Minha maratona de Tolkien - Queria Estar Lendo

Minha maratona de Tolkien

Publicado em 10 de out. de 2018


Eu tenho planejado fazer uma maratona de leitura dos livros do Tolkien faz um bom tempo, mas só agora resolvi colocar isso em prática. Apesar de não estar com tanto tempo para leitura quanto nos meses anteriores, é nesse momento que a saudade bateu mais forte; então vem comigo conhecer um pouquinho desse desafio pessoal.

Para quem não sabe, J.R.R. Tolkien é um dos meus Três. Faz parte da trindade sagrada da literatura que me fez leitora e escritora e que eu carrego no coração para todo o sempre; eu me apaixonei por mundos fantásticos por causa de Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis. E, considerando que as obras do Tolkien ganharam uma casa nova - a Editora HarperCollins - reviver todo meu amor pela narrativa dele parece uma boa escolha para o momento.

A minha maratona vai funcionar da seguinte maneira: de Outubro até Dezembro, a ideia é ler 10 livros do Tolkien

Eu posso alterar a sequência de leitura em alguns momentos, mas vou ler esses dez títulos (e reler alguns) até o fim deste ano ou não me chamo Denise.



Vamos à lista:


O Silmarillion.
Editora: WMF Martins Fontes.
Sinopse: O Silmarillion relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.


Editora: HarperCollins
Sinopse: Restaurado dos manuscritos de Tolkien e apresentado pela primeira vez como uma história completa, o conto épico de Beren e Lúthien reunirá fãs de O Hobbit e O Senhor dos Anéis com Elfos e Homens, Anões e Orcs e as paisagens ricas e criaturas únicas da Terra-Média de Tolkien. O conto de Beren e Lúthien foi, ou se tornou, um elemento essencial na evolução de O Silmarillion, dos mitos e lendas da Primeira Era do mundo concebido por J.R.R. Tolkien. É o destino que sombreou o amor de Beren e Lúthien: pois Beren era um homem mortal, e Lúthien uma Elfa imortal. Seu pai, um grande lorde élfico, em grande oposição a Beren, decidiu que ele deveria cumprir um feito impossível para desposar sua filha. Esse é o núcleo da lenda; e leva a uma jornada heroica de Beren e Lúthien, juntos, tentando roubar o maior de todos os seres maléficos, Melkor, também chamado Morgoth, o Inimigo Sombrio de Silmaril.



Editora: HarperCollins Brasil.
Sinopse: O último dos três Grandes Contos Perdidos do legendário de J.R.R.Tolkien narra a jornada de Tuor rumo à cidade secreta de Gondolin, refúgio élfico do povo do Rei Turgon. Contra a bela cidade, levanta-se Morgoth, o Inimigo Sombrio, com seu exército de seres malévolos. A história da Queda de Gondolin começou a ser escrita em 1916 e agora ganha vida graças ao trabalho editorial de Christopher Tolkien, filho e executor legal das obras de Tolkien. Dessa forma cumprem-se duas sinas: a dos Elfos noldorin na Primeira Era do mundo e a do autor, ao conseguir publicar individualmente os três Grandes Contos dos Dias Antigos. Fechando a mitologia da Terra-média, A Queda de Gondolin, assim como Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin, foi ricamente ilustrada pelo renomado artista britânico Alan Lee, que retrata a fantasia de Tolkien há mais de 30 anos.



Editora: Martins Fontes.
Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando elfos, orcs, trolls, wargs, para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o Dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra Média.



O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.
Editora: Martins Fontes.
Sinopse: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.



Editora: Martins Fontes.
Sinopse: A comitiva do Anel se divide. Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o grande Rio Anduin - mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos...



Editora: Martins Fontes.
Sinopse: A Sombra dos exércitos do senhor do escuro cresce cada vez mais. Homens, Anões e Elfos unem-se para luta contra a escuridão. Enquanto isso, Frodo e Sam penetram na terra de mordor, em sua empreitada heróica para destruir o anel.



Editora: Martins Fontes.
Sinopse: Contos Inacabados é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion - os Dias Antigos da Terra-média - até o fim da Guerra do Anel em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan.



Editora: Martins Fontes.
Sinopse: Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.



Editora: Martins Fontes.
Sinopse: Em 1925, durante as férias, o pequeno Michael Tolkien perdeu, na praia, um cãozinho de brinquedo que ele adorava. Para consolá-lo, o pai, J. R. R. Tolkien, inventou uma história sobre um cachorro de verdade que é transformado em brinquedo por um mago e enviado por um 'feiticeiro-da-areia' à Lua e ao fundo do mar. Mais de 70 anos depois, as aventuras do cachorro Rover, também conhecido pelo nome de 'Roverandom', foram publicadas na Inglaterra. Elas foram organizadas a partir do texto original por Christina Scull e Wayne G. Hammond.

E é isto, senhoras e senhores. Podem esperar uns surtos de fangirl lá nos stories do Instagram do blog, porque reviver os feels da Terra-Média e da narrativa do Tolkien, no geral, vão animar meu espírito de fã.

11 comentários:

  1. Amei seu post e os livros que você leu, ainda não conhecia o trabalho dele, mas fiquei bem curiosa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila!
      Espero que consiga ler o mestre algum dia <3 vale muito a pena.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Nizz!
    Miga, só posso dizer que tu tem coragem viu? Eu dormi só de ver essa maratona.
    Não gosto do Tolkien (mim perdoa e não desiste de mim) desde que tentei ler O Hobbit e passei UM FUCKING ANO pra terminar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Ai meu coração das margens plácidas quebradinho, Lu <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Denise
    Nossa, sua coragem vai longe... eu tentei ler um livro do Tolkien e odiei, achei muito confuso e denso o início, desisti logo de cara. Mas espero que você consiga e goste haha
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Alguns títulos dele são mais pesados, o começo é geralmente a parte mais enrolada, sempre. Mas depois que tu pega o ritmo, se acostumar, vai fácil.
      Eu já li vários, então tô de boas nessa maratona. É mais a falta de tempo ASUHASUHASUHASUH

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Denise, tudo bem? Eu li O hobbit e depois a trilogia de O senhor dos anéis, demorei um ano para ler tudo hehehehhe, uma velocidade muito rápida, né? rsrsrs Espero que vc consiga fazer sua maratona. Boas leituras pra vc!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Tudo bom e contigo?
      Olha, na época que eu li LOTR foi um tempãããão também, espero fazer em bem menos hoje em dia :P a narrativa dele não é fácil, mas eu sou muito apaixonada, então nem vejo passar.

      Beijos.

      Excluir
  5. Amo d+ o universo de Tolkien! Parabéns pela maratona, adoraria estar fazendo também, mas falta capital para isso hahaha

    ResponderExcluir
  6. Um sonho meu também!
    Já li o Silmarillion, o Hobbit e A trilogia do anel.
    Comecei os Contos inacabados. Mas estou organizando uma maratona, até tentei esse ano, mas acho que não vai rolar. Tolkien requer uma dedicação..
    Estão no kindle me esperando. Basicamente estes que você colocou também.

    ResponderExcluir
  7. Desses aí falta ler A Queda de Gondolin e Beren e Luthien. É, de longe, meu escritor preferido da vida <3

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo