Eu sei, eu sei. Já acabou janeiro e eu ainda estou falando as minhas metas de leitura para 2025. Mas é como diz o ditado né, antes tarde do que mais tarde ainda.
Quem acompanha o instagram e o tiktok do blog já sabe, porque já falei sobre isso por lá. Mas quero deixar registrado aqui também, para reforçar o meu compromisso.
Então vamos lá: para 2025 eu não me coloquei nenhuma meta absurda. Porque me senti muito bem quando cheguei no fim de 2024 conseguindo cumprir tudo que eu tinha me proposto a fazer. E quero repetir o feito.
Além disso, sei que import metas que estão muito longe da nossa realidade pode ter o efeito contrário de incentivar, acabando por desencorajar. Embora seja bom nos desafiar, é importante ter o pé no chão e encontrar o que é possível ser feito.
Assim, eu sei que não adianta colocar a meta de ler todos os dias, ler 100 livros no ano ou coisa do tipo. Porque, pra mim, na minha realidade e estado atual, não são metas razoáeis. Quem sabe um dia, mas não agora.
Tanto que, no ano passado, meu desafio foi:
- Ler por pelo menos 100 dias;
- Ler ao menos 12 histórias.
E eu consegui, como vocês podem ver nos prints do Skoob:
O que deu uma levantada na minha moral comigo mesma, para ser bem sincera.
Então, em 2025 me desafiei a:
- Ler por pelo menos 150 dias;
- Ler pelo menos 20 histórias.
A número um eu sei que é o verdadeiro desafio, porque ano passado eu bati pouca coisa mais que 100 dias lendo. Então esse ano preciso focar um pouco mais nisso. Na minha consistência de leitura.
Meu objetivo a longo prazo, com isso, é voltar a ler (quase) todo dia, como eu fazia antigamente. Porque vejo que meu desapego do hábito não foi por falta de tempo ou coisa parecida, mas sim pela pressão e expectativa de que tudo que eu lia precisava virar conteúdo.
Uma expectativa que eu mesma criei e uma pressão que eu mesma me colocava (acho que todo mundo que está criando conteúdo há tanto tempo acaba fazendo isso em algum momento...).
O que acaba transformando a leitura em uma obrigação, não um hobby. Algo que eu faço para relaxar, me distrair. Porque é divertido e me faz bem.
Não me levem a mal, eu adoro compartilhar com todo mundo minhas leituras, as coisas que eu assisto. E sinto que as mudanças pelas quais passamos no formato de conteúdo que criamos, no esforço que precisamos colocar para criar as coisas e até nas ferramentas que temos disponíveis hoje, em comparação com o que tínhamos quando começamos, mudou muito.
Aos poucos eu tenho me encontrado mais com esses formatos, me sentindo mais a vontade e já faz algum tempo que tudo que crio é divertido, orgânico e porque eu quero.
Então, quero que isso se estenda também as minhas leituras - que, convenhamos, nunca foram feitas por hype ou coisa do tipo, porque eu sempre fui uma leitora lenta e de vibe.
Acho que essas metas, por mais "simples" que sejam, podem me ajudar a criar hábitos saudáveis de leitura mais uma vez. E tirar essa pressão que por tanto tempo coloquei nelas. Realmente honrar o sentimento de queria estar lendo em qualquer momento.
Torçam por mim, tá?
Bia, te desejo sorte com as metas e eu tô mais ou menos como vc na produção de conteúdo. Faço o que me dá vontade, o que me diverte.
ResponderExcluirBeijao