Livros infanto-juvenis para encher o coração - Queria Estar Lendo

Livros infanto-juvenis para encher o coração

Publicado em 4 de out. de 2019

Livros infanto-juvenis para encher o coração

Aproveitando a época do Dia das Crianças, resolvi listar alguns títulos infanto-juvenis que me fizeram sorrir, outros que com certeza fizeram outras pessoas sorrirem - mas muitos que passam mensagens de pertencimento e aceitação que são tão importantes na formação de uma pessoa.



Percy Jackson e os Olimpianos (Rick Riordan)
O começo de todo o legado do tio Rick é uma das minhas indicações favoritas do gênero. Percy Jackson pode ter seus anos de mercado, mas ainda é muito atual e queridinho; é o tipo de história que gruda no seu coração e fica contigo pra sempre, que te faz sorrir sempre que se lembra dela - tal como Harry Potter, é o tipo de universo ao qual você queria pertencer (ainda que ser um semideus dê mais dores de cabeça do que ser um bruxo).



Que a Rowling é problemática e eu não quero olhar na cara é verdade, mas que eu tenho Harry Potter tatuado no meu corpo e na minha alma é outra verdade. O fato é que essa história formou toda uma geração e continua influenciando; é aquele tipo de história rica e fantástica que te conquista e te arrasta pra dentro dela e você só quer fazer parte de tudo aquilo pra sempre. O melhor tipo de história, no fim das contas.



O Hobbit (J.R.R. Tolkien)
Eu tenho um carinho especial por esse livro por ser de um dos meus autores favoritos, mas também por ser uma história tão singela com mensagens tão importantes. A jornada de um Hobbit em sua primeira e grandiosa aventura, com desafios e reviravoltas grandiosos - é o tipo de livro "simples" perfeito pra quem quer mais do gênero.



O Legado Folclórico (Felipe Castilho)
A trilogia folclórica escrita pelo Felipe Castilho além de ter uma história envolvente, tem também o cenário familiar e maravilhoso do nosso Brasil - fala sobre folclore e traz uma trama cheia de diversidade. Os livros acompanham Anderson, um garoto apaixonado por videogame (e um dos melhores no seu jogo favorito) que é contatado por uma agência para uma missão de resgate junto a ecoativistas pouco convencionais.



Se o tio Rick aparece duas vezes nessa lista é porque ele MERECEU! E como mereceu. Esse homem fez com o universo de PJO tudo o que eu queria pra Harry Potter, que é uma expansão interessante e representativa, abraçando a juventude atual, suas mais diversas formas e representações, dando voz às minorias e suas lutas, tudo isso com bom humor e com uma aula de História pra lá de interessante. Magnus Chase é atualmente minha série favorita dele por ter TANTA diversidade bem escrita.



Bruxa Akata (Nnedi Okorafor)
Com os elementos conhecidos desse gênero, a autora Nnedi Okorafor apresenta uma mitologia rica e bastante inédita nos meios mainstream. A história acompanha Sunny, uma garota dividida entre dois mundos - Nova York e a Nigéria - que descobre também estar dividida entre a realidade mortal e a fantástica, já que tem sangue mágico. Ela é uma pessoa-leopardo, e seu treinamento pode ajudá-la a entender seus sonhos a fim de revelar o futuro.


8 comentários:

  1. Oie
    Ótimas dicas, a maioria aí li depois de adulta, mas acho que não tem idade para leitura. Eu amo HP.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise
    Eu amo esse tipo de livro, apesar de hoje não ler mais. Eu só li o do Rick e da J. K, mas eu tentei ler O Hobbit e achei horrível, uma linguagem muito difícil credo
    Beijo
    Estou fazendo minha coleta de dados para o meu TCC. Então convido você a responder mais uma pesquisa (é a última, prometo)
    Pode enviar para o pai, irmão, amigos, TODO MUNDO PODE RESPONDER! Quanto mais melhor, please.
    Responder o formulário
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizz!
    Eu TO AQUI PRA DIZER QUE PERCY JACKSON E REIZINHO E MERECE SER AMADO. Aff amo de coração uma saga. Assim como AMO MAGNUS CHASE. EU NASCI PRA AMAR OS LIVROS DESSE HOMI SENHORRRRR!!!
    Quero muito ler Bruxa Akata. Espero curti.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!! Harry Potter e Percy Jackson eu li quando adulta, mas amei mesmo assim, me acompanharam na faculdade e foi excelente! O mesmo aconteceu com o Hobbit, que inclusive, li antes de O senhor dos anéis rsrsrs Bruxa Akata ainda não li, mas dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. ah que indicações incríveis! HP e senhor dos anéis amei demais ler na juventude, inclusive tenho vontade de reler e sempre achei que os livros do peter jackson tbm devem ser super legais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise!
    Que post legal!
    Desses eu só li Harry Potter, q é um mundo maravilhoso né ❤; e vivo dizendo que vou ler Percy Jackson, mas ainda n rolou até o momento, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nizz!
    Eu só não concordo com Hobbit porque acho o ó esse livro. Um ano para terminar de ele..
    Já os do Riordan, pode mandar que tá pouco!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise. Eu ainda não li Percy Jackson, mas das obras indicadas, é a que mais tenho vontade de conferir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo