Resenha: Corte de Chamas Prateadas - Sarah J. Maas - Queria Estar Lendo

Resenha: Corte de Chamas Prateadas - Sarah J. Maas

Publicado em 22 de fev. de 2021

Resenha: A Court of Silver Flames (Corte de Chamas Prateadas)

Corte de Chamas Prateadas é um spin-off da trilogia Corte de Espinhos e Rosas, história da Sarah J. Maas que ganhou milhões de fãs pelo mundo..

Para quem gosta de ACOTAR, vale a pena conhecer:
O livro começa com aquele capítulo final de Corte de Gelo e Estrelas (um extra) com a Nesta, em sua solidão regada a bebidas e sexo para se alienar das tormentas que seus poderes trazem, sendo convocada até a Corte Noturna. Lá, Feyre declara que eles vão parar de sustentá-la, e que ela será levada para outro lugar a fim de treinar e trabalhar durante um período. Tudo para o seu bem, forçadamente, claro.

Cassian é seu guardião e treinador, e é com teimosia e brigas que os dois começam a treinar e se aproximar. É nesse recomeço que Nesta passa a aprender mais sobre seus poderes - e o que a existência deles pode significar para o mundo pós-guerra não tão em paz assim.

Esse livro é total e completamente sobre a Nesta. Sua jornada. Seus traumas, seus pesadelos, o peso que ela carrega desde a transformação e o quanto isso cobrou da sua sanidade e da maneira com que ela reage pelo mundo. Mas exagera um pouco, como sempre, considerando tudo que a Sarah J. Maas escreve, em não lapidar essa história.

Nesta sabia que suas chamas prateadas vieram de um lugar escuro e frio. Um lugar que era antigo - e mesmo assim, inteiramente novo.

Eu sempre fui apaixonada pela Nesta. Mesmo presa à visão limitada da Feyre, sempre vi complexidade e muitas camadas na sua irmã mais velha. Nesta passava essa vibe de "não me toque sou furiosa" que geralmente esconde personagens tão intensas, e foi isso que recebi no seu livro.

Nesta, transformada contra sua vontade, que foi forçada a habitar e ser parte de um mundo que sempre odiou. Privada do pouco que tinha no mundo humano, alterada por uma força antiga que nem mesmo os feéricos da atualidade entendem pelo que ela passou; Nesta, que lutou uma batalha que nunca quis, que viu as irmãs sofrerem até o quase fim, que perdeu o pai abruptamente quando havia acabado de tê-lo de volta. Nesta, Nesta, Nesta. Como eu amo essa personagem.

"Você é aquela sobre quem o mar e o vento e a terra sussurram. Nesta."

A complexidade dela está no fato de ela não ser uma personagem fácil. Ela é babaca, ela é respondona, ela é furiosa, ela bebe, transa e se perde nos prazeres fáceis para esquecer os problemas complexos; ela está lutando contra traumas silenciosos, contra a solidão em que se abrigou, contra o pouco que tem e que pode ser tirado dela.

Resenha: Corte de Chamas Prateadas - Sarah J. Maas

Eu senti que esse livro fez um paralelo com os estágios do luto - os 5 aparecem no decorrer da trama através das emoções da Nesta. Primeiro, a Negação e o Isolamento. Segundo, a Raiva. Terceiro, a Barganha. Quarto, a Depressão. E, por fim, a Aceitação. Você lê isso no desenrolar da história, na maneira com que a Nesta reage ao mundo e aos personagens ao seu redor; como ela se abre devagar, como expõe as partes feias do seu coração para o mundo como parte do que sofreu e perdeu, como se entende e entende que precisa sobreviver e viver com essa dor, porque ela nunca se vai.

Cassian sorriu para ela, e o mundo desapareceu. A música não era a coisa mais bela que existia. Era ele.

Cassian não fez mais do que a obrigação, e por isso eu o amo tanto. Ele é paciente, é companheiro, é apaixonado, é querido, atencioso. Devagar, conforme Nesta se afasta da Raiva e do Isolamento, Cassian se aproxima para entendê-la mais; para ver o que ela tem dentro dela e para entender que ela tem um caminho árduo e longo pela frente. E, por isso, ele estende a mão.

Agora vamos falar sobre Feysand que foi decepcionante. Durante quase 800 páginas, eu senti muita saudade do casal comunicativo e saudável da trilogia.

Principalmente do Rhysand, que tomou umas atitudes controladoras em cima da Feyre e da Nesta que foram simplesmente indesculpáveis. Uma com a Feyre, em particular.

Ele tirou completamente o controle da Feyre de uma situação que dizia respeito a ela e somente ela. Ele tomou por direito dele decidir o que contar e o que esconder e obrigou todos ao seu redor a confabular com essa decisão. Não tem justificativa.


E a Feyre e o modo como ela aceita isso, como ela desconversa as atitudes possessivas do Rhysand com "ai, ele é assim mesmo". Garota. Acorda!

O Rhysand se achou certo, ameaçou quem tentou retrucar sobre a situação e ainda ameaçou matar a única pessoa que bateu o pé contra aquilo. Eu gostava de como ele representava um ideal saudável, um interesse amoroso respeitoso e comunicativo. Aqui, não encontrei esse cara.

Gwyn e Emerie, personagens femininas novas, trouxeram momentos muito bons pra história - tanto pra da Nesta quanto as suas individualmente. Assim como a Nesta, elas foram marcadas por perdas e traumas e se isolaram, e começam a se abrir para o mundo com o apoio de Nesta. Da chance de se fortificar e de confrontar o que temiam com coragem. De entender que seu passado não as define e nem deveria mover suas vidas; que elas merecem liberdade e felicidade.

Só achei gratuito demais um detalhe do passado da Gwyn que, pra ser bem sincera, chega. Não precisa mais em histórias assim, sabe? Com a Nesta e a Emerie, a SJM mostrou que é possível escrever trauma e superação sem apelar.

O esquema com as Valquírias podia ter sido mais bem trabalhado, mas eu ainda me apaixonei pelas meninas.

Resenha: Corte de Chamas Prateadas - Sarah J. Maas

Amren e Mor... Estão ali. Mas poderiam estar mais. Eu esperava mais da Amren, aliás, em relação à atitude com a Nesta; pra alguém tão velha e "cheia de conhecimento", ela bem agiu como uma líder de torcida de nariz virado.

A Elain... Eu não sei o que a SJM pretende com ela. Tem potencial de ganhar uma boa história bem desenvolvida? Tem. Esse livro explora alguma coisa pra isso? Não senti isso não.

O final me deixou pistola. A Nesta merecia mais, por toda a sua jornada. Aquela escolha dela foi forçada ao extremo só porque a SJM tirou um plot absurdo diretamente da bunda dela e, para resolver, precisou arruinar sua melhor personagem.

Corte de Chamas Prateadas tem poucos detalhes políticos interessantes, abordando as cortes depois da guerra e como a paz não é realmente uma certeza; tem novos elementos fantásticos tirados diretamente do nada, uma vez que nunca importaram antes, mas ela precisava de plot para seguir a série.
Nunca mais. Ela nunca mais seria fraca. Ela nunca mais dependeria da misericórdia de outra pessoa. Ela nunca mais falharia. Nunca mais, nunca mais, nunca mais.

Queria só dizer que eu cantei a bola de quais eram os poderes da Nesta faz muito tempo! Minha menina poderosa!

No fim das contas, Corte de Chamas Prateadas é um livro legal por causa da Nesta e do Cassian, com potencial que pode ser explorado no resto da série. E que eu torço pra dar certo, porque ainda tenho carinho por esse universo. Mesmo com o ranço recém instaurado por certo grão senhor.

Sinopse: Nesta Archeron sempre foi orgulhosa, rápida para a raiva e lenta para perdoar. Desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do estranho mundo que habita. Pior, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que ela perdeu nela. A única pessoa que incendeia seu temperamento mais do que qualquer outra é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição ao lado de Rhysand e na Corte Noturna de Feyre o mantém constantemente na órbita de Nesta. No entando, seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável, e só fica mais quente quando eles são forçados a ficarem próximos um do outro. Enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se estabeleceu sobre os reinos. E a chave para detê-las pode muito bem depender de Cassian e Nesta enfrentar seu passado assustador. Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nesta e Cassian lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação - e cura - nos braços um do outro.

Título original: A Court of Silver Flames
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Bloomsbury
Gênero: Fantasia | Romance
Nota: 3


79 comentários:

  1. Melhor coisa foi essa LC nada programada kkkkkk
    Esse livro teria sido perfeição se não fosse Feysand, mas olha.. ele me entregou tudo que eu queria do meu Nessian e fico feliz que a Jamais não cagou o ship
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise.
    Não vou defender eles porque você disse para não fazer, mas discordo de você na questão deles deixando claro que ainda não li esse livro e não sei o que aconteceu nessa situação ai hehe. Então vou ter que ler para tirar minhas conclusões. Assim como em relação a Nesta porque na série ela é a ultima da lista na minha preferencia pelos personagens hehe. Espero mudar minha opinião sobre ela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Estou ansiosa para ler meu oto em segundo favorito! Eu amo Feysand, mas não irei entrar no assunto porque respeito o que você falou miga.
    Cara, sempre torci para ler sobre a história da Nesta, pois sabia que tinha muito mais no que a visão da Feyre mostrava e defendo o modo como a Nesta é, poisfaz parte do que ela passou e estamos apoiando ela. E aaaah o Cassian, gente, ele é muito fofo né? Tô aqui vomitando de amor imaginando eles dois!!!!! ❤️❤️❤️🥺
    Quero afiar meu inglês, para ler o livro. Porque né gente, não conseguirei segurar até sair o brasileiro.


    Possível spoiler:
    Miga, essa Emerie, poderia ser a possível parceira do Az???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, migs!
      A Nesta tinha tanto potencial SIM e eu fiquei muito feliz porque a SJM usou todo ele e maaaaaaaais! Foi o melhor livro dela em questão de desenvolvimento de personagem, muito orgulho <3
      O CASSIAN É MEU TUDOOOOOOOOOO e nesse livro ele se superou!
      Tá difícil a versão BR né? Mas a editora sempre dá bola fora em questão de lançamento, nem me surpreendo.

      Então, eu acho que do Az vai ser a Gwyn, rola MOMENTOS ali. Quando você ler vai entender melhor, aguardarei surtos!

      Excluir
    2. Difícil viu kk... acabei de ler o livro e não dá a entender isso, mas abre especulações pra outra personagem hehe.

      Excluir
    3. COMOASSIM NÃO DÁ PRA ENTENDER, aqueles olhareeeeeeeeeees, as sombras sussurrando aaaaa! Disseram que no extra do Az também tem uns glimpses de que vai ser a Gwyn, mas não li esse ainda - espero porque tem muito mais potencial do que com a Elainzzz

      Excluir
    4. E eu aqui pensando que era a única que tinha reparado no Azriel e na Gwyn🤦🏽‍♀️(ainda bem que não foi só eu 😅🤭)
      Mais queria deixar registrado que shipei desde o princípio..💆🏽‍♀️❤😍
      Só quero

      Excluir
    5. Não, mas espero que seja da Mor!!! Tem uma cena em que a Emerie vê e fala o quanto a acha linda.

      Excluir
  4. Olá, Denise

    Aiiiii, morro de preguiça da Jamais. Tenho o box da trilogia Corte aqui, mas depois que comprei li tanta bosta sobre a série que olho pra ele e me dá até desgosto. hhahaha Em dado momento lerei, acho que muito em breve, inclusive. Se eu continuar não passando nas parcerias vai me sobrar tempo pra ler as coisas que estão encalhadas, pra uma coisa a tour da humilhação servir! hahahahaha Todavia, vai demorar até eu chegar nesse aí, se eu chegar.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a série e Feysand, mas entendo total que nem todos gostam do casal haha. Eu fico tão feliz por ver tantas opiniões positivas sobre o ACOSF. Estou bem animada para ler e minhas expectativas estão nas alturass.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise
    Eu vi que muita gente surtou com a leitura desse livro, e parece que a SJM entrega tudo aquilo que vocês estavam procurando. Infelizmente não é uma autora que me interesse, então eu fico meio avoada nas leituras. Mesmo assim, é ótimo que você gostou.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo25.2.21

    Ah eu já esperava muito da Nesta. Amei o livro, entendi ela totalmente. Rhys era mozão até gelo e estrelas, a partir daí, foi só ladeira a baixo. Cass e Az continuam ❤️. Sempre achei a Elain mil vez pior do que a Nesta. Esse livro deu umas dicas de que ela vai para a Primaveril com o Lucien, e que vá em paz! Az e Gwyn ❤️

    ResponderExcluir
  8. Vc vc teria o capítulo extra do Azriel?

    ResponderExcluir
  9. esse livro é tudo que eu como fã de nessian precisava, desde do primeiro livro eu já tinha me apaixonado pela Nestha, já queria o livro dela, sabia que era uma personagem com muitas camadas que precisavam ser contada, achava ela fora da bolha da perfeição que é normal nesses livros. Apareceu o Cassian e eu já sabia que seriam casal(fiquei até triste de não ver mais deles nos livros), aí veio chamas prateadas...para mim o melhor de todos da corte. Eu tenho muito da Nestha... incrível como ela é tão humana, foge desses estereótipos de personagens do livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduarda! S-I-M pra tudo! Eu era apaixonada pela Nesta quando a gente só tinha uns vislumbres dela, mas o potencial ESTAVA ALI e eu fiquei tão feliz porque a Sarah explorou ele todinho e direitinho KJASBFSAUOGBAOUA foi o melhor livro dela em questão de desenvolvimento de personagem, IMPECÁVEL o que ela fez pela Nesta (e pelas valquírias no geral).
      Ela segue uma das personagens mais complexas e poderosas que eu já li. Queria mais livros corajosos com personagens femininas que fogem dos esteriótipos de sempre!

      Bjs.

      Excluir
  10. Confesso que a Nestha é um personagem que nunca me inspirou empatia, pela falta de educação e sentimento de superioridade desde o primeiro vislumbre dela. Mas amo a escrita da Sara e quanto ela me envolve, quero muito ler esse livro com o coração aberto.

    ResponderExcluir
  11. Tô louca pra ler os capítulos extras. Onde eu encontro,meu Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Eu tbm preciso!! Pelo amor de Deusss

      Excluir
    2. Anônimo11.5.21

      Vai ter algum livro sobre o Az ? Ou do lucian ,ou sobre oq vai dar com o ranking?

      Excluir
  12. Todo mundo que conhece a SJM sabe que ela adora contradizer os próprios personagens. Certas coisas ela foge completamente dos padrões que ela criou. O livro é da Nestha, mas não precisa fazer ninguém odiar os outros pra engolir a irmã. Simplesmente forçado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim ela se perdeu muito na 'perfeição superprotetora' do Rhysand e da Feyre e acabou criando uma relação tão sufocante e tóxica quanto a que ela tinha com o Tamlin. E nunca vou entender o que ela fez com a Amren nesse livro...
      Tirando Nessian e o Az, todo mundo ali parecia figurante do ensino médio naqueles clichês de anos 90.

      Excluir
  13. Em resumo, Nesta e Cass são parceiros ou não? Pq diferente deles Lucien já abriu a boca pra dizer que Elain era sua parceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wallesca. Essa dúvida é respondida no livro, mas não vou falar por aqui por motivos de spoilers. Você vai ter sua resposta em ACOSF ;D

      Excluir
  14. Para Todos os Livros Que Eu Já Amei2.4.21

    Oiiii! Esse livro era tudo que eu precisava como uma fã de Nessian, a cada momento fui me apaixonando pelo desenvolvimento pessoal dos personagens e em muitos pontos eu concordo com essa resenha. A Nestha pra mim sempre foi aquela personagem que eu amo e odeio ao mesmo tempo sabe. E esse livro me ajudou a ver ela por outra perspectiva e me fez apaixonar por essa personagem forte e maravilhosa que conseguiu supera esses desafios.

    Agora, aquele ponto delicado que é Feysand. Na minha opinião por mais que o Rhysand tenha errado, por mais que ele tenha cometido um erro não apaga todas a coisas boas que ele ja fez e toda a historia que acompanhamos na trilogia original. Ele é imortal não perfeito, então não vai ser esse erro que o vai definir em toda a historia, para mim eles sempre serão aquele casal que SUPEROU a morte para ficarem juntos que merecem o seu final feliz. Então, eu não acho que eles tenham esse relacionamento toxico e sufocante, minha paixão por ele não vai mudar por causa de um erro. E ele nunca vai ser o Tamlin, porque o Tamlin não aprende com os proprios erros tanto que cometeu o mesmo varias vezes. Mas essa é só a minha opinião sobre essa casal que eu sou apaixonada.

    Mas desde o inicio o Cassian e Az tambem foram o meu xodo e eu sempre quis um pouco mais Nessian e o meu desejo foi realizado nesse livro!!!!

    E parabéns pela resenha realmente ficou muito boa eu gostei bastante! É muito bom ler a opinião de outras leitoras maravilhosas!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, migs!
      Relaxaaaaaa, a gente tá aqui pra ter opiniões contrárias. Eu fico agradecida pela educação porque sempre que aparece um comentário novo já penso "lá vem outro stan me atacar porque eu tenho OPINIÕES!!!".

      Super entendo você não ter tido essa vibe de Feysand, mas eu, pessoalmente, me senti mal lendo toda aquela treta. No lugar da Feyre, eu teria amaldiçoado, jogado um vaso na cabeça, pedido divórcio, etc. Eu entendo o traço de imperfeição e acho ótimo até pra não deixar tanta expectativa em cima dum cara, mas o livro não tratou como se ELE estivesse errado, sabe? Se a Feyre tivesse reagido mais, eu teria curtido a trama. Teria sido interessante um conflito mais grandioso pro ship. Mas ela aceita tão fácil que me deu um embrulho no estômago do tipo, tá... "Se fosse o TAMLIN fazendo isso, tu não faria um escarcéu, garota?" dois pesos duas medidas, no fim de tudo.

      Nessian é TUDO pra mim. Eu amo o desenvolvimento, a relação que eles constroem, aquela cena nas montanhas eu CHOREI A BEÇA. Foi lindo.

      Beijos!

      Excluir
    2. Anônimo8.2.23

      Talvez vcs nunca tenha ficado gravidas e não compreendam o que isso causa tanto na mulher como no homem. Para mim o Comportamento dele foi como normalmente o homens se comportam quando sua esposa esta gravida, existe sim todo esse excesso de cuidado que é sufocante para a gente quando esta assim, mas a gente compreende é isso tem haver com o momento que o casal esta passando. Para mim talvez vocês nao conseguem compreender que esta mostrando essa historia pelo ponto de vista de outro personagem. Então é óbvio que a visão a diferente. Mas achei sim que os livro estava cheio de sexo mais do que necessitava, e que poderia ser trabalhado melhor a questão da historia com relação as relíquias.

      Excluir
    3. Excesso de cuidado = mentir e omitir informação sobre a sua condição de saúde quando tá grávida? Condição essa que colocaria a tua vida em risco? Quando a decisão do que fazer em situação de gravidez de risco deveria ser ÚNICA e exclusivamente da mulher? Foge desse parceiro, anony :)

      Excluir
  15. Não vou passar pano pelo o que o Rhys fez, mas também temos que entender que o livro se passa pela visão da Nes, e todos nós sabemos que ela é o Rhys não se dão, ele tenta ser o mais civilizado possível com ela. Mas uma coisa que não concordo é a comparação com o Tamlim, diferente dele o Rhys aprende com seus erros, no final (quem leu sabe) ele meio que se redimiu, mesmo fazendo isso por gratidão, Nes até fala que ela o considera como ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel Silva3.4.21

      Concordo plenamente com vc!!! Por isso não senti raiva dele e achei a comparação dele com o Tamlin muito pesada.

      Excluir
    2. Oi, Anony!
      Então, eu não consegui engolir aquele final. Foi muito "nossa porque você fez ISSO aqui ESSE EXTREMO" eu vou te mimar e etc, mas não ficou de joelhos pedindo perdão por ter sido extremo antes com ela, sabe? Não me desceu, eu não perdoaria, ainda faria da vida dele um inferno.
      Mas a Nesta é boa demais para o mundo, então tá tudo na paz :v

      Bjs!

      Excluir
  16. Raquel Silva3.4.21

    Eu amei esse livro! Foi muito lindo e profundo a maneira como conhecemos os personagens com outra perspectiva. De certa forma, eu entendo essa sua raiva Denise em relação ao Feysand mas eu acho que era a intenção da autora, era mostrar que os nossos personagens favoritos também podem cometer os seus erros pq eles não são perfeitos essa sinceridade deixou os personagens mais reais sabe.

    De certa forma eu vejo boas intenções na feyre e na Elaine e no círculo íntimo deles. Pq não parecia que a Nesta estava se ajudando e sim se afundando então aquela intervenção era o basta, tipo ela precisava encarar os fantasmas do passado.De certa forma, ela precisava desse lugar pq a bebida e a farra era só uma distração pra toda dor que ela estava sentido naqueles momentos. Entao eu não culpo a feyre pelo que ela fez, pq se percebermos ela tambem nao gostou de fazer isso contra a vontade da irma mas parecia necessario na minha opinião.Olha eu não terminei o livro odiando nenhum dos personagens na verdade me apaixonei ainda mais por eles principalmente pq agora que tinha foco em outras histórias.E cara!Eu já amava o Casian mas agora eu tô completamente derretida por ele!!!
    E olha a Nesta nunca foi uma das minhas personagens favoritos as vezes ela me dava uma raiva mas em outros momentos eu achava ela incrível kskskskskdkdkdkdkdkksks! E por mais que tentasse sempre achei injusta (ainda me dá certa raiva) a forma como ela trata ou vê a propria irmã, como se a Feyre não tivesse cicatrizes daquela guerra na qual ela quase perdeu o parceiro!Mano!! Achei isso uma sacanagem não vou negar. Mas....
    Mas no decorrer do livro eu consigo ver essa história pelo lado dela, ver esse crescimento pessoal, e isso me fez gostar dela, me fez compreendela.
    Então, no final EU não terminei odiando ninguém na verdade fiquei muito feliz por eles! Ver como a Nesta conseguiu se reestruturar e voltar á ter aquele fogo dentro dela.
    Gostei muito da sua Resenha Denise vc realmente tem talento com as palvras, vc mencionou coisas muito interessantes principalmente sobre os 5 estagios na qual a Nesta realmente passou e eu não tinha notado isso,gostaria muito de continuar trocando ideias com vc sobre os livros! Desculpa se ficou grande esse comentário kskskskskdkdkdkdkdkksks! É que eu realmente me empolgou nesses assuntos ksksks����

    Atenciosamente,uma leitora que olha pras estrelas e deseja.����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Que isso, adoro surtos enormes (especialmente surtos em que a gente se respeita com opiniões que não batem!).
      Sobre Feysand, eu acredito que ela tenha tentado, sim, mostrar que eles também podem cometer erros, mas o que o livro me passou foi que o Rhysand, principalmente, se acreditava correto até aquele incidente, e as desculpas dele não surtiram efeito pra mim porque não condiziam com o modo desumano com que ele tratou a Nesta o livro todo. Achei abusivo o que ele fez com a Feyre e escroto como ele tratou a Nesta; eu esperava mais dele depois de todas as demonstrações de empatia que ele teve com a Feyre - e com a Elain. A Nesta é só mais uma vítima na história toda, e ela reagia através da raiva. É babaca? É. Mas quem passou por traumas, como Feysand, deveria saber que o trauma age de maneiras diferentes nas pessoas. Enfim, pra mim o Rhysand foi a definição de hipócrita.
      Eu já não estava gostando dele lá em Corte de Gelo porque TODA a história com o Tamlin tinha acabado e ele foi cutucar cadáver com picuinha que parecia a quinta série. Sim, o Tamlin foi abusivo. Mas ele saiu do caminho dos dois. O Rhysand que quis bancar o machão dominador pra cima dele.
      MUITA RAIVA EMBUTIDA, em resumo. Odeio ele KKKKKKKKKKKK

      Em relação a Nesta, meu maior medo era a SJM não dar atenção pros traumas e pro luto e pra dor dela, mas eu amei tudo que li. Foi sensível, foi emocionante e foi importante pra dar voz a uma personagem que é tão bem construída. Eu quero ler mais personagens femininas que fogem de arquétipos esperados; convenhamos, se a Nesta fosse um cara, metade do fandom não ia tratar ela com a babaquice com que trata, né?

      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Bjs!

      Excluir
  17. Raquel da Silva3.4.21

    oiiii! Denise!
    Eu também gostei muito da autora ter focado nos traumas e nos medos dela dessa maneira. Pq muitas vezes enquanto eu lia os outros livros me perguntava "Mas, cara o que deve tá passando na cabeça dessa Nesta?". Então eu finalmente tive as minhas perguntas respondidas kskskkskskksksskks!
    E por mais que o Rhys tenha feito babaquice, os dois não se gostavam praticamente odiavam um ao outro e como o livro estava sobre o ponto de vista da Nesta a opinião dela fica bemmmm evidente. E tipo pra mim as desculpas dele surtiram efeito entao eu não fiquei com raiva dele.
    Mas o que me irrita nem é isso. Tipo essa não é a maior das minhas preocupações, e Sim o jeito como ela trata as próprias irmãs como se elas tivessem culpa por tentar seguir em frente e ter um futuro! Tipo as Nesta não é única que tem problemas ou que teve situações piores pra enfrentar como vimos na vida de cada personagem como o Az. e eu acho isso muito injusto!!!!! Tipo a Elaine não tem culpa de ter tentado seguir em frente e ela só se aproximou mais da Feyre no decorrer do livro pq a própria Nesta á afastava, á empurrava da vida dela, então de quem mais a Elaine se aproximaria se não seria a sua própria irmã? Sabe, e isso me deixava com muita raiva da Nesta que jogava isso como se fosse um problema. Tipo quantas vezes no decorrer do ano elas e o Cassian tentaram se aproximar dela de varias maneiras? E foram chutados? Sabe Denise isso me deixava com muita raiva, vc sentiu raiva dela também em algum momento do livro por causa das atitudes dela?
    Pq como vc disse a Nesta reagia através da raiva e descontava essa raiva nos outros, machucando quem estava ao redor por mais que eles tivessem boas intenções. E ela não admite isso, ela não percebe como as irmãs dela passaram por pesadelos e medos constantes também, a diferença é que elas tentaram enquanto a Nesta se afundava, então eu acho que ela precisava realmente ficar longe da bebida(mesmo achando a prisão na casa meio exagerado mas não parecia ter outra alternativa pra deixar ela longe da bebida e da farra pq ela não escutava ninguém) e ter desafios na vida(pra se ocupar) pra poder se fortalecer como vimos acontecendo no decorrer do livro, ela teve que enfrentar esses problemas pra crescer e, cara! ela ate riu do Cassian o que foi inacreitavel! Eu fiquei chocada kskskskskskskskskksksksk
    Mas tirando esses momentos de injustiça que queria socar ela kskskskssksksksk , tambem tinha os momentos que eu amo muito ela como ela não deixar outros caras a menosprezarem e momentos que eu vejo o quão forte ela é, esse caso em especifico sempre me fez me apaixonar por ela desde quando ela era humana kskskskskskskskssk! posso parecer meio louca mas são esses sentimentos contraditores que definem a minha relação de amor e raiva com ela ksksksksksksksksksksksks!
    Muitas vezes eu cheguei a imaginar ela uma Valquíria kskskkskssk tipo lacrando na frente de todo mundo com outras personagens fortes como ela, se tornando Valquírias ksksksksksksksksksksk! A imaginação aqui rola solta!!!! Sim eu amo as historias sobre Valquírias e Amazonas kskskskkskskskks! E concordo por mais historia e personagens como essas!!!

    Atenciosamente, uma leitora que olha pras estrelas e deseja!

    P.S.: As dedicatórias da autora sempre são as melhores, não é? Como ela faz da Nesta no começo do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11.5.21

      Vc sabe se tem livro sobre o az

      Excluir
  18. Raquel da Silva4.4.21

    Mas eu entendo que a Nesta precisa de mais tempo do que os outros pra se recuperar como o proprio Cassian falou no livro. Mas sei que pra isso ela precisa ficar longe da bebida.
    Denise pergunta, vc tambem surtou nas partes do livro que mencionaram viagens entre reinou/mundos?? Sendo muita refecia a trono de vidro! Cara só imagina Nesta e Aelin no mesmo comodoo????!!!
    Seria surreal!! O circo iria pegar fogo se essas duas se encontrassem kskskskskskskskskskskskssksksks!! De novo minha imaginação tomando conta da minha pessoa ksksksksksksksksk!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel da Silva5.4.21

      Por mais que tivesse esses momentos em que eu ficava com raiva da Nesta, ler ela encontrando a sua própria redenção me tocou em um nível extraordinário!!! Ela se encontrou nesse livro, encontrou a sua redenção e se arrependeu por tudo que fez e foi ´por causa desses momentos que eu amei ela e a sua jornada!! amei de mais esse livro e sei que quem ler vai amar tambem!!!

      Excluir
  19. Pra mim a Nesha é como ela se descreve em vários momentos, egoísta, mimada, cruel e, muitas outras coisas, neste livro vemos a jornada dela em prol de superação e empoderamento, mas a Nesha sendo a Nesha, acredita que só ela sofreu episódios que a marcaram, isso fica evidente no episódio quando ela fez a vidência na guerra de Hybern e o caldeirão levou Elain ou quando ela sofreu toda angústia quando foi Feita pelo caldeirão, a própria Elain fala que ela também sofreu com o mesmo no caldeirão e foi ela que foi parar no meio dos inimigos com medo e indefesa quando o caldeirão a levou, nem por isso ela é uma pessoa terrível com os outros. Feysand tudo pra mim, se a própria curandeira optou por não dizer a Feyre sobre aquilo, preservando-a, o parceiro e amigos também poderiam fazer, para não a incutir medo e ganhar tempo até revelar a verdade com uma solução, o que foi impossível já que a Nesha sendo a pessoinha temperamental e que não pensa no bem estar da Feyre nem um pouco, revelou aos gritos, enfim, só lendo pra tirarem conclusões de fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, migs.
      A questão é: cada vítima reage de um jeito ao trauma. Você não pode dizer que os sentimentos da Nesta estão errados por serem de revolta e fúria porque é a maneira dela de reagir ao evento traumático que viveu. Algumas pessoas reagem de maneira fechada, tipo a Elain, e outras reagem mais rápido, tipo a Feyre. Todos os sentimentos são válidos na jornada de superação, os de fúria e os de silêncio.
      Ela foi egoísta e revoltada, sim, e estava no direito dela. Foi boazinha demais com todo mundo ali em vários momentos, inclusive. Eu queria ter visto mais da fúria dela, por tudo que ela foi forçada a viver e aguentar. Mas a Nesta é boa demais pro mundo (e pra corte).

      Bjs!

      Excluir
    2. Ah, e sobre Feysand: eu não tô nem ai pra curandeira, pro Rhysand e pra corte. TODO MUNDO ali estava errado por mentir pra Feyre sobre o que estava acontecendo COM O CORPO E A VIDA DELA. Ninguém tinha o direito de omitir informação "até entender o que fazer", é o corpo dela. A saúde dela. O futuro dela. ELA tinha que saber e tomar uma decisão. Mas todo mundo ali acha que sabe o que é melhor pros outros, né?
      Não, não acho justificável e nem argumentável. Foi escroto pra caramba.

      Bjs de novo!

      Excluir
  20. O arrependimento da Nesha rasga um véu que ela mantinha sobre si e é tão magnífico no fim do livro, quando ela enfim enfrenta seus demônios, a Amren sempre foi amiga dela e foi a própria Nesha quem a afastou quando ela só quis ajudar, o que foi ela empunhando os ttesouros? SOCORRO!! E ela se abrindo pro companheiro e irmã? A MÃE NOS SALVE!! Esse livro tem muitos altos e baixos, ela é um porre, mas ela fica do bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony! Simmmm, eu amei toda a jornada de recuperação da Nesta. Meu maior medo era a SJM tratar o transtorno pós-traumático dela de maneira leviana, mas ela foi muito sensível e cuidadosa com a história e a superação da Nestha e eu parabenizo muito ela por isso. Foi a melhor coisa que eu já li dela, apesar dos pesares.

      Beijos!

      Excluir
  21. Olá!

    Concordo com tudo kkk. Eu queria saber sua opinião sobre Ariel, tenho para mim que ele talvez desenvolva algo com a incrível Gwen. O que vocês acham?

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, migs!
      Eu quero MUITO que o Az e a Gwen se desenvolvam num ship. Não aguento essa coisa da SJM de TER que deixar todo mundo junto com personagem do círculozinho de protagonistas, se ele ficar com a Elain vai ser a maior furada do século. Ele e a Gwen tiveram mais química e carisma em uma cena que ele e a Elain em 3 livros KKKKKKKK

      Bjs!

      Excluir
    2. Anônimo11.5.21

      Vdd mas alias te essa coisa de deixar o lucian não

      Excluir
  22. mdssss,você arrasou, primeira vez que li sua resenha, e amei sinceramente, me sinto igual a vc na parte de Feysand,vcccc tem toda razão em seu surto de odio eu tbm me sinto igual, odie as atitudes da maioria dos personagens como tratavam a nestha, o mais absurdo que perdoaram a elain que tem tanta culpa como nestha, mais não entendem a nestha hahaha (odiooo), sinceramente Feysand saiu da minha graça depois disso slá não consigo perdoa eles (na vdd ja tava ficando com raiva deles desde de gelo e estrelas), a nestha só tinha um modo diferente de tratar com seus traumas que era afastando todos, e quando era feyre que tava na pior todos entendiam só pq ela não tratava mal?! por favor ne! E RHYSSSS VEYYYY, quando nestha contou a vdd sobre a gravides, expulsou ela? hahaha que lindo, o culpado foi ele não ter contado.FDP,a atitude de amren foi decepcionante,queria que quando nestha invadiu o quarto dela tivesse jogado ela na parede ou sla, enfim eu li sua resenha e renasceu o meu odio por alguns personagens kskskksksksksk obg kskskskksks

    ResponderExcluir
  23. Olá Denise, estava pensando em comprar o livro, após ler a resenha fiquei em dúvida. Amo o Cassian, passo muita raiva com a Nesta o que é bom, porque significa que o personagem é bem construído, estava ansiosa para ler sobre o ponto de vista dela, o problema é que sou enlouquecida com Feysand e saber que ele se torna um tirano abusivo e ela um fraca me dá vontade de não ler isso acontecendo NUNCA! Um dia quem sabe...

    ResponderExcluir
  24. Já eu terminei corte de chamas prateadas no ódio por causa da Nestha, sempre achei ela a personagem mais ingrata e rebelde sem causa dessa trilogia, então não estava muito animada por um livro do ponto de vista dela, agora aguardar os próximos espero que venha uns do ponto de vista do Azriel, Mor ou Amren...

    ResponderExcluir
  25. Anônimo13.6.21

    Tenho volta e meia vontade de ler essa saga. Mas aí a gente procura as resenhas ou os fcs e é briga atrás de briga. Nunca vi tanto fã tacando hater na série que diz amar tanto,credo tudo é tóxico,tudo que fazem sofrer os personagens preferidos é tóxico ou merece ódio. CREDOOO gente que coisa chata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Eu larguei a SJM por 2 motivos: ela é tóxica DEMAIS (vide as fofocas das brigas com autoras que ela teve) e o fandom é super tóxico de brinde :)
      Esse foi meu último livro dela por carinho a Nesta e ao Cassian, mas daqui pra frente SJM não entra mais na minha listinha de leitura. Quero distância de tudo.

      Excluir
  26. Você escreveu exatamente tudo que eu pensei.... Desde a inspiração do Harry Potter (dos três itens feitos pelo Caldeirão), até o livros ser bem focado em Nestha e Cassian e que se dane o resto!
    Eu só achei que ia ter um final feliz pro Aziel também... Mas enfim. Concordo com tudo que escreveu! Adorei!

    ResponderExcluir
  27. Ainda estou lendo Corte de Chamas Prateadas, e estava bem ansiosa para isso, Nestha me hipnotizou desde que apareceu, por isso concordo com tudo que disse a respeito dela, a amei mesmo que os outros a odiavam. Nestha é tão.complexa, abstrusa, intrigante, eu adoro tudo nela, até a hostilidade. Me irrita tanto o Rhys não conseguir perdoar a Nestha por Feyre ter ido caçar tão nova em uma floresta, mas perdoar a Elain. Ambas são irmãs mais velhas da Feyre, e ao contrário da Elain que só sabe chorar, Nestha fez muito, foi até mesmo atrás da Feyre naquela marulha para traze-la de volta, sem se importar quais perigosos espreitavam ali. É mais fácil pelo jeito perdoar Elain ser a doce e gentil irmã e Nestha a ríspida e hostil. E o problema de livros em primeira pessoa é que eles influenciam quem está lendo a pensar da mesma forma, por isso endeusam o Rhys e odeiam a Nestha, por Feyre fazer isso, sentir isso. No final, Feyre não tem força nenhuma, ao menos no meu ponto de vista, ela só segue o que os machos dela dizem e pensam sem questionar, primeiro Tamlin, e depois Rhys.
    Sobre Feyre e Rhys... Não sou muito fã desse casal, na verdade, nem deles separadamente. Eu tentei, de verdade, mas acho eles tão chatos, e juntos então, uma melação desnecessária... Parece que o Rhys vive no cio.
    Cassian é um colírio pros meus olhos de leitora... Um sonho. É tantos adjetivos positivos, difícil descreve-lo com alguns.
    Enfim, finalmente achei uma pessoa que defende a Nestha como eu hahah E viva Nessian, pois eles são tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      SIM PRA TUDO QUE VOCÊ DISSE, ASSINO EMBAIXO E RECONHEÇO FIRMA NO CARTÓRIO!!!!!!!!!!!!
      Sobre Feysand: eu costumava gostar, mas parece que numa névoa que depois que percebi as problemáticas (principalmente do Rhysand lá em ACOTAR.......... Que a SJM passou um pano mas só espalhou a sujeira) fiquei 'ok tchau procês'. Nesse livro eu queria jogar os dois da janela.
      Nessian é TUDO!

      Bjs!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu tentei, tentei muito gostar do Rhys, mas não consigo gostar dele por justamente essas atitudes de Acotar, para mim não fizeram sentindo, e não engoli as justificativas. Achava Feysand interessante no início, antes deles ficarem juntos, mas senti um nojo deles juntos após aquela cena em que Feyre finge ser a "cadelinha" dele na Corte, lá em Névoa e Fúria, ela veste quase nada de roupa e eles começam a se esfregar na frente de todos, e isso só piorou quando em Asas e Ruína em que eles estão fazendo uma pesquisa na Biblioteca de Velaris e ficam se provocando por telepatia sobre transar ali... bem onde muitas fêmeas sofreram abusos... aquilo foi o pico. Não entendo como quase ninguém viu tal problemática: Eles estavam falando em fazer sexo no lugar sagrado onde abriga inúmeras vítimas de abusos, entre eles oa sexuais. Talvez endeusem tanto esse casal tóxico que não enxergam os problemas...
      Nessian foi muito melhor tabalhado, e talvez eu leia os próximos só para ter mais um pouquinho deles, e por querer um arco do Lucien, um personagem que mesmo sendo esnobado pelos deuses perfeitos do círculo íntimo tem muito potencial. O engraçado é que mesmo quando precisam dele, o IC esnoba ele kk
      Beijos ;*

      Excluir
    4. Bônus pra Feyre fazendo um bo***** no Rhysand no meio de um acampamento cheio de vítimas morrendo e sofrendo lá em Asas e Ruína KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK sutileza e bom senso nunca foi o forte da SJM e a gente percebe quando para pra analisar friamente... tudo.
      Amei seu comentário e assino embaixo de tudo. O fato da Feyre ter passado pano pro que o Rhysand fez com ela em ACOSF pra mim foi imperdoável. Se fosse o Tamlin escondendo dela o que escondeu, a gente sabe que as pessoas teriam reagido de um jeito diferente, né? rs

      Excluir
  28. Carolina18.7.21

    Olá Denise! Gostei da sua resenha!
    Li a série toda e estou terminando o último livro.
    A série toda foi boa ao meu ver, confesso de que qndo a Feyre desistiu do papel de forte e destemida, para assumir um papel de anfitriã, eu fiquei tipo : ué.....
    Sobre a Archeron mais velha, acho q no começo achava Nestha a típica irmã mais velha chata. Mas qndo ela se mostra mais presente no decorrer da história senti aquela pontada de curiosidade de saber do que ela é capaz com os poderes. Resistir até o último fio de cabelo contra o caldeirão foi top.
    Estou curiosa para saber o que Elain é capaz e se era ela a responsável por algumas vozes dentro da cabeça de Nestha. Ela (Nestha) trás um pouco do que as vezes a gente esconde na gente a parte durona que no fundo tem medo de perder as pessoas que amam. A arte do desapego e a amizade que ela firma com as amigas foi muito bom! Está sendo bom, pq ainda não terminei de ler kkkkkkkkk
    Boa leitura para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim pra tudo sobre a Feyre. E o fato que MAIS me deixa indignada é ela passar pano pra postura possessiva e nociva do Rhysand quando o Tamlin fez A MESMA COISA e foi azucrinado como o "abusivo". Ué, quando é o Rhysand mentindo, omitindo informação, deixando ela de lado nas políticas, colocando um ESCUDO FÍSICO PRA NINGUÉM TOCAR NELA PORQUE ELE NÃO QUER, ai é lindo né? Ah, Sarah Jamais, faça-me o favor.
      O Rhysand é tão tóxico quanto o Tamlin e esse livro provou isso. É pior ainda porque se faz de bom moço.
      O fato de não ter tido UMA BRIGA da Feyre apontando o dedo pra ele me deixou possessa. Tacaria fogo naquele macho-feérico se pudesse.
      Eu real não tenho curiosidade sobre a Elain, minha vontade de acompanhar qualquer coisa dessa série acabou com Nessian uhsauhuhsauhsauhsa mas acho que ela vai trabalhar bastante a Elain, caso ela seja protagonista do próximo. Agora é esperar anúncios!

      Bjs!

      Excluir
  29. Anônimo27.7.21

    Olha ja havia lido sua resenha meses atras antes do livro chegar ao Brasil de maneira traduzida logo que foi lançado ja fiquei ansiosa e reservei o meu na pre venda.
    Oque posso dizer:concordo com você na maioria dos pontos embora eu esperasse mais de alguns personagens como o proprio lucien que tao forte conpanehiro dizia-se ter um papel importante e pouco apareceu, na medida do possivel segue sendo desprezado pela elain. Jurian, Vassa e também so foram mecionados vagamente e apenas quando o Cassian precisou bancar o cortesão se nao me engano apareceram duas vezes apenas. Espero que estajam guardando eles para um proximo livro graças ao gancho gigantesco no final desse.
    Nao me julguem okay? Mas para mim Tamlin merecia um arco de redenção sim. Ele foi podre? Ta ele foi podre. Foi um boy super lixo e chernobyl? Sim, mas da maneira dele ele se importava com a Feyre e sendo sincera nunca engoli a transição em partes forçada da Saraah, então , por mim ele merecia aprender com seus erros e arrumar alguem que verdadeiramente pudesse lhe dar amor e tudo que ele precisa para ser alguem melhor.
    Morrigan e Amren so decepção, esperava tao mais das duas depois de Asas e Ruinas, e quando ambas apareciam era apenas para me fazer passar mais odio e torcer para a Nestha jogar alguma coisa nelas, nao consigo relevar o fato de que Amren foi um pe no saco de insuportável e no fim a NESTHA quem teve de pedir desculpas.
    E sinceramente aquele estou agradecido para sempre do Rhysand nao rolou pra mim. Passou o livro inteiro desprezando ela e quando ela tem um ato em prol da irmã que ela amava ele milagrosamente agora gosta dela como se isso tudo apagasse oque ele fez, e a Feyre agindo como se o Rhys ser um babaca super protetor fosse totalmente normal foi o cúmulo pra mim. Decepção legal. Concordo eles. Dois que explodam juntos.
    Oque salva neste livro e o OTP supremo, de resto personagens otimos para mim, pessoalmente claro, perderam todo o potencial que tinham e o carinho que eu desenvolvi ao longo de quatro livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, desculpe, sei que o comentário não foi direcionado para mim, mas me atrevi a comentar mesmo assim. Tenho que concordar, Tamlin foi um chernoboy, sim, mas também acho que ele merece um arco de redenção. A maioria só comenta sobre os traumas que Amarantha causou em Rhys e Feyre, esquecem que outros também foram bem traumatizados por ela, entre eles, o próprio Tamlin que teve a sua Corte inteira amaldiçoada, que viu a Feyre morrer diante dele e ele não pôde fazer absolutamente nada para salva-la, vejo que todos os 3 ficaram com TEPT após Sob a Montanha. Pelo que foi apresentado desde Gelo e Estrelas eu estou ansiosa para um futuro arco em que aborda sua redenção, no entanto, acho que Sarah odeia de veedade o Grã-Senhor da Corte Primaveril, assim como a maioria do fandom da série... pelo andar da carruagem eu vejo um final com ele morrendo e Lucien ganhando destaque e se tornando Grã-Senhor da Primaveril (pois a Elain ama flores e essa Corte combina com ela mais que a Noturna) ou outro assumindo seu lugar ou até mesmo ela deixando de existir já que ninguém vive mais lá mesmo.
      Sobre a Amren estar brigada com a Nestha foi basicamente uma desculpa que a Sarah colocou para não ter que trabalhar nos poderes da Nestha, já que quem a treinava era a Amren, e assim ela poderia tirar os poderes da Nes.

      A Feyre passar a mão na cabeça do Rhys é basicamente o que todo o fandom faz: a grande maioria perdoa e justifica qualquer atitude que ele faz, mesmo que elas sejam bem similares a outros personagens que o público odeia.
      E sobre Rhys "perdoar" a Nestha após ela sacrificar o grandioso poder dela para salvar o sobrinho e a irmã e até ele mesmo foi um dos pontos mais fracos da história para mim, pois tinham tantas possibilidades que a SJM deu um justificava tão mixuruca. Aquela curandeira conseguiu salvar asas de Illyrianos que foram DESTRUÍDAS, mas não pôde fazer uma cesária? Pelo amor...
      Ou realmente não dava para a Feyre arriscar e se transformar para parir o bebê, mesmo que ele tragicamente não sobrevivesse (ou até mesmo ela), mas ao menos eles teriam tentado algo, mas não, tinha apenas essa opção plausível na cabeça da Sarah: Nerfar os poderes da Nestha.
      Para mim isso foi para que os IC sejam os mais poderosos e também por ela não gostar realmente de explorar uma personagem feminina que é poderosa.

      E a respeito do Lucien não ter tido quase nenhum destaque, ele só apareceu para servir, como sempre, de escudo dos membros do círculo íntimo, embora que mesmo quando precisam do coitado, o IC o esnobam, nem tentam dar uma chance para ele...
      Enfim, bom dia!

      Excluir
    2. Concordo com tudo

      Excluir
    3. gente o que é IC? nunca entendo sou burra

      Excluir
  30. Amei a história da Nesta e Cassian. E gente, nunca pensei que fosse odiar tanto Feysand,pqp! Meu personagem favorito é o Az, então espero que no próximo livro ele tenha um desenvolvimento tão bom quanto o de Nesta. E, por favor, sem a Elain planta como ele.

    ResponderExcluir
  31. Você escreve muuuuito bem! Opinião é opinião e respeito é sempre bom. Estou lendo ACOSF agora, mas gosto de biscoitar resenhas para buscar opiniões, eu adorei sua resenha, sua maturidade, me abriu um pouco a mente, Nesta não é fácil, mas eu estava enxergando ela pelo POV da Feyre, agora acho que a leitura vai fluir melhor. Amar o Cass é natural né? Amar o Az é invitável. Sobre Feysand, tenho minha opinião, gosto deles, mas entendo seus argumentos. Estou esperando que a Gwyn fique com o Az (tomara), e que o Lucien fique com outra pessoa (Elain sem condições).
    Enfim vou procurar seu IG para continuar lendo suas resenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne! Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho e respeito <3
      Torcendo MUITO pra que a SJM deixe de lado essa coisa de 'parzinho' no círculo e deixe o Az com a Gwyn, eles tiveram mais química em uma cena do que a Elain teve com ele em quatro livros. Elain... que fique lá plantando as plantas dela. Lucien merece mais também!
      Obrigada pela visita e espero que curta o IG!

      bjs!

      Excluir
  32. Oiee,eu ainda não comprei O livro e com certeza sua resenha me animou. Eu gostaria muito de saber duas coisas antes de ler: o livro foca apenas na visao da nesta? E o final deixa aberto para novos livros ou a intenção da autora foi finalizar por completo acotar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaize. O livro é escrito em terceira pessoa. Tem foco principal na Nesta, mas abre margem para entendermos muito mais de vários personagens ao redor dela por não ficar preso no POV dela. Tem abertura para mais e VAI ter mais, ela já deixou subentendido que podem rolar outros spin-offs depois desse. A história de ACOSF é consequência da trilogia, mas também é uma coisa totalmente tirada da cartola e nova que não tinha sido explorada até então (com um final fechadinho para essa questão específica)!
      Espero ter ajudado :D

      Bjs!

      Excluir
  33. Gente que baixaria kkkkkkkk adorei!!!!

    Nunca vi tanto ódio acumulado!!!

    ResponderExcluir
  34. Não sabe como fico feliz em ler essa matéria. Falou tudo o que senti a ler Corte de Chamas Prateadas.
    Fiquei muito feliz com o desenvolvimento da Netsha. Eu amei o livro em todos os detalhes - Não é a toa que a mesma e a minha personagem favorita! -.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo28.1.22

    Assim como você expressou sua opinião, eu também vou expressar a minha. Não é necessário você gostar da minha, óbvio, é eu super respeito a sua (mesmo não concordando). Mas enfim, pfv não apague meu comentário. Sobre o Rhysand, eu acho que ele apenas estava tentando proteger a Feyre de ter um estresse maior se descobrisse sobre o grande risco da gravidez, levando a ter uma complicação maior e até a morte. Em acowar o Rhysand e a Feyre fizeram um acordo, que basicamente, se resume que se um deles morrer o outro morre também. E ali não era só a Feyre que estava em risco, o bebê e o próprio Rhysand também. Se a Feyre descobrisse, ela poderia ficar tão preocupada, com medo e tantos outros sentimentos ruins, que poderia levar ela, o bebê e o Rhysand a morte. Então é compreensível o Rhysand ter escondido isso dela e contado apenas ao círculo íntimo, para que todos ajudassem a procurar ajuda para esse problema. Não achei ele nada parecido com o Tamlin, mas eu respeito sua opinião e acredite, não estou tentando fazer você mudar de ideia. Estou apenas expressando minha opinião. Por favor não apague meu comentário, eu gostei muito da sua resenha. Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migs, obrigada pela educação! Super aceito discutir sobre isso com respeito e te admiro por isso (já recebi umas pancadas na cabeça por aqui que foi só block, sem paciência). Mas assim, vamos lá: é "tentando proteger" que relacionamentos abusivos costumam acontecer, sabe? Ele não tinha o direito de esconder esse segredo dela, porque colocava a vida dela e do bebê em risco. Ela tinha que saber desde o princípio e ELA e apenas ELA tinha que decidir o que seria feito. O corpo é dela, a vida é dela. O Rhysand e o pacto de satanás dele não interessam, se fosse por isso seria ainda pior porque ele estaria protegendo a própria vida acima da dela. Se ama tanto a Feyre, deveria ter contado. Isso foi um plot que a SJM tirou da bunda e que basicamente arruinou um relacionamento que era trabalhado em amor, segurança e honestidade, que eram coisas que os dois sempre expressavam desde o começo. Eu admirava muito o Rhysand porque apesar de meio galhofa, ele era um personagem masculino super saudável e respeitoso. Isso foi ridículo. Ele não agiu diferente do Tamlin em tomar uma decisão "pelo bem estar da Feyre"; fechar a porta, mentir sobre a gravidez, dá na mesma porque é abuso de poder sobre a vida de outra pessoa.

      Obrigada pelo comentário e pelo ponto de vista.
      Bjs!

      Excluir
    2. Um ponto interessante e extra a considerar: imagina uma situação contrária. Imagina se fosse o Tamlin escondendo a gravidez pra "proteger a Feyre", como a gente se sentiria, sabendo que ele é abertamente abusivo? Só deixando no ar, porque o que o Tamlin fez com ela foi errado, e o que o Rhys fez com ela foi errado. Os dois mereciam apanhar da Feyre, e eu vou pra sempre odiar o fato da SJM não ter tratado o abuso do Rhysand com a mesma sensibilidade com que tratou o do Tamlin.

      Excluir
  36. Nunca me identifiquei tanto com uma resenha!! Nesta também foi minha principal motivação para continuar lendo ACOTAR, e quando SJM comentou que iria escrever um livro dela eu surtei de alegria!!

    Sobre Feysand, eu tenho uma opinião parecida com a sua. E nossa, Rhysand é um dos personagens principais que mais me irritam no Maasverso (e olha que eu já li tudo que essa mulher publicou até hoje). Sinto que SJM quis retratá-lo como um anti-herói, porém pra mim ela se perdeu no personagem quando começou a justificar todas e quaisquer ações feitas por ele. Não importa a magnitude dos atos do Rhysand, ele nunca precisa lidar com as consequências e, pior, ainda é visto como o ''certo'' pelos personagens principais (além de se colocar em uma posição onde ele se acha eticamente superior a maioria dos outros personagens). kk Enfim, eu claramente não gosto do personagem e tô bem feliz que de agora em diante ele provavelmente irá aparecer apenas como personagem secundário.

    Embora tenha críticas a ACOSF (especialmente em relação ao plot da gravidez e do vilão), esse livro é de longe meu favorito da série até o momento. Adorei a jornada da Nesta, Nessian finalmente se tornando um casal e as novas amizades que a Nesta fez. E agora tô bem curiosa para ver Nessian juntinhos nos próximos livros.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo13.7.22

    Oi, kkkkkk eu quase nunca comento nos lugares, mas queria deixar claro que amei sua resenha, porque me identifiquei muito com suas opiniões. Me falaram bastante desse livro e eu fui com certas expectativas ( já que estava animada para saber mais sobre a Nesta ), quando acabei só consegui pensar “??? meu deus, será que foi só comigo?”. Eu gosto dessa saga, por mais que o primeiro livro não seja nem de longe um dos preferidos, os outros dois me prenderam bastante, tanto pela construção dos personagens, quanto pela história, mas nesse livro parece que a SJM jogou as coisas pro alto, só para fazer certas situações acontecerem. Tanto a Feyre quanto ( e especialmente ) o Rhysand agiram em várias ocasiões de uma forma que eu tive que ler de novo para proceder que isso realmente tinha acontecido. Não que ele fosse um santo abençoado antes, mas não ao ponto de eu ficar completamente irritada, principalmente com a maneira de tratar a Nesta. Além disso, detestei o final tanto quanto você kkkkkkkkk, fiquei com a sensação de não querer mais acompanhar livro nenhum desse universo. Enfim, muito obg pelas palavras, me senti bem por não ser a única a ver a história dessa forma!!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo10.8.22

    Gente, preciso confessar, estava com tanto receio de ler esse livro e ficar com raiva dos personagens que eu ja gostava que estou pulando tudo e só lendo as cenas hot da Nestha com Cassian! Essa autora me irrita bastante em alguns momentos, entao ja tinha decidido q o terceiro livro ja bastava pra mim. M7dando de assunto, ja tem alguma resenha aqui sobre "Hipotese do Amor"?? Precisooo conversar sobre esse livro kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Essas irritações crescentes com a SJM foram o que me fizeram abandonar ela KKKKKKK além dos probleminhas envolvendo a autora. Tem resenha de A Hipótese do Amor sim! Só buscar pelo título do livro que tu acha (a resenha tá no top 5 mais lidos essa semana, então tem ali na coluna também!).

      Bjs!

      Excluir
    2. Maravilha!!! Vou lá conferir!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo