Dicas de como ler mais - Queria Estar Lendo

Dicas de como ler mais

Publicado em 1 de mar. de 2023

Dicas de como ler mais

A bem verdade, leitura é uma experiência tão pessoal que eu acho difícil ajudar a ler mais. Mas esse tópico tem crescido com novos leitores chegando por aí, e interesse por leitura é sempre muito bem-vindo. Por isso, hoje o post é para falar um pouquinho do meu ritmo de leitura e do que funciona para mim para aumentá-lo; ou seja: dicas de como ler mais.

E eu não estou aqui proclamando que é um método científico comprovado que vai funcionar com 100% de certeza. É só um post descompromissado para conversar com vocês sobre o meu ritmo de leitura nos últimos anos - especialmente com a pandemia - e como eu fiz alguns esquemas para a minha leitura render o tanto que eu quero que renda.

Lembrando que: a leitura é uma experiência única e pessoal. Eu não estou te dizendo que você PRECISA ler mais, ou que você precisa fazer um esquema para ler x páginas por dia, ou que se você não ler mais de 100 livros por ano, você é um fracasso. Você decide o que quer fazer com a sua vida de leitore. O importante é ler; seja uma página por dia, seja 200.

Da minha parte, percebi que algumas coisas funcionaram muito bem para me animar a ler:
  • TBR mensais
  • Metas de leitura diárias
  • Desafios de leitura anuais
  • Gêneros que funcionam para leituras rápidas e me tiram de limbos "não quero ler nada"
  • Diário de leitura

O diário, aliás, eu comecei durante a pandemia. Em 2020, resolvi organizar minhas leituras em um caderno, comentar um pouquinho sobre cada uma delas. Em 2021, passei a anotar desafios e TBR. Em 2022, comprei dois cadernos: um para organizar os meses de leitura, outro para comentar livro a livro. E, agora, em 2023, eu estou com um caderno maior para fazer essas duas coisas num mesmo lugar. Separo a TBR mensal, e comento sobre cada leitura em uma página de journal toda arrumadinha (me traz muita paz!).

Dicas de como ler mais

Os outros métodos foram se organizando com o passar do tempo. TBR mensais sempre me ajudaram muito porque, sem elas, eu me sinto "perdida". Meu cérebro ansioso vai para todos os lugares e nenhum ao mesmo tempo. Organizar o que eu quero ler no mês me dá um norte, e me ajuda a segui-lo até o fim porque além de ansiosa, eu sou metódica. Se eu determinei uma coisa, preciso terminar.

Daí também vem as metas de leitura diárias e os desafios de leitura anuais. Todo começo de ano, eu escolho doze livros para ler - esse esquema também começou com a pandemia. Percebi que ter uma lista de leituras obrigatórias me animava, porque eu queria muito chegar nelas com o passar dos meses. E as metas diárias têm a ver com a quantidade de páginas que quero ler por dia.

Estabeleci, para 2023, 50 páginas, que geralmente leio durante a hora do almoço ou durante a noite. A minha velocidade de leitura aumentou muito nos últimos três anos. Consigo ler 100 páginas por dia facilmente, talvez até 200, dependendo do tempo à noite (não leio nos fins de semana porque uso as horas para jogar videogame).

Mas 50 páginas é a meta, e eu preciso cumpri-la. E tenho cumprido!

Por último, listei "gêneros que me tiram do limbo" porque acontece de eu ler alguma coisa e de repente não querer ler mais nada. Daí entram os thrillers; suspense funciona bem demais comigo. Mesmo que o livro seja ruim, eu leio muito rápido. Coisa de um, dois dias. Porque thriller tem aquela pegada de "você vai querer ficar aqui até o fim para receber respostas!" e meu cérebro ansioso entra em modo "vamos focar só nisso para conseguir respostas".

Você pode gostar muito de romance, ou de drama, ou de fantasia. Sempre tem um gênero que funciona mais com a gente para nos mover a ler muito. O meu favorito é fantasia, sim, mas quando eu preciso de uma leitura que me arranque do limbo, é o suspense que vou procurar.

Em resumo: encontre alguns métodos que funcionem para aumentar a sua vontade de ler. Se você procura dicas de como ler mais, essa é a minha principal. Sempre vai ter alguma coisa pra te incentivar a pegar um livro; pode ser um desafio, uma meta diária, uma vontade de escrever num diário sobre o que está lendo.

Não é para encarar a leitura como uma coisa obrigatória, mas para encarar como o que é: um momento para se divertir, se emocionar e se desligar da realidade. Procure alguma história que te interessou muito, a capa de um livro que te chamou a atenção, uma sinopse que continua ganhando sua curiosidade.

A principal dica de como ler mais é: leia. Uma página, dez, cinquenta, cem. Leia o que você ama, leia alguma coisa nova, releia um favorito.

Um comentário:

  1. Dicas preciosas! Com certeza as seguindo nosso desejo de ler volta ou continua.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo