Resenha: Orange - Queria Estar Lendo

Resenha: Orange

Publicado em 2 de out. de 2017


Orange, de Ichigo Takano, é uma história que se completa em cinco volumes de mangá (história em quadrinhos). Foi publicado no Brasil pela Editora JBC e desde então tem tocado o coração de muitas pessoas.
Sinopse: Na primavera do segundo ano do colégio, chega uma carta vinda de dez anos no futuro. Nela, estava contido o desejo da Naho de 26 anos para a Naho de 16 anos, dizendo para ela não passar pelos mesmos arrependimentos que eu passei. E a Naho adolescente vai descobrir que o arrependimento é em relação ao Kakeru Naruse, o aluno novo que é transferido de Tóquio e o motivo da Naho adulta ter escrito a carta!
Todos nós carregamos algum arrependimento. Às vezes, passamos a aceitar as consequências, seguimos em frente e lidamos com a situação como um aprendizado de vida; no entanto, às vezes, não conseguimos ficar em paz com nossas escolhas; e então imaginamos, dia após dia, todas as possibilidades do que poderíamos ter feito diferente.

Mas e se, de alguma forma, pudéssemos mandar uma mensagem para o nosso "eu" do passado?
Acho que viver sem arrependimentos é uma coisa difícil, mesmo sabendo o futuro... ainda sou eu quem faz as escolhas.

Naho Takamiya está prestes a retomar às aulas quando recebe uma carta misteriosa que conta alguns fatos que acontecerão durante o dia. Supostamente, a carta foi enviada por ela mesma — dez anos no futuro.

Naho pensa que é uma brincadeira, mas os fatos registrados na carta realmente acontecem: o atraso no primeiro dia de aula, o novo aluno — Kakeru Naruse — que foi transferido para a turma dela, o convite dos amigos para voltarem juntos para casa, entre outros acontecimentos que são precisamente descritos pela remetente. Entretanto, além dos relatos descritos, a carta também traz instruções sobre como a Naho deve agir para que, no futuro, ela não carregue tantos arrependimentos.

Naho, então, descobre que o principal teor da carta é salvar Kakeru de um acidente. Portanto, na tentativa de alterar o futuro, ela decide seguir as instruções para salvá-lo.

Fonte: Google
Embora o maior foco de Orange esteja sobre a Naho do passado, o mangá também nos traz a trama paralela da Naho que enviou a carta. Por que a Naho do futuro decidiu enviar a carta? Será que é realmente possível alterar o passado?

O mangá aborda a teoria do multiverso (para quem acompanha quadrinhos da DC e da Marvel, é um conceito bastante familiar), a qual afirma que existem mundos paralelos. Segundo a teoria, em cada mundo paralelo ou realidade paralela acontece algo diferente para a mesma situação. Por trás desses conceitos físicos na história, há um plano de fundo pesado e complexo.

Depressão, ansiedade, suicídio, amizade e companheirismo são os principais temas abordados em Orange, e são os fatores que tornam o mangá tão especial. A história ainda nos mostra como nossas ações podem impactar a vida das outras pessoas e como podemos ajudá-las a passar por momentos difíceis simplesmente oferecendo nossa presença e compreensão.

Orange é envolvente, emocionante e te deixa com uma sensação agridoce no final, criando uma reflexão sobre a vida, o universo e tudo mais; os personagens são carismáticos, intensos e bem construídos — os personagens secundários que completam o grupo de amigos da Naho e do Kakeru são maravilhosos; e a trama carrega toda uma tensão que consegue prender o leitor do início ao fim.

Fonte: Google

Orange já recebeu adaptação animada e live action. O anime ficou espetacular, conseguindo transmitir todas as mensagens do mangá de forma emocionante e tocante. E a live action, embora os atores não sejam tão bons e a história tenha sofrido alterações (sem perder a trama principal, claro), também ficou bastante boa.

Bem, se você nunca leu um mangá e não sabe por onde começar, Orange é uma ótima dica de porta de entrada para esse outro mundo de leitura das histórias em quadrinhos. 

Título original: Orange
Autora: Ichigo Takano
Gênero: Shoujo - Young Adult - Drama - Mangá
Editora: Editora JBC
Nota: 5+

Saiba Mais:  Skoob | Amazon

12 comentários:

  1. Oi, Mark!
    Eu tenho uma amiga que é louca por essa história.
    Eu não leio mangá porque minha dislexia nunca me permitiu aprender a ler naquela ordem, mas vou baixar o anime.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza! Essa história é muito boa e cativante! Veja o anime, é tão bom quando o mangá (acho que até mais emocionante!). <3

      Excluir
  2. Oi, Mark

    Eu nunca li um mangá porque não curto muito, mas acho interessante que muitos deles abordam temas muito importantes como é o caso desse. Sempre é pertinente falar de assuntos como depressão e suicídio.
    Sabe que às vezes eu acho que existem mundos paralelos? Hahahaha

    Beijoca
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Tami! Então... eu gosto bastante de mangás porque tem vários com histórias maravilhosas e que não têm tanto volume! Depois tenta dar uma chance pra esses que são curtinhos, você não vai se arrepender!
      Olha, confesso que gosto de imaginar que há várias versões de mim mesmo por aí e tal, inclusive uma que é um autor famoso e amado pelos leitores. hahahaha
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Mark.
    Eu já tinha visto sobre esse mangá em um outro blog. Acho que no My Dear Library se não em engano. Acho a proposta da história muito interessante, mas não sou muito de ler mangás, por isso não sei se leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi, Sil!
      Olha, se você já viu mais de uma vez, é um sinal de que tem que dar uma chance. hahahaha
      A história é incrível e a leitura é bem rápida! Dê uma chance, vai que você ama, não é mesmo?
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Mark, tudo bem?
    Não tenho muita intimidade com mangás mas sempre que leio uma resenha eu me empolgo muito, achei a premissa desse muito interessante e gostei muito da sua resenha, vou dar uma procurada, quem sabe não começo a ler?

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi, Claris! Tudo ótimo, e contigo?
      Olha, super apoio a sua procura! Sério, dê uma chance, você não vai se arrepender.

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá,
    Curti a indicação, apesar de não ter hábito de ler esse estilo. Não chama muito a minha atenção. Mas gostei muito dos temas abordados e de sua resenha.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nana! Quando tiver a oportunidade, dê uma chance!
      Abraços. <3

      Excluir
  6. Oiii Mark

    Não sou muito fã dos mangás, mas Orange sempre me chamou a atenção pelas boas criticas que tenho lido, as imagens ficaram ótimas.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, hey, Alice! Nossa, dê uma chance a esse mangá, você não vai se arrepender! A história é muito incrível, de verdade. Obrigado pelo carinho.

      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo