Resenha: A Noite do Tigre - Queria Estar Lendo

Resenha: A Noite do Tigre

Publicado em 16 de dez. de 2020

Resenha: A Noite do Tigre

A Noite do Tigre é o mais novo livro de Yangsze Choo, a mesma autora de A Noiva Fantasma - aclamado por todo mundo que leu. Lançado pela Editora Darkside, que cedeu este exemplar para resenha, é uma bela receita que mistura diferentes gêneros numa história sobre lendas e mistério.

Na trama, acompanhamos os pontos de vista de Ren - um garotinho recém-mudado para uma nova cidade, depois que o médico para quem trabalhava morreu - e Ji Lin - uma jovem mulher simples que só quer pagar as dívidas de jogo da mãe para aproveitar um pouco de liberdade.

Seus destinos se cruzam por acaso, por um dedo guardado em um frasco, na verdade; a Ren foi dada a missão de encontrar o dedo e devolvê-lo ao cadáver do médico antes de quarenta e nove dias, ou a alma do homem vagaria pela terra para sempre. Ji Lin encontra esse dedo por acaso, depois de confrontar um estranho comerciante com ideais misteriosos; sem querer, Ji Li e Ren se conectam e, junto a coincidências, estranhos e terríveis acidentes começam a acontecer. Todos possivelmente engatilhados por superstição e lendas.

Se um palitinho usado para comer quebrava, o outro era descartado. Afinal de contas, metade de um par quebrado era um: o número de azar da solidão.

Esse livro foi uma verdadeira mistura de vários gêneros e por isso uma leitura tão impressionante. A autora conseguiu mesclar mistério, suspense, fantasia, romance e investigações, tudo em uma história só.

O modo como A Noite do Tigre apresenta e constrói sua história tem muito a ver com a tensão e o suspense. Não sabemos exatamente o que está acontecendo, o que tem sido a razão das mortes, porque um tigre parece estar andando pelas redondezas aterrorizando todo mundo - não sabemos porque Ji Lin e Ren estão ligados, só que é essencial para o desenvolvimento da trama.

Resenha: A Noite do Tigre

Eu gostei muito de como fiquei instigada desde o começo. Queria entender, queria descobrir, queria investigar, e tinha medo das respostas que estavam por vir. A narrativa da autora é muito intensa, com as emoções dos personagens à flor da pele; a inocência e ingenuidade de Ren o guiam assim como a ânsia de Ji Lin por liberdade e por descobertas.

Os dois são parte das Cinco Virtudes de Confúcio, como o próprio livro cita; seus nomes estão ligados às virtudes, mas suas vidas se distanciaram delas. Por isso tudo que ambos conhecem é instabilidade e confusão - e as coisas parecem piorar com o passar do tempo.

É muito difícil falar desse livro sem citar detalhes importantes, então é essencial dizer que ele vai te surpreender de diferentes maneiras. Seja por um momento tenso em crescente ou por uma interação doce entre um amor proibido; as personalidades de todos os personagens, incluindo os coadjuvantes - como o doutor William e Shin, irmão adotivo de Ji Lin - são impactantes, e ajudam a dar mais vida à história.

Era a segunda vez que eu comprava flores para os mortos neste mês.

Tem espaço para falar sobre família - a que prejudica e a que ama incondicionalmente, que protege e se arrisca - sobre amizade e sobre ganância. O quanto destrói e transforma as pessoas em monstros; o cenário é exuberante, mas carregado na ameaça que cresce entre aqueles próximos aos protagonistas. O que os conecta também é o que os coloca em risco.

Se tem alguma crítica foi só em relação ao começo. Senti que demorou um tempo excessivo para engatar na história, então as primeiras 100 páginas foram arrastadas demais. Não é um problema gigantesco, mas deixou o início cansativo.

Resenha: A Noite do Tigre

A edição da Darkside é linda e esse visual novo que criaram para a identidade das histórias da autora ficou MARAVILHOSO. É chamativo, mas elegante. A arte da capa, os detalhes da diagramação, é tudo muito lindo. O tipo de edição que você pega para ficar babando.

A Noite do Tigre é uma grandiosa surpresa, especialmente para quem gosta de sair da zona de conforto de leitura. Você vai encontrar de tudo um pouco nesse livro, até um clímax intenso que reúne todas as peças soltas na história para entregar a imagem de um quebra-cabeça complexo, mas muito bem montado.

Sinopse: O pequeno órfão Ren acredita em sinais e em destino também. Antes de morrer, seu velho mestre lhe faz um último pedido: que ele encontre o dedo que perdeu em um acidente anos atrás, para que seja enterrado junto com o corpo. De acordo com essa crença folclórica, Ren tem 49 dias para restituir o dedo à sepultura, caso contrário, a alma de seu mestre ficará condenada a vagar entre dois mundos, sem descanso por toda a eternidade. A bela Ji Lin é uma moça talentosa e inteligente, que sempre se destacou nos estudos. Mas a vida não oferece muitas oportunidades de independência para as mulheres na Malaia dos anos 1930. Quando ela se vê obrigada a abandonar seu sonho de cursar uma universidade, não sobram muitas alternativas para seu futuro além de ser aprendiz em um ateliê de costura. Traumatizada com o relacionamento de sua mãe com um padrasto taciturno e possessivo, Ji Lin está decidida a traçar sozinha seu caminho no mundo, sem um marido que a sustente em troca da perda de sua liberdade. Ao descobrir que a mãe esconde dívidas do padrasto, temendo sua fúria explosiva, Ji Lin arruma um emprego extra como dançarina em um salão, para ajudar a mãe a quitar as parcelas restantes em segredo. Quando um dos seus clientes deixa cair um dedo amputado do bolso, os caminhos de Ren e Ji Lin se encontram em uma trama ágil de suspense, afinidades inusitadas, lealdade, amor e um tigre, cujas pegadas misteriosas conduzem o romance a um desfecho extraordinário.

Título original: The Night Tiger
Autora: Yangsze Choo
Editora: Darkside
Tradução: Aline Naomi
Gênero: Fantasia | Mistério
Nota: 4

https://amzn.to/37Lkbe7

3 comentários:

  1. Olá, Denise.
    A Noiva Fantasma foi o primeiro livro que li da editora e comecei com o pé direito porque amei a história. Não sabia desse livro ainda e já quero ler. Tanto por ter gostado do outro, como por ter achado o enredo desse muito interessante. Vou colocar na minha lista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Dê, tudo bem? Eu acho a premissa desse livro tão interessante! Bom saber que apesar do inicio difícil a obra é boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Eu acho essa capa lindíssima! Quanto à história, eu acho que iria demorar também a me ambientar na obra, mas com certeza iria gostar muito
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo