Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes - Queria Estar Lendo

Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Publicado em 13 de dez. de 2024

Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Academia dos Casos Arquivados é o primeiro livro do ciclo Os Naturais, de Jennifer Lynn Barnes, publicado por aqui pela editora Alt. A história é uma versão YA de Criminal Minds e, confesso, ganhou minha atenção, inicialmente, só por isso.

Se você se interessou por Academia dos Casos Arquivados, pode gostar de:


Na história, Cassie tem um dom natural de "ler" as pessoas e conseguir prever suas próximas ações. Algo que aprendeu com sua mãe, uma médium falsa que desapareceu há cinco anos e é presumida morta.

Agora, aos 17 anos, Cassie mora com a avó paterna e tenta se encaixa nessa grande família. Mas, por mais que tente se tornar essa pessoa, ela não consegue. É assim que o FBI a encontra: marcada pelo desaparecimento da mãe e tentando se encaixar em um mundo que, apesar de amar, não lhe pertence.

Quando o agente Briggs a encontra, tem uma proposta: quer Cassie vá "estudar" em uma academia secreta do FBI, onde ela e outros adolescentes são treinados para usar seus dons naturais de forma a auxiliá-los a encontrar criminosos.

Cassie resiste, mas no fim acaba aceitando em troca de uma coisa: Briggs precisa reabrir o caso de sua mãe e voltar a investigar.

Mas eu os amava de verdade, do mesmo jeito que tinha amado minha mãe? Era possível eu amar alguém daquele jeito de novo?

Quando Cassie chega na casa, descobre que não é a única com segredos ou um passado traumático. Ao lado de Dean, Michael, Lia e Sloane, ela começa seu treinamento. Que consiste em estudar casos antigos para que possam trabalhar em casos arquivados.

Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Porém, quando uma investigação ativa começa a cruza o caminho da academia, fica claro que Cassie está correndo risco de vida. Mas esse caso é a primeira pista em anos sobre o desaparecimento de sua mãe e ela não vai deixar a oportunidade passar.

Confesso que eu tinha certas expectativas a respeito de Academia dos Casos Arquivados quando me foi vendido como um Criminal Minds YA.

Pra quem não sabe, Criminal Minds é uma das minhas séries conforto e fiquei muito empolgada com isso. Mas logo vi que as minhas expectativas estavam um pouco desalinhadas com o que o livro estava entregando. E acho que esse é o maior motivo pelo qual eu não consegui me conectar tanto com os personagens ou a história.

- Não é uma cena de crime falsa. - ele disse, finalmente. - Aconteceu de verdade, só não foi aqui. [...] Tudo nesse lugar, a casa, o quintal, a piscina... tudo foi construído com algo em mente.

Quando compararam a série com o livro, eu fiquei esperando encontrar muito das dinâmicas de personagens na história. Quando, na verdade, a comparação vem da premissa literal, onde um grupo de adolescentes é treinado como profilers para encontrar criminosos.

Mas não me levem a mal, como comentei no instagram quando terminei a leitura, Academia dos Casos Arquivados é um livro muito bem feito. Os personagens são bem construídos e a trama se carrega em um ritmo constante.

O fim também me surpreendeu. Eu não estava esperando que o assassino fosse quem foi revelado ser, mas quando a revelação aconteceu, foi possível encaixar todos os pequenos detalhes e foreshadowing que a autora fez ao longo da história.

Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Sobre as personagens


A apresentação dos personagens foi bem consistente, assim como a personalidade deles. Sloane, a gênio sem muito tato social, cleptomaníaca e com um talento nato para encontrar padrões nas coisas.

Lia, que é praticamente um detector de mentiras ambulantes. O que significa que ela também é uma excelente mentirosa e uma enxerida de carteirinha. Que, de quebra, ainda tem um relacionamento de cão e gato com Michael, o garoto rico, moreno sarcástico e excelente em ler a linguagem corporal das pessoas para entender seus sentimentos; e um estranho apego a Dean, o loiro calado e misterioso, com um passado perturbador, que embora divida o mesmo dom de Cassie, parece não gostar muito dela.

Assassinos em série sorridentes, saltos doze e uma garota com dom para mentir? Aquilo seria interessante.

Foram isso, também temos os adultos da história: Judd, um militar aposentado que cuida dos adolescentes na casa, e eu já tenho algumas teorias do que pode acontecer com ele no futuro; Briggs o agente responsável por começar a academia e Locke, sua parceira.

Tem triângulo amoroso em Academia dos Casos Arquivados?


Tem sim! E depois de tanto tempo ser ler eles, achei até legal.

O início do triângulo amoroso ficou bom. Não achei apressado ou fora do tom, acho que a autora conseguiu balancear bem o romance com o restante da história, sem que perdesse o tom ou o timing das coisas.

Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Achei um pouco previsível a forma como Cassie se relaciona com Michael e Dean, mas também gostei que fugiu um pouco da mesmice que a gente vê em romances YA.

Não sei se pelo gênero ou se é algo da autora mesmo, mas os personagens parecem um pouco mais maduros do que estou acostumada a ver em YAs. O que é bom e evita que a gente veja sem os mesmos modelos de relacionamento.

E aqui preciso abrir um adendo para dizer que espero muito que Cassie fique com o Dean, porque apesar do Michal ser divertido e ajudar a manter Academia dos Casos Arquivados interessante, Cassie claramente tem uma química muito melhor com o Dean.

Meus pensamentos finais sobre Academia dos Casos Arquivados


De forma geral, essa é uma história instigante, rápida de ler e que traz algo novo para dentro do YA.

Embora não tenha sido a leitura favorita que eu estava esperando quando comecei, terminou bem e tenho certeza de que vai fazer muita gente se apaixonar e devorar suas continuações, que já estão publicadas por aqui: Instinto Assassino, Tudo ou Nada e Conflitos de Sangue.

Por fim, embora eu não tenha me empolgado muito para sair correndo para o livro dois, fico me perguntando se Academia dos Casos Arquivados vai fazer como Manual de Assassinato para Boas Garotas, que começa com uma história padrão e termina explodindo cabeças.

Sinopse: Cassie é uma jovem de dezessete anos que tem o talento natural de ler pessoas, desvendando suas personalidades e desejos. Mas ela nunca levou muito a sério essa habilidade, pelo menos não até o FBI bater em sua porta com uma proposta: participar do programa Naturais, que usa jovens com talentos extraordinários para resolver casos arquivados da polícia. O que Cassie não imaginava era que essa experiência seria muito mais complexa do que desvendar assassinatos não resolvidos ―especialmente quando é enviada para morar com um grupo de jovens cujas habilidades são tão únicas quanto a sua. Logo fica nítido que ninguém no programa é quem parece ser. E quando um novo assassino em série surge, o perigo está mais perto do que nunca. Presos em um jogo de gato e rato com um criminoso, os Naturais terão que usar todos os seus recursos para sobreviver.

Título original: The Naturals
Autora: Jennifer Lynn Barnes
Editora: Alt
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: YA | Thriller | Policial
Nota: 4


Resenha: Academia dos Casos Arquivados 1 - Jennifer Lynn Barnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo