Resenha: Teto para dois

  • 09:00
  • 28 de jul. de 2020
  • Resenha: Teto para dois

    Teto para dois é uma comédia romântica recente lançada pela Editora Intrínseca. Escrita por Beth O'Leary, a história fala sobre encontros inesperados e abre espaço para discussões sobre relacionamentos abusivos e crescimento pessoal.

    Sinopse: Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

    Na trama, Tiffy precisa de um novo apartamento - o namorado terminou com ela abruptamente, mais uma vez, e aparentemente em definitivo. Eis que ela encontra o anúncio de locação de um apartamento bastante peculiar: a locação é da cama, na verdade. O dono do lugar, Leon, precisa de dinheiro, e está alugando um lado para alguém dormir durante a noite - já que ele trabalha nesse horário - a fim de juntar a grana.

    Tiffy aceita, e é a partir daí que uma relação inesperada surge. Através de post its e então encontros pra lá de engraçados, Leon e Tiffy se aproximam e encontram um no outro um companheirismo maravilhoso. Tudo isso enquanto Leon lida com assuntos pessoais relacionados à prisão do irmão e Tiffy, com o ex-namorado que não parece querer deixá-la em paz.

    - Às vezes, a felicidade simplesmente acontece.

    Teto para dois foi uma surpresa muito agradável; eu esperava uma romcom e encontrei isso, mas também uma história sensível sobre amizade, amor e se livrar de amarras abusivas.

    O livro é rápido e muito gostosinho de ler. Tem aquele tipo de narrativa que te fisga logo no começo. As partes da Tiffy são cheias de energia, cores e um bom humor exaltado. Ela é toda animada por natureza, com seu emprego no editorial. Tem um um coração de ouro e uma presença incrível - mas também é uma garota amedrontada conforme entende a profundidade do abuso que seu ex, Justin, deixou sobre ela.

    O modo como a história aborda as consequências e os gatilhos e o quanto isso afeta o dia a dia da Tiffy, começando com sutileza para então falar abertamente do que uma vítima experimenta ao ser abandonada e então perseguida, tudo isso é muito consciente. Nesses momentos, é impossível não ficar mal e apreensiva, roendo as unhas em expectativa a respeito do futuro da Tiffy. Ver como o Justin mexeu com seu psicológico, como a fez desacreditar em si mesma, como a machucou emocionalmente, é de ferver o sangue - e é um cenário bastante comum da nossa realidade, por isso é tão importante falar a respeito.

    - Quero consertar o que quer que meu ex-namorado tenha feito comigo.

    Em momento algum o livro coloca a culpa sobre Tiffy ou sobre suas escolhas. É sempre sobre como a manipulação, o medo e a dependência alteram a personalidade e a vida das vítimas desse tipo de relação. E como sair dessa situação é difícil e leva tempo.

    Resenha: Teto para dois

    Além disso, claro, também tem a relação dela com o Leon - e o fato de os post its começarem inocentemente, só uma forma de comunicação a respeito de coisas sobre o apartamento (por causa dos horários diferentes e o fato de eles nunca se verem), até evoluir para conversas fofas e trocas de experiências e então o melhor primeiro encontro que eu já li num ship.

    Leon é um daqueles mocinhos que dá vontade de colocar num potinho. Ele é doce, gentil e compreensivo. É introvertido - eu me identifiquei tanto com TUDO a respeito dele por isso! - e por isso viver num mundo onde falar e se expressar é necessário sempre mexe com ele. Foi muito legal acompanhar seu desenvolvimento e como, lentamente, ele se permitiu abrir algumas exceções sobre a rotina e os medos e o conforto para perceber que não precisa ter o controle o tempo todo.

    Ela sorri para mim, e sinto um aperto no peito. Difícil descrever. Como se um cadeado se fechasse.

    Esse embate do introvertido x a exaltada que forma o ship deu uma dinâmica maravilhosa. Eles são amorezinhos o tempo todo, mesmo quando ainda estão na fase da amizade. Há companheirismo e lealdade e sorrisos especiais um para o outro. Eu amei ver a evolução do relacionamento deles e como eles se encontraram um no outro, sem nunca perder as individualidades.

    Os coadjuvantes dividem momentos interessantes com os dois - os melhores amigos de Tiffy, Mo e Gerty e Rachel, e o irmão de Leon, Richie, são as peças chave para a história andar. Ainda que precise dos protagonistas, é sempre legal ver que os secundários existem para além da história do casal.

    Teto para dois foi uma experiência fofa, apaixonante e de deixar um calorzinho no peito com seu desenvolvimento maduro e incrível. Um livro que eu indico para todo mundo que ama uma boa comédia romântica, mas também gosta de se emocionar com dramas familiares e amadurecimento.

    Título original: The Flatshare
    Autora: Beth O'Leary
    Tradutora: Carolina Selvatici
    Editora: Intrínseca
    Gênero: Romance | Comédia romântica
    Nota: 5

    1. Olá, Denise.
      Eu estava morrendo de medo de ler esse livro e me decepcionar de tantas resenhas positivas que li dele. Mas acabei amando. Achei a abordagem da autora sobre o assunto muito boa, tanto que a principio nem parece que ela está falando obre isso. E ficava roendo as unhas para o momento que eles iam se encontrar hehe.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    2. Oiii Nizz tudo bom

      Eu adorei tanto esse livro, Leon é pra guardar num potinho, mas achei os coadjuvantes incrivelmente bem trabalhados também. Gostei da Beth não forçar a mão no drama mas conseguir criar uma trama sólida e com tudo na medida certa, me surpreendeu demais os rumos que a estória teve.Espero que publiquem mais livros da autora.

      Beijos, Ivy

      www.derepentenoultimolivro.com

      ResponderExcluir
    3. Oi Denise! Eu quero muito ler esse livro e espero não me decepcionar, pois só vejo sendo elogiado e tenho receio de criar muitas expectativas. Que bom que você curtiu. Bjos!! Cida
      Moonlight Books

      ResponderExcluir
    4. Ahh eu fico tão feliz por ter gostado também! Eu tb fiquei bastante apreensiva com o ex da protogonista achei que a trama vou evoluiu de maneira inesperada, mas muito boa. Foi uma das melhores leituras desse ano!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante


      ResponderExcluir
    5. AAAAAAAAAAAAAAAAAAA Eu sabia que tu não ia me decepcionar na leitura desse livro. Eu acho ele muito maravilhoso e um dos melhores romances que li nos últimos anos <3
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    6. to querendo uma leitura assim tbm rapida e gostosa de uma historia fofa, gostei da indicação

      www.tofucolorido.com.br
      https://www.instagram.com/liviaalli/

      ResponderExcluir
    7. Ai gente, não tenho comentários além de Eu amo esse livro! Teto para Dois foi uma comédia romântica incrível, fofa e divertida, e a forma como a autora aborda o relacionamento abusivo de uma maneira bem sutil foi muito interessante. Amei Tiffy e Leon!
      Beijo
      http://www.capitulotreze.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.