Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi) - Queria Estar Lendo

Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

Publicado em 7 de mar. de 2017

Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

Eu esperei muitos e muitos anos para conseguir ler Since You've Been Gone, mas finalmente consegui! Esse é o meu segundo livro da Morgan Matson -- que também escreveu Amy and Roger's Epic Detour -- e fiquei extremamente feliz em depositar minha confiança nela.

Sinopse: A Emily pré-Sloane não ia a festa, mal falava com rapazes, ela não fazia nada louco. Entra Sloane, um tornado social e o melhor tipo de melhor amiga -- aquela que te arranca da sua concha. Mas logo antes do que deveria ser um verão épico, Sloane só... Desaparece. Sem bilhetes. Sem ligações. Sem mensagens. Sem Sloane. Há apenas um lista de coisas a fazer aleatória. Nela, 13 tarefas-definitivamente-bizarras-escolhidas-pela-Sloane que Emily nunca faria... A menos que elas a levassem de volta até sua melhor amiga. Colher maçãs a noite? Ok, bem fácil. Dançar até o amanhecer? Claro. Por que não? Beijar um estranho? Uhm... Nadar pelada? Espera... O que?Completar a lista de Sloane significa muitos primeiros. Mas Emily tem todo esse verão inesperado a sua frente e a ajuda de Frank Porter (totalmente inesperado) para cruzar os itens da lista. Quem sabe o que ela vai encontrar ao fim?

Since You've Been Gone conta a história de Emily, uma garota de 17 anos que um dia acorda e descobre que sua melhor amiga e os pais dela simplesmente sumiram! Ninguém sabe para onde eles foram e Sloane não atende o celular. Tudo que ficou para Emily foi uma lista de coisas para fazer durante o verão que Sloane enviou pelo correio. Acreditando que, ao finalizar a lista, ela vai encontrar sua melhor amiga, Emily se enche de coragem e parte parte para riscar os itens, mesmo os mais assustadores.


Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

Assim como Amy and Roger's Epic Detour, esse é mais um livro onde a jornada é muito mais importante do que resolver o problema pendente. Emily acha que tudo que ela precisa para ter o melhor verão da vida é reencontrar Sloane, mas enquanto risca os itens da lista ela encontra a si mesma cada vez mais.

A história é contada, também, em dois tempo. A maior parte é no agora, com a jornada da Emily em busca de completar todos os itens da lista, fazendo amizades e paixões pelo caminho. Mas também temos pequenas "viagens no tempo", para até dois anos antes, conhecendo, assim, a história das duas. O dia em que Emily e Sloane se conhecerem, sua rotina e até os problemas que tiveram alguns meses antes da amiga desaparecer.


Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

Gostei bastante dessa forma de construir -- que já tinha visto, porém em menor dose, em Amy e Roger's Epic Detour -- porque, apesar de deixar a Sloane com cara de manic pixie dream girl da Emily, nos deu contornos de uma pessoa real e de um relacionamento que, na verdade, não era tudo isso não. De um relacionamento que se orgulhava com o título de "melhores amigas", mas que no fundo, não estavam realmente se comunicando.

Ao longo do livro Emily é obrigada a rever sua vida enquanto enfrenta seus medos e se arrisca em coisas que, de outra forma, ela nunca faria. Experimentando momentos que ela nunca achou que seriam para ela, porque na verdade, Emily sempre acreditou que fosse coadjuvante na história da melhor amiga, esquecendo-se que na nossa vida, somos sempre os protagonistas.


Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

O crescimento dela, a forma como ela se abre para as ideias e passa a rever seu relacionamento com a Sloane é a melhor coisa do livro. Como ela começa a perceber que nos últimos meses toda a sua vida estava girando em torno do tempo da amiga e como ela negligenciou coisas que realmente gostava em prol dessa amizade.

Também gostei do fim do livro, mas preciso confessar que, assim como a história é sobre o que te leva até o fim, e não o fim em si, a jornada foi muito mais divertida e emocionante de se ler do que a conclusão.


Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi) é um livro tipicamente adolescente que fala sobre crescer, independência (especialmente a emocional) e entrega. É uma história que te deixa com um sorriso no rosto e torcendo pela Emily e para que ela tenha força e coragem de enfrentar um novo item e descobrir algo novo sobre si mesma, aproveitar a vida e aceitar riscos saudáveis -- tipo beijar um estranho só pelo prazer de dar um beijo ou andar a cavalo para poder enfrentar seus medos de frente.

Foi uma grata leitura que eu não trocaria e, volto a repetir: CADÊ AS EDITORAS BRASILEIRAS PUBLICANDO A MORGAN? Será que precisamos começar uma campanha? POR FAVOR BRASIL, TRADUZAM E PUBLIQUEM MORGAN MATSON. Vocês não vão se arrepender.


Resenha: Since You've Been Gone (Desde que Você se Foi)

E, é claro, não seria diferente: livro mais do que recomendado, especialmente se você está na vibe YA como eu.

Título original: Since you've been gone
Autora: Morgan Matson
Editora: Simon and Shcuester
Gênero: YA
Nota: 5

Saiba mais:  Skoob  |  Amazon  |  Buscapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo