Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez - Queria Estar Lendo

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

Publicado em 18 de jul. de 2025

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

Até o fim do verão, lançamento mais recente da Abby Jimenez pela editora Arqueiro (que nos cedeu um exemplar pra leitura) é uma história sobre como o trauma pode moldar a nossa vida e como a coisa mais arriscada que você pode fazer, as vezes, é ficar.

Se você se interessou por Até o fim do verão, pode gostar de:

Em Até o fim do verão conhecemos Emma, uma enfermeira itinerante com problemas de apego, e Justin, que está prestes a ter a vida virada de cabeça para baixo. Que descobrem, pelo Reddit, que tem uma coisa em comum: toda pessoa com quem saem e terminam, em seguida encontra o amor da vida delas.

Sendo assim, eles bolam um plano para saírem por quatro semanas durante o verão e, então, terminar. De forma que possam finalmente encontrar o amor de suas vidas.

Mas, conforme os encontros vão passando, menos eles querem concluir o plano. O problema é que a vida de Justin acabou de virar de cabeça para baixo, deixando-o responsável por seus três irmãos mais novos. E Emma tem problemas de abandono e apego, fazendo com que evite a todos os custos uma relação real com Justin.

Até o fim do verão foi o meu primeiro contato com a escrita da Abby Jimenez e posso dizer que ela superou qualquer expectativa que eu tinha.

Em um mundo onde podemos escolher entre a raiva e a empatia, sempre escolha a empatia, Justin.

Emma e Justin são ótimos personagens, um casal com muita química, e me apeguei a eles já nos primeiros parágrafos. Por vezes soltei gargalhadas durantes a leitura e me peguei sorrindo para as páginas.

Gostei da personalidade e da forma como o relacionamento entre os personagens foi escrito. Mesmo quando queria gritar com a Emma pela forma como ela agia com a mãe, com a Maddy ou Justin. Porque, apesar da frustração, ela era muito real. Então passei mais tempo torcendo para ela poder encarar sua infância do que irritada pela forma como ela respondia a certas situações.

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

Não tem uma cena com Emma e Justin que eu não tenha gostado. Absolutamente todos os encontros e trocas de mensagens são incríveis.

Além disso, Justin é um lembrete gostoso de que não há homem melhor do que aquele escrito por uma mulher.

Pode continuar amando alguém com quem decidiu cortar relações.

Os personagens secundários também foram ótimos. Me apaixonei pelos irmãos do Justin e os amigos dele. E pelo Brad (o cachorro)!

Também gostei muito da Maddy, apesar de que em alguns momentos eu queria sacudir ela. Mas ela é uma ótima amiga. Que faz o possível e o impossível para apoiar Emma e não deixar que ela espirale fora de controle.

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

Sinto que a Abby conseguiu abordar a saúde mental e os problemas de abandono da Emma de forma muito delicada. Ela não suavizou ou passou pano para certos comportamentos só porque se trata de um romance. E, ainda assim, conseguiu fazer o romance ser divertido, emocionante e viciante de acompanhar.

Minha impermanência era minha defesa. Eu deixava pessoas e lugares para trás, para que não precisasse jogar. Se não jogasse, não tinha como perder.

Achei a relação entre a Abby e a mãe bem construída, servindo não só de base para o comportamento da Emma, como para permitir que Justin florescesse. Além de um lembrete sobre como o trauma pode nos afetar, mesmo quando acreditamos que já superamos. E sobre como as vezes queremos ver o melhor nas pessoas que amamos e criamos desculpas para elas. Mesmo quando elas não merecem.

Um dos pontos mais pertinentes, para mim, em Até o fim do verão, é perceber como a gente constrói uma versão idealizada das pessoas que amamos. E que isso raramente reflete a realidade. E que confrontar a realidade com o que criamos na nossa mente é sempre doloroso, mas necessário.

Durante a leitura, me peguei pensando bastante em como é uma merda viver relacionamento tóxicos que acreditamos estar pautado no amor recíproco, mas que consiste em oferecer tudo o que temos para pessoas que só sabem receber e sugar e nos deixar uma casca de quem somos.

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

De forma geral, é um romance gostosinho e leve, mas que reflete muito sobre amor. Sobre como apoiamos as pessoas que amamos - e como somos apoiadas por elas. Mostrando mais uma vez que dá pra ser uma história cativante e divertida, sem perder a responsabilidade.

Enfim, Até o fim do verão foi um romance gostosinho, sensível e completamente envolvente. O tipo de história que eu precisava bem quando li. E definitivamente vou voltar a ler mais histórias da Abby!

Sinopse: Justin acha que sofre com uma maldição e, graças a um post no Reddit, todo mundo fica sabendo qual é. A questão é que, toda vez que um relacionamento dele termina, a ex-namorada encontra o amor de sua vida logo depois. Quando uma desconhecida lhe envia uma mensagem contando que o mesmo acontece com ela, os dois bolam um plano: namorar um com o outro e ter uma data marcada para terminar. Assim a “maldição” será quebrada e eles poderão encontrar o verdadeiro amor depois. É uma ideia maluca... mas pode dar certo. Emma não planejava que sua próxima parada como enfermeira itinerante fosse em Minnesota, mas a oportunidade de namorar Justin é boa demais para deixar passar. Sobretudo quando ela e a melhor amiga conseguem alugar um lindo chalé numa ilha particular no lago Minnetonka. Era para ser só um casinho e durar apenas até o fim do verão. Mas quando a mãe instável de Emma surge do nada e Justin de repente tem que assumir a guarda dos três irmãos mais novos, eles encontram um no outro um porto seguro inesperado para lidar com as surpresas da vida. E a surpresa maior é o fato de estarem se apaixonando de verdade.


Título original: Just for the summer
Autora: Abby Jimenez
Tradutora: Alessandra Esteche
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance contemporâneo
Nota: 5+
SKOOB

Resenha: Até o fim do verão - Abby Jimenez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo