Resenha: 36 perguntas que mudaram o que sinto por você

  • 09:00
  • 17 de jun. de 2019
  • Resenha: 36 perguntas que mudaram o que sinto por você

    Um dos mais recentes lançamentos da Galera Record - que cedeu este exemplar para resenha - 36 perguntas que mudaram o que sinto por você é uma comédia romântica pra te deixar muito feliz; tem personagens carismáticos e uma história de amor inusitada, mas muito apaixonante.

    Sinopse: Inspirado por um estudo real de psicologia, popularizado pelo The New York Times e a coluna Modern Love. Hildy e Paul têm as próprias razões para participar de um estudo do departamento de psicologia da universidade local que tem o intuito de “facilitar uma proximidade pessoal e, talvez, resultar em um relacionamento”. O experimento consiste em 36 perguntas, algumas inofensivas, como Quando foi a última vez que cantou sozinho?; outras nem tanto, como Qual sua mais terrível memória? As questões ajudam os dois a desnudar para o outro — e para si mesmos — sentimentos muitas vezes reprimidos. Segredos são revelados; vulnerabilidades, expostas. Hildy e Paul chegam ao fim do questionário entre risos e lágrimas, e baiacus voadores! Mas a pergunta mais importante permanece: eles se apaixonaram?

    Na trama, Hildy e Paul aceitam participar de um experimento do departamento de psicologia de uma universidade. Para testar se o amor pode ser induzido, os dois concordam em entrar nessa sala, sem se conhecer, e fazer trinta e seis perguntas um para o outro a fim de se conhecer.

    Para Hildy, pode ser uma boa oportunidade para testar sua reação a uma pessoa desconhecida e, principalmente, a emoções com as quais não sabe lidar. Para Paul, é uma grana fácil; até que os dois se conhecem. E aí as perguntas - algumas inofensivas, outras constrangedoras ao extremo, outras até mesmo para mexer com seus lembranças mais tristes - acabam por aproximá-los. O experimento vai além da sala da universidade e constrói uma relação amigável curiosa entre os dois. Enquanto as perguntas não acabarem, essa relação pode se tornar algo mais.

    - Vou te ensinar uma coisa. O amor é como qualquer outra coisa. Você vai fazer besteira algumas vezes até acertar. Só não deixe de errar com vontade. Do contrário, não vale a pena.

    Eu peguei "36 perguntas que mudaram o que sinto por você" para ler sem saber o que esperar. Não li a sinopse e nem a cartinha de apresentação, fui na maior surpresa; qual foi meu choque quando terminei de ler em menos de três horas com o coração cheio de amor, as bochechas doendo de tanto sorrir e querendo sair pulando pelas ruas porque que história de amor mais fofa!

    Hildy e Paul são completos opostos, como todo bom clichê de comédia romântica. Ela é cheia de vida e adora falar, tem seus problemas familiares assombrando seus pensamentos e, acima de tudo, não sabe muito bem como lidar com emoções. Paul, por outro lado, é um enigma; não do tipo "sofri e sou um babaca" GRAÇAS A DEUS, mas do tipo "tenho algumas sombras na minha personalidade, sou sarcástico para esconder minhas dores, mas ei, sou adorável".

    Hildy: Isso não é ruim. Eu gosto de surpresas. Você com certeza não é entediante. 
    Paul: vc não me conhece há tanto tempo. Minha grande surpresa talvez seja o quanto sou entediante. 

    A partir do momento que se conhecem, as personalidades opostas os colocam em diálogos expressivos e cheios de vida, bastante críveis de acordo com o andamento das perguntas. Hildy é carismática, mas tímida. Paul é engraçado, mas contido. As perguntas começam inofensivas, mas apertam calos que transformam os diálogos em confrontos amigáveis - de repente, eles parecem dois amigos de longa data discutindo um sobre o outro. De repente, tem uma química e flertes e sorrisos e você quer morrer porque é um slow burn delicioso de acompanhar.

    Resenha: 36 perguntas que mudaram o que sinto por você

    Hildy se mostrou concisa e teve um desenvolvimento legal dentro dos seus problemas. O livro mantém um suspense a respeito do que está acontecendo com a família dela - coisa que eu, particularmente, não tinha adivinhado, o que ajudou até com o choque e o EITA do fim. Fora isso, ela tem dois melhores amigos divertidos e algumas expectativas para o que está desenvolvendo com Paul, sem saber exatamente onde isso pode chegar.

    Hildy: Olhe o tom. 
    Paul: Quê? Eu mudei meu tom. 
    Hildy: Mudou. De beligerante para presunçoso. Grande melhoria.
    Paul: Mas o sarcasmo aparentemente está ok.

    Gostei da incerteza, de como a fluidez das conversas entre eles ultrapassava as perguntas e chegava a detalhes pessoais que eles nem notavam estarem dividindo. As conversas, aliás, eram um show à parte. Muito bem construídas e desenvolvidas, mostravam vida e falavam tanto sobre os dois quanto grandes descrições poderiam fazer. Gostei, principalmente, de como foi uma relação trabalhada na sinceridade e na compreensão; dois estranhos que de repente se entendem melhor do que ninguém. No fim das contas, seria aquele experimento psicológico certeiro? Só o fim do livro pode te dizer.

    Resenha: 36 perguntas que mudaram o que sinto por você

    36 perguntas que mudaram o que sinto por você é aquele tipo de comédia romântica gostosa pra te deixar sorrindo; o tipo de livro que daria um ótimo filme na Netflix, aliás. Fica aí a dica! Se você gosta de histórias como as da Lara Jean ou os livros da Morgan Matson, essa com certeza é a melhor pedida.

    Título original: 36 questions that changed my mind about you
    Autor: Vicky Grant
    Editora: Galera Record
    Tradução: Petê Rissatti
    Gênero: Romance contemporâneo
    Nota: 5 +

    1. só pelo titulo o livro ja super me chamou a atençao, gosto mt intercalar esse tipo de leitura despretensiosa com livros mais densos

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    2. Oi Nizz!
      Parece um romance incrível *-* Fiquei com o coração aquecido só pela resenha. Sinceramente já salvei desde que vi seus comentários no storie. Quero muito ler. A protagonista parece uma fofa <3

      Abraços
      David
      http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Oi Denise! Este livro é um graça e eu amei fazer a leitura. Os protagonistas são ótimos e a relação que se desenvolve entre eles é muito convincente. Bjos!! Cida
      Moonlight Books

      ResponderExcluir
    4. Oi Denise! Se é romance e vc gostou, muito provavelmente gostarei tb rsrsrs estou com o livro em mãos, pronta pra ler!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.