Resenha: Renascer de um Outono - Queria Estar Lendo

Resenha: Renascer de um Outono

Publicado em 14 de out. de 2014

Não sei se já surtei aqui no blog pelos livros da Samanta, portanto, digo aqui que eu sou muito fã das narrativas absurdamente fofas e tocantes dessa autora. Ela é, definitivamente, uma das melhores autoras nacionais de romance, e eu digo isso com cada vez mais convicção. A cada romance lançado, a Samanta amadurece a escrita e a narrativa e traz maiores emoções às páginas dos livros. Renascer de um Outono é exemplo disso.

Sinopse: A vida aos dezoito anos está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu. Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena. Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono da sua vida.
Renascer de um Outono - Samantha Holtz - Resenha

O livro nos entrega o ponto de vista de Anna Hills, uma simpática e doce garota que passou por um trágico acontecimento a uns meses - a mãe morreu num acidente de carro, deixando grande vazio em sua vida. Determinada a conquistar independência para si mesma, não querendo continuar debaixo dos cuidados do pai exatamente para encontrar amadurecimento, Anna viaja até a cidade de Icefall para tentar passar na faculdade - acontece de nada dar certo e ela ficar lá com um emprego de garçonete e a certeza de que a independência não é assim tão fácil. Eis que Anna encontra um anúncio num jornal: alguém precisa de uma babá; esse parece o emprego ideal para ela, até que conhece a menina de quem deverá cuidar. Sob a certeza de que terá um desafio pela frente, Anna aceita ficar naquele emprego, confrontando não só o desafio como o próprio crescimento em relação as pessoas que vão aparecer em sua vida.

"Você viverá uma história intensa de amor e entrega. Algumas coisas que você conquistar nesse período serão permanentes e, de outras, você terá que se despedir. [...] estará dividida entre dois caminhos. Ambos a levarão para uma nova descoberta, mas, se você escolher com o coração, encontrará a felicidade duradoura."
Sei que sou a pessoa nerd e viciada em ficções e mundos fantásticos, mas bons romances (água com açúcar ou dramáticos) conseguem me conquistar. No caso dos livros anteriores da Samanta, foi a maneira com que ela desenvolveu o relacionamento entre os personagens e a lindeza fofíssima (e ligeiramente triste, como de O Pássaro) que me conquistou. Em Renascer de um Outono, apesar de eu ter tido alguns tropeços com a protagonista, não foi diferente.

Renascer de um Outono - Samantha Holtz - Resenha

Anna é doce, e eu, como boa adoradora de protagonistas cheias de personalidade, acabei não conseguindo me ligar tanto com ela. Gostei da narrativa e do ponto de vista da personagem, mas a visão ingênua e simpática dela com a vida não me conquistou tanto quanto a Caroline, por exemplo - protagonista do primeiro romance da autora, O Pássaro. Se a Anna tivesse um pouco mais de atitude (como pelo menos socar a fuça da Cindy, aquela insuportável, em mais de uma oportunidade) eu teria simpatizado mais.

Não posso dizer o mesmo do Ricardo, tio de Lauren, a menina de quem Anna passa a cuidar. Gente, AQUELE MOÇO, EU AMO AQUELE MOÇO!

Renascer de um Outono - Samantha Holtz - Resenha

Ele tem todo um humor bonitinho e é de uma simpatia absurda - apesar de algumas burradas a respeito do seu interesse amoroso, Ricardo conseguiu me arrebatar desde o primeiro momento. Outro que eu amei forte foi o John (e ai meu coração shipper por causa disso!). John é o amor platônico da Anna há muitos anos e ele aparece na história quase no meio do livro, mas chega chegando! Como faz pra escolher qual deles eu amei mais? Não faz! Eu só amei muito os dois de maneiras diferentes, porque enquanto o Ricardo era todo amigo e humor, John era o sonho adolescente da Anna se tornando realidade, quase um príncipe encantado.

Deixa eu falar que chorei muito com o final porque Samanta e sua veia dramática! Ai o meu pobre coração, como ele foi pisoteado. E depois recebeu auxílio, porque o último capítulo me fez chorar arco-íris (e comemorar porque MEU SHIP INICIAL VIROU CANON!)

Renascer de um Outono - Samantha Holtz - Resenha

Renascer de um Outono é sobre perdas, superações, todos os tipos de amores e, principalmente, sobre o recomeço. A narrativa é toda baseada em mil emoções, e é impossível lê-lo sem sentir o mesmo que os personagens - às vezes uns mais do que os outros, porque olha, Anna, vou te apresentar a Rose Hathaway e ela vai te apresentar ao gancho de direita. Tu tá precisando aprender a socar umas fuças, menina!

"Naqueles segundos, apenas naqueles segundos, mergulhei na ilusão de que eu tinha o poder de reger o tempo e fazer aquele momento para sempre. Eterno. Ininterrupto. O mais próximo possível do infinito..."
Renascer de um Outono - Samantha Holtz - Resenha

O livro ensina a preciosidade das coisas eternas e também das simples e foi um romance muito bem estruturado para tocar o coração de cada leitor. A Samanta está de parabéns, novamente, por construir uma narrativa tão tocante e rica em sentimentos. Impossível ler Renascer e não tirar alguns instantes para pensar na vida e nas coisas maravilhosamente simples e preciosas que existem em cada momento dela.

Título: Renascer de um Outono
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Nota: 4,5

Saiba mais: Skoob | Buscapé | Site da Autora

19 comentários:

  1. Oii Deniseee!
    Eu quero ler algum livro da Samantha rapidamente!
    Leio várias resenhas de algum livro dela e logo fico mais uma vez encantada.
    Acho que esse livro pode ser um ótimo meio de começar a ler os livros da Samantha né?
    Adorei o autógrafo *-*

    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      A Samanta é uma das melhores escritoras da atualidade, tu super deve ler tudo dela! *o* Além de ótima autora ela também é uma pessoa maravilhosa e um amorzinho de pessoa, não dá pra não amar <3
      Sim, tu pode começar com Renascer com certeza!
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Gostei da sua resenha, me parece que este é um daqueles livros que é otimo de ser ler em qq epoca da vida, mas especial naqueles momentos tristes em que nos sentimos meio deslocados do mundo.
    Vou procurar saber mais sobre a autora, o seu entusiasmo me deixou curiosa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Sabrina. O tipo de livro fofo e amorzinho que tu lê pra se sentir bem, mas lê também pra pensar, algo no estilo Rainbow Rowell e John Green, eu diria :D
      Procure sim, a Sam é muito fofa e querida! E os livros dela, todos mesmo, são adoráveis, não vai se arrepender.
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. ain denise ;-; ;-; ;-;
    eu tô me socando por dentro, porque ATÉ AGORA não comprei esse livro ;-;
    o pássaro é destruidor .-. cê é loko HAUEHUAEHUAEHU e eu gosto bastante da samanta (tanto como escritora, quanto pessoa), foi ela que me deu um ponta pé inicial pra conhecer os nacionais contemporâneos <3

    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas molier, corre pra ler e chorar e rolar no chão porque esse livro ç___ç tão amor. Por que tão amor?
      O Pássaro me deixou em profunda depressão, deus do céu. QUE FINAL É AQUELE? WHY?!
      A Samanta é um ser humano maravilhoso né? *---* gente, como não cansa de ser tão simpática e fofa e amorzinho? Eu conheci o selo da Novos Talentos por causa dela. Por causa dela que eu consegui publicar o livro também. Aquela mulher é 10 <3
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Não conhecia, e só pela sua resenha já me fez se apaixonar. Esse livro já está em minha lista e vou logo atrás dele...ksks

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender, pode acreditar!
      Todos os livros da Sam valem muito a pena *----*
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Olá Denise!!
    Sou fã da Sam! Ela é maravilhosa, um doce de pessoa e uma escritora muito diva.
    Esperei ansiosamente pelo lançamento de Renascer de um Outono. Vibrei desde quando ela disse que publicaria ele que ela escreveu na adolescência, até quando ela liberou a capa para as fãs verem.
    Eu nem preciso dizer que está na minha lista, né?? Sua resenha está ótima. E que sortuda vc ter conseguido ele autografado... foi na bienal? Queria ter ido... :(

    Beijos, Vic.
    Blog Minha Velha EStante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria!
      A Samanta é muito querida né? Gente, só dá vontade de abraçar ela e chorar.
      Pois é! Foi o primeiro livro escrito dela, isso é muito muito mágico *-* e a obra é uma fofura sem tamanho, como sempre. E tem um pouco de dor, como sempre. Porque se não fizer a gente chorar não é livro da Samanta.
      Sim, eu fui na bienal! Fui lá como autora, mas tietei meus autores favoritos também HAHAHAHAHA peguei autógrafo com ela no dia da sessão, mas um pouco antes, porque deus do céu como aquilo tava lotado o_o
      Obrigada pelo comentário! Espero que consiga ler ele logo *-*

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Ownnn!!! Denise, sua lindaaa :)

    Que lindas palavras sobre Renascer de um Outono!! Fico muito feliz em saber que você gostou tanto da história - e, em especial, do Ricardo!! ^_^ Já percebi que ele é a preferência nacional do time feminino de leitoras rs rs... <3

    Muito obrigada pelas lindas palavras que escreveu sobre o livro e sobre mim!

    Sucesso sempreeee na carreira e na vida :)

    Beijos no coração!
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta sua fofa <3
      Fico muito muito contente por você ter gostado da resenha! De verdade. Seu livro foi uma leitura fabulástica, como sempre.
      Amei fortemente o Ricardo e adorei o John também, mas é que o Ricardo ASJKFNSABASUOGBA obrigada por ele *ooo*
      Muito obrigada, Sam. Mais e mais sucesso pra ti na sua carreira <3

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Oi Denise tudo bem??

    Esse livro parece ser muitoo lindo e fofo! Apesar de curtir muito mais fantasia e afins eu adoro um romance de vez em quando também, principalmente se é tocante e bem escrito! Não conhecia a autora ainda (pena!) mas fiquei muito interessada no trabalho dela! Com certeza coloquei na lista dos nacionais que pretendo ler, parece interessante e envolvente. Sua resenha com uns surtos também ajudou HUAUHSAUHSAUH

    Adorei, beijos!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá! Tudo ótimo e contigo?
      Muito fofo e apaixonante esse livro, te juro! Sou apaixonada por ficções também, mas um romance adorável de vez em quando faz bem pra alma *-* procure pelos trabalhos da Sam sim, são todos muito bem escritos e com tramas queridíssimas.
      ASUHUHASUHASUHASUHASUHAS não consigo controlar os surtos, cê sabe como é xD
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Parabéns pela resenha, muito bem escrita ^^
    A história parece ser bem fofa, mas não sou muito chegada a romances e a personagens meigas rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor! Bom saber que gostou *----*
      A história é muito fofa mesmo, e tocante ao extremo. Mas se não é seu gênero então talvez não agrade :/
      ASUHUHASUHASUHASUHASUHAS a protagonista e eu ainda teremos uma conversa sobre humor pacífico demais G_G
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Denise!
    Sou fã dos romances e ainda mais da Samanta, uma autora nacional que toca nossos corações com sua escrita deliciosa.
    Tá, tudo bem, uma protagonista doce e sensível talvez não seja o que esperamos, mas para um romance que tem Ricardo como queridinho, vamos e venhamos, tem de ter uma protagonista gentil, concorda?
    Quero muito ter a oportunidade de ler.
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Ahhh você conhece a Sam, que ótimo *-* sim, as histórias dela são mágicas, é incrível!
      Sim, apesar dos pesares com a Anna, eu gostei da interação dela com o Ricardo, ficou um ship adorável. Eu queria eles juntos desde o começo, mesmo o John sendo um fofo também UHASUHASUHASUHASUHASUH
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  10. Ainda não tive oportunidade de ler os livros da Samantha, mas sinto muita vontade de ler "Quero Ser Beth Levitt". Mas pelo que pude conhecer, superficialmente, das histórias dela, são carregadas de sensibilidade e reflexão. Essa não parece ser diferente. Não gostei muito da capa, apesar de achar que ela combina com a sinopse. Mas acho que poderiam ter caprichado mais nas fontes, por exemplo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo