Resenha: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa - Queria Estar Lendo

Resenha: A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa

Publicado em 7 de fev. de 2018


A História do Século 20 Para Quem tem Pressa, lançado pela Editora Valentina e cedida para resenha por ela, é uma escolha excelente para quem tem curiosidade sobre os principais pontos históricos do século que mudou o mundo.
Sinopse: A História do Século 20 para Quem Tem Pressa é um guia acessível para 100 anos de história moderna. Enormes avanços na ciência e na tecnologia - estimulados por exigências do comércio internacional e conflitos armados sem precedentes - resultaram no surgimento de aviões, automóveis e antibióticos que salvam vidas. Desde a queda do Império Britânico até a era nuclear, desde os avanços pioneiros nos direitos civis até a internet, o ritmo e o alcance do progresso e das mudanças foram extraordinários. Nicola Chalton e Meredith MacArdle relatam os impressionantes eventos de um século diferente de todos, identificando as figuras-chave e os momentos decisivos desse notável período da história. Em ordem cronológica, informações básicas sobre duas guerras mundiais, a criação das vacinas, a conquista da Lua, o fenômeno da globalização, a revolução digital, o perigo do aquecimento global... e muito mais em linguagem de fácil entendimento e com mapas ilustrativos para o leitor que deseja conhecer melhor o mundo em que vivemos.
Mais um volume lançado para a coleção Para Quem Tem Pressa; é surpreendente o quanto as autoras não perdem os elementos de uma escrita prática e rápida que consegue abordar inúmeros detalhes, como datas e nomes sem tratá-los de forma superficial ou sem importância. Os tópicos podem ser breves, fáceis de ler, mas nunca incompletos. E esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto dessa coleção. Sempre há algo a mais para saber e um livro assim permite que isso seja feito com muita facilidade.


Antes de cada tema ser abordado propriamente, há contextualização e explicações que nos colocam em pontos que permitem o seguimento da narrativa sem dúvidas ou com falta de informações. Há também notas de rodapé que ajudam a deixar o texto mais completo.
Espiões, espaço e esteroides:O clima de desconfiança da guerra fria criou a era dos espiões. Agentes secretos, agentes duplos e até agentes triplos estavam por toda a parte. Um deles foi Anthony Blunt, supervisor dos quadros da rainha Elizabeth II, que em 1964, teve reveladas as suas atividades como espião soviético. As polícias secretas dos países comunistas viviam à caça de dissidentes.
O livro se inicia contextualizando o final do século XIX, passando pelas guerras que modificaram a história, o fim do colonialismo e até chega ao início dos anos 2000, com um breve relato do início do século atual e expectativas do novo milênio. Passando por diversos temas, convenientes e relevantes para o século 20, a narrativa mostra um pouco de cada, seus pontos chave e partes mais importantes, dando uma boa base geral de fatos e acontecimentos que não podiam passar em branco nesses 100 anos.

Uma só moeda, uma só fronteira:Após as nações da Europa Ocidental terem constituído a Comunidade Econômica Europeia, o estágio seguinte da integração foi o Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a União Europeia (EU). O Tratado de Maastricht implantou uma moeda única (o euro), abriu as fronteiras entre os países signatários do tratado e avançou rumo a maior integração em áreas como a imigração e os assuntos judiciais. Duas décadas depois, a EU recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforções para consolidar a paz, fomentar a democracia e promover os direitos humanos na Europa.
Adoro o tom “jornalístico” da capa, a edição é bonita e bem organizada, mesmo que as folhas sejam brancas, a fonte, margem e espaçamentos facilitam uma leitura rápida e fluida. Além das 200 páginas é claro, o que acho ótimo para quem quer aprender mais sobre a história e não tem muito tempo sobrando.

Um novo mundo móvel e consumista: Em 1901, a sociedade ocidental era sacudida pelas mudanças sem precedentes do século anterior. Economias agrícolas haviam sido transformadas pela Revolução Industrial: motores a vapor substituíram a energia hidráulica e a de tração animal, sendo agora utilizados em navios, trens e nos primeiros veículos movidos a motor de combustão interna, que os automóveis introduziram por volta do ano de 1890. Máquinas de fiar e tecer transformaram  a indústria têxtil. Novos processos criaram produtos de ferro forjado e aço, desenvolveram a mineração do carvão. Estradas foram aprimoradas, ferrovias e canais, construídos. A invenção do telefone e do telégrafo transformou as comunicações.
Cumprindo o que promete, A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa, nos apresenta o essencial para agregar conhecimento à leitores curiosos sobre esses 100 anos tão importantes na história do mundo. 

Título original: The 20th Century in Bite-sized Chunks
Autoras: Nicola Chalton e Meredith McArdle
Editora: Editora Valentina
Gênero: História
Nota: 4


GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELOS NOSSOS LINKS!

 Skoob  |  Amazon  |  Submarino

15 comentários:

  1. Olá Camila!
    Tenho muita curiosidade para ler algum volume dessa coleção. Gosto muito de história. Pela sua resenha eu iria curtir a leitura.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila.
    Eu gosto muito de livros assim, que retratam parte da história mas sem tornar enfadonho, ao mesmo tempo que não torna menos importante. Sou apaixonada por história, mas não sabia dessa coleção, já deu até vontade de conhecer mais.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!
    Apesar da história parecer bacana e interessante não consigo me conectar á leitura, já li algumas coisa sobre a aobra, e confesso que não conseguiu me prender, pra quem curte o estilo a leitura deve ser excelente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Tenho muita curiosidade em ler algum livro dessa coleção, porque vi uma postagem parecida no insta e achei muito interessante.
    Adorei a resenha!
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila.
    Essa coleção parece ser ótima para quem gosta de história e sobre fatos curiosos.
    Não faço muito esse tipo de leitura, mas achei a edição linda.
    Talvez eu leia futuramente.
    Que bom que apesar das páginas brancas a leitura não é cansativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse, mas li os demais livros da coleção e gosto bastante. Não são livros muito completos, mas são ótimos para relembrar algumas coisinhas que esquecemos, e para encontrar novos autores e ideias =D
    Ótima resenha!

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  7. Amo essa coleção, já li "A História do Mundo Para Quem Tem Pressa e "A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa".
    O próximo que vou ler" é "A História da Ciência Para Quem Tem Pressa", espero que seja tão boa quanto as anteriores <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, tudo bem? História sempre foi uma das minhas matérias preferidas na escola e adoro saber mais! Adorei a proposta do livro, quero conferir mesmo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila!
    Menina, esse livro é pra mim. Eu gosto de história mundial, mas sei bem pouco sobre o começo do século XX
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila

    Eu detesto história, era meu suplício na escola! Por que esse livro não surgiu há 15 anos quando eu ainda estava na escola? Hahahah
    Gostei porque ele contextualiza sem ser superficial, é muito importante para a dinâmica, ainda mais considerando a proposta. Confesso que mesmo sem gostar eu leria pela facilidade, pois muita coisa já não lembro bem. Pena que as folhas são brancas.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia o livro, mas apesar de não ser um tipo de livro que tenho o hábito de ler, fiquei bastante interessada sobre o livro, pois creio que seja uma leitura muito enriquecedora de conhecimento, de uma forma resumida e que pelo visto tem uma fácil compreensão.

    ResponderExcluir
  12. Camila!
    Tão bom ver uma obra que traz a História do Brasil de maneira descomplicada e de fácil entendimento.
    Acho sempre importante conhecermos conhecer um pouco mais sobre a nossa história, principalmente a parte da época em que não vivemos os fatos.
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  13. Eu conheço essa série dessa editora e eu li esse livro e eu achei ele bem resumido interessante e eu quero o segundo o que é o livro da mitologia para quem tem pressa

    ResponderExcluir
  14. Excelente livro, principalmente para quem é curiosa como eu. Amo história e amo saber fatos que na maioria das vezes as escolas não iram ensinar. Eu curti muito essa obra, so não sei se encontro nas livrarias por aqui, mas quero muito ler esses livro.

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo esse livro e queria muito saber quem é a mulher ao lado de Che Guevara na capa. Estou quase terminando e ainda não vi o nome dela sendo citado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo