Resenha: Heróis da Internet - Queria Estar Lendo

Resenha: Heróis da Internet

Publicado em 20 de dez. de 2016


O mais recente lançamento da editora Novo Conceito, através do selo Novas Páginas - focado em literatura nacional - é uma parceria entre o escritor Renan Carvalho e o youtuber Ítalo Matheus. Heróis da Internet traz uma história divertida e eletrizante sobre um grupo de garotos lutando contra uma ameaça virtual.


Sinopse: Italo Matheus possui a Imaginação Alpha, um tipo de mente capaz de alterar a programação do Mundo da Nuvem. Quando Patrono, um programa de computador, sai do controle e aprisiona praticamente todas as crianças no mundo virtual – inclusive o irmão mais novo de Italo –, ele é escalado para salvar a internet e reestabelecer a ordem nessa outra realidade. Para isso, Italo contará com a ajuda de um grupo nada comum: uma cadeirante especialista em artes marciais,um velocista com asma, um obeso que pode carregar toneladas e uma míope com pontaria invejável. Crianças que aparentam ser nerds desajeitados, mas que no Mundo da Nuvem, são verdadeiros heróis. Agora eles precisam aprender a trabalhar juntos para vencer os jogos de Patrono. E durante a sua maior aventura, Italo perceberá que seus companheiros, apesar de diferentes, poderão ensinar a ele muito mais do que imaginava.
A Nuvem é um mundo onde você pode ser quem quiser. Limitações não existem, e as mentes das pessoas que se conectam ao sistema são divididas de acordo com suas capacidades criativas. Ítalo é um alpha, o que significa que é o mais forte, que o alcance de suas criações é de mais de 8 mil. O grupo responsável pela Nuvem resolve implantar um sistema para melhorar o desenvolvimento individual dos integrantes, mas é claro que esse sistema ganha vida e resolve cuidar ele mesmo de todos os problemas - é o Patrono, o que antes seria uma ajuda acaba se tornando um grande e perigoso vírus. Ítalo e um grupo de crianças são a única esperança da Nuvem ser salva, junto a todas as pessoas presas dentro dela.

Com uma narrativa leve, rápida e divertida, Heróis da Internet entrega o prometido: um livro sobre coragem e superações.


Sua imaginação era de nível alpha, aquela que menos de um por cento da população possuía. Ele interagia de forma diferente com a Nuvem, permitindo que sua criatividade alterasse pequenos, mas preciosos detalhes.


Os personagens são extremamente carismáticos, e todos têm destaque importante na trama. Além de Ítalo, os outros jogadores a lutar contra o Patrono são Joana, Danilo, Kim e Balu. Na Nuvem, seus avatares correspondem à fuga de suas fraquezas na Terra; Joana é cadeirante, Danilo tem asma, Kim é míope e se vê como estranha por causa da aparência e Balu está acima do peso. Dentro do mundo virtual, as crianças usam o que acreditam ser suas fraquezas para construir sua força, transformando seus avatares em lutadores, corredores, snipers altamente mortíferos e até mesmo em um homem-tanque.


Nos estudos, Giordana mostrava que os avatares eram projeções do que os jovens gostariam de ser na vida real.


Tendo em foco a ameaça ao mundo e as crianças como única esperança, o livro se desenrola dentro da missão de livrar a Nuvem do terrível Patrono. Cenas de ação bem reais, momentos que te emergem dentro de um verdadeiro jogo e um agradável desenvolvimento para as personalidades dos jogadores. Enquanto você tem as partes de adrenalina também tem uns bons dramas emocionais, especialmente porque cada uma das cinco crianças lida com problemas bem pesados, tal como perda, deficiência e falta de confiança. Ah, e o vilão é bem crível! Porque obviamente que um superprograma daria errado e acabaria tomando conta de tudo, não é mesmo gente? Onde que parece uma boa ideia criar uma inteligência artificial capaz de se conectar e proteger milhares de mentes e ter a ingenuidade de acreditar que ela ficaria sob o seu controle? Ultron mandou abraços.





Eu já conhecia a narrativa do Renan da série Supernova, mas aqui ele entrega uma nova forma de contar histórias. Ainda emocionante, bem descrita e toda trabalhada na aventura.


- Nós queremos apenas ser aceitos como somos. Nós não precisamos de uma fantasia para isso. Não temos que fugir dos problemas. Temos que enfrentá-los.

Heróis da Internet é um livro fechado, de modo que você pode lê-lo sem ter que se preocupar com continuações. A jornada dos personagens tem começo, meio e um fim bem especial, especialmente para o Ítalo e para a Joana - Joana que, aqui, se sobressaiu como a minha personagem favorita, tanto a menina quanto o seu avatar.



Se você procura por uma leitura leve e descontraída, com personagens carismáticos e uma trama bem orquestrada, esse é o livro perfeito. Fãs de videogame e RPG certamente vão se encontrar nesses garotos aventureiros, e tenho certeza de que mesmo aqueles não familiarizados com aventuras no mundo virtual serão arrebatados pela missão de salvar o mundo.

Título original: Heróis da Internet
Autora: Renan Carvalho e Ítalo Matheus
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção / Infanto-juvenil 
Nota: 4,5

Saiba Mais: Skoob | Saraiva

3 comentários:

  1. Não faz nada o meu estilo de leitura, mas acho válida a leitura para quem curte.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Nossa, parece muito divertido!! E não seria o tipo de livro que chamaria a minha atenção na livraria, ia achar meio infantil demais.. hehe mas gostei muito da resenha!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise, tudo bem?

    Eu não conheço os livros do Renan, mas sempre tive curiosidade de ler Supernova. O fato desse ser um livro cheio de ação e fechado, sem continuação me agrada bastante! Vou tentar conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo