Resenha: Tash e Tolstói - Queria Estar Lendo

Resenha: Tash e Tolstói

Publicado em 6 de dez. de 2017

Resenha: Tash e Tolstói

Tash e Tolstói - escrito pela autora Kathryn Ormsbee e publicado aqui pela Editora Seguinte -, é um young adult contemporâneo com temas bastante importantes, como dramas familiares e perdas irreparáveis, assim como também fala sobre amizade e entrega uma representatividade tão importante com a sua protagonista assexual. 
Sinopse: Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é- o que Tolstói faria?
Tash e Jack, sua melhor amiga, criaram uma websérie para adaptar a obra do autor favorito de Tash - Liev Tolstói. Famílias Infelizes é uma releitura moderna do clássico Anna Kariênina, e tinha uma visibilidade bacana, até que de repente se torna um sucesso estrondoso a ponto de indicá-los à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. O evento é a oportunidade perfeita para que Tash conheça seu youtuber favorito - e também seu crush - além, é claro, de estender a chance de ela brilhar e ganhar reconhecimento por todo o trabalho árduo com a adaptação. Em meio à espera, dúvidas, ressentimentos, dramas familiares e problemas com o próprio ego se colocarão no caminho de Tash, como se a própria vida dela fosse uma obra do adorado Tolstói.


Resenha: Tash e Tolstói

Essa obra foi cedida pela Editora Seguinte para que a gente fizesse uma leitura conjunta aqui no blog; a resenha tem opiniões minhas e das meninas, tudo junto em um texto para explicar melhor o que foi conhecer a história da Tash.
Não consigo me controlar. É possível sorrir com o corpo inteiro? A resposta é sim.
O livro tem seus altos e baixos; os altos são muito bons, os baixos são bem decepcionantes. É uma história mediana por conseguir se equilibrar em meio a algumas falhas problemáticas, e entrega pontos bem desenvolvidos quando outros ficaram sobrando ali na trama principal.

Embora coerente e bem construída, Tash não é uma protagonista legal, que fique bem claro. Ela é egoísta, egocêntrica ao extremo e, como toda boa personagem assim, não vê o lado dos outros como ele realmente é. Tash tem uma visão bem fechada sobre as situações; ela se coloca no centro de tudo mesmo sem querer, porque é algo intrínseco da sua personalidade. O prêmio ao qual a websérie foi indicada é uma grande conquista, mas de repente ela acha que não fizeram o suficiente para estar ali e precisam se esforçar ainda mais para merecer essa indicação. A websérie é tudo que ela mais ama fazer, mas de repente ninguém se empenha e se dedica tanto a ela quanto a Tash, o que significa que ela é a injustiçada das situações. Sua irmã, Klaudie, decide abandonar a produção, o que atrasa algumas filmagens e obriga o roteiro a ser reescrito, mas Tash não se importa o suficiente para entender o lado dela; não se entrega completamente às situações para demonstrar empatia.
Não importa o que aconteça no futuro, temos isto: contamos uma história que não poderíamos ter contado sem a ajuda um do outro.
Resenha: Tash e Tolstói

Por outro lado, ela tem seus pontos positivos - e aqui entra o mérito da representatividade. É a primeira protagonista assexual que já li, e a representação da sua assexualidade foi perfeita. Para e pensa: quantos livros você já leu que têm um personagem ace (sigla para assexualidade)? Quantos se nomearam assim? Eu não consigo pensar em nenhum, e isso é bem assustador e decepcionante; com sorte, a literatura está focando nas outras letras do grupo LGBT+ e tenho certeza que representatividade não vai faltar daqui pra frente.

Tash é assexual assumida, pelo menos para seus melhores amigos - Jack e Paul - (ou assim ela pensa), e tem uns poucos receios em relação a ter saído do armário. O maior medo dela reside nas fantasias que têm com o youtuber por quem desenvolveu uma crush, Thom, e que se torna uma possibilidade a partir da indicação da websérie. Tash e Thom mantinham uma convivência simpática, com alguns flertes, e de repente ela vai encontrá-lo dali algumas semanas. Todas as hesitações e temores da protagonista quanto à sua assexualidade foram muito bem desenvolvidas pela autora; é empático, gentil e verossímil com o que a Tash pensa. Ela já se aceitou, mas sempre vai existir aquele medo de que não a aceitem. De que vejam como diferente o que ela aceita como normal. É uma representação tão, tão importante e bem escrita.
- Não preciso que ninguém me confirme que o que sinto é real.
Jack e Paul formam um arco maravilhoso e foram os melhores personagens do livro. Jack, com sua presença badass, de respostas afiadas e olhar aguçado, organizada na medida certa, mas um oposto necessário à personalidade da melhor amiga; e Paul, o irmão mais velho de Jack, doce e simpático e nerd até o último fio de cabelo, sempre disposto a ajudar e se fazer presente quando necessário. Ele não é perfeito e intocável, por isso é tão maravilhoso. Paul é o oposto do interesse amoroso fantasioso da Tash, e a química entre ele e a protagonista nasce logo nas primeiras cenas. O livro não tem um triângulo amoroso exato, mas tem uns dramas bons em relação à vida amorosa da personagem.


Resenha: Tash e Tolstói

Por falar em drama... A trama principal apresenta dramas familiares de todos os tipos. Os principais envolvem a família da Jack e do Paul e a própria família da Tash, com a crise de identidade da irmã mais velha dela - prestes a ir para a faculdade, Klaudie tem uns momentos importantes para o desenvolvimento desse drama em particular; foi bem encaixado na história, teve alguns momentos rasos, mas no geral apresentou uma crise que poderia existir na vida real. São problemas reais que causam rupturas no emocional e no psicológico, que levam a pessoa a se questionar sobre decisões e sobre o futuro.
Fico imaginando se é demais pedir para ser teletransportada para outra dimensão, onde isso não seja importante. Porque, presa nesta, penso que minha única possibilidade é ser uma decepção. Uma garota que precisa ser consertada.
É legal destacar que a influência de Anna Karênina e da frase de abertura do romance russo "Todas as famílias felizes se parecem, mas as infelizes o são a sua maneira" não fica apenas na adaptação da websérie. Toda a história revolve em torno das "famílias infelizes a sua maneira" com problemas e dramas bastante reais, que fazem uma ligação bem bacana com a história do Tólstoi, quase como uma adaptação da adaptação.

Tenho um porém, no entanto, com a mensagem final do livro, que tentou falou muito sobre felicidade como um objetivo a ser alcançado se você trabalhar muito para isso - diferentemente da minha crença pessoal de um estado de espírito. Pode parecer bobo, mas para mim (Bianca) quebrou bastante o clima e contribuiu muito para o fim anti-climático da história.

Outra coisa a ser ressaltada: palmas para a Editora Seguinte pelo trabalho impecável nessa edição, e principalmente pela adaptação da capa - delicada e bonitinha, ela apresenta as cores da bandeira assexual!


Resenha: Tash e Tolstói

No mais, Tash e Tolstói entrega uma história conturbada, mas verdadeira. O final poderia ter sido mais satisfatório, menos apressado, mas não estraga a aventura que foi essa leitura. Com seus altos e baixos, sim, mas um bom livro que entrega a história que promete.

Título original: Tash Hearts Tolstoi
Autora: Kathryn Ormsbee
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult / Romance
Nota: 3,5

Saiba Mais: Skoob | Amazon | Submarino

11 comentários:

  1. Oi, Denise. Meu receio com o livro já começa no título, me dá a sensação que vou ler aqueles livros filosóficos chatos pra caramba, ainda mais com a personalidade da garota. Se a gente começa o livro sem gostar da protagonista, dificilmente vamos conseguir terminar a obra com amores por ela, e isso pode se tornar um grande fracasso na leitura. Porém, adorei a capa e fiquei até curiosa sobre a assexualidade, nunca tinha ouvido falar nesse termo antes, então acho que seria muito bem explorar mais ela.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã, tudo bom?
      Definitivamente não tem nada de filosófico nessa história, apesar de a autora fazer releituras dos dramas do Tolstói. É bem legal! A Tash é meio irritante, mas não estraga a leitura não.
      E a assexualidade é muito importante e merece mais e mais destaque na literatura LGBT+ <3

      Beijos.

      Excluir
  2. Gostei da sua resenha :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Denise

    Eu acho a temática toda muito interessante, acho que nunca li sobre uma personagem assexuada, pelo menos não em uma protagonista e achei que o livro suscita temas interessantes, entretanto esses altos e baixos durante a leitura devem ter sido frustrantes, percebe-se que houve pontos onde talvez a autora se perdeu o deixou no ar... vai saber... E esse final amargo em vários sentidos é complicado de lidar. Valeu a aventura de ler algo diferente, eu acredito, mas de momento não sei se eu leria, esses momentos ruins que vc citou geralmente me fazem desanimar total ultimamente.

    Beijokas

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bom?
      Não é assexuada, flor. É assexual*. Assexuada é pessoa que não tem sexo, assexual é a orientação ;)
      O livro vale a pena sim, apesar dos pontos negativos. Principalmente pelos dramas familiares e por desenvolver a representatividade tão bem! Quem sabe você dá uma chance em breve *-*

      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, Denise.
    Eu confesso que não gostei dessa capa. Não tenho gostado muito das ultimas capas da Seguinte. A história também não chama muito a minha atenção. Mas só por ser com uma personagem assexual, que eu nunca tinha visto antes em nenhum livro, eu me interesso em ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu acho a capa fofinha, é beeeeem melhor que a gringa - aquela lá eu nem chegava perto :P e depois que vi a relação com as cores da bandeira achei maravilhoso!
      Leia sim! A representatividade e a abordagem da sexualidade da personagem, é tudo muito bem escrito.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oie
    Confesso que nada neste livro chamou minha atenção, ainda que o enredo parece interessante. Achei a capa diferente.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Poxa, que pena :/ mas a editora tá com muito lançamento pra todos os gostos, quem sabe outro ya chama sua atenção :D

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Dê! Nunca li um livro com personagem ACE e agora estou chocada por perceber isso só agora! É bem diferente sem duvida e que bom que apesar do final a leitura foi satisfatória!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo