Resenha: Mônica e Enzo e Todos os Dias - Queria Estar Lendo

Resenha: Mônica e Enzo e Todos os Dias

Publicado em 11 de abr. de 2017

Resenha: Mônica e Enzo e Todos os Dias

Mônica e Enzo e Todos os Dias não é o tipo de livro que você esperaria da Denise -- especialmente por causa do histórico de fantasia dela -- mas é um surpresa grata, deliciosamente fofa e divertida, que une o humor característico da autora com personagens peculiares e facilmente identificáveis.
Sinopse: Mônica gosta de rotinas. Ela aprendeu a evitar situações desconfortáveis por causa delas. Com dezessete anos, cinco irmãos, um talento nato para a fotografia e uma paixão antiga pelo Enzo, o maravilhoso goleiro do time da escola, Mônica está muito bem, obrigada.Contudo, um mal entendido coloca Mônica como fotógrafa oficial dos jogos, o que significa encontrar com o astro do time de futebol, consequentemente o amor da sua vida (e o fã clube alucinado dele) várias vezes no dia. Passos bem calculados se tornam uma sequência de incidentes inesperados, como encontros nas festas da escola e sorrisos apaixonados. Espera aí... O Enzo, apaixonado por ela?De repente, Mônica precisa lidar com as reviravoltas da vida adolescente, coisas que até então tinha conseguido evitar. Mônica e Enzo e Todos os Dias é a história de um amor surpreendente e cheio de possibilidades. Será que a Mônica vai conseguir fugir dos seus medos para viver esse primeiro amor?
Mônica Garcia é uma garota que está acostumada a passar despercebida pelo colegial -- na verdade, ela prefere mesmo que ninguém saiba quem ela é. E está quase atingindo seu objetivo de se formar sem chamar a atenção de ninguém.

Ela é tímida e ansiosa e está feliz em ficar no seu cantinho, dividindo seu tempo entre as fotografias, os dois melhores amigos (Rodolfo, dramático de carteirinha, e Ruth, a encorporação do Girl Power) e a sua família, que consiste em quatro irmãos, uma tia meio louca e os pais que estão em processo de separação há muito tempo.

Mas seus planos vão por água abaixo quando ela acaba recebendo a tarefa de fotografar os treinos e jogos de futebol do time do colégio para o jornal estudantil. Tudo estaria bem, se o capitão dos Dragões, o time aclamado da escola, não fosse o amor da sua vida, também conhecido como Enzo Daniel Spozito da Silva.
Ele é tão bonito que me faz querer deitar de cara na grama.
E agora Mônica não tem como fugir, os encontros com o goleiro são inevitáveis. Mas o mais surpreendente é que talvez ela também seja o amor da vida de Enzo....

Uma das coisas que eu mais gosto nessa história é como a Mônica é tão identificável. Sempre que ela topa com o Enzo, as reações dela foram tão familiares para mim. O processo pelo qual ela passa para aceitar os sentimentos correspondidos e os medos dela, são tão universais -- talvez um pouco amplificados, ok -- que não levou mais do que um capítulo para eu amar ela.


Resenha: Mônica e Enzo e Todos os Dias

Além de tudo, a Mônica tem uma família grande, barulhenta e excêntrica, cheia de trejeitos próprios que, eu acho, poderia ser a família de muita gente por ai, inclusive a minha. Os pais estão se separando, mas já tentaram se reconciliar várias vezes. A última vez resultou em trigêmeos e hoje se contentam em discutir por eletrodomésticos. A tia é como uma irmã mais velha, doidinha e confiável. O irmão mais velho é o modelo de filho, a irmã mais velha está passando pela fase rebelde e os três irmãos mais novos são crianças cheias de energia e sem qualquer noção de segredo. É fácil se apegar aos Garcia, que vem para a história trazendo deliciosas gargalhadas e abraços quentinhos e reconfortantes.
De um lado, quero ficar longe dele, e do outro quero beijar toda a cara perfeita.
Já Enzo é o retrato do cara que você queria que fosse o seu primeiro amor. O tipo simpático que conquista a todos, extremamente apaixonado por futebol e por vencer. Enzo abraça as peculiaridades de Mônica e não força mudanças, ele interage com paciência e gentileza, compreendendo a importância de conquistar não só o coração da garota, mas sua confiança. É o tipo de de cara que faz a gente soltar suspiros apaixonados e coloca nossos padrões para relacionamentos lá em cima.

Mas não é só o romance tímido, fofo e divertido entre Mônica e Enzo que chama a nossa atenção. Os personagens secundários possuem uma história própria, um arco desenvolvido com a mesma graça do principal. Acompanhamos  o segredo de Ruth, o relacionamento de Rodolfo e Juca, o afastamento da irmã de Mônica, Lilian -- que, aliás, é a protagonista do próximo livro! -- e todas as histórias se entrelaçam a principal de forma fluída e fácil, sem interferir no andamento ou na dinâmica.


Resenha: Mônica e Enzo e Todos os Dias

Dores, amores, problemas familiares e muito suco de laranja se encontram na pequena cidade de Lagoa Feliz, no interior de São Paulo, formando uma história que nos faz rir e chorar, que aquece o nosso coração e coloca um sorriso bobo no nosso rosto.
O seu sorriso é tudo e absolutamente o infinito.
Mônica e Enzo e Todos os Dias é um livro que fala do primeiro amor e das difíceis escolhas da adolescência, que chegam com o amadurecimento. Fofo, engraçado e irreverente, os personagens nos conquistam logo nas primeiras páginas e ficam conosco muito depois de encerrarmos a leitura.

Indico para todos os fãs de young adult, romance e comédia. Um livro como você nunca viu a Denise Flaibam fazer!

Título original: Mônica e Enzo e Todos os Dias
Autora: Denise Flaibam
Editora: Indie
Gênero: YA
Nota: 5+

Saiba Mais: Skoob  |  Amazon

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu curti a capa e gostei muito da premissa do livro. A sua resenha me deixou com uma mega necessidade de conferir. Adoro histórias adolescentes, primeiro amor, ainda mais quando se passam no ensino médio ou faculdade. Já me ganhou. rsrsrsr
    Eu não conheço a autora, mas fiquei curiosa e vou pesquisar sobre ela. Valeu muito pela dica. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!
      Esse livro é muito amorzinho, pode ir sem medo, viu?

      bjs

      Excluir
  2. Esse livro parece ser amor puro e tem tudo o que eu gosto em uma historia. Já quero muito ler *--*
    PS: FOCO NESSA CAPA LINDA!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAPA LINDA, KÉZIA. EU AMO MUITO <3
      Aproveita que ele tá disponível no kindle e no kindle unlimited <3

      bjs

      Excluir
  3. oioi!
    Ainda não tinha lido comentários sobre esse livro, mas sua resenha me despertou muito interesse! Achei super fofo *.*
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito fofinho e lindo, Roberta. Se você tiver a oportunidade de ler, leiiiiia <3

      bjs

      Excluir
  4. Olá, Bianca.
    Eu estou louca para começar esse livro para ver como a Denise se saiu escrevendo algo tão diferente hehe. Mas como amei tudo dela que li até agora acho que vai seguir o mesmo caminho hehe. E essa capa é tão fofa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre amo tudo que ela faz shaushauhsuahsuahsuahs é uma coisa, viu.
      Mas é um livro muito lindo, super fofo. Um dos meus preferidos dela <3

      bjs

      Excluir
  5. Oi! O livro parece ser bem fofo. Quero ler, vou adicionar no skoob. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofíssimo, se você curte romance acho que vai gostar muiiito!

      bjs

      Excluir
  6. Ahhh que fofura esse livro!! Achei incrível que a Denise escreva tanto fantasia quanto romance. E esse em especial parece ser uma graça, daqueles que a gente vai suspirando enquanto lê hahaha adorei!! Sucesso pra ela!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Denise é maravilhosa, transita entre os diferentes gêneros com muita naturalidade. E os livros são muito gostosinhos, eu recomendo muito!

      bjs

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo