7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix - Queria Estar Lendo

7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

Publicado em 25 de nov. de 2017

7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

Já é sabido que a Netflix está recheada de ótimas séries, então escolhi entre aquelas que assisto, 7 séries com pegada feminista para ver por lá!

7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

Miss Fisher's Murder Mysteries

Uma série policial que se passa na austrália nos anos 20 e conta com miss Phryne Fisher como protagonista, uma herdeira sofisticada, inteligente e educada, que vira detetive particular. Ela é jovem, independente, ousada e a frente do seu tempo. Sem contar em como resgata Dottie, uma moça ingênua e inocente, que transforma-se em uma mulher forte, corajosa e segura de si quando passa a trabalhar como sua assistente.

Por ser tão "a frente do seu tempo", Phryne tem muitos diálogos progressistas sobre o papel da mulher na sociedade, sobre a sexualidade feminina, orientação sexual entre tantos outros temas importantes e cruciais para discussões feministas. Temas que sempre escandalizam sua tia e até Jack Robinson, um interesse amoroso que começa duvidando das habilidades da miss Fisher e acaba completamente de queixo no chão com o que ela é capaz.

A série é baseada nos livros de mistério da australiana Kerri Greenwood.


7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

The Bletchley Circle

A série segue a vida de cinco mulheres que se conheceram durante a Segunda Guerra Mundial, quando trabalhavam em uma fazenda, decodificando mensagens interceptadas do exército alemão (elas eram praticamente a Inteligência da Inglaterra, YOU GO GIRLs). Dez anos depois, todas voltaram para vidas normais, precisando manter seu tempo de serviço em segredo. Até que uma delas percebe um padrão nos ataques de um serial killer e junta todas elas para desvendarem esse mistério, usando as mesmas técnicas que elas usavam para desvendar os códigos alemães.

A série é beeem curtinha, 3 episódios por temporadas e apenas 3 temporadas, mas é muito boa! Porque nada é mais progressista do que mulheres se unindo para resolverem crimes, enquanto provam dia após dia que suas habilidades vão muito além daquelas esperadas de sua condição de mulher.


7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

Unbreakable Kimmy Schimidt

Criada e produzida por Tina Fey, eu não esperava nada menos do que uma série feminista, abordando temas como sequestro, carcere privado, abuso psicológico, emocional e sexual. Kimmy Schmidt é uma mulher de 30 anos que passou os últimos 15 anos presa em um bunker com outras 3 mulheres, encarcerada por um reverendo que as fez acreditar que o mundo tinha acabado. Agora, livre do cárcere, Kimmy tem a chance de recomeçar e se descobrir como pessoa, visto que passou toda a adolescência e grande parte da vida adulta em cárcere.

O mais maravilhoso de UKS é que usa o humor de uma forma muito inteligente para discutir os traumas da vida da Kimmy, as dificuldades de se reerguer depois de algo do tipo, mas sem nunca perder a graça. Prova que você não precisa ser machista, misógino, racista, homofóbico, etc para criar um humor divertido e com o qual os telespectadores possam se identificar.


7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

Gilmore Girls

Ah, essa eu acho que já tá todo mundo sabendo, porque desde o revival A Year in the Life não se fala em outra coisa a não ser os tons feministas de Gilmore Girls. A série conta sobre a vida de Lorelai e Rory Gilmore, mãe e filha que se veem de volta a vida dos pais de Lor quando precisam de um empréstimo para pagar a escola particular de Rory, e a partir daí, é história.

Eu confesso que tenho alguns problemas com o feminismo da série porque vejo algumas falhas, especialmente em quesito sororidade e por forçar algumas cenas de rivalidade feminina, mas no geral fala muito sobre independência feminina, sobre ter mais na vida do que apenas relacionamentos amorosos, sobre mulheres inteligentes e donas dos próprios narizes, tudo isso sem perder o humor e o drama, tocando em relacionamento familiares difíceis e descobrir quem você é no mundo - e quem você quer ser.

7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

Grace and Frankie

Surpresa das surpresas: mulheres com mais de 50, 60, 70 anos existem! Grace e Frank se inicia quando ambas as mulheres, que nunca foram muito amigas, descobrem que os maridos estão lhes deixando para casar um com o outro! Depois de quarenta anos juntos, Sol e Robert se revelam gays e a partir daí, a vida de Grace e Frank muda completamente. Tanto que elas acabam dividindo a casa de praia das famílias enquanto tentam reorganizar a vida, e a amizade improvável que nasce dessa união é o ponto de partida para uma história sobre envelhecer e continuar vivendo.

Em um mundo onde não se fala sobre envelhecer, especialmente para as mulheres - que são cobradas para estarem sempre lindas e jovens - Grace e Frank faz um trabalho (que não deveria ser) original e mostra duas mulheres independentes, diferentes entre si, mas não menos poderosas. Mulheres a frente do próprio negócio, cuidando de si mesmas, descobrindo como se reerguer especialmente em um momento que acharam que não precisariam fazer isso. Mas mais importante ainda, duas mulheres acima dos 70 anos descobrindo como viver novamente.


7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

As Telefonistas

Na Espanha de 1920, quatro garotas trabalham como telefonistas na maior empresa de telefonia do país. Assisti apenas o piloto até agora, mas é uma indicação forte aqui! Enfrentando maridos abusivos, pais controladores, pobreza ou mesmo mentindo para conseguirem se salvar, essas mulheres mostram uma grande força em um tempo tão difícil para ser mulher.

Elas se apoiam, se encorajam, e desenvolvem fortes laços de amizade, que as ajuda a enfrentar as mais adversas situações. As dificuldades da condição das mulheres no país, na década de 20, não é poupada do telespectador e acompanhamos o crescimento delas na tela, ao mesmo tempo em que a sua resistência mostra que, de fato, unidas somos mais fortes.

7 Séries Com Pegada Feminista para ver na Netflix

When Calls the Heart

No ano de 1910, a professora Elizabeth Tatcher desembarca na pequena cidade de Coal Valey, no Canadá, para dar aula aos filhos dos mineiros. O que ela não sabe, porém, é que três meses antes uma explosão na mina deixou várias das crianças órfãs de pai e ela está prestes a conhecer um grupo de viúvas prontas para tomarem as coisas em suas próprias mãos. 

Não acredito que a série da Hallmark tenha sido feita pensando em feminismo, mas os tons dela certamente carregam a ideologia. Pelos olhos da jovem professora, nós acompanhamos enquanto as viúvas da cidade se unem para manterem seus lares, educarem seus filhos e apoiarem umas as outras em um momento tão difícil. A resiliência e sororidade desse grupo de mulheres é inspiradora e acaba mudando a forma como a própria professora enxerga a comunidade.

E aí, o que acharam das indicações? Já assistiram ou assistem alguma delas?

11 comentários:

  1. Oi Bibs! Eu amo Gracie and Frankie, é uma série maravilhosa e gostei muito da primeira temporada de Unbreakable Kimmy Schimidt e tb de Gilmore Girls, as outras eu ainda não vi, mas com certeza verei! Adorei a lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Gosto muito de Grace e Frankie também <3
      Todas elas são muito booooas, vai fundo na recomendação :P

      bjs

      Excluir
  2. Não conhecia nenhuma dessas séries e gostei.
    Acho que vou gostar mais da segunda, foi a que mais me chamou a atenção


    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!
      Se você curtir The Bletchley Circle, vai fundo em Miss Fisher que vai amar também! Espero que tenha um bom tempo assistindo <3

      bjs

      Excluir
  3. Vou te indicar mais duas: O tempo entre costuras e She's gotta have it. Bem boas. Eu já vi algumas que citou e outras estão na minha lista. Falta só o tempo mesmo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Vi que She's Gotta Have It entrou essa semana na netflix e já coloquei na lista, O Tempo Entre Costuras eu tô enrolando para começar, mas pretendo! Assim que terminar Godless e As Telefonistas vou ir para as duas <3
      O tempo é o único que falta na vida né? auhsuahsuash

      bjs

      Excluir
  4. Oi, Bibs!
    Dessas, só tentei assistir Unbreakable Kimmy Schimdt e Gilmore Girls, mas infelizmente nenhuma das duas funcionaram pra mim :( Mas vou conferir as outras.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bibs,
    Como eu AMOOOOOOOOOOOOO When Calls The Heart <3
    E com certeza é uma série emponderada.
    Gilmore Girls é um clássico né?
    Quero assistir as outras!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Bibs!
    Já amei o post ♥
    Adoro recomendações de séries :) Gosto muito de Gilmore Girls, nostalgia para mim! Estou finalizando a 7ª temporada para assistir o revival.
    Gostei muito de As Telefonistas :) Já coloquei na lista!
    Beijos!

    Books & Impressions
    Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  7. Hey, Bibs! Tudo bem?
    Eu não sou muito de assistir séries, não me julgue. Eu já comecei várias, mas nunca consigo terminá-las. Das que vc citou, tenho curiosidade de assistir Gilmore Girls. Quem sabe, né? Rsrrsrs

    Beijos,
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bibs
    Das citadas só conheço Gilmore Girls q eu amo de paixão!
    Vou anotar algumas que me interessaram!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo