feito de partes mortas, que voltava à vida. E, um ano e meio depois, Frankenstein foi publicado pela primeira vez. A DarkSide® Books anuncia seu mais novo lançamento da marca DarkLove: Ela & O Monstro, escrito por Linda Bailey e ilustrado por Júlia Sardà. Chegou a hora dos pequenos e grandes leitores conhecerem melhor uma das escritoras mais importantes da literatura — e como ela criou um dos contos de terror mais famosos de todos os tempos. Quem foi Mary Shelley? Quem era sua mãe? Como Mary foi parar ali na frente da lareira em uma noite de raios e trovões? E, principalmente, por que ela decidiu dar vida a um sonho tão assustador? Com uma narrativa instigante, Ela & O Monstro revela o processo de inspiração de Mary Shelley, considerada a primeira grande autora de ficção científica. Um livro para guardar no coração e ler com toda a família, que chega com o tratamento especial da DarkSide® Books: capa dura, formato especial e ilustrações de fazer o coração parar... até ele começar a bater de novo.

Título original: Mary who wrote Frankenstein
Autora: Linda Bailey
Ilustrações: Júlia Sardà
Editora: Darkside
Tradução: Nilsen Silva
Gênero: HQ
Nota: 5

4 comentários:

  1. Ei, Denise, tudo bem? Nossa, as ilustrações e a capa do livro estão lindas. Eu adorei, compraria simplesmente por isso. Mas a história da autora merece ser lida também, ela parece ter sido uma mulher brilhante e ainda marcou o mundo da literatura!


    Books House

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que HQ lindaaaaa!!!! E ainda com um conteúdo bastante interessante que é a vida da Mary. Já quero!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Dê, tudo bem? Recebi esses dias e fiquei apaixonada na edição, também acho fascinante a vida de Mary Shelley, tenho certeza que vou adorar a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Goiás da Sorte Desta Semana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo