Resenha: Wintersong - Queria Estar Lendo

Resenha: Wintersong

Publicado em 4 de set. de 2017


Wintersong foi uma surpresa maravilhosa; uma releitura interessante do mito de Hades e Perséfone, se você juntar isso a universos fantásticos pouco explorados até então. O romance de estreia da autora S. Jae-Jones desenvolveu-se em uma narrativa poética e apaixonante, contando uma história de amor perturbada em um mundo traiçoeiro.

Sinopse: Em meio ao seu reino aterrorizante, o frio e proibido Rei Goblin lança uma sombra escura sobre uma jovem garota chamada Liesl. Sua avó sempre a alertou sobre as leis antigas. Sobre como nos anos  onde a mais longa noite do inverno nasce, o Rei Goblin emergirá em busca de sua noiva eterna. Sensível e concisa, Liesl sabe que é seu dever manter sua linda irmã Käthe segura de qualquer perigo. Mas Liesl encontra refúgio apenas na sua música selvagem e cativante, composta em segredo em homenagem ao misterioso Rei Goblin. Quando Käthe é roubado pelo Rei Goblin, Liesl sabe que ela deve deixar suas fantasias bobas para viajar até o Mundo Inferior e salvá-la. Com o tempo e as leis antigas trabalhando contra ela, Liesl deve descobrir quem é de verdade antes de seu destino ser selado. No início do século XIX, quando jovens compositores como Beethoven alteraram para sempre os caminhos da música, o lançamento de S. Jae-Jones, ricamente imaginado, gira em torno de um conto arrebatador sobre melodias, amor, irmandade e uma jovem mulher que busca a auto-realização.

 

Elisabeth vive através da música. A composição delas faz parte de quem a personagem é, mas a família mantém os olhos no filho caçula, o aspirante a protegido de um importante músico da região. Em meio à solidão e às próprias lamúrias, Elisabeth não nota que alguma coisa despertou na floresta - e essa coisa está em busca de alguém. De uma rainha. O inverno está chegando, e o Rei Goblin precisa de uma esposa. Quando a irmã de Elisabeth é levada até o mundo mágico, cabe à garota destacar-se em meio à magia sombria para salvar aquela que ela ama, sem imaginar que esse universo fantástico pode ser a oportunidade para se encontrar.

A última noite do ano. Agora chegam os dias de inverno e o Rei Golin vem até o mundo em busca da sua noiva.

Eu fiquei abismada com a qualidade dessa obra. Já imaginava que seria uma leitura fantástica, mas superou todas as minhas expectativas! S. Jae-Jones tem uma narrativa poética, apaixonante para quem já ama a escrita de autoras consagradas como Laini Taylor e Maggie Stiefvater (rainhas da minha vida).

Além disso, toda a construção de mundo feita no universo de Wintersong é arrebatadora; nós temos o mundo real como conhecemos - Elisabeth vive na Alemanha, em uma vila com poucas promessas de grandiosidade - e o mundo abaixo dele, onde criaturas fantásticas ganham vida em meio às sombras e ao inverno interminável. A morada dos goblins e dos outros povos mágicos é assustadora, mas fascinante por causa disso.


Elisabeth foi uma protagonista muito bem construída. Nós vemos a história através dos olhos dela, e eu gostei muito de como, em meio à fragilidade, existe arrogância, egoísmo e inveja. Ela é humana, e uma humana marcada pelo pouco interesse dos pais, pela necessidade de destaque sem de fato conseguir alcançar nada notável.

O pouco que ela fez de extraordinário - suas composições musicais - acabavam ficando sob a sombra do talento do irmão caçula, mesmo com ele fazendo o possível e o impossível para nomeá-la o gênio por trás daquelas melodias. As interações com a família, principalmente com a Käthe - que ela tanto anseia salvar - mostraram bastante da maneira com que Elisabeth se via e como viam ela. Ela não era uma sombra, mas sempre se entendeu como tal. E viver submissa e esquecida deixa cicatrizes na consciência dela, na maneira como reage à própria presença.

Há música em meu espírito. Uma música selvagem e indomável que fala comigo.

Sua história é uma canção de inverno, melancólica e sombria e fria como se espera, mas com momentos grandiosos e arrebatadores bem desenvolvidos na narrativa poética da autora. Uma trama viva e encantadora envolvendo desejo e poder e mundos distintos convergindo através da música e da magia.


O Rei Goblin é um grande mistério dentro da história. Ele é o segredo que Elisabeth quer desvendar, mas igualmente um problema no caminho da garota. Além do fato de termos uma mitologia quase inédita na literatura fantástica - não consigo me lembrar de nenhuma obra envolvendo goblins - também temos um personagem masculino extremamente bem escrito dentro da sua proposta.

Personalidade fria, marcado pela solidão e pelo alento doloroso que é carregar a coroa daquele reino invernal, o Rei Goblin encontra em Elisabeth um espelho dos próprios sentimentos melancólicos, e também uma força na qual pode se sustentar para encontrar quem um dia ele já foi. Apesar de o livro entregar pouco sobre o passado do Rei, achei essa alternativa misteriosa interessante aqui; quem ele era antes de se tornar um governante importará para o próximo livro. Aqui, conhecemos o que a coroa fez com o personagem, quanto o poder o marcou.


O relacionamento entre os dois é a base principal do livro, e foi um romance que começou inesperadamente e se tornou uma mistura de sensações, todas elas problemáticas e charmosas. Ambos dividem inseguranças, sem de fato dividi-las. Elisabeth tem seus medos e o Rei Goblin tem suas hesitações.

É o famoso ship lixão.

Esses detalhes formam obstáculos que os dois precisam aprender a contornar para encontrar um ao outro; especialmente Elisabeth, teimosa e determinada e disposta a arriscar tudo o que conhece para entender o homem a quem jurou sua breve eternidade. Ela é uma rainha mesmo antes de aceitar se entregar a um rei, e a mágica vem através de suas melodias. Ele é um rei sem liberdade, sem visão do mundo, que encontra em Elisabeth o tipo de riqueza e vida que há muito não experimentava.

A voz dele estava em todos os lugares e em lugar nenhum. Ele era o vento, ele era a terra, ele era as árvores, as folhas, o céu e as estrelas.

Eu me apaixonei pela ambientação de Wintersong, pela grandiosidade e pela solidão que o reino dos Goblins passou através das páginas. Mesmo um universo mágico outrora rico pode ser marcado por uma escuridão sem fim. Os detalhes sobre o inverno duradouro, sobre as antigas rainhas e sobre a sina do Rei são desenvolvidos com calma, dentro do seu ritmo, e encaixam com o crescimento da personalidade de Elisabeth.

"Eu sou o monstro do qual te alertei." 
"Você é o monstro que eu clamo."

Em relação ao mundo humano, temos o pouco que a personagem deixou para trás e também o anseio dela para que isso não se perca. Elisabeth se divide entre ambos os mundos conforme começa a se encontrar em cada um deles; os mais diferentes tipos de amor e devastação desenvolvem-se na personagem, e é intenso e perturbador o quanto isso salta das páginas do livro.


Wintersong é música e magia e paixão. É uma lenda antiga e uma trama simples, uma história de amor e de entrega e de pertencimento.

Título original: Wintersong
Autora: S. Jae-Jones
Editora: Thomas Dunne Books
Gênero: Romance / Fantasia
Nota: 5 + 

Saiba Mais: Skoob | Amazon

8 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, mas ameei a capa! Me chamou a atenção você ter citado Maggie Stiefvater na resenha, pois sempre ouço elogios a respeito da escrita dela.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Maggie Stiefvater é minha rainha e tá tatuada na minha pele, amo a narrativa dessa mulher <3
      Wintersong tem os mesmos feels que Raven Boys!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oiieee

    Depois dessa notaça de 5 o que mais posso dizer? Esse livro já tinha me conquistado pela capa quando vi lá no Goodreads, agora com a resenha me anima ainda mais. POr enquanto ainda não me arrisco em fantasias em Inglês, faz pouco tempo que leio no idioma e por enquanto só thrillers / romances e juvenis, mas quem sabe mais adiante quando eu estiver mais acostumada eu agrego esse à listinha né?

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bom?
      O inglês dele não é muito pesado, quando tu quiser te arriscar em fantasias gringas, super recomendo! Eu tô apanhando é de Truthwitch, pqp que inglês ferradooooo ASUHUHASUHASUHASUH
      Que bom que a resenha ajudou seu interesse. O livro é ótimo *-*

      Beijos.

      Excluir
  3. Tem alguma editora quedai trazer este livro aqui no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia.
      Por enquanto não vi anúncio de nenhuma editora, acredito que os direitos não tenham sido comprados não :/ Infelizmente.
      Vamos torcer pra isso mudar!

      Beijos.

      Excluir
  4. Oiii. Tudo bem? Amei a resenha. Vcs, o blog, arrasam. Acabei de ler wintersong, e menina, o q foi aquilo?? Livro muitoo bomm. Amei. Muito bem construído. Estava vendo umas informações aki na net e vi falando q a Liesl tem muito da autora, inclusive traços do seu ttranstorno de bipolaridade. Achei incrível. Mas confesso que n percebi isso em momento algum. P vc foi diferente Denise?

    ResponderExcluir
  5. Seguindo sua lista da Sarah.
    Eu simplesmente amei esse livro.. a bipolaridade dela me intriga! Me encantou a paixão que ele desenvolve por ela através da musica, e ela se encontra.. apesar de não ser o fim que eu realmente queria... porém temos o Shadowsong que tambem é lindo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo