Resenha: Um Ano Inesquecível


Clima de Dia dos Namorados no ar, então nada melhor do que a resenha de um livro amorzinho pra segurar o amor! Quatro estações. Quatro autoras. Quatro amores. Um Ano Inesquecível nos leva, através de narrativas e visões tão diferentes, mas tão igualmente marcantes, através de mudanças climáticas e mudanças emocionais, até quatro histórias marcantes.



Um Inverno Inesquecível é o primeiro conto, de autoria da Paula Pimenta. Estamos viajando até o Chile na companhia da Mabel, que vai passar as férias com a família lá - obrigada, porque ela queria mesmo é viajar com os amigos para passar um tempo ao lado do garoto de quem gosta. Entre altos e baixos, acaba que a Mabel se apaixona não só pelo inverno no Chile, mas por um rapaz que faz parte daquela estação.




A narrativa da Paula é bem juvenil, e é a primeira vez que pego algo escrito por ela. Tinha muita curiosidade, porque a Bianca adora, e gostei do que encontrei. Meu maior problema com esse conto foi a correria; a Paula demorou sessenta páginas para desenvolver a chegada da Mabel no Chile, as picuinhas dela, a birra, problemas com a família, e só então começou o romance. Soou muito forçado para mim, especialmente pelo jeito como acabou. Foi aquela coisa de "amor à primeira vista" que não cola. Se tivesse ficado mais em aberto, acho que eu teria gostado mais. Foi fofo, mas foi corrido. A protagonista é adolescente, então ou eu ia amá-la desesperadamente ou ia desgostar dela imediatamente. Não gostei. Não curti o jeito da Mabel, apesar de entender. Ela está começando a viver, começando a perceber que não dá pra entender o amor, começando com tudo. Com quatorze anos, suas decisões são um pouco mesquinhas, mas verossímeis à sua personalidade, e ela tem seus momentos adoráveis. Benjamín, seu interesse amoroso, é um garoto um pouco mais velho, com uma atitude engraçadinha muito fofa, e os dois dividem ótimos momentos. Mas, de novo, queria ter tido mais desenvolvimento para os dois, ou um final menos fechado. A fórmula de amor instantâneo não funciona tão bem quando não usada corretamente, e foi o que rolou com esse conto.

Um Outono Inesquecível foi o meu favorito de lavada. Foi tão favorito que eu coloquei ele na minha listinha de "contos amorzinho para ler quando eu estiver precisando de histórias fofas" ao lado dos contos da Rainbow Rowell e da Stephanie Perkins em O Presente do Meu Grande Amor. A história da Babi Dewet é bem simples; João Paulo ama música, Anna Júlia não. João Paulo é de boas com a vida, Anna Júlia está sempre correndo com a sua. João Paulo toca violão e canta debaixo do MASP, e a Anna Júlia passa ali na frente todo dia a caminho do seu estágio. Com simplicidade, um outono casual na vida dos dois acaba se tornando o melhor de suas vidas.


Ele não tinha visto aquela menina nos últimos dias e, se isso era possível com alguém que ainda nem conhecia, notou que estava com saudades. Saudades de um rosto que tinha visto só de passagem e que ainda não tinha um nome e nem voz. Saudades de alguém que ele nem sabia se era real ou não. Era algo estranho, mas, como Ed Sheeran dizia, people fall in love in mysterious ways.


Eu amei como a Babi construiu a trama com simplicidade e conseguiu deixar tudo tão apaixonante desde o primeiro momento. Os personagens são reais. Absolutamente reais. Você poderia esbarrar com a garota a caminho do seu estágio ou se parasse debaixo do MASP para ouvir um garoto aleatório tocando violão. Anna Júlia é bastante sistemática, e nem por isso pouco carismática. Eu a adorei desde o primeiro instante; ela está estudando para Direito, os vestibulares estão chegando e seu pai arranjou estágio com um advogado renomado. Para participar de tal estágio, ela vai de metrô, e acaba de seu caminho coincidir com o de João Paulo, um músico de bem com a vida que ganha seu dinheiro tocando músicas aleatórias quando tem um tempo livre das aulas do Conservatório. O João é um amorzinho, seu jeito de viver é apaixonante, e a química entre os dois quase salta das páginas do livro. Sabe aquele tipo de casal que te faz querer viver uma grande história de amor igual a deles? Esse casal é Anna Júlia e João Paulo.



Anna Júlia descobre a magia da música através de João Paulo, e ele apresenta a ela a beleza nas coisas simples da vida. Sem a correria e com a mente mais focada no "aqui e agora", Anna percebe que não está sendo jovem como realmente deve ser, e é com João que ela vai encontrar um cúmplice para viver a juventude. Entre sorrisos, músicas clássicas e letras que dizem tanto sobre os dois, Babi tece um conto sobre um outono inesquecível e um amor inesperado incrivelmente marcante. Não há promessas ou juras de paixão eterna. É simples, é real e é encantador. Eu queria muito ler mais sobre os dois; queria um livro só com os dois. Queria viver um outono como o deles e queria abraçar ambos até esmagá-los.



Uma Primavera Inesquecível foi a história da Bruna Vieira. Jasmine é filha de uma florista e de um taxista e ela está com problemas em matemática. É o último semestre do terceiro ano e ela precisa de uma nota incrível para não ser reprovada, e a matemática não é exatamente a matéria mais simples de todas. Eis que o professor sai com a solução: aulas de reforço. Só que acontece um contratempo e ele pede ajuda para um aluno da faculdade de engenharia ajudar Jasmine com suas dúvidas, e aí começa o romance.

A escrita da Bruna é bem descontraída e leve. Não foi uma história arrebatadora igual ao outono, mas não me decepcionou igual o inverno. Foi uma primavera adorável. A Jasmine é uma protagonista carismática - e eu super me identifiquei com ela no quesito problemas com matemática, eu era uma negação para essa matéria. AMEI o fato de ela ter cabelos cacheados porque é uma característica rara de encontrar em personagens; também adorei a mudança no visual dela que acontece lá para o meio. O romance, no entanto, não me conquistou tanto assim. Contos tendem a introduzir as situações rápido demais, mas a história anterior prova que é possível construir uma relação fofa e depressa sem soar abrupto. A Jasmine e o Davi começaram bem, mas depois rolou aquela apressada necessidade de dar um final feliz a eles. Quando as personagens não se conhecem e não tem um espaço muito grande para desenvolver a proximidade, por favor, não fechem um final tão Disney.



Um Verão Inesquecível, por fim, fecha o livro de contos com a história escrita pela Thalita Rebouças, outra que eu tinha muita curiosidade de ler! No verão da Thalita, acompanhamos as peripécias de três melhores amigas, com a história centralizando nas desventuras amorosas da Inha. A menina carismática e apaixonada vai encontrar um amor inesperado em pleno Carnaval, e vai vivê-lo com a intensidade que a época pede.

Com uma narrativa bem divertida e comunicativa com o leitor, a Thalita nos presenteia com um conto rápido, fofo e engraçado. A Inha foi bem carismática, e eu adorei ter a narradora expressando seus sentimentos a respeito de tudo que acontecia, porque ela era eu! As burradas que a Inha fazia, os comentários bobocas dela e do Guima, seu interesse amoroso, tudo isso era retorquido com humor e carisma pela própria Thalita. O amor entre os protagonistas foi rápido como prometido, mas, diferente dos contos onde isso aconteceu RÁPIDO DEMAIS, teve seu alto e baixo bem equilibrados. A história é cheia de referências à cultura pop e também à nossa cultura - por exemplo, a namorada do irmão da melhor amiga da Inha é uma cantora de funk. Toda a história de paixão inesperada no Carnaval acontece por causa dela, inclusive! Tem toda uma treta envolvendo a Inha e o Guima no meio do livro e a trama decorreu rapidamente, mas no momento certo. Foi o meu segundo conto favorito, sem sombra de dúvidas.



No geral, Um Ano Inesquecível foi, de fato, inesquecível. Houve bons contos e houve contos que não me agradaram, mas todos contaram histórias de amor improváveis, adoráveis e aleatórias, e foi uma leitura relaxante.


Título original: Um Ano Inesquecível
Autor: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira, Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Gênero: YA, Romance
Nota: 5

Saiba mais: Skoob | Buscapé
 

Share this:

, , , , , , ,

COMENTÁRIOS

6 comentários:

  1. Eu tenho esse livro na minha wishlist só por conta da Bruna Vieira, adoro o jeito adolescente dela de contar histórias... o jeito leve e despretensioso com que ela escreve... só que ele é um pouco caro, então vou deixando de lado... mas puxa... que fofo. fiquei curiosa.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Ahhh fiquei apaixonada ♥ Tipo preciso desse livro! Os personagens parecem ser apaixonantes e os contos maravilhosos! Queeeero *-*

    Beijão!
    Vem conhecer o meu Cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tem uma seleção incrível de autoras, não tinha como os contos não serem maravilhosos também. Ainda não li, mas tenho muita curiosidade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. socorro, porque ngm nunca gosta de ''enquanto a neve cair'' o primeiro conto do livro? Fooi meu preferido, mas respeito a opinião de vocês afinal cada um tem seu gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso, Kethlin :P
      Cada um tem seu gosto. Na minha opinião, foi fraco e não convenceu minha atenção, mas pra ti foi uma boa leitura :D
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  5. Com certeza o da Babi é oque me deixa mais ansiosa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!