O Dia Internacional da Mulher e a Nossa Mudança - Queria Estar Lendo

O Dia Internacional da Mulher e a Nossa Mudança

Publicado em 8 de mar. de 2018

Queria Estar Lendo Renovado

Oi, gente!

O texto de hoje é um pouco mais curto e um tanto quanto fora da curva literária - mas não completamente, já que foi um livro que nos inspirou.

Já tem algum tempo que o Queria Estar Lendo passou a assumir uma postura mais feminista, porque acreditamos na responsabilidade social dos livros - e do entretenimento em geral - e, dessa forma, não conseguimos afastar nossa visão de mundo do que esperamos ao ler um livro, ou assistir a um filmes e série. Estamos em constante evolução, e a forma como enxergamos o mundo é diretamente afetada por isso, o que culmina em mudanças pelo blog - que, esperamos, sigam uma linha coesa de pensamento.

Por isso, e depois de conhecer um livro de nome Moxie, da Jennifer Mathieu, decidimos que estava na hora de renovar a nossa cara e, assim, definimos uma nova logo, combinando uma ideia do livro com o punho em riste, símbolo de diversos movimentos por significar luta, solidariedade e unidade.

Queria Estar Lendo Renovado

Em Moxie as garotas de um colégio são convidadas, através de uma fanzine de uma das estudantes, a irem para a aula com as mãos marcadas com corações e estrelas, caso se identifiquem com as ideias feministas expostas na fanzine e, dessa forma, possam encontrar todas aquelas que compartilham dos mesmos sentimentos.

Queria Estar Lendo Renovado
"Atenção garotas de East Rockport High! Se as palavras que você está lendo fazem sentido para você, desenhe corações e estrelas nas suas mãos antes da escola na próxima sexta-feira, 5 de outubro. Encontre garotas que sentem o mesmo!"
E como as garotas em Moxie, nós também nos identificamos com aquelas ideias. Nós estamos cansadas de relacionamentos abusivos sendo romantizados na cultura pop, estamos cansadas de estereótipos femininos, estamos cansadas da objetificação do corpo feminino, cansadas da idiotização de personagens femininas em prol das personagens masculinas, estamos cansadas de tanta coisa! E agora, para combinar, nossa logo também reflete como nos sentimentos.

Ainda que o Queria Estar Lendo continue com sua aura fangirl e uma enorme paixão pelas histórias que roubam os nossos corações, achamos importante evidenciar o fato de que estamos aqui para falar da figura feminina na literatura e no entretenimento, que nossos textos não pretendem passar pano para comportamentos tóxicos, violentos e negligentes.

Nos últimos anos, percebemos que temos uma voz e, com o blog, um portal para projetarmos a nossa voz, e não é apenas o nosso direito, mas também o nosso dever, usá-la. Em um mundo onde AINDA muitas mulheres sofrem caladas, sentimos uma obrigação em falar sobre comportamentos, atitudes, violências e tantas outras coisas que não devem mais ser toleradas. O patriarcado, a cultura do estupro, o machismo, o sexismo, devem ser combatidos em todas as esferas, e infelizmente o entretenimento não foge disso.

Não é OK só porque é ficção, e nós estamos aqui para bater nessa tecla quantas vezes for preciso.

Nossa nova logo vem para dialogar diretamente com o nosso pensamento e a forma como gostaríamos de ser enxergadas.

Obrigada por fazerem parte dessa comunidade, por aderirem ao diálogo e por manterem as conversas importantes vivas conosco. Obrigada por fazerem parte da nossa história.

7 comentários:

  1. Ual arrasaram!
    Juntas sempre somos mais fortes pra ajudar umas as outras...
    Eu vou procurar saber mais sobre esse livro, gostei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Parabéns pela posição do blog! Precisamos de mais ações como essa!
    Infelizmente o mundo ainda não é justo para todos. Juntas somos mais fortes.
    Adoro histórias em que os autores não usam esses estereótipos (errados) das mulheres e trazem uma protagonista
    mais parecida com as mulheres reais, aquelas que lutam pelo seu espaço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já era fã de vocês antes, agora não tem limites pro quanto eu vou seguir o Queira Estar Lendo. O trabalho de vocês é incrível, meninas e eu me sinto honrada de conhecê-las e poder dividir experiências literárias com todas vocês.
    Obrigada por esta importante declaração. Queria Estar Lendo, com certeza, continuará crescendo e lutando pelo feminismo, ajudando suas leitores e seus leitores a compreenderem e a se engajarem numa causa (infelizmente) necessária.

    Adoro vocês!
    Beijos,
    Iza

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, eu só posso concordar com a postura de vocês. Aliás, se me perguntasse sobre um blog feminista imediatamente eu lembraria de vcs! Temos voz e responsabilidade social mesmo e vcs usam isso muito bem! Parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Ameeeei o post!!!
    Concordo totalmente, não temos que aceitar posturas machistas por se tratar de ficção, e como um blog vocês influenciam muita gente sim e de forma maravilhosa. Parabéns ao blog e todas que contribuem para essa luta que enfrentamos todos os dias. Feliz dia das mulheres para todos nós.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus gente só agora que eu fui me ligar aqui o logo do blog tinha mudado mas em minha defesa eu só vi agora porque eu acesso blog pelo telefone e não aparece e parabéns ao blog E que seguiremos juntos e firmes e fortes nessa dura a batalha que vai ter pela frente

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bacana a nova logo do blog, temos sempre que lutar por algo melhor. Hoje em dia as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço na sociedade, conquistando muitas coisas que antigamente, só homens eram permitidos. Espero que cada vez mais possamos ser ouvidas e que consigamos ir muito mais além!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo