Resenha: Peter Pan - A Origem da Lenda

  • 09:00
  • 14 de out de 2017
  • Resenha: Peter Pan - A Origem da Lenda

    Peter Pan - A Origem da Lenda é uma história diferente do que você esperaria, caso tudo que conheça desse clássico personagem são as histórias da Disney. O livro lançado pela editora Universo dos Livros passa longe da Terra do Nunca, Tinkerbell e uma rixa com o Capitão Gancho.
    Sinopse: Um dos mais célebres personagens da história da literatura em edição inédita no Brasil!Criada no início do século XX, a lenda encantadora do Peter Pan tornou-se, com o passar do tempo, um símbolo da eterna infância e do imaginário infantil na divisa com o mundo dos adultos. Em uma edição inédita no Brasil, a editora Universo dos Livros apresenta a origem do clássico que marcou gerações!Embarque nesta fantástica jornada, onde você desbravará junto ao “menino que não queria crescer” a zona esquecida dos Jardins de Kensington, local onde a lenda tomou forma. Conheça também as incríveis fadas que lá habitam, bem como as outras espécies de seres míticos.Dê asas à sua imaginação e conheça Peter Pan como você nunca viu!
    Em uma Londres do início do século XX, o narrador nos conta a história de Peter Pan e sua vida nos jardins de Kensington, em Londres. Um menino que não se conformou em deixar de ser pássaro para se tornar um bebê, Peter Pan voou da janela de sua casa até os jardins quando tinha sete dias de vida, e nunca mais envelheceu.

    Vivendo em meio aos pássaros e crescendo brincando durante a noite nos jardins de kensington, Peter Pan é a lenda preferida das crianças que ali brincam, que juram que podem se lembrar de suas vidas como pássaros se apertarem as mãos nas têmporas e desejam ardentemente verem os bailes das fadas.

    Acho que ninguém consegue passar a vida sem conhecer Peter Pan, o clássico personagem infantil que nunca quis crescer. Mas a história como a gente conhece teve uma origem muito diferente. Nada de virar a direita na segunda estrela e seguir em frente até o amanhecer para chegar a terra do nunca. Sem capitão Gancho, Tinkerbell, Princesa Tigrinho ou os Garotos Perdidos.


    Resenha: Peter Pan - A Origem da Lenda

    Peter Pan - A Origem da Lenda é um excerto retirado do romance The Little White Bird, de JM Barrie, que foi publicado em 1902. Essa foi a primeira aparição dele na literatura e concentra-se em aventuras vividas por ele em Londres, em vez da Terra do Nunca.

    Uma história narrada pelo ponto de vista infantil, que acredita em magia e criaturas míticas, com suas mitologias infantis que buscam explicar os acontecimentos da vida e criar aventuras empolgantes que apenas crianças, com sua imaginação fértil, são capazes de viver.

    O livro tem a mesma mensagem de qualquer história do Peter Pan: não deixe a criança dentro de você morrer. Não há motivos para deixarmos de acreditar em magia e fadas e pássaros que se tornam bebês a pedido de mães, só porque já temos uma idade com dois digitos.

    A leitura é bem fluída e rápida, uma narrativa facilmente compreensível e ideal para o público infantil. Cada capítulo é uma aventura nova, curta e fantasiosa. Apesar de uma certa estranheza com uma das últimas histórias (achei bizarrinho, mesmo considerando a época em que foi escrita), é algo que eu recomendo para uma "sala de leitura" com as crianças e também para aquelas que começaram a ler a pouco tempo.


    Resenha: Peter Pan - A Origem da Lenda

    Assim como O Mágico de Oz, Peter Pan - A Origem da Lenda é um livro que entretêm, diverte e deixa uma mensagem importante para os jovens leitores permeada em suas páginas.

    A edição da Universo dos Livros é muito fofa, com as folhas em papel pólen e as margens desenhada. Se você olha muito tempo para a capa, ela passa uma sensação de Huckleberry Finn, mas no fim é adequada a história que apresenta. O fato dele ser tão curtinho também é ótimo: uma leitura tranquila para uma tarde preguiçosa.

    Título original: Peter Pan in Kensington Gardens
    Autor: J. M. Barrie
    Editora: Universo dos Livros
    Gênero: Fantasia infanto-juvenil
    Nota: 3,5

    Saiba Mais: Skoob | Amazon

    1. Olá, Bibs.
      Essa edição parece estar bem bonita. Eu nunca me identifiquei muito com a história do Peter Pn porque sempre quis crescer logo. Só depois de velha que queria ser criança de novo hehe. Por isso não sei se leria esse livro. Mas achei legal ele se passar em Londres porque todos que vi é na Terra do Nunca.

      Prefácio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Sil!
        Não sou a maior fã do mundo da ideia do Peter Pan também, mas sempre gostei da mágica envolta nela. (amo a Tinkerbell, eu acredito em fadas, acredito, acredito). Pra nós, que já estamos mais dentro do mundo da leitura, esse pode não ser muito interessante. Mas é ótimo para crianças!

        bjs

        Excluir
    2. Oiii Bibs

      Amei a dica. Atualmente estou lendo um retelling de Peter Pan e Wendy super interessante e original, te super indico se vc gosta de retellings também, é Wendy Darling da Colleen Oakes.
      Esse da história do Pan quero muito ler, especialmente agora que passei a conhecer melhor certos aspectos dos personagens e essa ambientação centrada em Londres é super legal, amo livros ambientados nessa cidade.

      Beijos

      aliceandthebooks.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Alice!
        Super obrigada pela dica! Já vou na amazon procurar o livro auhsauhsauhsauhs Retelling é uma das coisas que eu mais gosto.
        Achei essa origem da lenda muito interessante, porque tem alguns aspectos que estamos acostumados da história popularizada pela disney, mas ainda é bem diferente. Recomendo, viu.

        bjs

        Excluir
    3. Não conhecia, mas gostei muito, adorei a capa! =)

      MRS. MARGOT

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Margot!
        Capa linda, né? Se tiver oportunidade, leia.

        bjs

        Excluir
    4. Oi, Bibs!
      Eu sou uma pessoa traumatizada com Peter Pan. Nunca fui fã do cara e depois de OUAT e do livro Lost Boy fiquei menos ainda hahhahahah Mas é sempre bom saber a origem de alguns personagens e não sabia que tinha essa do Peter.
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lu!
        Nossa, OUAT estribuchou o Peter Pan, né? Lost Boys ainda não li, tho. Eu sempre achei curiosa a história dele, mas para quem não tem essa curiosidade, não é uma leitura muito agradável.

        bjs

        Excluir
    5. Oi Bibs,
      Adorei a dica. Gosto da história do Peter só por causa da Tinkerbell kkkkkkkk e gostei da abordagem desse livro. A edição parece estar ótima.

      tenha uma ótima semana
      Nana - Canto Cultzíneo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Nana!
        Eu também! Eu acredito em fadas, acredito, acredito! Gosto muito da mitologia do Peter Pan. Esse é bem diferente da história que a disney vende pra gente, mas é curioso descobrir a origem. E bem curtinho, lemos em uma tarde. A edição é muito linda mesmo.

        bjs

        Excluir
    6. Oi Bibs! Eu estava pensando que do que se tratava o livro, pq não é exatamente a clássica história, mas dai vc deu a informação que eu precisava rs a edição parece linda e amo qualquer coisa com Peter Pan, ainda que seja um personagem questionável às vezes hehehehe adorei a resenha!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Mi!
        Eu sou muito curiosa com Peter Pan, adoro a mitologia dele (e a tinkerbell). Achei que seria uma coisa completamente diferente, mas me surpreendi. Foi legal conhecer a origem da história, ver como o autor cresceu ela a partir dessas primeiras aparições. Acho que você vai curtir!

        bjs

        Excluir
    7. Mas que capa é essa, minha querida?
      Eu adorei a edição e achei interessante para a alfabetização de crianças... Vou ver se leio pra minha prima mais pra frente, viu?

      não deixar a criança dentro da gente morrer é essencial ,né?
      beijocas!
      Pâm - www.interruptedreamer.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Pam!

        Não deixa a criança morrer, não <3 Achei ele ótimo para crianças e mal posso esperar para que os meus sobrinhos tenham idade suficiente para que eu possa ler para eles.

        bjs

        Excluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.